Estudo de Atos 5:3 – Comentado e Explicado

Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo?
Atos 5:3

Comentário de Albert Barnes

Mas Pedro disse … – Pedro poderia saber disso apenas por “revelação”. Era o plano manifesto de Ananias para enganar; nem havia maneira de detectá-lo, a não ser que lhe fosse revelado pelo Espírito de Deus. Por se tratar de um caso de enorme iniquidade, e como era muito importante detectar e punir o crime, ele foi divulgado a Pedro diretamente por Deus.

Por que Satanás – Grandes obras de maldade nas Escrituras são atribuídas à influência de Satanás. Compare Lucas 23: 3 ; João 13:27 . Especialmente, Satanás é chamado de “pai da mentira”, João 8: 44-45 . Compare Gênesis 3: 1-5 . Como esse foi um ato de “falsidade” ou uma tentativa de enganar, é com grande propriedade atribuída à influência de Satanás. O pecado de Ananias consistiu em “ceder” à tentação. Em nenhum lugar da Bíblia as pessoas deveriam estar livres de culpa pelo simples fato de terem sido “tentadas” a cometê-la. Deus exige que eles “resistam” à tentação; e se “cedem” a ele, devem ser punidos.

Teu coração cheio – O “coração” ou a “mente” de um homem está “cheio” de uma coisa quando ele está “concentrado nela”; quando ele é fortemente “impelido a isso”; ou quando ele estiver totalmente ocupado com isso. A expressão aqui significa que ele foi “fortemente impelido” ou “excitado” por Satanás a esse crime.

Mentir para – tentar enganar. O engano que ele pretendia praticar era reter uma “parte” do preço, enquanto ele “fingia” trazer a totalidade; assim, “tentando” a Deus, e supondo que ele não pudesse detectar a fraude.

O Espírito Santo – t? p?e?µa t? ????? to pneuma to hagion. A questão principal aqui é se o apóstolo Pedro pretendia designar neste local a “terceira pessoa” da Trindade; ou se ele pretendia falar de Deus “como Deus”, sem nenhuma referência à distinção de pessoas; ou se ele se referiu à “influência divina” que inspirou os apóstolos, sem referência aos ofícios especiais que são comumente atribuídos ao Espírito Santo. Ou, em outras palavras, existe uma “distinção” aqui reconhecida entre o Pai e o Espírito Santo? Que existe, será aparente a partir das seguintes considerações:

(1) Se nenhuma dessas distinções for “pretendida”, é notável que Pedro não usou o habitual e costumeiro “nome” de Deus. Não parece por que ele a guardou com tanto cuidado, para denotar que essa ofensa foi cometida contra o “Espírito Santo” e “o Espírito do Senhor”, Atos 5: 9 .

(2) o nome usado aqui é aquele empregado nas Escrituras para designar a terceira pessoa da Trindade, como implicando uma distinção do Pai. Veja Mateus 3:16 ; Mateus 1:18 , Mateus 1:20 ; Mateus 3:11 ; Mateus 12:32 ; Mateus 28:19 ; Marcos 1: 8 ; Marcos 3:29 ; Marcos 12:36 ; 12:10 ; João 14:26 ; João 7:39 ; João 20:22 ; Atos 4: 8 ; Atos 5:32 , etc.

(3) Pedro pretendia, sem dúvida, designar uma ofensa como cometida particularmente contra a pessoa, ou influência, pela qual ele e os outros apóstolos foram inspirados. Ananias supôs que ele pudesse escapar da detecção, e a ofensa era uma, portanto, contra o Inspirador dos apóstolos. No entanto, esse era o Espírito Santo como “distinto do Pai”. Ver João 14: 16-17 , João 14:26 ; João 15:26 ; João 16: 7-11 ; João 20:22 . Compare Atos 5:32 . A ofensa, portanto, ser contra aquele que foi “enviado” pelo Pai e que foi designado para uma obra específica, supõe claramente que o Espírito Santo é distinto do Pai.

(4) uma prova incidental disso pode ser encontrada no fato de que o pecado aqui cometido foi de magnitude especial – tão grande que pode ser considerado digno da vingança imediata e sinal de Deus. No entanto, o pecado contra o Espírito Santo é uniformemente representado para ser desta descrição. Compare Mateus 12: 31-32 ; Marcos 3: 28-29 . Como esses pecados evidentemente coincidem em enormidade, é claro que a mesma classe de pecados é referida nos dois lugares; ou, em outras palavras, o pecado de Ananias foi contra a terceira pessoa da Trindade. Duas observações podem ser feitas aqui:

(1) O Espírito Santo é uma Pessoa distinta do Pai e do Filho; ou, em outras palavras, há uma distinção de algum tipo na natureza divina que pode ser designada pela palavra “pessoa”. Isso fica claro pelo fato de que se diz que o pecado foi cometido contra ele – um pecado que se supunha não poder ser detectado. O “pecado” não pode ser cometido contra um “atributo” de Deus, ou uma “influência” de Deus. Não podemos “mentir para” um atributo, ou contra a sabedoria, ou poder, ou bondade; nem podemos “mentir para” uma “influência”, meramente, do Altíssimo. O pecado é cometido contra um “Ser”, não contra um “atributo”; e, como Ananias é acusado aqui de pecar contra o “Espírito Santo”, segue-se que o Espírito Santo tem uma existência “pessoal” ou que existe uma distinção tão grande na essência divina que pode ser apropriado “especificar” um pecado cometido especialmente contra ele. Do mesmo modo, o pecado pode ser representado como cometido especialmente contra o “Pai” quando seu “nome” é blasfemado; quando seu “domínio” é negado; quando sua misericórdia em enviar seu Filho é questionada. O pecado pode ser representado como cometido contra “o Filho” quando sua expiação é negada; sua divindade atacada; seu caráter ridicularizou ou seus convites foram menosprezados. E assim o pecado pode ser representado como cometido contra o “Espírito Santo” quando seu ofício de renovar o coração ou santificar a alma é questionado, ou quando o “trabalho” dele é atribuído a alguma influência maligna ou outra. Veja Marcos 3: 22-30 . E como o pecado contra o Filho prova que ele é, em certo sentido, distinto do Pai, o mesmo acontece com o Espírito Santo, que prova que, em certo sentido, ele é distinto do Pai e do Filho.

(2) o Espírito Santo é divino. Isso é comprovado, porque ele é representado aqui como capaz de examinar o coração e detectar a falta de sinceridade e a hipocrisia. Compare Jeremias 17:10 ; 1 Crônicas 28: 9 ; 1 Coríntios 2:10 : “O Espírito busca todas as coisas, sim, as coisas profundas de Deus”; Apocalipse 2:23 . E ele é expressamente “chamado” Deus. Veja as notas em Atos 5: 4 .

Comentário de E.W. Bullinger

o Espírito Santo. Duas artes. App-101 .: Compare Atos 1:16 .

terra. Grego. córion, como em Atos 1:18 , Atos 1:19 ; Atos 4:31 , não posse de ktema , como em Atos 5: 1 ; Atos 2:45 . Mateus 19:22 .

Comentário de John Calvin

3. E Peter disse. Como Pedro conheceu a fraude de Ananias (e roubar?) Sem dúvida pela revelação do Espírito. Portanto, Lucas significa para nós que os apóstolos, de certa forma, representam a pessoa de Deus e suprem seu quarto. Se o Espírito de Deus, pela boca de um homem mortal, o faz incitar um hipócrita, sendo pintado de outra maneira com a bela cor das virtudes, como os réprobos respeitarão a voz do próprio Deus, com o som da trombeta, quando eles aparecerão diante do seu tribunal? Além disso, Pedro destaca a crueldade e a horribilidade da ofensa (240) com sua pergunta, quando diz que Satanás havia preenchido o coração de Ananias. Pois não há homem cujo coração não seja picado pelas picadas de Satanás, e todos os homens também são tentados de muitas maneiras; sim, essas tentações penetram em suas mentes; mas onde Satanás possui o coração, ele reina em todo o homem, tendo, por assim dizer, expulso Deus. Este é um sinal de réprobo, de ser tão viciado e entregue a Satanás, que o Espírito de Deus não tem lugar. O que se segue depois em relação à mentira pode ter um duplo sentido; ou que ele exibiu falsamente uma demonstração do Espírito, ou que mentiu contra o Espírito. E, de fato, é palavra por palavra mentiri Spiritum; mas na medida em que a palavra grega [ ?e?des?a? ] se une a um duplo caso acusativo e que melhor concorda com o texto [contexto], eu sou bastante desta mente, que Ananias é repreendido, porque mentiu falsamente para o Espírito Santo. O que ele confirma pouco depois, quando lhe denuncia que mentiu a Deus, e não aos homens. Portanto, devemos prestar muita atenção, para que não ocorra em nós a hipocrisia, que possui essa maldade, para enganar a Deus e, como se fosse cornicum oculos configere. Cegar os que são mais sábios; (241) que não pode ser sem uma zombaria desleal e indecorosa. Portanto, não é sem motivo que Pedro diz que, onde isso acontece, o coração é possuído por Satanás. Pois quem durou (a menos que fosse desprovido de razão) blasfema de Deus? Por isso, Pedro o pergunta com certa admiração, porque essa cegueira é horrível.

Comentário de Adam Clarke

Por que Satanás encheu seu coração – O verbo p????e?? , que traduzimos para preencher, Kypke mostrou por muitos exemplos como significando, instigando, excitando, impelindo etc., e era uma crença comum, tanto entre os pagãos quanto entre os pagãos. os judeus e os cristãos, que, quando um homem fazia o mal, ele se empolgava com a influência e a malícia de um espírito maligno. É estranho que, pelo consentimento geral da humanidade, o pecado contra Deus tenha sido considerado tão perfeitamente antinatural e tão perverso em si mesmo que ninguém o cometeria, a menos que seja impelido pela ação do diabo. As palavras de São Pedro aqui provam que tal agência não é fictícia: se não houvesse demônio, como alguns desejam e talvez sintam interesse em acreditar, ou se esse demônio não teve influência nas almas dos homens, Pedro, sob a ação do Espírito Santo, não teria se expressado dessa maneira; pois, se não fosse assim, teria sido o meio mais direto de levar os discípulos a formarem falsas opiniões ou a confirmá-las com preconceitos antigos e absurdos.

Mentir para o Espírito Santo – ?e?sas?a? t? ??e?µa t? ????? , enganar o Espírito Santo. Toda mentira é contada com a intenção de enganar; e eles desejavam enganar os apóstolos e, com efeito, o Espírito Santo sob cuja influência eles professavam agir. Mentir contra o Espírito Santo está no versículo seguinte, dizendo estar mentindo contra Deus; portanto, o Espírito Santo é Deus.

Para reter parte do preço – ??sf?sas?a? ap? t?? t?µ?? . O verbo ??sf??e??, ??sf??es?a? , é usado pelos escritores gregos para significar roubar parte do dinheiro público, peculação. A palavra é usada aqui com grande propriedade, pois o dinheiro pelo qual a propriedade foi vendida era propriedade pública; pois foi somente para esse fim que a venda foi feita.

Comentário de Thomas Coke

Atos 5: 3 . Por que Satanás preencheu seu coração, etc. – A frase traduzida preencheu seu coração, significa encorajada, como aparece na versão da Septuaginta de Ester 7: 5 e Eclesiastes 8:11 . Mentir ao Espírito Santo, é expresso, Atos 5: 4 , mentindo a Deus, uma prova clara de que o Espírito Santo é Deus. O versículo pode ser assim parafraseado: “Mas, com base nisso, o Espírito Santo, sob cuja direção São Pedro agia, imediatamente sugeriu a ele a fraude e a terrível maneira pela qual a sabedoria divina considerava apropriada para se desviar dela: em consequência Da qual sugestão interior, olhando severamente para ele, ele disse: Ó Ananias, por que Satanás, por meio de tua própria maldade, cedendo às suas tentações, encheu teu coração com tal grau de cobiça, falsidade, tolice e presunção, que tu audaciosamente, devemos impor ao próprio Espírito Santo, sob cuja direção especial estamos, e secretar parte do preço da terra que vendeste, quando fingires ter trazido o todo? ”

Comentário de John Wesley

Mas Pedro disse: Ananias, por que Satanás encheu seu coração para mentir ao Espírito Santo e reter parte do preço da terra?

Mentir para o Espírito Santo – Quem está em nós.

E para manter – aqui estava a primeira instância disso. Esta foi a primeira tentativa de trazer propriedade de bens para a Igreja Cristã.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:13 – O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Números 30:2 – Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse.

Deuteronômio 23:21 – Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir.

1 Reis 22:21 – até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’.

1 Crônicas 21:1 – Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.

Jó 22:13 – Contudo você diz: ‘Que é que Deus sabe? Poderá julgar através de tão grande escuridão?

Salmos 94:7 – e ainda dizem: “O Senhor não nos vê; o Deus de Jacó nada percebe”.

Provérbios 20:25 – É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas conseqüências depois que se fez o voto.

Eclesiastes 5:4 – Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.

Isaías 29:15 – Ai daqueles que descem às profundezas para esconder seus planos do Senhor, que agem nas trevas e pensam: “Quem é que nos vê? Quem ficará sabendo? “

Jeremias 23:24 – Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor.

Oséias 11:12 – Efraim me cercou de mentiras, a casa de Israel de enganos, e Judá é rebelde contra Deus, a saber, contra o Santo fiel.

Mateus 4:3 – O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”.

Mateus 13:19 – Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Lucas 22:3 – Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze.

João 13:2 – Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

João 13:27 – Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. “O que você está para fazer, faça depressa”, disse-lhe Jesus.

Atos dos Apóstolos 5:9 – Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.

Romanos 2:21 – então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta?

Efésios 6:11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

Tiago 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *