Estudo de Lucas 10:37 – Comentado e Explicado

Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.
Lucas 10:37

Comentário de Albert Barnes

Aquele que mostrava misericórdia – Seu preconceito “judeu” não lhe permitiria “nomear” o samaritano, mas não havia impropriedade, nem mesmo em sua opinião, ao dizer que o homem que mostrava tanta misericórdia era realmente o vizinho dos aflitos, e não aquele que “professou” ser seu vizinho, mas que “não faria nada” por seu bem-estar.

Vá e faça o mesmo – mostre a mesma bondade a “todos” – a amigos e inimigos – e “então” você terá evidências de que mantém a lei e não “até” então. Deste homem não sabemos mais nada; mas desta parábola inimitàvel e bela podemos aprender:

1. Que o conhecimento da lei é útil para familiarizar-nos com nossa própria pecaminosidade e necessidade de um Salvador.

2. Que não é ele quem “professa” a maior bondade que realmente nos ama, mas quem mais se nega a si mesmo de que pode nos fazer o bem em tempos de falta.

3. Essa religião exige que façamos o bem a “todas” as pessoas, por mais que “acidentalmente” possamos familiarizar-nos com suas calamidades.

4. Que devemos fazer o bem aos nossos inimigos. O verdadeiro amor a eles nos levará a negar a nós mesmos e a sacrificar nosso próprio bem-estar, para que possamos ajudá-los em momentos de angústia e aliviar seus desejos.

5. Que ele é realmente nosso vizinho que nos faz o melhor – que nos ajuda em nossas necessidades, e especialmente se ele faz isso quando há “uma controvérsia ou diferença” entre nós e ele.

6. Portanto, vemos a beleza da religião. Nada mais induzirá as pessoas a superar seus preconceitos, vencer a oposição e fazer o bem àqueles que são inimigos deles. A verdadeira religião nos ensina a considerar todo homem como nosso próximo; nos leva a fazer o bem a todos, a esquecer todas as distinções nacionais ou seccionais e a ajudar todos aqueles que estão em situação de pobreza e carência. Se a religião fosse valiosa por nada “além disso”, seria o princípio mais amável e desejável do mundo, e todos, especialmente em seus primeiros anos, deveriam buscá-la. Nada que um jovem possa obter será tão valioso quanto o sentimento que considera o mundo inteiro como uma grande família e aprender cedo a fazer o bem a todos.

7. A diferença entre o judeu e o samaritano era uma diferença em “religião” e “opinião religiosa”; e do exemplo deste último, podemos aprender que, enquanto as pessoas diferem em “opiniões” sobre assuntos religiosos, e embora sejam zelosos pelo que consideram a verdade, ainda assim devem se tratar com bondade; que eles deveriam se ajudar na necessidade; e que eles deveriam mostrar que a religião é um princípio superior ao amor à seita, e que o cordão que liga o homem ao homem é aquele que deve ser separado por nenhuma diferença de opinião, que a bondade cristã não deve ser prejudicada por nenhuma forma de adoração, e por nenhum apego fanático pelo que estimamos as doutrinas do evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

on = com. Grego. meta. App-104.

Comentário de Adam Clarke

Ele que mostrou misericórdia – Ou, muita misericórdia. Seu preconceito não lhe permitia nomear o samaritano, mas sua consciência o obrigava a reconhecer que ele era a única pessoa justa dos três.

Vá, e faça o mesmo – Seja até com seu inimigo aflito como bondoso, humano e misericordioso, como este samaritano era. Como a angústia era da parte de um judeu, e o alívio foi concedido por um samaritano, o advogado, para ser consistente com a decisão que ele já havia tomado, deve sentir a força da inferência de nosso Senhor, que era seu dever agir para qualquer pessoa, de qualquer nação ou religião que ele possa ser, como esse samaritano agiu em relação ao seu compatriota. É muito provável que o que nosso Senhor relata aqui seja um fato real, e não uma parábola; caso contrário, o advogado capcioso poderia ter objetado que esse caso nunca havia existido e que qualquer inferência extraída dele estava apenas implorando a pergunta; mas como ele estava, com toda probabilidade, de posse do fato, ele foi forçado a reconhecer a propriedade da inferência e do conselho de nosso Senhor.

Aqueles que estão determinados a encontrar algo alegórico, mesmo nas partes mais claras das Escrituras, afirmam que toda essa relação deve ser considerada alegoricamente; e, segundo eles, a seguir é a verdadeira exposição do texto.

O certo homem quer dizer que Adão – caiu, sua queda – de Jerusalém, ???? ???? yorih shalom , ele verá paz, perfeição etc., significando seu estado de inocência e excelência primitivas – para Jericó ( ???? yareacho , sua lua), o estado transitório e mutável da existência neste mundo – ladrões, pecado e Satanás – despojado, tirou sua justiça, que era a roupa da alma – ferida, infectou seu coração com todos os desejos maus e ofensivos, que são as feridas dos espírito – meio morto, possuindo um corpo vivo, carregando uma alma morta em pecado.

O padre, a lei moral – o levita, a lei cerimonial – aprovada, não poderiam ou não teriam nenhum alívio, porque pela lei é o conhecimento do pecado, não a cura dele. Um certo samaritano, Cristo; pois assim ele foi chamado pelos judeus, João 8:48 ; – enquanto ele viajava, significando sua vinda do céu para a terra; o fato de ele estar encarnado – chegou onde estava, colocou-se no lugar do homem e sofreu o castigo devido a seus pecados – teve compaixão, é através do amor e compaixão de Cristo que a obra da redenção foi realizada – foi para ele, primeiro Cristo procura o pecador, que, por meio de seu estado miserável, é incapaz de procurar ou ir a Cristo – amarra suas feridas, faz promessas confortáveis ??e atrai-o por seu amor – derramando óleo, perdoando misericórdia – vinho, os consolos da O Espírito Santo – colocou-o em seu próprio animal, apoiou-o inteiramente por sua graça e bondade, de modo que ele não vive mais, mas Cristo vive nele – o levou a uma estalagem, sua Igreja, unindo-o ao seu povo – cuidou de ele, colocou-o sob a contínua observação de sua providência e amor – quando ele partiu, quando deixou o mundo e ascendeu ao Pai – tirou dois centavos, ou denarii, a lei e o Evangelho; um para convencer do pecado, outro para mostrar como deve ser removido – entregou-os ao anfitrião, os ministros do Evangelho para a edificação da Igreja de Cristo – cuidam dele, pois são vigias de Deus e Deus mordomos, eles devem vigiar o rebanho de Cristo e dar a cada uma sua porção de carne no devido tempo. O que você gasta mais, se perder sua saúde e vida nesta obra – quando eu voltar, para julgar o mundo, eu te retribuirei, eu te recompensarei com uma eternidade de glória.

Vários pais primitivos e modernos tratam o texto dessa maneira. O que eu dei antes é, creio, o significado do nosso abençoado Senhor. O que dei aqui é geralmente verdade em si, mas certamente não segue o texto. A nota do Sr. Baxter aqui é boa: “Aqueles que fazem o homem ferido Adão, e o bom samaritano Cristo, abusam da passagem”. Uma prática desse tipo não pode ser fortemente repreendida. Os homens podem tirar proveito das circunstâncias do caso para ilustrar os fatos e doutrinas acima; mas ninguém diga que este é o significado da relação; não: mas ele pode dizer, podemos fazer uso disso. Embora eu não possa recomendar esse tipo de pregação, ainda sei que algumas almas simples e retas foram edificadas por ela. Não me atrevo a proibir um homem de trabalhar por quem Deus pode optar por fazer um milagre, porque ele não segue conosco. Mas esse tipo de interpretação nunca posso recomendar.

Comentário de Thomas Coke

10:37 . Então disse-lhe Jesus: Vai, etc. – Que quadro vivo temos nesta parábola, da mais desinteressada e ativa benevolência! – Uma benevolência que não exclui ninguém, nem mesmo estranhos ou inimigos, de seus ternos olhares! que não despreza condescendência, rancor não custa, em seus trabalhos de amor! Poderia algum método de condenação ter sido mais forçado e ao mesmo tempo mais agradável do que o interrogatório proposto por nosso Senhor e deduzido da história, Lucas 10:36 . ou pode haver um conselho mais adequado à ocasião, mais importante em sua natureza, ou expresso com uma energia mais sentenciosa, do que Go, e faça o mesmo. Nesse caso, o aluno instrui, o delinqüente se condena; o fanatismo escapa de seu preconceito; e orgulho (quando a moral tão docemente, tão imperceptivelmente insinua), até o próprio orgulho dá ouvidos à advertência.

Com a conduta de nosso Senhor no caso, aprendemos como aplicar as paixões e preconceitos dos homens, e com que arte a verdade é a melhor e a introduzida com mais sucesso, onde o erro tem sido possuído por muito tempo. Foi um defeito em nossa razão e entendimento que nos fez discordar, julgar e agir de maneira diferente nos casos em que temos uma e a mesma regra a seguir, nenhuma aplicação humana poderia alcançar a perturbação; uma vez que não está ao nosso alcance ampliar as faculdades limitadas por Deus e pela natureza; embora o Espírito de Deus possa fazer coisas maravilhosas a esse respeito. Mas nossa razão e nosso entendimento não estão em falta; eles querem apenas ser libertados e libertados do cativeiro da paixão e do preconceito, para julgar corretamente nos casos de moralidade e justiça natural. É o Eu que influencia o julgamento dos homens, quando eles obstinadamente mantêm e defendem a causa do erro ou do vício: é o Eu que sempre se encontra no fundo: não é tanto o vício quanto o Eu que deve ser defendido; e se você puder apenas separar o Eu do vício (que nada além da graça de Deus pode fazer), o vício será em breve condenado e abandonado. Por essa arte honesta e sagrada, nosso Senhor convenceu o advogado, que fez a pergunta a ele, Lucas 10:25 . Ele fez a pergunta, pretendendo que ninguém fosse admitido no número de seus vizinhos, que não eram quase aliados dele, da mesma nação pelo menos. Nosso Salvador declara um caso a ele, e afirma que seus preconceitos foram todos descartados e silenciados. A conseqüência foi que quem queria excluir quase toda a humanidade do direito a seus bons ofícios, em poucos minutos possui até o samaritano, seu inimigo mais odiado, como vizinho do judeu; e por possuir e aceitar os bons ofícios do samaritano feitos ao judeu sob a relação de um vizinho, ele confessou o direito do samaritano, nessa relação, de esperar e receber os bons ofícios do judeu. De onde podemos extrair as seguintes conseqüências: 1. É evidente que a verdadeira arte de convencer seus erros, homens de preconceitos obstinados, mas de discernimento geral, é expulsá-los o máximo possível de seu caso; pois quanto menos um homem se preocupa, melhor ele julga. Nesses casos, você não deve mexer e irritar seus preconceitos, mas recusá-los; não para censurá-lo com o erro que você condena, mas para colocá-lo a uma distância suficiente dele, para que ele tenha uma verdadeira luz para vê-lo. Temos um exemplo notável disso na conduta do profeta Natã com David. Afinal, a menos que as sagradas influências da graça divina acompanhem nossos esforços, nenhum bem genuíno jamais surgirá, mesmo das mais refinadas artes do raciocínio. 2. Quando uma vez que você se encontrar, nessas ocasiões, trabalhando para justificar suas ações e procurando exposições que possam se adequar às suas próprias inclinações, você pode se considerar muito distante da verdadeira liberdade do evangelho. 3. Se você se encontra envolvido no caso em que deve julgar, em vez de procurar novas razões e argumentos para formar sua opinião, é muito melhor olhar para trás e refletir qual o sentido que teve desse assunto antes da causa. seu próprio; pois são dez para um, mas esse julgamento foi muito mais livre e imparcial do que qualquer outro que você fará agora: ou considere, se o caso o admitir, qual é o sentido da parte verdadeiramente piedosa da humanidade; você pode confiar neles com mais segurança do que em si mesmo quando se trata de suas paixões. Pelo menos, suponha que seu inimigo esteja nas mesmas circunstâncias que você, e faça o que você achar inclinado, e considere que julgamento você deve fazer dele; – e então julgue a si mesmo.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Aquele que mostrou misericórdia dele. Disse-lhe Jesus: Vai, e faz o mesmo.

E ele disse: Aquele que tinha misericórdia dele – Ele não podia, com vergonha, dizer o contrário, embora assim se condenasse e derrubasse sua própria noção falsa do próximo a quem nosso amor é devido.

Vá e faça da mesma maneira – Vamos fazer o mesmo, considerando cada homem como nosso vizinho que precisa de nossa assistência. Vamos renunciar àquele fanatismo e zelo partidário que contrairiam nossos corações em uma insensibilidade para toda a raça humana, mas um pequeno número cujos sentimentos e práticas são tão nossos, que nosso amor por eles é apenas amor próprio refletido. Com uma abertura sincera da mente, lembremo-nos sempre dessa afinidade entre homem e homem, e cultivemos esse instinto feliz pelo qual, na constituição original de nossa natureza, Deus nos uniu fortemente.

Referências Cruzadas

Provérbios 14:21 – Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!

Oséias 6:6 – Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos.

Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 23:23 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Lucas 6:32 – “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam.

João 13:15 – Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

2 Coríntios 8:9 – Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.

Efésios 3:18 – possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *