Estudo de Atos 13:6 – Comentado e Explicado

Percorreram toda a ilha até Pafos e acharam um judeu chamado Barjesus, mago e falso profeta,
Atos 13:6

Comentário de Albert Barnes

E quando eles passaram pela ilha – o comprimento da ilha, segundo Strabo, era de 1.400 estádios, ou quase 170 milhas.

Até Paphos – Paphos era uma cidade na extremidade ocidental da ilha. Era a residência do procônsul, e se distinguia por um templo esplêndido erigido para Vênus, que era adorado por toda a ilha. Chipre era considerado o local do nascimento dessa deusa. Além de Paphos e Salamis, possuía várias cidades de nota Citium, o berço de Zenão, Areathus, sagrado para Vênus etc. Sua capital atual é Nicósia. Se Paulo pregou em algum desses lugares não é registrado. A ilha deveria ter um milhão de habitantes.

Um certo feiticeiro – grego: magus, ou mágico. Veja as notas em Atos 8: 9 .

Um falso profeta – Fingindo ser dotado de dom de profecia; ou um homem, provavelmente, que fingiu ser inspirado.

Bar-jesus – A palavra “Bar” é siríaca e significa “filho”. Jesus (Josué) não era um nome incomum entre os judeus. O nome foi dado por seu pai – filho de Jesus, ou Josué; como Bar-Jonas, filho de Jonas.

Comentário de E.W. Bullinger

até = tanto quanto.

Paphos . A capital e a residência do governador. certo. Grego. tis. App-123.

feiticeiro . Grego. magos. Aqui, Atos 13: 8 e Mateus 2: 1 , Mateus 2: 7 , Mateus 2:16 .

falso profeta . Grego. pseudoprofetos. Usado cinco vezes por nosso Senhor.

Bar-jesus . App-94.:8.

Comentário de John Calvin

6. Quando eles passaram. Deve-se pensar que essa passagem não foi totalmente sem frutos; e, certamente, Lucas nunca teria deixado passar em silêncio uma repulsa geral; mas foi suficiente para ele dizer que eles não estavam ociosos no ofício de ensinar em sua jornada, visto que ele se apressa para uma história famosa, que ele estabelecerá imediatamente. E, como Salamis, situado na costa leste, olhava para a Síria, era necessário que Paulo e Barnabé passassem pelo meio da ilha até o outro lado, para que pudessem chegar a Paphos; pois Paphos era uma cidade situada na costa marítima em direção ao sul. Além disso, embora toda a ilha fosse dedicada a Vênus, Paphos era a principal sede do ídolo. Por qual causa a bondade de Deus é mais maravilhosa, na medida em que ele teria a luz do seu evangelho para penetrar em uma cova tão imunda e cruel. Pois podemos assim reunir que tipo de integridade e castidade, e honestidade e temperança, havia naquela cidade, naquela religião que concedeu liberdade aos habitantes para cometer todo tipo de ofensas vergonhosas e hediondas.

Eles encontraram um certo profeta falso. Vendo que a religião era bastante corrupta entre os judeus, não é de admirar que eles se entreguem a muitas superstições iníquas. E desde que eles até então professaram que adoravam um certo deus peculiar, essa era uma cor clara para enganar a todos, visto que poderiam fingir o nome do Deus desconhecido a seu gosto; mas é de admirar como foi possível Elymas, com seu malabarismo, cozinhar um homem sério e sábio. Pois sabemos que naquela época os judeus eram odiados por todo o mundo, especialmente pelos romanos, e com o ódio se associava extremo desprezo por eles.

Ora, Lucas não elogia expressamente, sem justa causa, a sabedoria de Sérgio, para que ninguém pense que sua tolice e leveza estavam sujeitas aos sedutores do feiticeiro. Seu significado era, de fato, mostrar em um espelho claro quão frívola e vaidosa é a sabedoria do homem, que não pode tomar cuidado com essa sutileza grosseira de Satanás.

E, seguramente, onde a verdade de Deus não aparece, quanto mais os homens parecem sábios, mais sujos são os tolos. Vemos que monstros sujos de superstição reinaram entre os gentios mais espirituosos e os que foram providos de todo tipo de aprendizado. Portanto, não há julgamento nem sabedoria, senão somente do Espírito de Deus. E esta é a justa vingança de Deus sobre todos os idólatras, que, entregando-os a um sentido reprovável, não podem discernir nada ( Romanos 1:28 .) Embora possa ser que Sérgio Paulo, cansado de superstições, tenha começado a desejar uma adoração mais pura a Deus, no momento em que ele [iluminou] aquele feiticeiro. Que, se recebermos, certamente foi um maravilhoso julgamento de Deus, que ele sofreu um homem afetado por Deus que se jogasse de cabeça nas armadilhas [mortais] de Satanás. Mas Deus às vezes exerce seus eleitos, a ponto de fazê-los vagar por muitos caminhos, antes que sejam direcionados para o caminho certo.

Comentário de Adam Clarke

Passada pela ilha – ???? , A Ilha Inteira, é adicionada aqui pela ABCDE, várias outras, tanto a Síria, Cóptica, Etiópica, Armênia, Vulgata e Itala; e também por vários pais gregos; e essa deve ser a leitura verdadeira, pois é evidente que eles percorreram toda a ilha de leste a oeste.

Até Paphos – Esta cidade, próxima em importância a Salamis, estava situada na parte ocidental da ilha; e ter ido de Salamis para este lugar é uma prova de que eles passaram por toda a ilha de leste a oeste, de acordo com a leitura observada acima. Provavelmente não havia cidade no universo mais dissoluta que Papas. Aqui Vênus tinha um templo soberbo: aqui ela era adorada com todos os seus ritos; e deste lugar ela foi nomeada Vênus paphiana, a rainha de Paphos, etc. Este templo e toda a cidade foram destruídos por um terremoto; para que um vestígio de qualquer um não permaneça agora. Existem duas ilhas com este nome, ambas adjacentes e no lado oeste da ilha de Chipre. Um é chamado Old Paphos, o outro New Paphos; a última é provavelmente a ilha mencionada aqui, embora muitas vezes sejam confundidas. Nesta ilha há uma igreja cristã, dedicada a São Jorge, na qual o serviço é realizado pelos ministros gregos. É ver de um bispo, sufragista ao Abp. de Nicósia.

Um certo feiticeiro – ???a µa??? , um mágico, alguém que usava artes mágicas e fingia ter comércio com agentes sobrenaturais. Uma pessoa que lidou com prestidigitação, ou leger-de-main. Como eu supus que fosse Simon Magus. Veja a nota em Atos 8: 9 .

Um falso profeta – Um enganador, alguém que fingia ter uma comissão divina, um adivinho.

Bar-Jesus – Ou seja, o filho de Jesus ou Josué; como Barjona é filho de Jonas; Bar-tholomew, filho de Thalmi, etc.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13: 6-8 . Paphos, A cidade de Paphos estava situada na extremidade ocidental da ilha de Chipre, e famosa entre os pagãos pelo templo e pela adoração obscena da Vênus Paphiana. Ali residia Sergius Paulus, o procônsul romano, que era um homem de bom entendimento e bem disposto a receber a verdade e obedecê-la; e, como ouvira falar do caráter desses dois apóstolos e, muito provavelmente, de alguns boatos imperfeitos da religião cristã, ele os chamou e desejou que eles lhe dessem um relato da doutrina cristã. Como ele foi o primeiro dos gentios idólatras, a quem o evangelho já foi pregado, Barnabé e Saulo não foram oferecer a ele; mas ele os chamou , como Cornélio, as primícias dos devotos gentios, chamou São Pedro; solicitando isso como um favor, para que ele possa ouvi-los pregar o evangelho. Mas com o procônsul havia um dos magos, um falso profeta da nação dos judeus, cujo nome era Bar-Jesus. Ele teve uma grande influência sobre o governador; e quando esse Bar-jesus (que também era chamado Elimas, que na língua árabe significa o mago ) , descobriu que o procônsul estava inclinado a ouvir e adotar a doutrina cristã; secretamente, e com todas as suas forças, tentou dissuadi-lo disso. São Paulo logo detectou sua malícia e maldade e o repreendeu severamente, denunciando contra ele os julgamentos que se aproximavam de Deus; assim como São Pedro repreendeu a hipocrisia e maldade de Simão, o mago ou mago, e por seu poder apostólico infligiu a morte a Ananias e Safira por suas fraudes e mentiras.

Comentário de Scofield

feiticeiro

(Grego – µ???? ). “Ver Mateus 2: 1 ,” homens sábios “. A mesma palavra foi usada para um mago vulgar e para um verdadeiro sábio do Oriente.

Comentário de John Wesley

E, atravessando a ilha até Paphos, encontraram um certo feiticeiro, um falso profeta, um judeu cujo nome era Barjesus.

Paphos ficava no oeste, salames na parte oriental da ilha.

Referências Cruzadas

Exodo 22:18 – “Não deixem viver a feiticeira.

Levítico 20:6 – “Voltarei o meu rosto contra aquele que procurar médiuns e espíritas para segui-los, prostituindo-se com eles. Eu o eliminarei do meio do seu povo.

Deuteronômio 13:1 – Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,

Deuteronômio 18:10 – Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria

1 Reis 22:22 – ” ‘De que maneira? ’, perguntou o Senhor. “Ele respondeu: ‘Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. “Disse o Senhor: ‘Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o’.

1 Crônicas 10:13 – Saul morreu porque foi infiel ao Senhor; não guardou a palavra do Senhor e chegou a consultar uma médiun em busca de orientação,

Isaías 8:19 – Quando disserem a vocês: “Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos”.

Jeremias 23:14 – E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. “

Ezequiel 13:10 – ” ‘Por fazerem o meu povo desviar-se ao dizerem “Paz” quando não há paz, e porque, quando é construído um muro frágil, eles lhe passam cal,

Zacarias 13:3 – E se alguém ainda profetizar, seu próprio pai e sua mãe lhe advertirão: ‘Você tem que morrer porque disse mentiras em nome do Senhor’. Quando ele profetizar, os seus próprios pais o esfaquearão.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Mateus 24:24 – Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.

Marcos 10:46 – Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 8:9 – Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,

Atos dos Apóstolos 19:18 – Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras.

2 Coríntios 11:13 – Pois tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo.

2 Timóteo 3:8 – Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Apocalipse 19:20 – Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais miraculosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *