Estudo de João 3:7 – Comentado e Explicado

Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:7

Comentário de Albert Barnes

Maravilha não – não admira. É possível que Nicodemos, de alguma maneira, ainda tenha expressado uma dúvida sobre a doutrina, e Jesus aproveitou a ocasião de uma maneira muito impressionante para ilustrá-la.

Comentário de E.W. Bullinger

não. Grego. me App-105.

Comentário de John Calvin

7. Não admira. Esta passagem foi torturada por comentaristas de várias maneiras. Alguns pensam que Cristo reprova a ignorância grosseira de Nicodemos e de outras pessoas da mesma classe, dizendo que não é maravilhoso , se não compreenderem o mistério celestial da regeneração, pois mesmo na ordem da natureza eles não percebem a razão. daquelas coisas que caem sob o conhecimento dos sentidos. Outros inventam um significado que, embora engenhoso, é muito forçado: que, “como o vento sopra livremente, assim, pela regeneração do Espírito, somos postos em liberdade e, tendo sido libertados do jugo do pecado, corremos voluntariamente para Deus. Igualmente afastada do significado de Cristo é a exposição dada por Agostinho, de que o Espírito de Deus exerce seu poder de acordo com seu próprio prazer. Uma visão melhor é dada por Crisóstomo e Cirilo, que dizem que a comparação é retirada do vento e a aplica assim à passagem atual: embora seu poder seja sentido, não sabemos sua fonte e causa. ” Embora eu não seja muito diferente da opinião deles, tentarei explicar o significado de Cristo com maior clareza e certeza.

Eu sustento por esse princípio que Cristo empresta uma comparação da ordem da natureza. Nicodemos reconheceu que o que ouvira sobre regeneração e uma nova vida era incrível, porque o modo dessa regeneração excedia sua capacidade. Para impedi-lo de divertir qualquer escrúpulo desse tipo, Cristo mostra que, mesmo na vida corporal, há um incrível poder de Deus, cuja razão está oculta. Pois todos extraem do ar sua respiração vital; percebemos a agitação do ar, mas não sabemos de onde vem ou para onde parte . Se nesta vida frágil e transitória Deus age com tanta força que somos constrangidos a admirar seu poder, que loucura é tentar medir pela percepção de nossa própria mente seu trabalho secreto na vida celestial e sobrenatural, de modo a acreditar que não mais do que aquilo que vemos? Assim, Paulo, quando irrompe em indignação contra aqueles que rejeitam a doutrina da ressurreição, por ser impossível que o corpo que agora está sujeito a putrefação, depois de reduzido a pó e a nada, esteja vestido com uma imortalidade abençoada, repreende-os por estupidez por não considerar que uma demonstração semelhante do poder de Deus pode ser vista em um grão de trigo ; pois a semente não brota até ela; foi apodrecido ( 1 Coríntios 15:36 .) Essa é a surpreendente sabedoria da qual Davi exclama:

Ó Senhor, quão múltiplas são as tuas obras! em sabedoria tu fizeste todos eles,
( Salmos 104: 24 )

Eles são, portanto, excessivamente estúpidos que, tendo sido advertidos pela ordem comum da natureza, não se elevam mais alto, de modo a reconhecer que a mão de Deus é muito mais poderosa no reino espiritual de Cristo. Quando Cristo diz a Nicodemos que ele não deveria se perguntar, não devemos entendê-lo de tal maneira como se ele pretendesse desprezar uma obra de Deus, que é tão ilustre e digna da mais alta admiração; mas ele quer dizer que não devemos nos admirar com esse tipo de admiração que dificulta nossa fé. Para muitos, rejeitar como fabuloso o que eles acham muito alto e difícil. Em uma palavra, não duvide que, pelo Espírito de Deus, somos formados novamente e tornamos novos homens, embora sua maneira de fazer isso seja escondida de nós.

Comentário de Thomas Coke

João 3: 7 . Você deve nascer de novo. “Mesmo você, apesar dos descendentes de Abraão; mesmo você, escribas, fariseus e doutores de Israel, por mais orgulhosos da santidade e do conhecimento superiores; você deve nascer de novo, neste sentido espiritual”. A passagem é notavelmente forte e enfática.

Comentário de John Wesley

Não se surpreenda que eu te tenha dito: Você deve nascer de novo.

Vocês devem nascer de novo – Nascer de novo é ser interiormente mudado de toda pecaminosidade para toda a santidade. É apropriadamente assim chamado, porque uma mudança tão grande passa então na alma como passa no corpo quando nasce no mundo.

Referências Cruzadas

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Mateus 13:33 – E contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada”.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 3:12 – Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?

João 5:28 – “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz

João 6:61 – Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Colossenses 1:12 – dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.

Hebreus 12:14 – Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

Apocalipse 21:27 – Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *