Estudo de Atos 17:23 – Comentado e Explicado

Percorrendo a cidade e considerando os monumentos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: A um Deus desconhecido. O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio!
Atos 17:23

Comentário de Albert Barnes

Pois enquanto eu passava – grego: “Porque eu, passando e vendo, etc.”

E contemplado – diligentemente contemplado; Atentamente considerado ??a?e???? anatheoron A adoração de um povo idólatra será um objeto de intenso e doloroso interesse para um cristão.

Suas devoções – t? seß?sµata ta sebasmataNossas palavras devoções se referem ao “ato de adoração” – a orações, louvores etc. A palavra grega usada aqui significa adequadamente qualquer coisa sagrada; qualquer objeto que seja adorado ou que esteja conectado ao local ou ritos de adoração. Assim, é aplicado aos próprios deuses ou aos templos, altares, santuários, sacrifícios, estátuas etc., relacionados à adoração dos deuses. Este é o seu significado aqui. Não indica que Paulo os viu envolvidos no ato de adoração, mas que ele foi atingido pelos numerosos templos, altares, estátuas etc., que foram criados para os deuses e que indicavam o estado do povo. Siríaco, “o templo dos seus deuses”. Vulgata, “suas imagens”. Margem: “deuses que adorais”.

Encontrei um altar – um altar geralmente indica “um lugar para sacrifício”. Aqui, no entanto, não parece que nenhum sacrifício tenha sido oferecido; mas provavelmente era um monumento de pedra, criado para comemorar um determinado evento e dedicado ao Deus desconhecido.

Para o Deus desconhecido – ????st? Te? agnosto TheOnde este altar foi criado, ou em que ocasião, tem sido objeto de muito debate com os expositores. O fato de haver um altar em Atenas, embora não tenha sido mencionado especificamente pelos escritores gregos, é provável pelas seguintes circunstâncias:

(1) Era costume criar tais altares. Minutius Felix diz dos romanos: “Eles constroem altares para divindades desconhecidas”.

(2) o termo “Deus desconhecido” foi usado em relação à adoração dos atenienses. Lucian, em seu Philopatris, usa esta forma de juramento: “Juro pelo Deus desconhecido em Atenas”, a própria expressão usada pelo apóstolo. E novamente ele diz (capítulo xxix. 180): “Descobrimos o Deus desconhecido em Atenas e o adoramos com as mãos estendidas para o céu, etc.”

(3) havia altares em Atenas inscritos aos deuses desconhecidos. Philostratus diz (em Vita Apol., Romanos 6: 3 ): “E isto em Atenas, onde existem até altares para os deuses desconhecidos”. Assim, Pausanius (no Attic., Capítulo i.) Diz que “em Atenas existem altares de deuses que são chamados de desconhecidos”. Jerônimo, em seu comentário Tito 1:12 , diz que toda a inscrição era: “Aos deuses da Ásia, Europa e África; aos deuses desconhecidos e estranhos. ”

(4) havia um altar notável erguido em Atenas em um período de peste, em homenagem ao deus desconhecido que lhes havia concedido libertação. Diogenes Laertius diz que Epimênides restringiu a pestilência da seguinte maneira: “Tomando ovelhas brancas e negras, ele as levou ao Areópago, e lá permitiu que elas fossem aonde queriam, comandando aqueles que as seguiram a sacrificar t? p??s????t? ?e? to the prosekonti thetoto o deus a quem essas coisas pertenciam ou que tinham o poder de evitar a praga, quem quer que ele fosse, sem acrescentar o nome e assim acalmar a pestilência. Disso decorreu que, atualmente, pelas aldeias dos atenienses, altares são encontrados sem nome ”(Diog. Laert., Livro i, seção 10). Isso ocorreu cerca de 600 anos antes de Cristo, e não é improvável que um ou mais desses altares permanecessem até a época de Paulo. Deve-se acrescentar que a inscrição natural nesses altares seria “ao Deus desconhecido”. Nenhum dos deuses a quem eles costumavam sacrificar poderiam libertá-los da peste. Eles, portanto, os levaram a um Ser desconhecido que tinha o poder de libertá-los da praga.

Quem, portanto – O verdadeiro Deus, que realmente os libertara da praga.

Ye ignorantemente adora – Ou adora sem saber seu nome. Você expressou sua homenagem por ele criando um altar para ele.

Ele declara eu para você – eu lhe dou a conhecer seu nome, atributos etc. Há um tato notável na apreensão de Paulo nessa circunstância; e, no entanto, era perfeitamente justo e honesto. Somente o verdadeiro Deus poderia libertar no tempo da pestilência. Este altar, portanto, foi realmente criado para ele, embora seu nome fosse desconhecido. O mesmo Ser que havia interposto naquela época e cuja interposição foi registrada pela construção deste altar, foi Ele que fez os céus; quem governou sobre todos; e quem Paulo estava prestes a dar a conhecer a eles. Há outra característica de habilidade na alusão a esse altar. Em outras circunstâncias, pode parecer presunçoso para um judeu desconhecido tentar instruir os sábios de Atenas. Mas aqui eles confessaram e proclamaram sua ignorância. Ao elevar este altar, eles reconheceram sua necessidade de instrução. O caminho estava, portanto, razoavelmente aberto para Paulo abordar até esses filósofos e discursar sobre eles em um ponto em que eles reconheceram sua ignorância.

Comentário de E.W. Bullinger

contemplado . Grego. anatheoreo. App-133.

devoções = os objetos de sua adoração. Grego. sebasma. Somente aqui e 2 Tessalonicenses 2: 4 . Compare sebomai. App-137.

altar . Grego. bomos. Só aqui. Adicione “também” .

com isso, & c . = on (grego. en) que havia sido inscrito. Grego. epigrapho. Somente aqui, Marcos 15:26 . Hebreus 8:10 ; Hebreus 10:16 , Apocalipse 21:12 .

DESCONHECIDO . Grego. agnostos. Só aqui. Para o tipo, consulte App-48. Calamidades públicas ou privadas sugeririam que algum deus a quem eles não pudessem identificar deve ser propiciado.

Quem Os textos leem “o quê” .

ignorantemente = ser ignorante. Grego. agnoeo.

adoração . Grego. eusebeo. App-137.

ele = isso.

declarar . O mesmo que “pregar” ( Atos 17: 3 ; Atos 17:13 ). Observe o uso hábil de Paulo das circunstâncias locais.

Comentário de John Calvin

23. Para o Deus desconhecido. Posso bem admitir que este altar foi dedicado a todos os deuses estranhos; contudo, não posso ceder àquilo que Jerônimo diz, que Paulo, por certa santa astúcia, atribui isso a um Deus que foi escrito por muitos. Por ver que a inscrição [inscrição] era comum na boca de todo homem, não havia lugar para sutileza, [ofício;] por que ele mudou o número plural? Certamente, não para enganar os homens de Atenas, mas porque o assunto exigia, ele disse, que ele trouxe doutrina a respeito de um deus desconhecido. E depois que ele mostrou que eles são enganados, porque eles não sabiam a que deus você deveria adorar, e não tinham certa divindade em um grande salto de deuses, ele agora se insinua e compra favores à sua doutrina. Porque era injusto rejeitar o que foi dito sobre um novo deus, a quem eles já haviam se entregado; e era muito melhor conhecê-lo do que apressadamente adorá-lo a quem não conheciam. Assim, Paulo volta novamente a esse princípio, que Deus não pode ser adorado corretamente, a menos que ele seja conhecido. –

Mas aqui pode uma pergunta ser movida: como ele diz que Deus foi adorado em Atenas, que recusa todos os cultos que não são agradáveis ??ao prescrito de sua lei, sim, ele declara que tudo o que é idolatria que os homens inventam sem a Sua Palavra? Se Deus não permite adoração, senão o que é agradável à Sua Palavra, como Paulo dá esse louvor aos homens, que doteiam sem medida que adoravam a Deus? Pois Cristo, ao condenar os samaritanos, está contente – (290) com este princípio, no sentido de que eles adoram a Deus sem conhecimento ( João 4:22 😉 e, no entanto, se vangloriavam de que adoravam o Deus de Abraão. Então, o que diremos dos homens de Atenas, que, tendo enterrado e apagado a lembrança do Deus verdadeiro, haviam posto no lugar dele Júpiter, Mercúrio, Pallas e toda aquela multidão imunda? Eu respondo que Paulo não recomenda no lugar o que os homens de Atenas fizeram; mas tira do afeto deles, embora fosse matéria corrupta e livre para o ensino. –

Nititur et contentus est “, baseia-se e está satisfeito com.

Comentário de Adam Clarke

Observou suas devoções – Seßasµata , Os objetos de sua adoração; as diferentes imagens de seus deuses que eles mantinham em veneração religiosa, instrumentos de sacrifício, altares, etc., etc.

Para o Deus Desconhecido – ?G?OS?O T?O . Que havia um altar em Atenas assim inscrito, não podemos duvidar após esse testemunho; embora São Jerônimo questione isso em parte; pois ele diz que São Paulo encontrou a inscrição no número plural, mas, porque ele não parecia reconhecer uma pluralidade de deuses, ele a citou no singular: Verum, quia Paulus non pluribus Diis indigebat ignotis, sed uno tantum ignoto Deo , singular verbo usus est . Epist. anúncio Magn. Este é um ditado muito tolo: se Paulo tivesse feito isso, quanto um pedido dessa questão teria prejudicado sua defesa na mente de seus juízes inteligentes! Oecumenius sugere que São Paulo não dá toda a inscrição que este famoso altar trazia; e que ele diz ser o seguinte: thee??? ?s?a? ?a? ????p?? ?a? ??ß???, Te? a????? ?a? ?e?? , aos deuses da Ásia, Europa e África: ao Deus desconhecido e estranho. Vários homens eminentes supõem que esse deus desconhecido era o deus dos judeus; e, como seu nome ???? era considerado pelos judeus como inefável, os Te?? a?????? podem ser considerados como o deus anônimo; o deus cujo nome não era conhecido e não deve ser pronunciado. Que houve um deus reconhecido em Atenas, temos provas completas. Lucian em seu Philopatris, cap. xiii. p. 769, usa esta forma de juramento: Eu juro pelo Deus Desconhecido em Atenas”. E novamente, cap. xxix. 180: ?µe?? de t?? e? ????a?? a?????? efe????te? ?a? p??s????sa?te? , ?e??a? e?? ???a??? e?te??a?te?, t??t? e??a????s?µe? ?? ?ata????e?te?, etc. Nós descobrimos que o Deus desconhecido em Atenas – e adorou-o com as mãos estendidas para o céu; e daremos graças a ele, como sendo considerado digno de estar sujeito a esse poder. Bp. Pearce pergunta propriamente: É provável que Lucian, falando assim, (seja de brincadeira ou com seriedade), não devesse ter alguma noção de haver em Atenas um altar inscrito no Deus desconhecido? Philostratus, in vit. Apollon. vi. 3, observa a mesma coisa, embora ele pareça se referir a vários altares assim inscritos: ?a? ta?ta ?????s?, ?? ?a? a?????? Te?? ß?µ?? ?d???ta? , e isso em Atenas, onde existem altares até para os Deuses Desconhecidos. Pausanias, no sótão. boné. 1. p. 4, edite. Kuhn., Diz que em Atenas existem altares de deuses que se chamam Os Desconhecidos, ß?µ?? Te?? t?? ???µa??µe??? a?????? . Minutius Felix diz dos romanos: Aras extruunt etiam ignotis numinibus . “Eles até constroem altares para divindades desconhecidas”. E Tertuliano, contra Marcion, diz: O avião de ferro Diis ignotis aras prostitutas: sed Attica idolatria est . “Encontro altares destinados à adoração de deuses desconhecidos: mas isso é uma idolatria no sótão.” Agora, embora nessas últimas passagens, deuses e altares sejam mencionados no número plural; todavia, é razoável supor que, em cada um deles ou em algum deles, a inscrição a????? Te? , para o deus desconhecido, foi realmente encontrada. A coisa havia durado muito tempo e chegara de Atenas a Roma nos dias de Tertuliano e Minutius Felix. Veja Bp. Pearce e Dr. Cudworth, a cujas pesquisas esta nota é muito devida.

A quem, portanto, vós ignorantemente adoramos – Há aqui uma excelente paronomasia, ou brincamos com as palavras. O apóstolo lhes diz que (em seu sistema) eles eram um povo muito religioso – que eles tinham um altar inscrito, a????? Te? , para o Deus desconhecido: ele, portanto, diz ele, a quem, a?????te? , vós, sem saber, adoro, proclamo a você . Assumindo como verdade, que, como o Deus verdadeiro não era conhecido por eles e que havia um altar dedicado ao deus desconhecido, seu Deus era aquele deus cuja natureza e operações ele agora declarava. Por essa bela jogada, ele iludiu a força dessa lei, que tornou uma ofensa capital introduzir qualquer novo deus no estado e cuja violação ele foi acusado, Atos 17:18 ; e assim ele mostrou que não estava trazendo nem novo deus nem nova adoração entre eles; mas apenas explicando a adoração de alguém já reconhecido pelo Estado, embora ainda não seja conhecido.

Comentário de Thomas Coke

Atos 17:23 . E contemplou suas devoções, Seßasµata ; – os objetos e instrumentos de sua adoração. Essa é a significação adequada do original, que não possui uma palavra em inglês que corresponda exatamente a ele. (Comp. 2 Tessalonicenses 2: 4. ) Diógenes Laertius, em sua vida de Epimênides, nos dá o seguinte relato da inscrição. Ele nos diz, “que na época daquele filósofo, cerca de 600 anos antes de Cristo, havia uma terrível pestilência em Atenas; e quando nenhuma das divindades a quem eles sacrificaram pareceu capaz ou disposta a evitá-la, Epimênides os aconselhou a: traga algumas ovelhas para o Areópago e, deixando-as sair dali, as siga até que se deitem; e depois as sacrifique ao deus, perto de cujo templo ou altar eles estavam. ” Agora pode ter acontecido que, Atenas não estando tão cheia desses monumentos de superstição e idolatria como depois, essas ovelhas se deitaram em lugares onde nenhuma delas foi erguida, e assim ocasionou a criação do que o historiador chama de altares ou altares anônimos cada um dos quais tinha a inscrição “Para o Deus desconhecido”; significando assim, o deus que enviou a praga, quem quer que ele fosse; um dos quais altares, pelo menos, por mais que tenha sido reparado, permaneceu até a época de São Paulo e muito depois. Agora, como o Deus a quem São Paulo pregou foi realmente a Deidade que enviou e removeu essa pestilência, o apóstolo poderia, supondo a verdade do relato acima, com grande propriedade dizer aos atenienses, Ele declarou a eles quem, sem conhecê-lo, eles adoraram; como a última cláusula deste versículo deve ser lida. Pode ser apropriado apenas observar que Witsius, com Hensius, etc. entende que esta inscrição de Jeová, cujo nome não é pronunciado pelos próprios judeus, pode, eles pensam, dar ocasião a essa denominação; e, nesse sentido, Biscoe se inclina. O Dr. Wellwood, na introdução de sua tradução de “The Banquet of Xenophon”, observa: “Eu sei que existem opiniões diferentes sobre esse altar e em que ocasião ele foi erguido; mas é muito provável, e tenho várias historiadores antigos e teólogos para vales, que foi feito por Sócrates.Parece que, em vez de erguer um altar, como era costume, a qualquer um dos deuses fictícios da Grécia, ele tomou esse caminho, como o mais seguro, para expressar sua devoção ao único Deus verdadeiro, de quem os atenienses não tinham noção, e cujo ser incompreensível, ele insinuou por esta inscrição, estava muito além do alcance deles ou de seu próprio entendimento: e é muito razoável pensar que era devido à veneração que tinham pela memória de seu fundador, que veio a ser preservada tantas eras depois, embora não entendessem o sentido da inscrição “. A essas observações, podemos acrescentar que, embora os pagãos considerassem Júpiter o único deus supremo, seu Júpiter não era o Deus verdadeiro, mas um ser a quem eles deveriam ser atendidos com muitas imperfeições e a quem atribuíam várias enormidades; e se esse altar foi erguido por Sócrates, ou por qualquer outra pessoa, ou em qualquer ocasião, parece altamente provável que tenha sido planejado em honra ao Deus verdadeiro; isto é, o Deus dos judeus. Pois, como os judeus não ergueram nenhuma imagem para o Deus verdadeiro, nem estavam dispostos a descobrir seu nome para estrangeiros, ele não tinha imagem nem nome em Atenas; embora houvesse um altar dedicado a ele, ao mesmo tempo para expressar a reverência dos atenienses e a ignorância dele.

Comentário de John Wesley

Pois enquanto eu passava e contemplava suas devoções, encontrei um altar com esta inscrição, AO DEUS DESCONHECIDO. A quem, portanto, vós ignorantemente adorais, ele vos declaro.

Eu encontrei um altar – Alguns supõem que isso foi estabelecido por Sócrates, para expressar de maneira secreta sua devoção ao único Deus verdadeiro, enquanto ele ridicularizava a pluralidade dos deuses pagãos, pelos quais ele foi condenado à morte: e outros, que quem quer que tenha erguido este altar, o fez em honra ao Deus de Israel, de quem não havia imagem, e cujo nome Jeová nunca foi divulgado aos gentios idólatras.

Ele proclama eu a você – Assim, ele fixa a atenção errante desses filósofos cegos; proclamando a eles um Deus desconhecido, e ainda não um novo.

Referências Cruzadas

Salmos 50:21 – Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.

Salmos 147:20 – Ele não fez isso a nenhuma outra nação; todas as outras desconhecem as suas ordenanças. Aleluia!

Mateus 15:9 – Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’”.

João 4:22 – Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:25 – “Pai justo, embora o mundo não te conheça, eu te conheço, e estes sabem que me enviaste.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

Romanos 1:23 – e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

1 Coríntios 8:5 – Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores” ),

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Gálatas 4:8 – Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

2 Tessalonicenses 2:4 – Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *