Estudo de Zacarias 6:12 – Comentado e Explicado

e lhe dirás: Assim fala o Senhor dos exércitos: Eis o homem, cujo nome é Gérmen; alguma coisa vai germinar de sua linhagem.
Zacarias 6:12

Comentário de Albert Barnes

O profeta é ensinado a explicar seu próprio ato simbólico. “Eis o homem cujo nome é o ramo”. “Não por si mesmo, mas por Cristo, cujo nome Josué revelava e cujo sacerdócio e princípio ele representava”, foi a coroa que lhe foi dada. O profeta já havia predito o Messias, sob o nome do Ramo. Aqui ele adiciona,

E ele crescerá fora de Seu lugar – humilde e sem aparente relato, como Deus predisse por Jeremias: “Farei com que o ramo da justiça cresça até Davi” Jeremias 33:15 ; e o próprio Jesus disse: “Se um grão de trigo cair na terra e morrer, ele permanecerá sozinho; mas, se morrer, dará muito fruto ” João 12:24 . Sozinho Ele cresceu diante de Deus, como uma planta tenra Isaías 53: 2 , desconhecida do homem, conhecida por Deus. É ainda assim, a Vida Divina em Nazaré, da qual vemos apenas um relâmpago brilhante no templo, o ditado profundo, não compreendido nem mesmo por José e Maria, e então: “Ele desceu com eles e veio a Nazaré e foi sujeite a eles ”(ver Lucas 2: 49-51 ).

E ele edificará o templo do Senhor – o templo material seria terminado em breve, e aquele por Zorobabel, a quem isso havia sido prometido, Zacarias 4:10 , não por Josué. Era então um novo templo, a ser construído desde o alicerce, do qual Ele próprio seria o “alicerce” Isaías 28:16 ; 1 Coríntios 3:11 ; Efésios 2: 20-21 , como disse: “Sobre esta rocha edificarei a minha igreja” Mateus 16:18 ; e Nele “todo o edifício, adequadamente formado, cresce para um templo sagrado para o Senhor” Efésios 2:21 . Osório: “Ele é quem construiu a casa; pois nem Salomão, nem Zorobabel, nem Josué, filho de Josedec, podiam construir uma casa digna da majestade de Deus. Para “o Altíssimo” Atos 7: 48-49 , Estevão diz: “não habita em templos feitos com as mãos, como diz o profeta; O céu é meu trono e a terra é meu escabelo; que casa me edificarás, diz o Senhor? Pois se eles pudessem ter construído uma casa para Deus, Ele não teria permitido que Sua casa fosse queimada e derrubada. Qual é então a casa de Deus que Cristo construiu? A Igreja, fundada na fé nEle, dedicada por Seu Sangue, estabelecida pela permanência da virtude divina, adornada com riquezas divinas e eternas, nas quais o Senhor sempre habita. ”

Comentário de Joseph Benson

Zacarias 6:12 . E fale com ele, dizendo: o bispo Chandler observa com razão que o discurso do profeta é dirigido apenas a Josué; as duas coroas são colocadas apenas na cabeça de Josué; somente a ele é dito: Eis o homem cujo nome é The Branch – tanto quanto dizer: “Eis o sinal da FILIAL, a pessoa que prometi a Davi em Salomão, e pelos profetas depois de Davi aos judeus, pelo nome da FILIAL. ” “Não pode haver dúvida”, diz Blayney, “de que a mesma pessoa é a filial aqui, que é chamada de camarada. Zacarias 3: 8 , e isso já foi demonstrado, não Zorobabel, mas o próprio Messias; de quem Josué é feito o tipo, ou representante, pela coroa colocada em sua cabeça. Pois para que fim ele deveria ter sido chamado para representar Zorobabel, que era seu cotemporário, e tão pronto quanto ele próprio. Tampouco a passagem, traduzida estrita e literalmente, responderá a qualquer outra pessoa que não seja ao mesmo tempo rei e sacerdote e, ao unir os dois personagens, foi completamente qualificado para promover o conselho de paz ou reconciliação entre Deus e homem.” Deve-se observar, no entanto, que a natureza humana de nosso Senhor é aqui pretendida principalmente pela expressão O homem, a FILIAL. Pois, considerado em sua natureza divina, ele não é o ramo da raiz de Jessé ou Davi, mas a raiz deles, como é chamado Isaías 11:10 ; Apocalipse 5: 5 ; Apocalipse 22:16 . Em sua natureza humana, ele era pequeno no começo, tanto no seu reino quanto em sua pessoa; e mesquinho em sua aparência, como um mero broto ou broto, mas gradualmente floresce e se torna grande e frutífero. Como galho, ele seria cortado, mas produziria brotos, galhos e árvores de justiça inumeráveis. Ele crescerá fora do seu lugar – Fora da tribo e da família, e no lugar predito; como se ele tivesse dito: Embora você possa suspeitar que a raiz esteja seca e morta, mas certamente não é: o ramo brotará, o Messias, que será sacerdote e rei, aparecerá em seu devido tempo. O hebraico, ?????? ???? , é literalmente: Ele brotará , ou florescerá, debaixo de si mesmo; por seu próprio poder, ou pelo poder de seu próprio Espírito, ele deve ser o estoque e a si próprio. As palavras parecem evidentemente expressar sua concepção milagrosa. Ele construirá o templo do Senhor – Como a cláusula anterior fala de sua pessoa, sua concepção e nascimento, então isso descreve sua obra; como se ele dissesse: Ele é o que está ao seu lado, embora invisível, e lhe permite construir este templo material; que nem Zorobabel, nem Josué, nem todos os judeus que se uniam a eles, poderiam concluir sem ele. Este, no entanto, é um templo muito inferior àquele edifício espiritual, a igreja do evangelho, que o Messias, no devido tempo, criará, embelezará, preservará e honrará; a casa espiritual em que ele habitará, 1 Pedro 2: 4 ; o templo construído sobre os fundamentos estabelecidos em Sião, onde ele manifestará sua graça e glória, e será adorado em Espírito e em verdade, 1 Coríntios 3: 9-16 ; 2 Coríntios 6:16 ; Efésios 2: 19-22 .

Comentário de John Wesley

E fale com ele, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Eis o homem cujo nome é A FILIAL; e ele crescerá do seu lugar, e edificará o templo do Senhor.

Para ele – Joshua, mas na audição de outros.

Cujo nome é o ramo – quem você conhece pelo nome do ramo, que foi chamado há tanto tempo. Tu, ó Josué, és o retrato, ele é o próprio Ramo.

Fora do seu lugar – Da tribo e família, e no lugar predito.

Ele deve construir – Ele é, embora invisível, que está ao seu lado, quem constrói o templo material, muito inferior ao templo espiritual, que Cristo construirá, preservará e habitará para sempre.

Comentário de Adam Clarke

Eis o homem cujo nome é The Branch! Não posso pensar que Zorobabel se destina aqui; de fato, ele não é o mesmo que mencionado em Zacarias 3: 8 . Josué e seus companheiros são chamados ans??? ???? anshey mopheth , homens figurativos ou típicos; portanto, a coroação de Josué neste lugar, e o chamando de Ramo, provavelmente se referia àquela pessoa gloriosa, o Messias, de quem ele era o tipo ou figura. Os caldeus têm “cujo nome é meu Messias” ou Cristo.

E ele crescerá fora do seu lugar – isto é, da raiz, tribo e família de Davi.

E ele construirá o templo do Senhor – Isso não pode se referir à construção do templo então em mãos, pois Zorobabel era o seu construtor: mas a esse templo, a Igreja Cristã, que era tipificada por ele; pois Zorobabel não é nomeado aqui, e apenas Josué ou Jesus (o nome é o mesmo) é a pessoa que deve ser coroada e construir este templo espiritual.

Comentário de E.W. Bullinger

dizendo . Alguns códigos, com a Septuaginta e Siríaca, omitem esse verbo, mas, nesse caso, a Elipse (App-6), deve ser fornecida em itálico. Veja nota no Salmo 109: 5 .

o senhor dos exércitos. Veja nota em Zacarias 1: 3 .

Homem . . . RAMO. Hebraico. ish . App-14. Veja a Estrutura e observe os quatro Evangelhos como um todo, p. 1304

crescer = brotar adiante. Observe a figura da fala Paronomasia (App-6). Hebraico. zemach. . . zemach = um ramo deve se ramificar adiante.

Comentário de John Wesley

E fale com ele, dizendo: Assim fala o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Eis o homem cujo nome é A FILIAL; e ele crescerá do seu lugar, e edificará o templo do Senhor.

Para ele – Joshua, mas na audição de outros.

Cujo nome é o ramo – quem você conhece pelo nome do ramo, que foi chamado há tanto tempo. Tu, ó Josué, és o retrato, ele é o próprio Ramo.

Fora do seu lugar – Da tribo e família, e no lugar predito.

Ele deve construir – Ele é, embora invisível, que está ao seu lado, quem constrói o templo material, muito inferior ao templo espiritual, que Cristo construirá, preservará e habitará para sempre.

Referências Cruzadas

Salmos 80:15 – da raiz que a tua mão direita plantou, do filho que para ti fizeste crescer!

Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 32:1 – Vejam! Um rei reinará com retidão, e príncipes governarão com justiça.

Isaías 53:2 – Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Jeremias 33:15 – ” ‘Naqueles dias e naquela época farei brotar um Renovo justo da linhagem de Davi; ele fará o que é justo e certo na terra.

Miquéias 5:5 – Ele será a sua paz. Quando os assírios invadirem a nossa terra e marcharem sobre as nossas fortalezas, levantaremos contra eles sete pastores, até oito líderes escolhidos.

Zacarias 3:8 – ” ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo.

Zacarias 4:6 – “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 8:9 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vocês que estão ouvindo hoje estas palavras já proferidas pelos profetas quando foram lançados os alicerces do templo do Senhor dos Exércitos, fortaleçam as mãos para que o templo seja construído.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Mateus 26:61 – que declararam: “Este homem disse: ‘Sou capaz de destruir o santuário de Deus e reconstruí-lo em três dias’ “.

Marcos 14:58 – “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ “.

Marcos 15:29 – Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: “Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias,

Marcos 15:39 – Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus! “

Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 2:19 – Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”.

João 19:5 – Quando Jesus veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse-lhes Pilatos: “Eis o homem! “

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

1 Coríntios 3:9 – Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

Efésios 2:20 – edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,

Hebreus 3:3 – Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa.

Hebreus 7:4 – Considerem a grandeza desse homem: até mesmo o patriarca Abraão lhe deu o dízimo dos despojos!

Hebreus 7:24 – mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente.

Hebreus 8:3 – Todo sumo sacerdote é constituído para apresentar ofertas e sacrifícios, e por isso era necessário que também este tivesse algo a oferecer.

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *