Estudo de Levítico 10:3 – Comentado e Explicado

Moisés disse a Aarão: "Era isso o que o Senhor tinha anunciado quando disse: serei santificado naqueles que se aproximam de mim, e serei glorificado em presença de todo o povo". Aarão calou-se.
Levítico 10:3

Comentário de Albert Barnes

Antes, me santificarei naqueles que se aproximam de mim (isto é, os sacerdotes) e me glorificarei diante de todo o povo. As palavras usadas por Moisés nesta ocasião não são encontradas em nenhum outro lugar do Pentateuco. Mas o sentido está implícito em passagens como Êxodo 19:22 ; Êxodo 28:41 ; Êxodo 29: 1 , Êxodo 29:44 .

O silêncio de Arão (compare Salmos 39: 9 ) nesta ocasião pode ser comparado com sua exposição razoável e natural a Moisés, quando seus filhos sobreviventes foram repreendidos por não terem comido a carne da oferta pelo pecado, Levítico 10:19 .

Comentário de Thomas Coke

Levítico 10: 3 . Então Moisés disse a Arão, & c. – Arão, sem dúvida, deve ter sido atormentado por severa angústia ao receber esse terrível golpe. Para aliviar o que, Moisés deseja que ele se lembre, que esse evento foi agradável à declaração divina ( Êxodo 19:22 ; Êxodo 29: 43-44 ; Levítico 8:35 .), Bem como à santidade peculiar de Deus; tendendo a mostrar, da maneira mais terrível, que Deus seria santificado ou reverenciado por todos aqueles que se aproximassem dele, mas mais especialmente por seus sacerdotes, que, de maneira peculiar, se aproximavam de Deus e que, como O Dr. Shuckford observa, então, apenas santifica e glorifica a Deus quando eles distribuem ao seu povo, como partes de sua religião, o que ele havia ordenado; mas quando eles variavam disso e realizavam o que ele não ordenava, eles assumiam um poder para si mesmos. que não lhes pertencia, então agiram por si mesmos; e assim, em vez de glorificar a Deus, buscou sua própria glória. Ver 1 Samuel 6:20 . Ezequiel 28:22 . O bispo Hall supõe que Aaron tenha sido abordado por Moisés nas seguintes palavras patéticas: “Meu irmão, este evento é assustador, mas justo: estes eram teus filhos, mas pecaram; não era para DEUS, não é para ti, para olhem tanto quem eles eram como o que fizeram: foi sua honra e tua que foram escolhidos para ministrar diante do Senhor; aquele que os chamou com justiça exigia sua santificação e obediência: se profanaram a Deus e a si mesmos, pode tua afeição natural? para que te desejes a impunidade deles com a mácula de teu senhor? Nossos filhos não são nossos, se desobedecem a nosso Pai; se você se repete a seu juízo, presta atenção para que não acenda o mesmo fogo de Deus sobre esse estranho fogo de Deus. Agora, se você ama mais a Deus ou a seus filhos, mostra se você é um pai ou um filho melhor. ”

Serei santificado ou seja, diz um escritor eminente: “Espero ser adorado com reverência, com um decoro e um ritual que tenham alguma semelhança com minha natureza separada e eminente. Não é adequado à majestade e eminência peculiar de Deus, que sua o culto deve ser realizado pelo fogo culinário comum “.

E Aaron manteve sua paz Nada pode ser mais enfático e bonito do que essas palavras. O venerável pai, sem murmurar ou reclamar, inclina a cabeça e adora a Divina Providência nesta terrível dispensação. Uma passagem como esta em escritores profanos teria sido citada com os mais altos aplausos. Algo semelhante a ele é gravado no famoso Xenofonte. Enquanto ele estava empregado em oferecer um sacrifício público, um mensageiro trouxe a notícia melancólica de que seu filho mais velho, Gryllus, foi morto na batalha de Mantinea; sobre o qual tirou a mitra, até aprender como o filho caiu; mas assim que lhe disseram que o jovem corajoso morreu vitorioso, ele o vestiu novamente; e a continuação do sacrifício, com as mãos levantadas para o céu, chamou os deuses para testemunhar, que a tristeza que sentia pela perda de um filho tão querido estava longe de igualar a alegria que recebeu do modo heróico de sua morte.

REFLEXÕES. – Deus, que prescreve sua própria adoração, a verá observada ou executará um julgamento exemplar sobre os desobedientes; dos quais temos um péssimo exemplo nesse castigo de Nadab e Abiú.

1. Eles parecem estar orgulhosos de seu novo cargo e com pressa de correr antes que Deus os chamasse; não sem suspeitar que eles haviam bebido muito livremente em suas festas, e assim se apressaram, em sua iniqüidade, à presença do Senhor. Um padre bêbado é realmente um monstro!

2. O castigo deles foi a morte imediata no próprio ato de rebelião. Então Deus às vezes para a boca do profano com a mentira e o juramento meio proferido, e deixa o bêbado cair na morte eterna. O fogo do Senhor os destruiu; não queimaram seus corpos, mas os mataram como um raio, sem chamuscar nem mesmo suas vestes. Assim, pecadores condenados, atormentados com fogo pela presença do Senhor, continuam atormentados, mas não consumidos, em queimaduras eternas.

Comentário de Adam Clarke

E Aaron manteve sua paz – ???? ???? vaiyiddom Aharon , e Aaron ficou mudo. Quão elegantemente expressivo é esse de sua afeição paternal, seu profundo senso da presunção de seus filhos e sua própria submissão à justiça de Deus! A flor e a esperança de sua família foram cortadas pela raiz e explodidas; e enquanto ele se sente primorosamente pai, ele se submete sem murmurar a essa terrível dispensação da justiça divina. É uma coisa terrível introduzir inovações nos ritos e cerimônias, ou nas verdades da religião de Cristo: quem age assim não pode permanecer sem culpa diante de seu Deus. Tem sido freqüentemente observado que o sofrimento excessivo entorpece a mente, de modo que o espanto e a angústia profunda impedem ao mesmo tempo lágrimas e queixas; daí o ditado de Sêneca, Curae deixa loquantur; graviores silencioso . “Pequenas tristezas são loquaz; angústia profunda não tem voz. Veja Clarke em Levítico 10:19 ; (nota).

Comentário de John Wesley

Então Moisés disse a Arão: Foi o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que me cercam, e antes de todo o povo serei glorificado. E Aaron manteve a paz.

O Senhor falou – Embora as palavras não sejam registradas nas escrituras, onde apenas os líderes dos discursos estão contidos, é provável que tenham sido proferidos por Moisés em nome de Deus. No entanto, o sentido deles está em muitos lugares.

Eu serei santificado – Isso pode observar: 1. Seu dever de santificar a Deus, de se humilhar com tanto cuidado, reverência e vigilância, que se torna a santidade de Deus a quem eles servem; de onde ele os deixa reunir a justiça do presente julgamento. Ou 2. O propósito de Deus de se santificar, de se manifestar como um Deus santo e justo, por seu castigo severo e imparcial a todos os transgressores, quão próximos eles estão dele.

Que me aproxima – Quem se aproxima de mim ou do lugar onde eu moro e é admitido no lugar santo, de onde outros são excluídos. É uma descrição dos sacerdotes.

Serei glorificado – Como eles pecaram publicamente e escandalosamente, assim reivindicarei minha honra de uma maneira pública e exemplar, para que todos os homens aprendam a me dar a glória de minha santidade por uma exata conformidade com minhas leis.

E Arão manteve sua paz – em reconhecimento à justiça de Deus e submissão a ela. Ele não murmurou, nem respondeu contra Deus.

Comentário de John Calvin

3. Então Moisés disse a Arão: Foi assim que o Senhor falou que Moisés impede seu irmão de dar lugar a um sofrimento excessivo; pois foi um golpe muito amargo após a recente alegria de se ver privado de dois filhos no mesmo dia e, no mesmo momento, ele também poderia estar disposto a murmurar contra Deus pela causa de sua morte. Para que, portanto, ele não ceda a essa falta de autocontrole, Moisés lembra que ele deve se submeter ao justo julgamento de Deus. No entanto, procuraremos em vão o que aqui é referido, (416) “Serei glorificado naqueles que vierem perto de mim”. Muitas vezes, ele ameaçara os sacerdotes com a morte se eles se afastassem, no mínimo grau, da regra prescrita: freqüentemente colocava diante deles a sacralidade de seu ofício, para que não se contaminassem por qualquer ato sacrílego; em uma palavra, Ele os escolhera para serem Seus ministros em coisas sagradas, com a condição de que eles se conhecessem sujeitos a maior culpa e punição do que o resto do povo. Por esse consolo, então, a tristeza de Arão se acalma, porque Deus não havia tratado cruelmente com seus filhos, mas havia mostrado neles um exemplo justo e proveitoso, para que seus sucessores pudessem estar mais atentos em seus deveres; pois assim a frase deve ser parafraseada: Para que eu seja glorificado diante de todo o povo, devo ser santificado por aqueles do mais alto grau e conseqüência; ou, quando eu tiver sido santificado pelos próprios sacerdotes, cuja dignidade é a mais alta, minha glória brilhará diante de todo o povo. E, de fato, embora Deus possa punir corpos inteiros de pessoas obscuras, essas lições têm pouco efeito; mas o castigo de homens de condição mais nobre e ilustre atrai quase todos os olhos para os julgamentos de Deus. Dizem que Deus é santificado em nós de muitas maneiras, quer Ele se mostre um juiz lamentável ou severo. Essa declaração, portanto, é uma exortação àqueles a quem ele dignificou com honra peculiar, andar com medo e tremendo; pois, como “o julgamento começa na casa de Deus”, quanto maiores os dons e maior a preeminência com que alguém é abençoado, maior é sua obrigação para com Deus e sua ingratidão digna de punição mais severa.

3. E Arão manteve sua paz Muito é esse silêncio de Arão que deve ser aplaudido, pelo qual ele confessou que seus filhos foram mortos pelo justo julgamento de Deus; pois Moisés indica que ele cedeu à sua advertência e foi impedido de reclamar. Deus. Assim, Paulo nos ensina que as Escrituras são dadas para nos ensinar paciência. ( Romanos 15: 4. ) Portanto, sempre que nossas paixões estiverem muito excitadas, aprendamos que este é o melhor remédio para acalmá-las e reprimi-las, submeter-se a Deus e humilhar-nos sob sua mão poderosa. David nos convida a isso por seu próprio exemplo, quando diz:

“Eu era burro, não abri a boca; porque tu fizeste isso. ” ( Salmos 39: 9. )

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Exodo 14:4 – Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”. E assim fizeram os israelitas.

Exodo 19:22 – Mesmo os sacerdotes que se aproximarem do Senhor devem consagrar-se; senão o Senhor os fulminará”.

Exodo 29:43 – ali me encontrarei com os israelitas, e o lugar será consagrado pela minha glória.

Levítico 8:35 – Vocês terão que permanecer dia e noite à entrada da Tenda do Encontro por sete dias e obedecer às exigências do Senhor, para que não morram; pois isso me foi ordenado”.

Levítico 21:6 – Serão santos ao seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus. Pelo fato de apresentarem ao Senhor as ofertas preparadas no fogo, ofertas de alimento do seu Deus, serão santos.

Levítico 21:8 – Considerem-no santo, porque ele oferece o alimento do seu Deus. Considerem-no santo, porque eu, o Senhor, que os santifico, sou santo.

Levítico 21:15 – assim ele não profanará a sua descendência entre o seu povo. Eu sou o Senhor, que o santifico”.

Levítico 21:17 – “Diga a Arão: Pelas suas gerações, nenhum dos seus descendentes que tenha algum defeito poderá aproximar-se para trazer ao seu Deus ofertas de alimento.

Levítico 21:21 – Nenhum descendente do sacerdote Arão que tenha qualquer defeito poderá aproximar-se para apresentar ao Senhor ofertas preparadas no fogo. Tem defeito; não poderá aproximar-se para trazê-las ao seu Deus.

Levítico 22:9 – “Os sacerdotes obedecerão aos meus preceitos, para que não sofram as conseqüências do seu pecado nem sejam executados por tê-los profanado. Eu sou o Senhor, que os santifico.

Números 20:12 – O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”.

Deuteronômio 32:51 – Assim será porque vocês dois foram infiéis para comigo na presença dos israelitas, junto às águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim, e porque vocês não sustentaram a minha santidade no meio dos israelitas.

1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

1 Samuel 3:18 – Então, Samuel lhe contou tudo, e nada escondeu. Então Eli disse: “Ele é o Senhor; que faça o que lhe parecer melhor”.

1 Samuel 6:20 – e os homens de Bete-Semes perguntaram: “Quem pode permanecer na presença do Senhor, esse Deus santo? Para quem enviamos a arca, para que se afaste de nós? “

1 Crônicas 15:12 – lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e levar a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela.

Jó 1:20 – Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,

Jó 2:10 – Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? ” Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Salmos 39:9 – Estou calado! Não posso abrir a boca, pois tu mesmo fizeste isso.

Salmos 46:10 – “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

Salmos 89:7 – Na assembléia dos santos Deus é temível, mais do que todos os que o rodeiam.

Salmos 119:120 – O meu corpo estremece diante de ti; as tuas ordenanças enchem-me de temor.

Isaías 39:8 – “É boa a palavra do Senhor que você falou”, Ezequias respondeu. Pois pensou: “Haverá paz e segurança enquanto eu viver”.

Isaías 49:3 – Ele me disse: “Você é meu servo, Israel, em quem mostrarei o meu esplendor”.

Isaías 52:11 – Afastem-se, afastem-se, saiam daqui! Não toquem em coisas impuras! Saiam dela e sejam puros, vocês, que transportam os utensílios do Senhor.

Ezequiel 20:41 – Eu os aceitarei como incenso aromático quando eu os tirar dentre as nações e os ajuntar dentre as terras pelas quais vocês foram espalhados, e eu me mostrarei santo no meio de vocês à vista das nações.

Ezequiel 28:22 – e diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Estou contra você, Sidom, e manifestarei a minha glória dentro de você. Todos saberão que eu sou o Senhor, quando eu castigá-lo e mostrar-me santo em seu meio.

Ezequiel 42:13 – Depois ele me disse: “Os quartos do norte e do sul que dão para o pátio do templo são os quartos dos sacerdotes, onde os sacerdotes que se aproximam do Senhor comerão as ofertas santíssimas. Ali porão as ofertas santíssimas: as ofertas de cereal, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa, pois o local é santo.

Mateus 10:37 – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

João 12:28 – Pai, glorifica o teu nome! ” Então veio uma voz do céu: “Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente”.

João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

João 14:13 – E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Atos dos Apóstolos 5:11 – E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

Hebreus 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *