Estudo de Atos 5:13 – Comentado e Explicado

Dos outros ninguém ousava juntar-se a eles, mas o povo lhes tributava grandes louvores.
Atos 5:13

Comentário de Albert Barnes

E do resto – Diferentes interpretações foram dadas sobre essa expressão. Lightfoot supõe que por “o resto” se entende o restante dos 120 discípulos dos quais Ananias tinha sido um; e que eles temiam se igualar aos apóstolos. Mas essa interpretação parece absurda. Kuinoel supõe que, por “o resto”, significam aqueles que ainda não haviam se juntado aos apóstolos, sejam cristãos ou judeus, e que foram dissuadidos pelo destino de Ananias. Pricaeus, Morus, Rosenmueller, Schleusner e outros, supõem que por “o resto” significa os homens “ricos”, ou o povo de autoridade e influência entre os judeus, dos quais Ananias era um, e que foram dissuadidos disso. pelo destino de Ananias. Essa é de longe a opinião mais provável, porque:

(1) Há um contraste evidente entre eles e o povo; “O resto”, isto é, os outros ricos e grandes, temiam se juntar a eles; mas “o povo”, o povo comum, os ampliava.

(2) o destino de Ananias era adequado para ter esse efeito sobre os ricos e os grandes.

(3) Ocorrências semelhantes ocorreram antes, que os grandes, embora cressem em Jesus, tinham medo de aparecer publicamente e professá-lo diante das pessoas. Ver João 12: 42-43 ; João 5:44 .

(4) a frase “o resto” denota algumas vezes o que é mais excelente ou que é superior em valor ou importância a outra coisa. Veja Lucas 12:26 .

Junte-se a si mesmo – torne se unido ou associado a ele. Os ricos e os grandes, então, como agora, estavam distantes deles, e foram dissuadidos pelo medo ou vergonha de professar apego ao Senhor Jesus.

Mas o povo – A massa do povo; o corpo da nação.

Ampliou-os – honrou-os; os considerava com reverência e medo.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem = ninguém. Grego. oudeis.

juntar-se. Grego. kollaomai. Veja nota em Lucas 15:15 .

ampliada. Grego. megaluno. Compare Lucas 1:46 , Lucas 1:58 .

Comentário de John Calvin

13. E de outra maneira nenhum homem. Este foi o segundo fruto dos milagres, pois aqueles que não creram, sendo convictos com o excelente poder de Deus, não ousam desprezar os apóstolos, mas são obrigados a reverenciar a Igreja. No entanto, isso pode parecer uma coisa absurda, que, aterrorizados com milagres, eles fogem de Deus e de seu povo. Eu respondo que eles foram deixados por sua própria culpa de vir; e não há dúvida de que Deus nos chama para si por milagres. Portanto, quem quer que não vá tão longe, como voluntariamente abraçar a graça de Deus que brilha neles, eles são deixados e impedidos por sua própria consciência perversa e má. No entanto, isso é algum fruto, pois Deus lhes tira algum medo; apesar de Lucas atribuir isso não apenas ao milagre, mas compreende todos juntos, que podem servir para aumentar a dignidade da Igreja. Pois todas as coisas eram tão ordenadas que brilhavam ali uma certa majestade divina; pois eles não diferiam menos do que os anjos dos homens.

Pois há certa majestade secreta na santa disciplina e na piedade sincera, que atam rapidamente os ímpios, quer eles sejam ou não. Mas hoje não sabemos de que tipo é o mesmo; sim, antes, nós nos desprezamos junto com o evangelho, por meio de nossa liberdade profana de viver mal. Além disso, o castigo de Ananias e sua esposa não aterrorizou nem um pouco os ímpios e os impediu de invadir imprudentemente a companhia daqueles homens, onde Deus se mostrara um juiz tão afiado. No entanto, devemos notar que ele fala de homens que eram indiferentes neste lugar e daqueles que não eram da pior espécie; pois havia naquele tempo muitos em Jerusalém, que nem a reverência dos sinais, nem ainda a santidade angélica dos piedosos podiam se mover. Portanto, Lucas significa homens moderados, nos quais há alguma semente do temor de Deus; como hoje vemos certos, a quem a vaidade do mundo evita submeter seus pescoços ao jugo de Cristo; contudo, porque eles cheiram algo divino em nossa doutrina, (253) não ousam desprezar o mesmo; todavia, podemos ver também em que sorrisos mortais [gins] Satanás envolve todos aqueles que não têm o Espírito de Cristo, que eles não apenas temem prover para si mesmos, mas evitam propositadamente os remédios que lhes são oferecidos para a salvação. Ambos vêem e permitem coisas sagradas e lucrativas, e, apesar disso, são levados de cabeça para coisas piores, ou ficam sonolentos em sua imundície.

Comentário de Adam Clarke

E do resto, enquanto ninguém se une a eles – Quem eram esses chamados de resto, t?? ???p?? ? O Dr. Lightfoot acha que os 120 são destinados, dos quais ele supõe que Ananias tenha sido um; os quais, vendo todas as maravilhas produzidas pelos apóstolos, tinham medo de se associar a eles de alguma forma igualitária, pois viram que Deus lhes dava uma honra peculiar. Calmet observa mais racionalmente que a nação judaica foi dividida em muitas seitas diferentes, que receberam opiniões muito diferentes em vários artigos. Os apóstolos não adotaram nenhum desses sentimentos estridentes, e nenhuma das diferentes seitas ousou se juntar a elas; nem fariseus, saduceus nem herodianos, como tais, foram encontrados nesta igreja simples e santa. O povo sentiu a força e o poder da doutrina dos apóstolos e os engrandeceu, não prestando mais atenção aos ensinamentos dos outros: os apóstolos os ensinaram como homens que têm autoridade, e não como escribas e fariseus. Isso irritou o sumo sacerdote e seu conselho sadduciano e os levou a adotar as medidas mencionadas abaixo, Atos 5:17 .

Comentário de Thomas Coke

Atos 5:13 . E do resto, etc. – Ou seja, o povo os mantinha em admiração distante, e não presumia, sob qualquer pretexto falso, unir-se a eles, se não verdadeiramente convertido; que, no entanto, parece que no versículo seguinte muitos foram os que prontamente entraram em uma profissão completa e solene do evangelho; como de fato o milagre tardio foi uma demonstração gloriosa, embora terrível, de sua verdade. A palavra ????as?a?, junção renderizada , significa associar ou unir-se a; aderir ou apegar-se a.

Comentário de John Wesley

E do resto, ninguém se junta a eles, mas o povo os engrandece.

Nenhum dos outros – Não há formalistas ou hipócritas, mas se juntam a eles – Apenas em um show externo, como Ananias e Safira.

Referências Cruzadas

Números 17:12 – Os israelitas disseram a Moisés: “Nós morreremos! Estamos perdidos, estamos todos perdidos!

Números 24:8 – Deus os está trazendo do Egito; eles têm a força do boi selvagem. Devoram nações inimigas e despedaçam seus ossos; com suas flechas os atravessam.

1 Samuel 16:4 – Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: “Você vem em paz? “

1 Reis 17:18 – E a mulher reclamou a Elias: “Que foi que eu te fiz, ó homem de Deus? Vieste para lembrar-me do meu pecado e matar o meu filho? “

Isaías 33:14 – Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? “

Lucas 12:1 – Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, a ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: “Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Lucas 14:26 – “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Lucas 19:37 – Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:

Lucas 19:48 – Todavia, não conseguiam encontrar uma forma de fazê-lo, porque todo o povo estava fascinado pelas suas palavras.

João 9:22 – Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.

João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

João 19:38 – Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo.

Atos dos Apóstolos 2:47 – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Atos dos Apóstolos 4:21 – Depois de mais ameaças, eles os deixaram ir. Não tinham como castigá-los, porque todo o povo estava louvando a Deus pelo que acontecera.

Atos dos Apóstolos 5:5 – Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Atos dos Apóstolos 19:17 – Quando isso se tornou conhecido de todos os judeus e os gregos que viviam em Éfeso, todos eles foram tomados de temor; e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

2 Pedro 2:20 – Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *