Estudo de Atos 17:12 – Comentado e Explicado

Muitos deles creram, como também muitas mulheres gregas da aristocracia, e não poucos homens.
Atos 17:12

Comentário de Albert Barnes

Portanto, muitos deles acreditavam – Como resultado de seu exame. Esse resultado geralmente ocorre quando as pessoas pesquisam as Escrituras. Muito se ganha quando as pessoas podem ser induzidas a examinar a Bíblia. Podemos tomar como certo que esse exame resultará em sua convicção da verdade. A causa mais proeminente e usual de infidelidade é encontrada no fato de que as pessoas não investigam as Escrituras. Muitos infiéis confessaram que nunca haviam lido atentamente o Novo Testamento. Thomas Paine confessou que escreveu a primeira parte da Era da Razão sem ter uma Bíblia à mão e sem que fosse possível conseguir uma onde ele estava (em Paris). “Eu tinha”, diz ele, “nem a Bíblia nem o Testamento a que se referir, embora eu estivesse escrevendo contra ambos; nem poderia adquirir uma ”( Age of Reason , p. 65, ed. 1831; também p. 33). Ninguém, pode ser afirmado com segurança, jamais leu as Escrituras com sinceridade e com o verdadeiro espírito de oração, que não se convenceram da verdade do cristianismo e foram levados a submeter suas almas à sua influência e consolação. A grande coisa que os cristãos desejam que seus semelhantes façam é procurar abertamente a Bíblia, e quando isso é feito, eles esperam com confiança que serão verdadeiramente convertidos a Deus.

Das mulheres honradas – Veja as notas em Atos 13:50 .

Comentário de E.W. Bullinger

acreditado . App-150.

honorável . Grego. euschemon. Veja nota em Atos 13:50 . Marcos 15:43 .

homens . Grego. aner. App-123.

Comentário de John Calvin

12. E muitos creram. Isso não se refere à sentença anterior, como se aqueles em quem ele falasse começaram a acreditar, escolhendo alguns deles: pois isso era uma coisa absurda. Mas o significado de Lucas é que, porque muitos foram adicionados por seu exemplo, a Igreja foi aumentada naquela cidade. E até agora Lucas declarou o primeiro começo da igreja de Tessalônica, para que ninguém pudesse pensar que o trabalho de Paulo pereceu por sua partida repentina e violenta; pois, a menos que eu seja muito enganado, ele mostra para esse fim o fruto que sua pregação produziu na outra cidade, antes de chegar ao exílio de Beréia. –

Comentário de Adam Clarke

Portanto, muitos deles acreditaram: – Pela maneira como ouviram, receberam e examinaram a palavra pregada a eles, não era provável que pudessem ser enganados. E, como foi a verdade que lhes foi proclamada, não é de admirar que eles tenham apreendido, acreditado e abraçado.

Das mulheres honradas que eram gregas – provavelmente são meros pagãos; e estas eram algumas das famílias principais do lugar. Assim, descobrimos que a pregação de Paulo em Beréia foi feita o instrumento de conversão de judeus e gentios.

Comentário de Scofield

Ilustra, portanto, João 5:46 . Acreditando no AT eles creram no Evangelho.

honrosas mulheres gregas de propriedade honrosa.

Comentário de John Wesley

Por isso muitos deles creram; também de mulheres honradas que eram gregas e de homens, não poucas.

Muitos dos – dos judeus.

E das mulheres gregas – que foram seguidas pelos maridos.

Referências Cruzadas

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 13:50 – Mas os judeus incitaram as mulheres piedosas de elevada posição e os principais da cidade. E, provocando perseguição contra Paulo e Barnabé, os expulsaram do seu território.

Atos dos Apóstolos 14:1 – Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios.

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

1 Coríntios 1:26 – Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Tiago 1:10 – E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo.

Tiago 1:21 – Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *