Estudo de Salmos 25:5 – Comentado e Explicado

Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre.
Salmos 25:5

Comentário de Albert Barnes

Guia-me na tua verdade – Da maneira que consideras verdade, ou que consideras verdadeira. A verdade é eterna e imutável. O que Deus vê e considera como verdade é verdadeiro, porque ele vê as coisas como elas são; e quando temos a estimativa divina de qualquer coisa, entendemos o que é a coisa. Não é que ele faça com que seja verdade, mas que ele vê que é verdade. Tal é a perfeição de Sua natureza que temos a máxima garantia de que o que Deus considera como verdade é verdade; o que Ele proclama estar certo está certo. É então a Sua verdade, quando a adota para o domínio de Sua própria conduta, e torna conhecido por Suas criaturas guiá-las.

E ensine-me – Visto que isso seria entendido pelo salmista, seria uma oração que Deus o ensinasse por Sua lei, como então se tornou conhecido; pelo seu espírito no coração; pelas dispensações de Sua providência. Conforme aplicável a nós, é uma oração que Ele nos instrua por todas as verdades então conhecidas e tudo o que foi revelado desde então; pelo Seu Espírito em suas influências em nossos corações; pelos eventos que estão ocorrendo ao nosso redor; pela verdade “acumulada” das eras; o conhecimento que, por todos os métodos que emprega, transmitiu às pessoas para sua orientação e direção.

Pois tu és o Deus da minha salvação – A palavra “salvação” não deve ser entendida aqui no sentido em que é agora comumente usada, como denotando libertação do pecado e ruína futura, mas no sentido mais geral de “libertação” – libertação do perigo e da morte. A frase é sinônimo de “preservação”, e a idéia é que o salmista considerava Deus como seu preservador; ou que ele devia sua proteção e segurança no tempo de perigo somente a Ele.

Em ti espero – Ou seja, confio em Ti; ou sou dependente de ti. Ele não tinha outra fonte de dependência ou dependência.

Todo o dia – continuamente, sempre. Ele era realmente dependente Dele em todos os momentos, e ele sentia essa dependência. É sempre verdade que somos dependentes de Deus para tudo; não é verdade que sempre sentimos isso. Era uma característica da piedade do salmista que ele sentisse isso.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 5 . Guia-me na tua verdade – da maneira correta e verdadeira prescrita na tua palavra, que é freqüentemente chamada de verdade; ou, por ou por causa da tua verdade; porque és fiel, lidera e guia-me como prometeste fazer. Pois tu és o Deus da minha salvação – que antes me salvou e se comprometeu a me salvar, e de quem sozinho espero a salvação. Em ti espero o dia todo – No meio de todas as minhas preocupações, por mais importantes que sejam, sempre desejo e espero o teu ensino e direção, sendo continuamente disposto e determinado a cumprir a tua vontade, na medida em que seja conhecida.

Comentário de E.W. Bullinger

On = For. Hebraico. ki. Alguns códigos, com Septuaginta, Siríaca e Vulgata, leem Veki, “e para” , restaurando assim o Vav (consoante), que de outra forma está faltando.

Comentário de Adam Clarke

Em ti espero – Esta é a linha em que ? vau , a sexta letra na ordem do alfabeto, se perde; pois a linha começa com ? aleph , ???? othecha , “em ti”. Mas quatro dos MSS de Kennicott e De Rossi. have ????? veothecha : “E sobre ti”. Isso restaura o ? vau perdido, que significa “e”. A Septuaginta, Siríaca, Vulgata, Árabe, Etiópica e Anglo-Saxônica a preservam.

Comentário de John Calvin

Ao mesmo tempo, devemos observar o argumento que Davi emprega aqui para reforçar sua oração. Ao chamar Deus de Deus da sua salvação, ele o faz para fortalecer sua esperança em Deus para o futuro, a partir da consideração dos benefícios que ele já havia recebido dele; e então ele repete o testemunho de sua confiança em relação a Deus. Assim, a primeira parte do argumento é retirada da natureza do próprio Deus e do dever que, por assim dizer, lhe pertence; isto é, porque ele se empenha em manter o bem-estar dos piedosos e os ajuda em suas necessidades, com base nesse argumento, que ele continuará a manifestar o mesmo favor em relação a eles até o fim. Mas, como é necessário que nossa confiança em Deus corresponda à sua grande bondade para conosco, Davi alega, ao mesmo tempo, em conexão com uma declaração de sua perseverança. Pois, pela expressão o dia inteiro ou todos os dias, ele significa que, com uma constância fixa e incansável, ele dependia somente de Deus. E, sem dúvida, é propriedade da fé sempre olhar para Deus, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, e esperar pacientemente pela ajuda que ele prometeu. Para que a lembrança das bênçãos divinas possa nutrir e sustentar nossa esperança, aprendamos a refletir sobre a bondade que Deus já manifestou para conosco, como vemos que Davi fez ao fazer disso o fundamento de sua confiança, que ele havia encontrado em sua própria experiência pessoal, Deus para ser o autor da salvação.

Referências Cruzadas

Neemias 9:20 – Deste o teu bom Espírito para instruí-los. Não retiveste o teu maná que os alimentava, e deste-lhes água para matar a sede.

Jó 36:22 – “Deus é exaltado em seu poder. Quem é mestre como ele?

Salmos 22:2 – Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

Salmos 24:5 – Ele receberá bênçãos do Senhor, e Deus, o seu Salvador lhe fará justiça.

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 25:10 – Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.

Salmos 43:3 – Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.

Salmos 68:20 – O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano Senhor que nos livra da morte.

Salmos 79:9 – Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.

Salmos 86:3 – Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar.

Salmos 88:1 – Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite.

Salmos 107:7 – e os conduziu por caminho seguro a uma cidade habitada.

Salmos 119:26 – A ti relatei os meus caminhos e tu me respondeste; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:33 – Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.

Salmos 119:66 – Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.

Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

Provérbios 8:34 – Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa.

Provérbios 23:17 – Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor.

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isaías 35:8 – E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

Isaías 49:10 – Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Jeremias 31:9 – Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Lucas 18:7 – Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 14:26 – Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

João 16:13 – Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

Romanos 8:14 – porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Efésios 4:20 – Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.

Efésios 4:21 – De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.

1 João 2:27 – Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.

Apocalipse 7:17 – pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *