Estudo de Isaías 48:17 – Comentado e Explicado

Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir.
Isaías 48:17

Comentário de Albert Barnes

Teu Redentor – (veja as notas em Isaías 41:14 ; Isaías 43: 1 ).

O que te ensina a lucrar – Ensinando o que as coisas mais conduzirão ao seu bem-estar. O herói de referência é principalmente as aflições que eles sofreram na Babilônia.

Que te conduz – eu sou teu condutor e guia. Deus os ensinou, como ele ensina seu povo agora, por sua providência, sua palavra revelada e seu espírito, o caminho pelo qual devem seguir. Uma de suas características é que ele é o guia e diretor de seu povo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 48: 17-19 . Eu sou o Senhor, que te ensina a lucrar – Que de tempos em tempos te faz conhecer todas as doutrinas necessárias e úteis que, se observadas por ti, seriam infinitamente lucrativas para ti, tanto para esta vida como para a futura ; de modo que não é minha culpa, mas a tua, se você não lucra: o que te leva, etc. – Que te familiariza com o teu dever em todas as preocupações da tua vida, para que não possas fingir ignorância. O que tu ouviste, & c. – Este fracasso não foi da minha parte, mas da sua parte: eu te dei meus conselhos e ordens, mas você os negligenciou e desobedeceu, e isso para sua grande desvantagem. A respeito de desejos como esses, quando atribuídos a Deus, veja nota em Deuteronômio 5:29 ; Deuteronômio 32:29 , e especialmente nos Salmos 81:13 . Então a tua paz tinha sido como um rio – Que corre agradável, forte, abundante e constantemente. Deveria ter desfrutado de uma série de misericórdias, uma após a outra, como as águas de um rio, que sempre duram, e não como as águas de uma inundação de terra, que logo desaparecem; e tua justiça – O fruto da tua justiça, a tua paz e prosperidade; como as ondas do mar – inúmeras e abundantes. Ou o significado pode ser: Tu terias sido tão notável pela virtude e santidade quanto pela paz e felicidade. Tua semente também tinha sido como a areia – ou seja, para a multidão, de acordo com minha promessa feita a Abraão; enquanto agora, pelos teus pecados, diminuí muito os teus números por invasões, cativeiros e outros julgamentos. O nome dele – O nome da tua semente, ou descendência, mencionada nas cláusulas anteriores; não deveria ter sido cortado – Como agora tem sido em grande parte, a saber, da terra de Israel, que é desolada ou habitada por estranhos; nem destruído de diante de mim – ou, fora da minha vista, do lugar de minha presença e residência especiais.

Comentário de Scofield

redentor

Heb. “goel”, Redemp. (Tipo parente). (Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) .

Comentário de John Calvin

17. Assim diz Jeová. Eu conecto este versículo com os quatro versículos seguintes, porque eles se relacionam com o mesmo assunto, e porque neles o Senhor promete libertação ao seu povo, mas da maneira que primeiro mostrar que foi por culpa deles que eles foram reduzidos à escravidão; isto é, para que o povo não murmure e oponha que seria melhor ser mantido em seu país natal, se o Senhor quisesse ajudá-lo, do que ser levado e trazido de volta; para os médicos que curam uma doença que eles poderiam ter prevenido, têm menos direito a agradecimentos. O Profeta, portanto, encontra isso e diz que isso aconteceu com o povo por sua própria culpa, e que eles poderiam ter escapado dessa destruição, se tivessem seguido os mandamentos do Senhor. Ele mostra, portanto, que essa foi uma justa recompensa da maldade do povo; pois não era o Senhor que anteriormente impedira o povo de desfrutar da prosperidade, mas eles haviam rejeitado sua graça. E, no entanto, ele declara que o Senhor irá além dessa maldade por sua bondade, porque ele não permitirá que seu povo pereça, embora ele os aflige por um tempo.

Ensinando-te com proveito. Ele quer dizer que o “ensino” de Deus é tal que pode manter as pessoas sãs e salvas, se elas apenas descansarem sobre ela. Agora, o Senhor “ensina”, não por si próprio, mas a fim de promover nossa salvação; por que lucro poderíamos lhe render? É, portanto, “ensinando” que ele faz provisão para a vantagem de cada um de nós, que, tendo sido instruído por ela, podemos desfrutar de prosperidade. Mas como, por meio de nossa ingratidão, rejeitamos o benefício que é oferecido gratuitamente a nós, o que resta senão que pereceremos miseravelmente? Justamente, portanto, Isaías censura os judeus que, se eles não tivessem se enganado com o benefício do ensino, nada que fosse lucrativo para a salvação deles teria sido escondido deles. E se essas coisas foram ditas sobre a Lei, que o Senhor, por meio dela, “ensinou seu povo com proveito”, o que diremos do Evangelho, no qual tudo o que é proveitoso para nós é explicado de maneira completa? (238)

Por isso, também, é manifesto, quão chocante é a blasfêmia dos papistas que dizem que a leitura da Sagrada Escritura é perigosa e prejudicial, a fim de aterrorizar as pessoas que não têm instrução (239) de lê-la. Eles então acusarão Deus de falsidade, que declara, pela boca do Profeta, que é “proveitoso?” Eles desejam que acreditemos neles, e não em Deus? Embora eles vomitem descaradamente suas blasfêmias, certamente não devemos ser dissuadidos do estudo dela; pois aprenderemos por experiência real com a veracidade de Isaías, se tratarmos as Escrituras Sagradas com piedade e reverência.

Te guiando. Essas palavras mostram mais claramente a lucratividade mencionada um pouco antes. Ele quer dizer que o caminho da salvação é apontado para nós, se ouvirmos a Deus quando ele falar; pois ele está pronto para se tornar nosso guia durante todo o curso de nossa vida, se apenas lhe obedecermos. Dessa maneira, Moisés testifica que ele “pôs diante do povo a vida e a morte”. ( Deuteronômio 30:19 .) Novamente, é dito: ( Isaías 30:21 ): “Este é o caminho, andai nele;” pois a regra de uma vida santa está contida na Lei, que não pode enganar. “Eu te ordeno”, diz Moisés, “que ames o Senhor teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, estatutos e julgamentos, para que possas viver e ser multiplicado, e que o Senhor te abençoe no terra que vais possuir. ” ( Deuteronômio 30:16 .) Em uma palavra, aqueles que submissamente obedecem não são destituídos de conselhos ou da luz do entendimento.

Comentário de John Wesley

Assim diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel; Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te ensina a lucrar, e que te guia pelo caminho que deves seguir.

Ensina – Que de tempos em tempos te faz conhecer todas as doutrinas necessárias; que, se observado por ti, seria infinitamente lucrativo para você, tanto para esta vida como para a futura. De modo que não é minha culpa, mas sua, se você não lucra.

Conduz – que te familiariza com o teu dever em todas as preocupações da tua vida; para que você não possa fingir ignorância.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 8:17 – Não digam, pois, em seu coração: “A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza”.

1 Reis 8:36 – ouve dos céus e perdoa o pecado dos teus servos, do teu povo Israel. Ensina-lhes o caminho certo e envia chuva sobre a tua terra, que deste por herança ao teu povo.

Jó 22:21 – “Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você.

Jó 36:22 – “Deus é exaltado em seu poder. Quem é mestre como ele?

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 25:12 – Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir.

Salmos 32:8 – Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.

Salmos 71:17 – Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Isaías 2:3 – Virão muitos povos e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó, para que ele nos ensine os seus caminhos, e assim andemos em suas veredas”. Pois, a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do Senhor.

Isaías 30:20 – Embora o Senhor lhe dê o pão da adversidade e a água da aflição, o seu mestre não se esconderá mais; com seus próprios olhos vocês o verão.

Isaías 43:14 – Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel: “Por amor de vocês mandarei inimigos para a Babilônia e farei todos os babilônios descerem como fugitivos, nos navios de que se orgulhavam.

Isaías 43:16 – Assim diz o Senhor, aquele que fez um caminho pelo mar, uma vereda pelas águas violentas,

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 48:20 – Deixem a Babilônia, fujam do meio dos babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e o proclamem. Enviem-no aos confins da terra; digam: “O Senhor resgatou seu servo Jacó”.

Isaías 49:9 – para dizer aos cativos: “Saiam”, e para aqueles que estão nas trevas: “Apareçam! ” “Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.

Isaías 54:5 – Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

Efésios 4:21 – De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *