Estudo de Mateus 27:50 – Comentado e Explicado

Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma.
Mateus 27:50

Comentário de Albert Barnes

Chorou novamente com uma voz alta – Ele clamou: “Está consumado”, João 19:30 . Foi no auge de sua agonia, provavelmente acompanhada de gemidos profundos, e proferida em meio a tristezas que nunca mais foram experimentadas em nosso mundo. Terminou o trabalho da expiação, tornou possível o caminho da salvação, afastou a maldição das pessoas culpadas e abriu o reino dos céus a todos os verdadeiros crentes.

Produziu o fantasma – Isso, embora seja uma tradução literal, é infeliz. Significa renunciar ao seu espírito, ou “expirou”. A mesma frase é usada pela Septuaginta na descrição da morte de Raquel. Gênesis 35:18 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 27:50 . E Jesus, quando ele chorou novamente em alta voz – De acordo com João 19:30 , quando Jesus recebeu o vinagre, ele disse: Está consumado, o que significa que as previsões dos profetas, respeitando seus sofrimentos e ministério na Terra, foram todos cumpridos, e que a redenção do mundo estava a ponto de ser realizada; e provavelmente essas foram as palavras que ele proferiu em voz alta, demonstrando assim que sua força não estava esgotada, mas que estava prestes a desistir de sua vida por sua própria vontade. E, quando ele chorou, disse: Pai, em tuas mãos eu recomendo meu espírito. Lucas 23:46 . E cedeu o fantasma – Ou melhor, dispensou seu espírito, como as palavras originais, af??e t? p?e?µa , significam corretamente: uma expressão admiravelmente adequada às próprias palavras de nosso Senhor, João 10:18 : Ninguém tira minha vida de mim, mas eu coloque isso de mim mesmo. Ele morreu por um ato voluntário próprio, e de uma maneira peculiar a si mesmo. Só ele, de todos os homens que já existiram, poderia ter continuado vivo, mesmo nas maiores torturas, desde que quisesse, ou se retirasse do corpo sempre que julgasse adequado. E como ilustra esse amor que ele manifestou em sua morte! Na medida em que ele não usou seu poder para deixar o corpo, assim que foi preso à cruz, deixando apenas um cadáver insensível à crueldade de seus assassinos: mas continuou sua morada nele, com uma resolução constante, desde que estava correto. Ele então se retirou com uma majestade e dignidade nunca conhecidas, ou conhecidas em qualquer outra morte: morrer, se é que se pode expressá-lo, como o príncipe da vida.

Comentário de E.W. Bullinger

fantasma = espírito. Grego. pneuma. Veja App-101.

Comentário de John Calvin

Mateus 27:50 . Jesus tendo novamente chorado com uma voz alta. Lucas, que não menciona a reclamação anterior, repete as palavras deste segundo grito, que Mateus e Marcos deixam de fora. Ele diz que Jesus clamou: Pai, em tuas mãos entrego meu espírito; pelo qual ele declarou que, apesar de ter sido ferozmente atacado por tentações violentas, ainda assim sua era inabalável e sempre mantinha seu terreno inalterado. Pois não poderia ter havido um triunfo mais esplêndido do que quando Cristo ousadamente expressa sua certeza de que Deus é o fiel guardião de sua alma, que todos imaginavam estar perdidos. Mas, em vez de falar com o surdo, ele se dirigiu diretamente a Deus e comprometeu seu seio com a certeza de sua confiança. Ele realmente desejava que os homens ouvissem o que ele disse; mas, embora isso não tenha utilidade para os homens, ele ficou satisfeito por ter Deus sozinho como testemunha. E certamente não há um testemunho de fé mais forte ou mais decidido do que quando um homem piedoso – percebendo-se atacado por todos os lados :, de modo que não encontra consolo por parte dos homens – despreza a loucura do mundo inteiro, descarrega suas tristezas e se preocupa com o seio de Deus, e repousa na esperança de suas promessas.

Embora essa forma de oração pareça ter sido emprestada dos Salmos 31: 5 , não tenho dúvida de que ele a aplicou a seu objetivo imediato, de acordo com as circunstâncias atuais; como se ele tivesse dito: “Vejo, de fato, ó Pai, que pela voz universal estou destinado à destruição e que minha alma está, por assim dizer, apressada de um lado para o outro; mas, de acordo com a carne, não percebo nenhuma ajuda em ti, mas isso não me impedirá de comprometer meu espírito com as tuas mãos e de confiar calmamente na salvaguarda oculta da tua bondade. ” No entanto, deve-se observar que Davi, na passagem que citei, não apenas orou para que sua alma, recebida pela mão de Deus, continuasse segura e feliz após a morte, mas dedicou sua vida ao Senhor, guardado por sua proteção, ele poderia prosperar na vida e na morte. Ele se viu continuamente sitiado por muitas mortes; nada restou, a não ser se comprometer com a invencível proteção de Deus. Tendo feito de Deus o guardião de sua alma, ele se alegra por estar a salvo de todo perigo; e, ao mesmo tempo, prepara-se para encontrar a morte com confiança, sempre que agradar a Deus, porque o Senhor guarda as almas de seu povo mesmo na morte. Não, como o primeiro foi retirado de Cristo, para comprometer sua alma a ser protegida pelo Pai durante a frágil condição da vida terrena, ele se apressa alegremente até a morte e deseja ser preservado além do mundo; porque a principal razão pela qual Deus recebe nossas almas em sua guarda é que nossa fé possa se elevar além dessa vida transitória.

Lembremos agora que não foi apenas em referência a si mesmo que Cristo entregou sua alma ao Pai, mas que ele incluiu, por assim dizer, em um pacote todas as almas daqueles que acreditam nele, para que possam ser preservadas ao longo com ele próprio; e não apenas isso, mas por essa oração ele obteve autoridade para salvar todas as almas, para que não apenas o Pai celestial, por sua causa, se dignasse a levá-las sob sua custódia, mas, renunciando à autoridade em suas mãos, as comprometa. para ele ser protegido. E, portanto, Estevão também, quando morre, renuncia a sua alma em suas mãos, dizendo: Senhor Jesus, receba meu espírito ( Atos 7:59 .) Todo aquele que, quando vier a morrer, seguindo este exemplo, crerá em Cristo, não soprará sua alma aleatoriamente no ar, mas recorrerá a um guardião fiel, que guarda em segurança o que lhe foi entregue pelo Pai.

O choro mostra também a intensidade do sentimento; pois não há dúvida de que Cristo, pela agudeza das tentações pelas quais foi atacado, não sem um esforço doloroso e árduo, irrompeu nesse clamor. E, no entanto, ele também pretendia, com essa exclamação alta e penetrante, garantir-nos que sua alma estaria segura e sem ferimentos pela morte, a fim de que nós, apoiados pela mesma confiança, possamos alegremente partir do casebre frágil de nossa carne.

Comentário de Adam Clarke

Produziu o fantasma – ?f??e t? p?e?µa , Ele dispensou o espírito. Ele próprio voluntariamente desistiu da vida que era impossível para o homem tirar. Não se diz que ele ficou pendurado na cruz até morrer por dor e agonia; nem se diz que seus ossos foram quebrados, quanto mais cedo o livrar da dor e apressar sua morte; mas que ele mesmo dispensou a alma, para que assim ele se tornasse, não um sacrifício forçado, mas uma oferta voluntária pelo pecado.

Agora, como nossa palavra em inglês fantasma, do gastão anglo-saxão, um preso, habitante, hóspede (visitante ocasional), também um espírito, agora está restrito entre nós ao último significado, sempre significando o espírito imortal ou alma de o homem, o convidado do corpo e que renuncia ao espírito, fantasma ou alma, é um ato que não é próprio do homem, embora recomendá-lo a Deus, em nossos últimos momentos, é um ato de fé e piedade; e como desistir do fantasma, isto é, dispensar seu espírito de seu corpo, é atribuído a Jesus Cristo, a quem somente ele é apropriado; Eu, portanto, objeto contra seu uso em todos os outros casos.

Todo homem, desde o outono, não só foi sujeito à morte, mas mereceu; como todos perderam suas vidas por causa do pecado. Jesus Cristo, nascido imaculado, e nunca tendo pecado, não havia perdido sua vida e, portanto, pode ser considerado natural e adequadamente imortal. Ninguém diz que ele tira de mim minha vida, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para dar e tenho poder de tomá-lo novamente; portanto, o Pai me ama, porque dou a minha vida para que eu a tome novamente, João 10:17 , João 10:18 . Por isso, traduzimos corretamente Mateus 27:50 , quando ele abandonou o fantasma; isto é, ele dispensou seu espírito, para que ele pudesse morrer pelos pecados do mundo. O evangelista São João ( João 19:30 😉 faz uso de uma expressão para a mesma importância, que traduzimos da mesma maneira: pa?ed??e t? p?e?µa , ele entregou seu espírito. Traduzimos Marcos 15:37 e Lucas 23:46 , ele desistiu do fantasma, mas não corretamente, porque a palavra em ambos os lugares é muito diferente – e?ep?e?se , ele deu o último suspiro ou expirou; embora neste último lugar, Lucas 23:46 , exista uma expressão equivalente – Ó Pai, em tuas mãos, pa?at??eµa? t? p?e?µa µ?? , eu comprometo meu espírito; ou seja, coloco minha alma na tua mão: provando que o ato era dele; que ninguém poderia tirar sua vida dele; que ele não morreu pela perfídia de seu discípulo, ou pela malícia dos judeus, mas por seu próprio ato livre. Assim, Ele deu a vida pelas ovelhas. De Ananias e Safira, Atos 5: 5 , Atos 5:10 , e de Herodes, Atos 12:23 , nossa tradução diz que eles deixaram o fantasma; mas a palavra em ambos os lugares é e?e???e , que significa simplesmente expirar, expirar ou morrer: mas em nenhum caso, seja pela Septuaginta no Antigo, ou por qualquer dos escritores sagrados no Novo Testamento, é af??e t? p?e?µa , ou pa?ed??e t? p?e?µa , ele dispensou seu espírito, ou entregou seu espírito, falado de qualquer pessoa que não fosse Cristo. Abraão, Isaac, Ismael, Jacó, etc. deram o último suspiro; Ananias, Safira e Herodes expiraram; mas ninguém, exceto Jesus Cristo, desistiu do fantasma, dispensou ou entregou seu próprio espírito, e foi, consequentemente, livre entre os mortos. Dos patriarcas, etc., a Septuaginta usa a palavra e??e?p?? , falhando; ou ?atepa?se? , ele parou ou descansou.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 27:50 . Jesus, quando voltou a clamar em alta voz, rendeu o fantasma São João nos diz que, quando nosso Senhor recebeu o vinagre, ele disse: Está consumado. “As previsões dos profetas estão todas cumpridas, e a redenção do mundo está terminada, para realizar o que eu vim ao mundo.” E os outros evangelistas nos informam que, ao falar essas palavras, nosso Senhor chorou em alta voz; provavelmente para mostrar que sua força não estava esgotada, mas que ele estava prestes a desistir de sua vida por sua própria vontade. Os evangelistas usam palavras diferentes para expressar a morte de nosso Senhor, a qual, apesar de tudo, nossos tradutores traduzem da mesma maneira: Ele cedeu ou abandonou o fantasma; São Marcos e São Lucas dizem: e?ep?e?se, Ele expirou; São João, pa?ed??e t? p?e?µa, Ele rendeu seu espírito; mas a linguagem de São Mateus é mais singular, af??e t? p?e?µa, Ele rejeitou seu espírito; como a mesma palavra af??µ? é usado, cap. Mateus 13:36 . Marcos 4:36 ; Marcos 11: 6 e em outros lugares. Agora, essa expressão parece admiravelmente adequada às palavras de nosso Senhor, João 10:18 . Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a deito, etc. mostrando (como também o grito forte, que tanto impressionou o centurião), que ele morreu pelo ato voluntário de sua própria mente, e de uma maneira peculiar a si mesmo, pelo qual ele sozinho de todos os homens que já existiram poderia ter continuado vivo , mesmo nas maiores torturas, desde que quisesse, ou se retirasse do corpo sempre que julgasse adequado. Que visão do caso, a propósito, sugere uma ilustração do amor de Cristo manifestado em sua morte, além do que é comumente observado; na medida em que ele não usou esse poder para deixar seu corpo assim que foi preso à cruz, deixando apenas um cadáver insensível à crueldade de seus assassinos; mas continuou sua morada nela com uma resolução constante, desde que fosse apropriado, e depois se retirou dela com uma majestade e dignidade nunca conhecidas, ou conhecidas em qualquer outra morte; morrendo, se assim podemos expressar, como o príncipe da vida! Ver Hebreus 5: 7 . Doddridge e Gerhard.

Comentário de Scofield

cedeu

Literalmente, “dispensou seu espírito”. O (grego – ???µ?t?? ). Esta expressão, tomada com Marcos 15:37 ; Lucas 23:46 ; João 19:30 . diferencia a morte de Cristo de todas as outras mortes físicas. Ele morreu por sua própria vontade quando pôde dizer de Sua obra redentora: “Está consumado”. “Ninguém tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou;” João 10:18 .

Comentário de Spurgeon

Mateus 27:50 . Jesus, quando voltou a clamar em alta voz, entregou o fantasma.

A força de Cristo não estava esgotada; sua última palavra foi pronunciada com uma voz alta, como o grito de um guerreiro conquistador. E que palavra foi: “Está consumado”! Milhares de sermões foram pregados nessa pequena frase; mas quem pode dizer todo o significado que está compactado nele? É um tipo de expressão infinita para largura, profundidade, comprimento e altura totalmente incomensuráveis. Tendo a vida de Cristo terminada, aperfeiçoada, completada, ele entregou o fantasma, morrendo de bom grado, dando a vida como dizia: “Darei minha vida pelas ovelhas. Eu coloco isso de mim mesma. Eu tenho poder para derrubá-lo e tenho poder para pegá-lo novamente.

Mateus 27: 51-53 . E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e a terra tremeu e as pedras se rasgaram; e os túmulos foram abertos; e muitos corpos dos santos que dormiam se levantaram e saíram dos túmulos após sua ressurreição, e foram para a cidade santa, e apareceram para muitos.

A morte de Cristo foi o fim do judaísmo: o véu do templo foi rasgado em dois, de alto a baixo. Como se estivesse chocado com o assassinato sacrílego de seu Senhor, o templo rasgou suas roupas, como alguém assombrado de horror por algum crime estupendo. Sendo o corpo de Cristo rasgado, o véu do templo foi rasgado em dois, de cima para baixo. Agora havia uma entrada feita no mais santo de todos, pelo sangue de Jesus; e um caminho de acesso a Deus foi aberto para todo pecador que confiava no sacrifício expiatório de Cristo. Veja o que maravilhas acompanharam e seguiram a morte de Cristo: a terra tremeu e as pedras se rasgaram; e os túmulos foram abertos. Assim o mundo material prestou homenagem àquele a quem o homem havia rejeitado; enquanto as convulsões da natureza predisseram o que acontecerá quando a voz de Cristo mais uma vez abalar não apenas a Terra, mas também o céu. Esses primeiros milagres realizados em conexão com a morte de Cristo foram típicos de maravilhas espirituais que continuarão até que ele volte novamente – corações rachados são despedaçados, sepulturas de pecado são abertas, aqueles que morreram em ofensas e pecados e foram enterrados em sepulcros da luxúria e do mal são vivificados, e saem dentre os mortos, e vão para a cidade santa, a Nova Jerusalém.

Mateus 27:54 . Agora, quando o centurião e os que estavam com ele, observando Jesus, viram o terremoto e as coisas que foram feitas, eles temeram muito, dizendo: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.

Esses soldados romanos nunca haviam testemunhado tais cenas em conexão com uma execução antes, e eles só poderiam chegar a uma conclusão sobre o ilustre prisioneiro que haviam matado: “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”. Era estranho que aqueles homens confessassem o que os principais sacerdotes, escribas e anciãos negavam; contudo, desde o dia em que aconteceu, muitas vezes os mais abandonados e profanos reconheceram Jesus como o Filho de Deus, enquanto seus governantes religiosos negaram sua divindade.

Esta exposição consistia em leituras de Lucas 23: 27-49 e Mateus 27: 50-54 .

Comentário de John Wesley

Jesus, quando voltou a clamar em alta voz, entregou o fantasma.

Depois que ele chorou com uma voz alta – Para mostrar que sua vida ainda estava inteira nele.

Ele dispensou seu espírito – Portanto, a expressão original pode ser traduzida literalmente: uma expressão admiravelmente adequada às palavras de nosso Senhor, João 10:18 : Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a declaro. Ele morreu por um ato voluntário próprio, e de uma maneira peculiar a si mesmo. Só ele, dentre todos os homens que já existiram, poderia ter continuado vivo, mesmo nas maiores torturas, desde que quisesse, ou se retiraria do corpo sempre que julgasse adequado. E como ilustra esse amor que ele manifestou em sua morte? Na medida em que ele não usou seu poder para deixar seu corpo, assim que foi preso à cruz, deixando apenas um cadáver insensível à crueldade de seus assassinos; mas continuou sua morada nele, com uma resolução constante, desde que como era apropriado. Ele então se retirou, com uma majestade e dignidade nunca conhecidas ou conhecidas em qualquer outra morte: morrer, se é que se pode expressá-lo, como o príncipe da vida.

Referências Cruzadas

Salmos 22:14 – Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo.

Isaías 53:9 – Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  

Daniel 9:26 – Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Marcos 15:37 – Mas Jesus, com um alto brado, expirou.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:15 – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado! ” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *