Estudo de Isaías 17:10 – Comentado e Explicado

porque esqueceste o Deus que te salva, e não te lembraste de tua fortaleza! Esforçar-te-ás em vão para plantar jardins de Adônis, e neles semear plantas exóticas;
Isaías 17:10

Comentário de Albert Barnes

Porque tu … – Porque o reino de Israel ou Samaria o fez.

O Deus da tua salvação – O Deus em quem somente era a salvação; ou quem sozinho poderia te proteger (compare Miquéias 7: 7 ; Oséias 2:15 ).

A rocha da tua força – Deus. Uma rocha de força é um lugar fortemente fortificado; ou uma pedra que um inimigo não poderia atacar com sucesso. Rochas altas foram selecionadas como um local de refúgio para um inimigo invasor (veja as notas em Isaías 1:10 , Isaías 1:21 ). Em alusão a isso, Deus é freqüentemente chamado de “uma rocha” e uma torre forte Deuteronômio 32: 4 , Deuteronômio 32:15 , Deuteronômio 32:18 , Deuteronômio 32: 30-31 , Deuteronômio 32:37 ; 1 Samuel 2: 2 ; 2 Samuel 22: 2-3 , 2 Samuel 22:32 ; Salmo 18:31 , Salmo 18:46 ; Salmo 19:14 ; Salmo 28: 1 ; Salmo 30: 1-2 .

Tu plantarás plantas agradáveis ??- Plantas adequadas para produzir prazer ou deleite; isto é, você deve cultivar seus campos e distribuí-los com trepadeiras e plantas escolhidas na esperança de uma colheita futura, mas ficará desapontado.

E deve defini-lo com deslizamentos estranhos – A palavra “deslizamentos” significa que os “estacas” da videira que são plantados no solo devem crescer; ou o rebento ou ventosa que é retirado e “posto em ação”, ou colocado na terra para criar raízes e crescer, como costuma ser feito por agricultores e jardineiros. A palavra ‘estranho’ aqui significa “estrangeiro”, aqueles que são adquiridos à distância e que, portanto, são considerados valiosos; plantas selecionadas com cuidado. Isso não significa, como Lowth supõe, adoração estranha e idólatra, e as práticas viciosas relacionadas a ela; mas significa que, embora devessem se esforçar muito e cultivar sua terra, o inimigo entraria e a tornaria desolada.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 17: 10-11 . Porque tu, ó Israel, esqueceste o Deus da tua salvação – Aquele Deus, que era a tua única defesa segura; portanto plantarás plantas agradáveis – obtidas de países distantes e, portanto, altamente estimadas. O sentido é que você usará muita indústria e custo, mas sem nenhum objetivo, como segue. De dia farás a tua planta crescer, etc. – Começando de manhã cedo, todos os dias você deve usar todo o cuidado e diligência para que o que plantou e semeou possa prosperar; mas a colheita será um monte, etc. – Mas, no tempo da sua tristeza, ou quando esta calamidade grave vier, toda a sua colheita será apenas um monte, muito desprezível em si mesma, e facilmente levada pelos seus inimigos: em outras palavras, “quando você espera colher o fruto do teu trabalho, não encontrarás nada além de perda e decepção. ” – Lowth. Veja a margem, onde o dia da herança significa o tempo de desfrutar de qualquer coisa pela qual nos esforçamos.

Comentário de Adam Clarke

Deslizamentos estranhos “Brotos de um solo estranho” – As plantas agradáveis, e brotos de um solo estranho, são expressões alegóricas para adoração estranha e idólatra; práticas viciosas e abomináveis ??relacionadas a ele; confiança na ajuda humana e em alianças firmadas com as nações vizinhas, especialmente o Egito; a todos os que os israelitas eram grandemente viciados e em suas expectativas das quais deveriam estar seriamente decepcionados.

Comentário de John Calvin

10. Porque você se esqueceu do Deus da sua salvação. Ele mostra a razão pela qual o Senhor exerce tal severidade contra as Dez Tribos, para que elas não se queixem de serem injustamente afetadas ou tratadas com severidade. A soma do que é afirmado é que todos esses males chegam até eles porque desprezaram maldosamente a Deus. Foi ingratidão excessivamente baixa e completamente indesculpável, depois de receber tantos favores, prostituir suas esperanças a nações pagãs e ídolos, como se nunca tivessem experimentado o amor de Deus. De fato, nenhum incrédulo, quando for chamado a prestar contas, se defenderá da acusação de oferecer um insulto a Deus vagando pelas criaturas. Mas o argumento era aplicável, de maneira especial, ao povo de Israel, a quem Deus havia se revelado de tal maneira que eles deveriam ter deixado de lado todas as imposturas do mundo e confiado apenas em sua graça. Eles são, portanto, justamente acusados ??de ingratidão, por terem enterrado no esquecimento o objeto da verdadeira fé; e, de fato, quando Deus nos permitiu provar o deleite de sua bondade, se ela ganhar um lugar em nossos corações, nunca seremos atraídos para outra coisa. Por conseguinte, eles são condenados por ingratidão que, não satisfeitos com o Deus verdadeiro, são instáveis ??e movidos em todas as direções; pois assim desprezam sua graça inestimável.

Consequentemente, o Profeta o chama expressamente de Deus da salvação e o Deus ou Rocha da força ??? ( tsur ) tem ambos os significados; pois era uma coisa monstruosa que eles não fossem mantidos em fidelidade a Deus, que tantas vezes os preservara e, por assim dizer, com a mão estendida. Quando ele acrescenta que eles não estavam atentos, isso é uma amplificação; pois ele indiretamente os acusa de preguiça básica, por não considerar de quantas maneiras eles haviam sido levados a conhecer a bondade de Deus.

Portanto plantarás. Em seguida, segue-se a punição, para que eles não pensem que essa ingratidão permaneceria impune. Isto é, porque abandonaram a fonte de todo bem, embora trabalhem para obter comida, mas serão consumidos pela fome e pela fome; porque tudo o que for obtido com grande esforço o inimigo levará ou destruirá. Esta passagem é retirada de Moisés; pois é uma maldição pronunciada em meio a outras maldições.

“O fruto da tua terra, e todos os teus trabalhos, uma nação que tu não sabes comer.” ( Deuteronômio 28:33 ).

Portanto, vemos o que mencionei antes, que os profetas tomam emprestado muitas coisas de Moisés e são os verdadeiros intérpretes da lei. Ele fala de videiras e galhos escolhidos; porque a grandeza da perda agrava a tristeza.

Comentário de John Wesley

Visto que esqueceste o Deus da tua salvação, e não te ocupaste da rocha da tua força, plantarás plantas agradáveis, e a porás com deslizamentos estranhos.

Tu – ó Israel.

A rocha – Aquele Deus que era sua única defesa segura.

Plantas – excelentes flores e árvores de fruto.

Estranho – buscado em países distantes e, portanto, altamente estimado.

Referências Cruzadas

Levítico 26:16 – então assim os tratarei: eu lhes trarei pavor repentino, doenças e febre que tirarão a visão e lhes definharão a vida. Vocês semearão inutilmente, porque os seus inimigos comerão as suas sementes.

Levítico 26:20 – A força de vocês será gasta em vão, porque a terra não lhes dará colheita, nem as árvores da terra lhes darão fruto.

Deuteronômio 6:12 – tenham cuidado! Não esqueçam o Senhor que os tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 8:11 – Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, do seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje lhes ordeno.

Deuteronômio 8:14 – o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, do seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão.

Deuteronômio 8:19 – Mas se vocês se esquecerem do Senhor, do seu Deus, e seguirem outros deuses, prestando-lhes culto e curvando-se diante deles, asseguro-lhes hoje que vocês serão destruídos.

Deuteronômio 28:30 – Você ficará noivo de uma mulher, mas outro homem a possuirá. Construirá uma casa, mas não morará nela. Plantará uma vinha, mas não provará dos seus frutos.

Deuteronômio 28:38 – Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Deuteronômio 32:15 – Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de alimentos. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador.

1 Crônicas 16:35 – Clamem: “Salva-nos, ó Deus, nosso Salvador! Reúne-nos e livra-nos das nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória”.

Salmos 9:17 – Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 31:2 – Inclina os teus ouvidos para mim, vem livrar-me depressa! Sê minha rocha de refúgio, uma fortaleza poderosa para me salvar.

Salmos 65:5 – Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares.

Salmos 68:19 – Bendito seja o Senhor, Deus, nosso Salvador, que cada dia suporta as nossas cargas. Pausa

Salmos 79:9 – Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, para a glória do teu nome; livra-nos e perdoa os nossos pecados, por amor do teu nome.

Salmos 85:4 – Restaura-nos mais uma vez, ó Deus, nosso Salvador, e desfaze o teu furor para conosco.

Salmos 106:13 – Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano.

Salmos 106:21 – Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito,

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 26:4 – Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

Isaías 51:13 – para que você esqueça o Senhor, aquele que fez você, que estendeu os céus e lançou os alicerces da terra, para que viva diariamente, constantemente apavorado por causa da ira do opressor, que está inclinado a destruir? Pois onde está a ira do opressor?

Isaías 65:21 – Construirão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão do seu fruto.

Jeremias 2:32 – Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim, por dias sem fim.

Jeremias 12:13 – Semearam trigo, mas colheram espinhos; cansaram-se de trabalhar para nada produzir. Estão desapontados com a colheita por causa do fogo da ira do Senhor. “

Jeremias 17:13 – Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem Sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

Oséias 2:13 – Eu a castigarei pelos dias em que ela queimou incenso aos baalins; ela se enfeitou com anéis e jóias, e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu”, declara o Senhor.

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Oséias 8:14 – Israel esqueceu o seu Criador e construiu palácios; Judá fortificou muitas cidades. Mas sobre as suas cidades enviarei fogo que consumirá suas fortalezas. “

Oséias 13:6 – Quando eu os alimentava, ficavam satisfeitos; quando ficavam satisfeitos, se orgulhavam, e então me esqueciam.

Amós 5:11 – Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.

Habacuque 3:18 – ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Sofonias 1:13 – A riqueza deles será saqueada, suas casas serão demolidas. Embora construam novas casas, nelas não morarão; plantarão vinhas, mas não beberão o vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *