Estudo de Romanos 4:14 – Comentado e Explicado

Porque, se a herança é reservada aos observadores da lei, a já não tem razão de ser e a promessa fica sem valor.
Romanos 4:14

Comentário de Albert Barnes

Cuja boca – Salmo 10: 7 . O apóstolo não citou isso literalmente, mas deu sentido. Davi no salmo está descrevendo seus inimigos amargos.

Maldição – linguagem reprovadora e ofensiva, como Shimei usada em relação a Davi; 2 Samuel 16: 5 , 2 Samuel 16: 7-8 .

Amargura – No salmo, enganos. A palavra “amargura” é usada para denotar severidade, aspereza, crueldade; palavras reprovadoras e maliciosas.

Comentário de E.W. Bullinger

o . Omitir.

é anulado = Literalmente foi esvaziado. Grego. kenoo. Em outros lugares, 1 Coríntios 1:17 ; 1 Coríntios 9:15 . 2 Coríntios 9: 3 . Filipenses 1: 2 , Filipenses 1: 7 .

feito de nenhum efeito . Grego. katargeo. Ver Romanos 3: 3 .

Comentário de John Calvin

14. Porque, se os que são da lei, etc. Ele tira seu argumento do impossível ou do absurdo, de que o favor que Abraão obteve de Deus, não lhe foi prometido por meio de qualquer acordo legal ou de qualquer obra; pois se essa condição tivesse sido interposta – que Deus favoreceria apenas aqueles que adotavam a lei que mereciam ou que cumpriam a lei, ninguém poderia ousar sentir-se confiante de que ela pertencia a ele: pois quem está tão consciente de tanta perfeição que ele pode se sentir seguro de que a herança é devida a ele pela justiça da lei? Vazio, então, a fé seria feita; pois uma condição impossível não só manteria as mentes dos homens em suspense e ansiedade, mas também as encheria de medo e tremor; e, assim, o cumprimento das promessas seria anulado; pois nada valem senão quando recebidos pela fé. Se nossos adversários tivessem ouvidos para ouvir esse único motivo, a disputa entre nós poderia ser facilmente resolvida.

O apóstolo assume como algo indubitável, que as promessas não seriam efetivamente efetivas, a menos que fossem recebidas com plena segurança de espírito. Mas qual seria o caso se a salvação dos homens fosse baseada no cumprimento da lei? as consciências não teriam certeza, mas seriam assediadas com inquietação perpétua e, por fim, afundariam em desespero; e a própria promessa, cujo cumprimento dependia do impossível, também desapareceria sem produzir frutos. Afaste-se então aqueles que ensinam o povo a buscar a salvação para si mesmos pelas obras, visto que Paulo declara expressamente que a promessa será abolida se dependermos das obras. Mas é especialmente necessário que isso seja conhecido – que, quando há confiança nas obras, a fé se reduz a nada. E, portanto, também aprendemos o que é a fé e que tipo de justiça deve ser a das obras, na qual os homens podem confiar com segurança.

O apóstolo nos ensina que a fé perece, exceto que a alma repousa na bondade de Deus. A fé, então, não é um conhecimento nu de Deus ou de sua verdade; nem é uma simples persuasão que Deus é, que sua palavra é a verdade; mas um conhecimento seguro da misericórdia de Deus, que é recebida do evangelho, e traz paz de consciência em relação a Deus e descanso à mente. A soma da questão, então, é esta: que se a salvação depende da observância da lei, a alma não pode ter confiança em respeitá-la; sim, que todas as promessas que Deus nos oferece serão anuladas: devemos, portanto, ser miseráveis e perdidos, se formos enviados de volta às obras para descobrir a causa ou a certeza da salvação.

Comentário de Adam Clarke

Pois, se os que são da lei são herdeiros – se os judeus são apenas herdeiros da promessa feita a Abraão, e que com base na obediência prévia à lei, a fé é anulada – é totalmente inútil; e a promessa, feita à fé, não tem efeito algum.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4:14 . Pois, se os que são da lei são herdeiros O Apóstolo aqui fala do cumprimento da lei, com referência a uma impossibilidade moral : pois parece evidente a seguir, que a lei deve ser considerada como insistindo em uma obediência absolutamente perfeito: de modo que aqueles bons homens que foram justificados por ela não foram justificados por ela, mas pela dispensação da graça sob a qual Abraão estava; que, embora não fosse parte da aliança de Deus por Moisés, não era e não poderia ser revogada por ela. Veja Gálatas 3:17 e Doddridge.

Comentário de John Wesley

Porque, se os que são da lei são herdeiros, a fé é anulada, e a promessa, sem efeito.

Se eles são apenas quem são da lei – Quem guardou toda a lei.

São herdeiros, a fé é anulada – Nenhuma bênção deve ser obtida por ela; e assim a promessa não tem efeito.

Referências Cruzadas

Números 30:12 – Mas, se o seu marido os anular quando deles souber, então nenhum dos votos ou compromissos que saíram de seus lábios será válido. Seu marido os anulou, e o Senhor a livrará.

Números 30:15 – Se, contudo, ele os anular algum tempo depois de ouvi-los, ele sofrerá as conseqüências de sua iniqüidade”.

Salmos 119:126 – Já é tempo de agires, Senhor, pois a tua lei está sendo desrespeitada.

Isaías 55:11 – assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Jeremias 19:7 – ” ‘Esvaziarei neste lugar os planos de Judá e de Jerusalém: eu os farei morrer pela espada perante os seus inimigos, pelas mãos daqueles que os perseguem; e darei os seus cadáveres como comida para as aves e os animais.

Romanos 3:31 – Anulamos então a lei pela fé? De maneira nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

Gálatas 3:18 – Pois, se a herança depende da lei, já não depende de promessa. Deus, porém, concedeu-a gratuitamente a Abraão mediante promessa.

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Hebreus 7:19 – ( pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma ), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.

Hebreus 7:28 – Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *