Estudo de Atos 13:11 – Comentado e Explicado

Eis que agora está sobre ti a mão do Senhor e ficarás cego. Não verás o sol até nova ordem! Caíram logo sobre ele a escuridão e as trevas, e, andando à roda, buscava quem lhe desse a mão.
Atos 13:11

Comentário de Albert Barnes

A mão do Senhor está sobre ti – Deus te castigará. Por esse súbito e milagroso castigo, ele ficaria impressionado e humilhado, e o procônsul e outros ficariam convencidos de que ele era um impostor e que o evangelho era verdadeiro. Sua maldade merecia tal castigo; e ao mesmo tempo em que o devido castigo foi infligido, foi planejado que o evangelho fosse estendido por esse meio. Em tudo isso, havia a mais alta evidência de que Paulo estava sob a inspiração de Deus. Ele estava cheio do Espírito Santo; ele detectou os sentimentos e desejos secretos do coração de Elimas; e ele infligiu-lhe um castigo que não poderia ter provocado a não ser Deus. Que os apóstolos tinham o poder de infligir punição é aparente em vários lugares do Novo Testamento, 1 Coríntios 5: 5 ; 1 Timóteo 1:20 . O castigo infligido a Elimas também seria altamente emblemático da escuridão e perversidade de sua conduta.

Não vendo o sol por uma estação – Por quanto tempo essa cegueira continuaria não é especificada em nenhum lugar. Foi, porém, ordenado por misericórdia que a cegueira não fosse permanente e final; e, embora fosse uma punição, era ao mesmo tempo benevolente, pois nada seria mais provável que o levasse à reflexão e ao arrependimento do que a um estado de cegueira. Era uma prova tão manifesta de que Deus se opunha a ele que era um julgamento divino tão repentino; tão completamente o afastou de toda possibilidade de praticar suas artes do engano, que foi adaptado para levá-lo ao arrependimento. Conseqüentemente, há uma tradição na igreja primitiva de que ele se tornou cristão. Orígenes diz que “Paulo, por uma palavra que o cega, pela angústia o converteu à piedade” (Clark).

Uma névoa – A palavra usada aqui corretamente indica “uma escuridão ou obscuridade do ar; uma nuvem ”etc. etc. Mas também denota“ uma extinção da visão pela secura ou perturbação dos tumores do olho ”(Hipócrates, como citado por Schleusner).

E uma escuridão – Cegueira, noite. Qual foi a causa ou o caráter preciso desse milagre não está especificado.

E ele foi sobre … – Este é um relato impressionante do efeito do milagre. A mudança foi tão repentina que ele não sabia para onde ir. Ele procurou alguém para guiá-lo nos caminhos com os quais ele antes estava familiarizado. Quando Deus pode derrubar o orgulho do homem e torná-lo tão desamparado quanto uma criança! Quão facilmente Ele pode tocar nossos sentidos, os órgãos de nossos prazeres mais requintados, e murchar todos os nossos prazeres! Quão dependentes estamos dEle para a inestimável benção da vista! E quão facilmente Ele pode aniquilar todos os prazeres do pecador, quebrar todos os seus planos e humilhá-lo no pó! A visão é seu presente; e é uma misericórdia indescritivelmente grande que Ele não nos oprima nas trevas espessas, e destrua para sempre todo o prazer que através deste órgão é transmitido à alma.

Comentário de E.W. Bullinger

vendo . Grego. blepo. App-133.

for = até.

imediatamente . Grego. pára-quedas, como em Atos 3: 7 .

névoa . Grego. achlus. Só aqui. Uma palavra médica para cegueira incipiente.

alguns para liderar, etc. Literalmente, líderes de mão. Grego. cheiragogos. Só aqui. Compare Atos 9: 8 .

Comentário de John Calvin

11. Eis a mão. A mão é colocada aqui para punir; (789) a pelo qual ele significa que Deus é o autor desse castigo e que ele é apenas o ministro. Além disso, acho que essa habilidade é aquela que Paulo chama de d??aµ?? , ou poder ( 1 Coríntios 12:28 .) Porque, como eles se destacaram no poder do Espírito para ajudar os fiéis com milagres, também tinham o chicote nas mãos. domar os rebeldes e obstinados. Pedro demonstrou tal vingança de Deus sobre Ananias e Safira ( Atos 5: 5 ). Mas porque os milagres devem, na maioria das vezes, assemelhar-se à natureza de Cristo, que é todo gentil, doce, generoso e misericordioso; portanto, ele raramente teria apóstolos para mostrar exemplos do poder contrário. Também não devemos pensar que eles foram dotados com esse poder de punir qualquer homem tantas vezes quanto parece bom aos seus próprios olhos, mas o mesmo Espírito de Deus, que assim os armou, os direcionou para o uso legal e correto. Portanto, devemos lembrar o que tínhamos antes, que Paulo falou por inspiração do Espírito. Além disso, era um tipo de punição muito adequado. Por ver que o feiticeiro tentava escurecer o sol e tirar dos outros o benefício da luz, ele foi, por direito, lançado em trevas horríveis.

Mas agora, já que muitos dos papistas excedem em muito esse feiticeiro nos dias de hoje por falta de Deus, é de se admirar que eles sejam tão ousados ??sem serem punidos. A mão de Deus está enfraquecida? Ele é menos cuidadoso com sua glória? Ele não se importa em vingar o evangelho? Eu respondo que esse castigo visível que uma vez foi imposto ao feiticeiro, e assim por diante, são exemplos perpétuos da ira de Deus contra todos aqueles que não têm medo de corromper e depravar, ou abertamente com calúnias para resistir aos puros. doutrina do evangelho. Pois sabemos que milagres foram realizados por um tempo para esse fim, para que possam estar continuamente em vigor e serem frescos diante de nossos olhos, e que possam nos dar luz para contemplar os julgamentos de Deus, que não podemos ver tão claramente. ; mas não cabe a nós prescrever a Deus desta ou daquela maneira para punir seus inimigos. Sergius Paulus, que, antes de chegar à propriedade dos homens, não tinha o gosto da religião verdadeira, que desde a infância estava infectado com diversas superstições e tinha muito obstinado, o que o impedia de abraçar a ; por fim, que estava enfeitiçado com as pontuações do feiticeiro, que ele mal conseguia chegar à fé, não precisava de pequenas ajudas. Por meio disso, aconteceu que Deus, por assim dizer, alcançou sua mão do céu manifestamente, embora ele nos ajudasse a todos em sua pessoa; pois o mesmo evangelho, a autoridade da qual foi então estabelecida, é hoje pregado a nós e, no entanto, não obstante, Deus não permanece tanto, mas que ele mostra seu poder temeroso de diversas maneiras contra os inimigos do evangelho, a menos que nossos olhos era tão monótono quando ele mostra seus julgamentos que não podemos ver.

Comentário de Adam Clarke

A mão do Senhor está sobre ti – O poder de Deus está prestes a lidar contigo no caminho da justiça.

Serás cego – Cada palavra aqui prova a inspiração imediata de Paulo. Ele estava cheio do Espírito Santo quando começou este discurso: à luz desse Espírito, ele discerniu o estado de Elimas e expôs seu verdadeiro caráter; e, pela influência profética desse mesmo Espírito, ele previu a calamidade que estava prestes a cair sobre ele, enquanto ainda não havia sinal de sua cegueira! Marque isso!

Não vendo o sol por uma estação – No meio do julgamento, Deus se lembra da misericórdia. Essa cegueira não deveria ser perpétua: pretendia ser o meio de despertar e abrandar o coração duro desse pobre pecador. Existe uma tradição antiga, e é mencionado tanto por Orígenes quanto por Crisóstomo, que Elimas, em conseqüência disso, tornou-se um sincero convertido à religião de Cristo. Orígenes diz: “E Paulo, por uma palavra que o cegou, que estava com o procônsul, Sergius Paul, por angústia, converteu-o em piedade”. E, comentando – Tu serás cego, sem ver o sol, a??? ?a???? , por uma temporada, pergunta: “E por que por uma temporada? Isso, sendo ferido por causa de suas transgressões e levado ao arrependimento, ele poderia finalmente seja considerado digno de ver o sol, não apenas com seu corpo, mas com sua mente; para que a virtude divina possa ser proclamada em restaurá-lo à vista, e sua alma, acreditando, possa receber piedade. ” Com. em Exod., vol. ip 117, editar. de la Rue, par. 1733

Caiu sobre ele uma névoa e escuridão – ????? , achlus , é um estado desordenado do olho, no qual o paciente vê através de uma névoa espessa. Essa névoa espessa, ou estado perturbado do olho, ocorreu primeiro: aumentou, e o problema foi a escuridão positiva e espessa.

Ele foi sobre – ?ep?a??? . Sem saber como dar o passo certo, ele tateou com grande incerteza; e, não conseguindo encontrar o caminho, procurou algumas pessoas para guiá-lo pela mão. Esse estado de Elimas é expressado de maneira inimitável em um dos desenhos de Rafael, agora em Hampton-court (e ultimamente gravado, no verdadeiro espírito do original, pelo Sr. Thomas Holloway), em que toda a sua figura expressa a profundidade de angústia, preocupação, incerteza e confusão; e, para usar uma palavra comum na exibição dessa peça incomparável de pintura, ele é cego da cabeça aos pés. Dessa maneira, o texto autoriza o pintor a expressar o estado desse infeliz culpado.

Comentário de John Wesley

E agora, eis que a mão do Senhor está sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por um tempo. E imediatamente caiu sobre ele uma névoa e uma escuridão; e ele procurou alguns para guiá-lo pela mão.

E imediatamente uma névoa – Ou escuridão interior e escuridão externa caíram sobre ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:11 – Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.

Exodo 9:3 – saiba que a mão do Senhor trará uma praga terrível sobre os rebanhos do faraó que estão nos campos: os cavalos, os jumentos, os camelos, os bois e as ovelhas.

1 Samuel 5:6 – Depois disso a mão do Senhor pesou sobre o povo de Asdode e dos arredores, trazendo devastação sobre eles e afligindo-os com tumores.

1 Samuel 5:9 – Mas, quando a arca chegou, a mão do Senhor castigou aquela cidade, e trouxe-lhe grande pânico. Ele afligiu o povo da cidade, jovens e velhos, com uma epidemia de tumores.

1 Samuel 5:11 – Então reuniram todos os governantes dos filisteus e disseram: “Levem embora a arca do deus de Israel; que ela volte ao seu lugar; caso contrário ela matará a nós e a nosso povo”. Pois havia pânico mortal em toda a cidade; a mão de Deus pesava muito sobre ela.

2 Reis 6:8 – Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: “Montarei o meu acampamento em tal lugar”.

Jó 19:21 – “Misericórdia, meus amigos! Misericórdia! Pois a mão de Deus me feriu.

Salmos 32:4 – Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Pausa

Salmos 38:2 – Pois as tuas flechas me atravessaram, e a tua mão me atingiu.

Salmos 39:10 – Afasta de mim o teu açoite; fui vencido pelo golpe da tua mão.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

João 9:39 – Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”.

Atos dos Apóstolos 9:8 – Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco.

Atos dos Apóstolos 9:17 – Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo”.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

2 Pedro 2:17 – Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *