Estudo de Mateus 7:14 – Comentado e Explicado

Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.
Mateus 7:14

Comentário de E.W. Bullinger

Porque estreito. L Tr. Margem R Siríaca. Vulgata etc., e uns cinquenta códices diziam “Quão rigoroso” .

estreito = estreitado.

até. Grego. ei s. O mesmo que “para” , Mateus 7:14 .

vida: ie a vida [eterna]. Veja nota em Levítico 18: 5 . App-170.

Comentário de Adam Clarke

Porque o estreito é o portão – em vez de o porque, devo preferir o como, que leitura é suportada pela grande maioria dos melhores MSS., Versões e pais. Quão estreito é esse portão! Esse modo de expressão aponta com mais força a dificuldade do caminho para o reino. Quão estranho é que os homens não estejam dispostos a abandonar seus interesses mundanos para garantir sua salvação eterna! E, no entanto, nenhum interesse precisa ser abandonado, mas o que é produzido pela injustiça e crueldade. A razão, assim como Deus, diz que essas pessoas devem ser excluídas de um lugar de bem-aventurança. Quem não mostra misericórdia (e muito mais quem não mostra justiça) terá julgamento sem misericórdia. Tiago 2:13 .

Poucos os encontram – O portão estreito, ste?? p??? , significa literalmente o que chamamos de wicket, isto é, uma pequena porta em um grande portão. Gate, entre os judeus, significa, metaforicamente, a entrada, introdução ou meio de adquirir qualquer coisa. Então eles falam do portão do arrependimento, do portão das orações e do portão das lágrimas. Quando Deus, dizem eles, fechou o portão do paraíso contra Adão, Ele abriu para ele o portão do arrependimento. O caminho para o reino de Deus é manifestado o suficiente – a assistência mais completa é prometida no caminho, e o maior encorajamento para perseverar até o fim é mantido no evangelho eterno. Mas os homens estão tão apegados às suas próprias paixões, e tão determinados a seguir a imaginação de seus próprios corações, que ainda se pode dizer: Há poucos que encontram o caminho para o céu; menos ainda, que permanecem a qualquer momento; menos ainda que andam nela; e menos de todos os que perseveram até o fim. Nada torna este caminho estreito ou difícil para qualquer pessoa, exceto o pecado. Deixe todo o mundo deixar seus pecados, e todo o mundo possa andar lado a lado dessa maneira.

Referências Cruzadas

Provérbios 4:26 – Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.

Provérbios 8:20 – Ando pelo caminho da retidão, pelas veredas da justiça,

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Isaías 35:8 – E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

Isaías 57:14 – E se dirá: “Aterrem, aterrem, preparem o caminho! Tirem os obstáculos do caminho do meu povo”.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Mateus 20:16 – “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos”.

Mateus 22:14 – “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”.

Mateus 25:1 – “O Reino dos céus, pois, será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo.

Marcos 8:34 – Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Lucas 12:32 – “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino.

Lucas 13:23 – Alguém lhe perguntou: “Senhor, serão poucos os salvos? ” Ele lhes disse:

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

João 16:2 – Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Romanos 9:27 – Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.

Romanos 9:32 – Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *