Estudo de Jeremias 31:7 – Comentado e Explicado

Porque isto diz o Senhor: Lançai gritos de júbilo por causa de Jacó. Aclamai a primeira das nações. E fazei retumbar vossos louvores, exclamando: O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel.
Jeremias 31:7

Comentário de Albert Barnes

Entre – ou, por causa de. Israel é o chefe ou, primeiro das nações Deuteronômio 26:19 , e Yahweh convoca a humanidade a se alegrar, porque o restante de Israel está prestes a ser restaurado à sua antiga posição.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 31: 7 . Entre os chefes das nações No topo das montanhas. Houbigant. Veja Salmos 72:16 . Miquéias 4: 1 . Podemos ler toda a cláusula, pois assim disse JEOVÁ : Grita alegria a Jacó; e felicitar com o chefe das nações; publicai-vos, louvai-vos e dizeis: Jeová salvou o teu povo, o restante de Israel.

Comentário de Scofield

remanescente

(Veja Scofield “ Jeremias 15:21 “) .

Comentário de Adam Clarke

O chefe das nações – O mesmo que Jacó ou Israel; pois certamente esse povo já foi o mais honrado na face da terra.

Ó Senhor, salve o seu povo – interceda sinceramente os judeus em favor de seus irmãos israelitas; ou se regozijem e louvem ao Senhor, que salvou o restante de Israel. Portanto, o Dr. Blayney acha que a cláusula deve ser entendida.

Comentário de John Calvin

O Profeta confirma o conteúdo do versículo que explicamos; e foi necessário fazer essa adição, porque o que ele havia dito era quase incrível. Ele, portanto, ampliou isso. Assim diz Jeová; esse prefácio ele fez, como muitas vezes te lembrei, que sua doutrina pode ter mais peso. Jeremias, de fato, não aduziu nada além do que havia aprendido de Deus e pela revelação de seu Espírito; mas às vezes era necessário expressamente testemunhar isso por causa de seus ouvintes.

Ele agora pede que exultem de alegria e gritem de alegria . Deve-se observar que essa profecia foi anunciada quando a completa destruição do povo, da cidade e do templo não estava muito distante; mas o objetivo do Profeta era confortar, por assim dizer, os mortos em suas sepulturas, para que pudessem esperar pacientemente pela libertação prometida, e para que se sentissem seguros de que não era mais difícil para Deus ressuscitar os mortos do que curar os doentes. Portanto, a profecia teve seu uso quando os judeus foram levados ao exílio e miseravelmente dispersos, de modo a não ter esperança de libertação. Mas, para que sua doutrina possa entrar mais efetivamente em seus corações, ele os exorta a se alegrar, a gritar de alegria e a cantar; e não apenas eles, mas também estranhos. Pois, embora atualmente pareça que a alegria deles não era comum aos incrédulos, o Profeta ainda parece dirigir suas palavras de propósito aos estrangeiros, para que os próprios judeus se envergonhem por não abraçar a promessa que lhes é oferecida. Pois o que o Profeta diz? “Vós nações estrangeiras, gritem de alegria, por Jacob.” O que o próprio Jacob deveria fazer enquanto isso? Vemos agora o desígnio da veemência do Profeta em pedir a todos que se regozijem pela redenção do povo, mesmo que essa profecia possa não apenas trazer algum conforto aos miseráveis ??exilados, mas que eles também possam saber que, enquanto estão no meio de morte, eles viveriam diante de Deus, desde que não se desesperassem.

Em suma, ele não apenas pretendia mitigar a tristeza deles, mas também preenchê-los de alegria espiritual, para que não deixassem de ter esperança e coragem, e não apenas pacientemente, mas alegremente, para suportar suas calamidades, porque Deus prometeu seja propício a eles. Esta é a razão pela qual ele pede que exultem de alegria e gritem de alegria

Ele acrescenta, entre os principais das nações. Isso pode ser entendido como se o Profeta tivesse dito que as nações seriam tão desprezíveis que os filhos de Deus não estariam dispostos a insultá-las; mas entendo as palavras de uma maneira mais simples: que o Profeta pede que exultem à cabeça das nações, como se ele tivesse dito: “abertamente, para que sua alegria seja observada por todos”. Pois, embora os judeus alimentassem a esperança de um retorno, dificilmente ousavam dar qualquer sinal de sua confiança, porque poderiam, assim, exasperar a mente de seus inimigos. Eles estavam, portanto, sob a necessidade de ficarem totalmente silenciosos e, por assim dizer, sem vida. Agora, o Profeta coloca essa alegria manifesta em oposição ao medo que restringia os judeus a serem quase totalmente mudos, de modo que eles não ousavam, nem por gestos nem por palavras, dar a conhecer o que haviam aprendido dos santos servos de Deus. Em resumo, o Profeta sugere que a libertação dos judeus seria tão gloriosa que eles não temeriam em proclamar abertamente a bondade de Deus. Isso parece ser indicado pela cabeça das nações

Ele então acrescenta: Proclame, louve e diga: Salve, etc. Isso se refere adequadamente aos fiéis; pois sabemos que Deus não é realmente invocado pelos incrédulos. Somente a fé abre uma porta de acesso para nós, e não pode haver nenhuma oração correta, exceto o que procede da fé. O Profeta então se dirige aqui aos filhos de Deus, quando ele diz: “Proclamai, louvai e dizi”, etc. E, embora todos os ímpios estivessem por experiência evidente convencidos do maravilhoso poder de Deus, ainda não havia nenhum arauto entre eles. da graça de Deus. É então ordenado aos fiéis, como seu próprio ofício, celebrar o favor de Deus. E a isso se acrescenta ação de graças, como se o Profeta tivesse dito que a graça de Deus não pode ser proclamada corretamente, a menos que sua bondade seja reconhecida e o sacrifício de louvor seja oferecido a ele. Portanto, aprendemos que devemos ser tão animados por suas promessas de confiar em Deus que não ficaremos torcidos. Muitos se alegram quando ouvem notícias alegres, mas essa alegria produz segurança neles. Assim, ocorre que a fé é sufocada e não produz seus frutos adequados; pois a principal obra da fé é a oração a Deus. Agora, aqueles que estão seguros porque não pensam em perigo, não fogem para Deus e, portanto, omitem a obra da religião na qual deveriam principalmente se exercitar. Portanto, o Profeta lembra aos fiéis aqui que eles devem louvar a Deus para não negligenciar a oração.

O significado é que, quando Deus promete que será propício para nós, ele nos dá uma razão suficiente para a alegria. Devemos então ficar satisfeitos com a palavra nua de Deus, quando ele declara que será Pai para nós e quando promete que nossa salvação será o objeto de seus cuidados. Mas, como eu já disse, a alegria não deve nos tornar seguros, de modo a tornar a fé ociosa, mas deve estimular-nos a orar. A verdadeira e espiritual alegria que temos, derivada da palavra de Deus, quando somos diligentes em oração; e frieza e segurança não são sinais de fé, mas de insensibilidade; e as promessas de Deus não produzem efeitos reais em nós, como deve ser necessário, a menos que nossas mentes se sintam atraídas a um desejo de oração, sim, a um fervor em oração. Essa é a razão pela qual o Profeta, depois de pedir aos fiéis que louvem e exaltem o favor de Deus, acrescenta esta oração: “Diga: Salve, Jeová, teu povo”. Convidou-os a se alegrar a ponto de se sentirem solicitados para a restauração da Igreja. E cabe a nós, também, neste momento, sempre que Deus nos brilha com o testemunho de seu favor, para nos alegrarmos por não omitir o exercício primário da fé, até a oração.

Ele acrescenta ainda, o remanescente de Israel, porque era necessário que o que Isaías havia predito fosse cumprido,

“Embora teu povo fosse como areia do mar, somente um remanescente será entregue.”
( Isaías 10:22 )

Embora, então, o Profeta tenha falado geralmente de toda a posteridade de Abraão, e incluiu as dez tribos, mas aqui ele qualifica essa declaração mencionando o restante ou resíduo de Israel, e isso para que os fiéis não se desanimam ao ver dificilmente um em cada dez ou cinquenta retornando do exílio; pois sabemos que, em comparação com seu grande número, poucos retornaram do exílio. Ele então mencionou aqui “o remanescente de Israel”, que os fiéis no futuro não serão abalados em sua esperança, embora Deus não tenha restaurado imediatamente toda a Igreja; e também era necessário privar os hipócritas daquela vaidosa confiança com que estavam cheios; pois eles costumavam aproveitar tudo o que Deus prometeu por seus servos. Portanto, Jeremias os excluiu, para que eles soubessem que essa promessa não lhes pertencia, de acordo com o que Paulo, ao lidar com esse assunto, nos mostra em geral. ( Romanos 9:27 ; Romanos 11: 5 ) E ele é um intérprete correto dessa passagem e de passagens semelhantes, quando diz que Deus nunca esteve tão ligado ao povo de Israel, mas que podia fazer livremente o que quisesse, para que apenas um remanescente ele salve. E ele os chama de “remanescente da graça”, porque eles não são salvos de outra maneira senão pela bondade gratuita e gratuita de Deus.

E essa doutrina também pode ser aplicada com justiça ao nosso tempo. Pois não esperamos que Deus restaure sua Igreja no mundo, que todos sejam renovados por seu Espírito e se unam na verdadeira religião; mas ele reúne sua Igreja por todos os lados, e ainda assim, de maneira que sua misericórdia gratuita sempre apareça, porque haverá restos apenas. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

Jacob. Observe o uso frequente de “Jacó” nesses capítulos, referindo-se à semente natural.

Salve Teu povo. Compare o hebraico Hosana. Veja Salmos 118: 25 e veja nota em Mateus 21: 9 .

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:43 – Cantem de alegria, ó nações, com o povo dele, pois ele vingará o sangue dos seus servos; retribuirá com vingança aos seus adversários e fará propiciação por sua terra e por seu povo.

Salmos 14:7 – Ah, se de Sião viesse a salvação para Israel! Quando o Senhor restaurar o seu povo, Jacó exultará! Israel se regozijará!

Salmos 28:9 – Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre.

Salmos 67:1 – Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, Pausa

Salmos 69:35 – pois Deus salvará Sião e reconstruirá as cidades de Judá. Então o povo ali viverá e tomará posse da terra;

Salmos 96:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra!

Salmos 98:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!

Salmos 106:47 – Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória.

Salmos 117:1 – Louvem o Senhor, todas as nações; exaltem-no, todos os povos!

Salmos 138:4 – Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.

Isaías 1:9 – Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 11:11 – Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar.

Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

Isaías 24:14 – Erguem as vozes, cantam de alegria; desde o Ocidente aclamam a majestade do Senhor.

Isaías 37:4 – Talvez o Senhor, o seu Deus, ouça as palavras do comandante de campo, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor, o seu Deus, o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, ore pelo remanescente que ainda sobrevive”.

Isaías 37:31 – Mais uma vez um remanescente da tribo de Judá lançará raízes na terra e encherão de frutos os seus ramos.

Isaías 42:10 – Cantem ao Senhor um novo cântico, seu louvor desde os confins da terra, vocês, que navegam no mar, e tudo o que nele existe, vocês, ilhas, e todos os seus habitantes.

Isaías 44:23 – Cantem de alegria, ó céus, pois o Senhor fez isto; grite bem alto, ó profundezas da terra. Irrompam em canção, vocês, montes, vocês, florestas e todas as suas árvores, pois o Senhor resgatou Jacó, ele mostra sua glória em Israel.

Jeremias 23:3 – “Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipliquem.

Ezequiel 6:8 – ” ‘Mas pouparei alguns; alguns de vocês escaparão da espada quando forem espalhados entre as terras e nações.

Oséias 1:7 – Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhes concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus”.

Joel 2:32 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

Amós 5:15 – Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Miquéias 2:12 – “Eu vou de fato ajuntar todos vocês, ó Jacó; sim, vou reunir o remanescente de Israel. Eu os ajuntarei como ovelhas num aprisco, como um rebanho numa pastagem; haverá barulho de muita gente.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Sofonias 2:9 – Por isso, juro pela minha vida”, declara o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, “Moabe se tornará como Sodoma e os amonitas como Gomorra: um lugar tomado por ervas daninhas e poços de sal, uma desolação perpétua. O remanescente do meu povo os saqueará; os sobreviventes da minha nação herdarão a terra deles”.

Sofonias 3:13 – O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte. “

Sofonias 3:14 – Cante, ó cidade de Sião; exulte, ó Israel! Alegre-se, regozije-se de todo o coração, ó cidade de Jerusalém!

Romanos 9:27 – Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *