Estudo de Jeremias 29:14 – Comentado e Explicado

Permitirei que me encontreis – oráculo do Senhor; e vos trarei do cativeiro e vos irei buscar em todas as nações e em todos os lugares por onde vos dispersei – oráculo do Senhor – para reintegrar-vos no lugar de onde vos exilei.
Jeremias 29:14

Comentário de Albert Barnes

Afaste seu cativeiro – ou “restaure sua prosperidade”.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 29:14 . Eu te reunirei de todas as nações, etc. – Embora essa profecia tenha sua conclusão primária na restauração dos judeus sob Ciro; no entanto, como muitos outros do mesmo tipo, só pode ter sua conclusão completa naquela restauração geral dos judeus de que tanto se fala.

Comentário de Adam Clarke

Reunirei você de todas as nações – Uma citação de Deuteronômio 30: 3 , e veja também Deuteronômio 4: 7 .

Comentário de John Calvin

O Profeta agora aplica o que ele parecia ter falado em geral. Ele então mostra o efeito do favor de Deus, depois de ter sido reconciliado com seu povo, mesmo que ele guardasse o cativeiro deles e os reunisse de todos os lugares. Isso foi dito particularmente aos judeus; mas os dois primeiros versículos contêm, como eu disse, uma doutrina geral. Ele já havia dito: Você me encontrará; mas ele diz agora: Eu serei encontrado por você ou me mostrarei a você. Existe um contraste implícito entre a ocultação e a manifestação, pois Deus havia se escondido de alguma maneira durante o tempo do exílio; mas de repente ele fez seu rosto brilhar, e assim se manifestou como um pai, depois de aparentemente ter esquecido seu povo. Apropriadamente, então o Profeta fala aqui; porque, embora o Senhor sempre olhe para nós, por outro lado, não o vemos; pensamos que ele está longe de nós. Mas ele só aparece para nós quando percebemos que ele se importa com a nossa salvação.

Ao dizer que, de todas as nações e de todos os lugares, ele evidentemente evitou uma dúvida que, de outra forma, poderia ter surgido na mente de muitos: “Como é possível que Deus nos ajude depois de termos sido dispersos?” Pois nenhuma região lhes fora atribuída, na qual eles poderiam morar juntos, de modo a formar um corpo; mas haviam sido espalhados como um turbilhão violento como palha ou restolho; e Deus os afastou tanto que não havia esperança de ser reunido novamente. Na época, era incrível que um povo tão disperso pudesse ser reunido, diz o Profeta, “de todas as nações e de todos os lugares”. A mesma coisa é declarada no Salmo,

“Ele reunirá as dispersões de Israel.” ( Salmos 147: 2 )

Pois quando os judeus observavam sua terrível dispersão, não podiam ter esperança. Vemos então como o Profeta os encorajou a esperar ainda, e ordenou que lutassem contra esse julgamento. A frase parece ter sido tirada de Moisés, pois ele diz:

“Embora você esteja espalhado pelas partes extremas do mundo, Deus ainda o reunirá.” ( Deuteronômio 30: 1 )

Vimos que Moisés ali reprova expressamente a incredulidade do povo, se eles se desesperaram da misericórdia e da salvação de Deus, porque foram rasgados e dispersos. ele, portanto, mostra que o poder de Deus era abundante o suficiente para recolhê-los novamente, embora eles estivessem espalhados pelos quatro cantos do mundo. Agora percebemos o objetivo do Profeta. (218)

E, portanto, podemos reunir uma doutrina útil: que Deus, de maneira maravilhosa, reúne sua Igreja quando dispersa, de modo a formar um corpo; no entanto, ele pode, por um tempo, obliterar seu nome e até sua própria aparência. E disso ele nos deu algumas provas em nosso tempo. Pois quem poderia pensar que o que agora vemos com nossos olhos aconteceria? que Deus, de maneira secreta, reunisse seus eleitos, quando houvesse em toda parte uma terrível desolação, e nenhum canto encontrado no mundo onde dois ou três homens fiéis pudessem morar juntos. Vemos, portanto, que essa profecia não foi cumprida apenas uma vez, mas que a graça de Deus é aqui apresentada, que ele freqüentemente manifestou, e ainda se manifesta ao reunir sua Igreja. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

away = back.

cativeiro. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Assunto), para cativos.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:7 – Pois, que grande nação tem um Deus tão próximo como o Senhor, o nosso Deus, sempre que o invocamos?

1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

2 Crônicas 15:12 – Fizeram um acordo de todo o coração e de toda a alma de buscar o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

Salmos 32:6 – Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 126:1 – Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.

Salmos 126:4 – Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.

Isaías 45:19 – Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Jacó: ‘Procurem-me à toa’. Eu, o SENHOR, falo a verdade; eu anuncio o que é certo”.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Jeremias 16:14 – “Contudo, vêm dias”, declara o Senhor, “quando já não mais se dirá: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito’.

Jeremias 23:3 – “Eu mesmo reunirei os remanescentes do meu rebanho de todas as terras para onde os expulsei e os trarei de volta à sua pastagem, a fim de que cresçam e se multipliquem.

Jeremias 24:5 – “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Considero como esses figos bons os exilados de Judá, os quais expulsei deste lugar para a terra dos babilônios, a fim de fazer-lhes bem.

Jeremias 30:3 – Certamente vêm os dias’, diz o Senhor, ‘em que mudarei a sorte do meu povo, Israel e Judá, e os farei retornar à terra que dei aos seus antepassados, e eles a possuirão’, declara o Senhor”.

Jeremias 30:10 – ” ‘Por isso, não tema Jacó, meu servo! Não fique assustado, ó Israel! ’, declara o Senhor. ‘Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes, da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.

Jeremias 31:8 – Vejam, eu os trarei da terra do norte e os reunirei dos confins da terra. Entre eles estarão o cego e o aleijado, mulheres grávidas e em trabalho de parto; uma grande multidão voltará.

Jeremias 32:37 – “Certamente eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança.

Jeremias 33:7 – Mudarei a sorte de Judá e de Israel e os reconstruirei como antigamente.

Jeremias 46:27 – “Quanto a você, não tema, meu servo Jacó! Não fique assustado, ó Israel! Eu o salvarei de um lugar distante, e os seus descendentes da terra do seu exílio. Jacó voltará e ficará em paz e em segurança; ninguém o inquietará.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Jeremias 50:19 – Mas trarei Israel de volta a sua própria pastagem e ele pastará no Carmelo e em Basã; e saciará o seu apetite nos montes de Efraim e em Gileade.

Jeremias 50:33 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “O povo de Israel está sendo oprimido, e também o povo de Judá. Todos os seus captores os prendem à força, recusando deixá-los ir.

Jeremias 51:10 – “O Senhor defendeu o nosso nome; venham, contemos em Sião o que o Senhor, o nosso Deus, tem feito.

Ezequiel 11:16 – “Portanto diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Embora eu os tenha mandado para terras muito distantes entre os povos e os tenha espalhado entre as nações, por breve período tenho sido um santuário para eles nas terras para onde foram’.

Ezequiel 34:1 – Veio a mim esta palavra do Senhor:

Ezequiel 36:1 – “Filho do homem, profetize para os montes de Israel e diga: ‘Ó montes de Israel, ouçam a palavra do Senhor.

Ezequiel 39:29 – Não mais esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a nação de Israel, palavra do Soberano Senhor”.

Amós 9:14 – Trarei de volta Israel, o meu povo exilado, eles reconstruirão as cidades em ruínas e nelas viverão. Plantarão vinhas e beberão do seu vinho; cultivarão pomares e comerão do seu fruto.

Miquéias 4:12 – Mas elas não conhecem os pensamentos do Senhor; não compreendem o plano daquele que as ajunta como feixes para a eira.

Sofonias 3:20 – Naquele tempo eu ajuntarei vocês; naquele tempo os trarei para casa. Eu lhes darei honra e louvor entre todos os povos da terra, quando eu restaurar a sua sorte diante dos seus próprios olhos”, diz o Senhor.

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *