Estudo de Atos 21:20 – Comentado e Explicado

Ouvindo isso, glorificaram a Deus e disseram a Paulo: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus abraçaram a sem abandonar seu zelo pela lei.
Atos 21:20

Comentário de Albert Barnes

Eles glorificaram o Senhor – louvaram ao Senhor pelo que ele havia feito. Eles viram novas provas de sua bondade e misericórdia e agradeceram por tudo o que havia sido realizado. Não havia ciúmes por ter sido feito pela instrumentalidade de Paulo. A verdadeira piedade se regozijará na propagação do evangelho e na conversão dos pecadores, por qualquer instrumentalidade que possa ser realizada.

Tu vês, irmão – A linguagem da ternura neste discurso, reconhecendo Paulo como um colega de trabalho e um companheiro cristão, implica um desejo de que Paulo fizesse tudo o que fosse possível para evitar ofender e conciliar o favor de seus compatriotas .

Quantos milhares – O número de conversões no momento deve ter sido muito grande. Vinte e cinco anos antes disso, 3.000 haviam sido convertidos ao mesmo tempo Atos 4: 4. A afirmação de que havia então “muitos milhares” implica que o trabalho iniciado de maneira tão significativa no dia de Pentecostes em Jerusalém não havia cessado e que muitos outros haviam sido convertidos à fé cristã.

Que acreditam – quem são os cristãos. Eles são mencionados como crentes, ou como tendo fé em Cristo, em contraste com aqueles que o rejeitaram, e cuja característica era que eles eram incrédulos.

E todos eles são zelosos da lei – Eles ainda observam a Lei de Moisés. A referência aqui é à lei que diz respeito à circuncisão, sacrifícios, distinções de carnes e dias, festivais, etc. Pode parecer notável que eles ainda continuem a observar esses ritos, uma vez que era o projeto manifesto do cristianismo aboli-los. Mas devemos lembrar:

(1) Que esses ritos foram designados por Deus e que eles foram treinados para sua observância.

(2) que os apóstolos se conformaram com eles enquanto permaneceram em Jerusalém e não consideraram melhor se colocar violentamente contra eles, Atos 3: 1; Lucas 24:53.

(3) que a pergunta sobre sua observância nunca havia sido agitada em Jerusalém. Foi somente entre os convertidos gentios que a questão surgiu, e aí deve surgir, pois, para serem observados, devem ter sido impostos a eles pela autoridade.

(4) a decisão do conselho de Atos 15, relacionada apenas aos gentios convertidos. Não tocou na questão de saber se esses ritos deveriam ser observados pelos convertidos judeus.

(5) presumia-se que, à medida que a religião cristã se entendesse melhor – que, à medida que sua natureza ampla, livre e católica se tornasse cada vez mais desenvolvida, as instituições especiais de Moisés fossem deixadas de lado, é claro, sem agitação e sem tumulto. . Se a pergunta tivesse sido agitada em Jerusalém, teria estimulado dez vezes a oposição ao cristianismo, e teria dividido a igreja cristã em facções, e retardado o avanço da doutrina cristã. Devemos lembrar também:

(6) Que, no arranjo da Divina Providência, estava chegando o tempo de destruir o templo, a cidade e a nação, que acabaria com os sacrifícios e efetivamente fecharia para sempre a observância do mosaico. ritos. Como essa destruição estava tão próxima e como seria um argumento tão eficaz contra a observância dos ritos mosaicos, o Grande Chefe da igreja não sofreu a questão de sua obrigação de ser desnecessariamente agitado entre os discípulos em Jerusalém.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

glorificado = estavam glorificando. Não é um ato único, mas um elogio contínuo.

o senhor . Os textos leem “Deus” .

até = para.

vês . Grego. theoreo. App-133.

irmão Compare Atos 9:17 e 2 Pedro 3:15 .

milhares . Grego. murias = miríades. Fig . Hipérbole. App-6. Compare João 3:26 ; João 12:19 .

acredite = acreditei. App-150.

são . Emph. Grego. huparcho. Veja a nota em Lucas 9:48 .

zeloso . Grego. zelotes. Adequadamente, um substantivo, que significa fanático, ou seja, entusiasta. Ocorre aqui, Atos 22: 3 . 1 Coríntios 14:12 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:14 . Tito 2:14 . Também como título. Veja App-141.

Comentário de Adam Clarke

Quantos milhares – ??sa? µ???ade? ; Quantas miríades, quantas vezes 10.000. Isso sugere que houve um trabalho extraordinário e rápido, mesmo entre os judeus; mas o que é falado aqui não deve ser confinado aos judeus de Jerusalém, mas a todos os que vieram de diferentes partes da terra para estar presente neste pentecostes.

Todos são zelosos da lei – A economia judaica ainda não foi destruída; Deus ainda não tinha significado que toda a sua observância foi anulada. Ele continuou a tolerar essa dispensação, que deveria estar em certa medida em vigor até a destruição de Jerusalém; e a partir desse período foi impossível para eles observar seu próprio ritual. Assim, Deus aboliu a dispensação mosaica, tornando, no curso de sua providência, impossível a observância dela.

Comentário de Thomas Coke

Atos 21:20 . Quantos milhares O original é µ???ade?, miríades, que em geral só podem denotar um grande número; e se considerarmos que grande confluência deve ter havido em Jerusalém na ocasião deste grande festival, não precisamos nos surpreender com a expressão. Veja Atos 21:27 .

Comentário de John Wesley

E quando o ouviram, glorificaram o Senhor e disseram-lhe: Vês, irmão, quantos milhares de judeus existem que crêem; e todos são zelosos da lei.

Eles são todos zelosos pela lei – por toda a dispensação mosaica. Quão surpreendente é isso! Nenhum dos apóstolos, além de São Paulo, sabia que essa dispensação estava abolida? E se eles souberam e testemunharam isso, como seus ouvintes não acreditaram neles?

Referências Cruzadas

Salmos 22:23 – Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel!

Salmos 22:27 – Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele,

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 98:1 – Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória!

Isaías 55:10 – Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come,

Isaías 66:9 – Acaso faço chegar a hora do parto e não faço nascer? “, diz o Senhor. “Acaso fecho o ventre, sendo que eu faço dar à luz? “, pergunta o seu Deus.

Mateus 13:31 – E contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo.

Lucas 12:1 – Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: “Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Lucas 15:3 – Então Jesus lhes contou esta parábola:

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

João 12:24 – Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Atos dos Apóstolos 4:21 – Depois de mais ameaças, eles os deixaram ir. Não tinham como castigá-los, porque todo o povo estava louvando a Deus pelo que acontecera.

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 15:1 – Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: “Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 15:5 – Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: “É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés”.

Atos dos Apóstolos 15:24 – Soubemos que alguns saíram de nosso meio, sem nossa autorização, e os perturbaram, transtornando suas mentes com o que disseram.

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Romanos 10:2 – Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento.

Romanos 15:6 – para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Gálatas 1:14 – No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

Apocalipse 19:6 – Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: “Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *