Estudo de Atos 7:55 – Comentado e Explicado

Mas, cheio do Espírito Santo, Estêvão fitou o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus:
Atos 7:55

Comentário de Albert Barnes

Cheio do Espírito Santo – Veja as notas em Atos 2: 4 .

Ergueu os olhos com firmeza – fixou os olhos atentamente no céu. Prevendo seu perigo e o efeito que sua fala havia produzido; vendo que não havia segurança no Grande Conselho da nação, nem perspectiva de justiça em suas mãos, ele olhou para o céu e buscou proteção lá. Quando os perigos nos ameaçam, nossa esperança de segurança está no céu. Quando as pessoas ameaçam nossas pessoas, reputação ou vidas, torna-se nós fixar nossos olhos no mundo celestial; e não vamos olhar em vão.

E viu a glória de Deus – Esta frase é comumente usada para denotar os símbolos visíveis de Deus. Significa alguma representação magnífica; um esplendor, ou luz, que é a exibição apropriada da presença de Deus, Mateus 16:27 ; Mateus 24:30 . Veja as notas em Lucas 2: 9 . No caso de Estevão, há toda indicação de uma visão ou representação sobrenatural dos objetos celestes; algo antes da mera “”, como os cristãos moribundos agora têm. Qual era a sua natureza precisa, não temos como determinar. Os objetos eram frequentemente representados aos profetas por “visões”; e provavelmente algo semelhante se destina aqui. Era uma elevação de visão – uma representação da verdade e da glória de Deus, a ponto de ser denotada pela palavra “ver”; embora não se deva sustentar que Estevão realmente viu o Salvador com os olhos corporais.

À direita de Deus – Ou seja, exaltado a um lugar de honra e poder nos céus. Veja a nota de Mateus 26:64 ; Atos 2:25 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

ser. Grego. huparcho. Veja a nota em Lucas 9:48 .

o Espírito Santo Nenhum artigo. App-101.

olhou para cima firmemente. Grego. atenizo. App-133. Ele provavelmente estava em uma das cortes do templo, aberto ao céu.

Jesus. App-98.

mão direita Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de John Calvin

55. Na medida em que ele estava cheio. Não podemos quase expressar em que dificuldades o servo de Cristo foi trazido, quando ele se viu cercado por inimigos furiosos; a bondade de sua causa foi oprimida, em parte com falsas acusações e malícia, em parte com violência e protestos ultrajantes; ele estava cercado por severas expressões de todos os lados; ele próprio foi levado a um tipo cruel e horrível de morte; ele podia espionar socorro e não ir a lugar nenhum. Portanto, sendo assim destituído da ajuda do homem, ele se volta para Deus. Devemos primeiro observar isso, que Estevão olhou para Deus, que é o juiz da vida e da morte (quando desviou os olhos de contemplar o mundo) quando foi levado ao extremo desespero de todas as coisas, embora não houvesse nada além da morte diante de seus olhos. Feito isso, devemos acrescentar também que sua expectativa não foi em vão, porque Cristo apareceu a ele aos poucos. Embora Lucas signifique que ele agora estava armado com o poder do Espírito que não podia ser vencido, de modo que nada poderia impedi-lo de contemplar os céus; portanto, Estevão olha para o céu, para que possa reunir coragem vendo Cristo; para morrer, ele poderá triunfar gloriosamente, vencendo a morte. Mas, quanto a nós, não é de admirar que Cristo não se mostre a nós, porque estamos muito presos e amarrados à terra. Por meio disso, acontece que nossos corações nos desapontam a cada leve boato de perigo e até ao cair de uma folha. E isso por boas causas; pois onde está nossa força senão em Cristo? Mas nós passamos pelos céus, como se não tivéssemos nenhuma ajuda em nenhum outro lugar, exceto apenas no mundo. Além disso, esse vício pode ser reparado por nenhum outro meio senão se Deus nos elevar pelo seu Espírito, estando naturalmente assentado na terra. . Portanto, Lucas atribui essa causa, por que Estevão olhou firmemente para o céu, porque ele era cheio do Espírito. Também devemos subir ao céu, tendo esse Espírito como nosso diretor e guia, tantas vezes que somos oprimidos por problemas. E, certamente, até que ele nos ilumine, nossos olhos não são tão rápidos de vista que podem vir para o céu. Sim, os olhos da carne são tão sombrios que não podem subir ao céu.

Ele viu a glória de Deus. Lucas significa, como eu disse, que Cristo apareceu imediatamente a Estevão tão logo ele levantou os olhos para o céu. Mas ele nos disse antes, que ele tinha outros olhos que não os da carne, visto que com o mesmo (474) ele voa para a glória de Deus. De onde devemos reunir um consolo geral, de que Deus não estará menos presente conosco, se, abandonando o mundo, todos os nossos sentidos se esforçarem para chegar até ele; não que ele nos apareça por qualquer visão externa, como fez com Estevão, mas ele se revelará para nós interiormente, para que possamos realmente sentir sua presença. E esse modo de ver deve ser suficiente para nós, quando Deus não apenas, por seu poder e graça, declara que está próximo, mas também prova que ele habita em nós.

Comentário de Adam Clarke

Saw the glory of God – The Shekinah, the splendor or manifestation of the Divine Majesty.

And Jesus standing on the right hand of God – In his official character, as Mediator between God and man. Stephen had this revelation while in the Sanhedrin; for as yet he had not been forced out of the city. Veja Atos 7:58 .

Comentário de Thomas Coke

Atos 7:55 . E Jesus em pé à direita de Deus. Veja a próxima nota. Foi bem observado que Cristo é geralmente representado sentado, mas agora como estando à direita de Deus; isto é, como ressuscitou do trono de sua glória, para ajudar o servo angustiado e pronto para recebê-lo. Parece uma conclusão muito justa do Sr. Addison, de que outros mártires, quando chamados a sofrer as últimas extremidades, tinham assistências extraordinárias de algum tipo semelhante; ou a mortalidade frágil certamente não poderia ter sofrido os tormentos pelos quais se regozijavam; e às vezes pregava Cristo para a conversão dos espectadores e, em alguns casos, de seus guardas e atormentadores também. Veja Evid de Addison. do cristianismo, cap. 3: seita. 5)

Comentário de John Wesley

Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à sua direita,

Mas ele olhou firmemente para o céu, viu a glória de Deus – sem dúvida ele viu uma representação tão gloriosa, Deus operando milagrosamente em sua imaginação, como na de Ezequiel, quando ele se sentou em sua casa na Babilônia e viu Jerusalém, e parecia a si mesmo. transportado para lá, Ezequiel 8: 1-4 . E provavelmente outros mártires, quando chamados a sofrer a última extremidade, tiveram assistência extraordinária de algum tipo semelhante.

Referências Cruzadas

Salmos 109:31 – pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Isaías 6:1 – No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

Ezequiel 1:26 – Acima da abóboda sobre as suas cabeças havia o que parecia um trono de safira, e, bem no alto, sobre o trono, havia uma figura que parecia um homem.

Ezequiel 10:4 – Então a glória do Senhor levantou-se de cima dos querubins e moveu-se para a entrada do templo. A nuvem encheu o templo, e o pátio foi tomado pelo resplendor da glória do Senhor.

Ezequiel 10:18 – Então a glória do Senhor afastou-se da entrada do templo e parou sobre os querubins.

Ezequiel 11:23 – A glória do Senhor subiu da cidade e parou sobre o monte que fica a leste dela.

Miquéias 3:8 – Mas, quanto a mim, graças ao poder do Espírito do Senhor, estou cheio de força e de justiça, para declarar a Jacó a sua transgressão, e a Israel o seu pecado.

João 12:41 – Isaías disse isso porque viu a glória de Jesus e falou sobre ele.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

Atos dos Apóstolos 1:10 – E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,

Atos dos Apóstolos 2:4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Atos dos Apóstolos 4:8 – Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo!

Atos dos Apóstolos 6:3 – Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa

Atos dos Apóstolos 6:5 – Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.

Atos dos Apóstolos 6:8 – Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo.

Atos dos Apóstolos 6:10 – mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.

Atos dos Apóstolos 13:9 – Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

Apocalipse 4:1 – Depois dessas coisas olhei, e diante de mim estava uma porta aberta no céu. A voz que eu tinha ouvido no princípio, falando comigo como trombeta, disse: “Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”.

Apocalipse 21:11 – Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *