Estudo de Atos 6:4 – Comentado e Explicado

Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra.
Atos 6:4

Comentário de Albert Barnes

Mas nos daremos continuamente – A expressão original usada aqui denota aplicação “intensa e perseverante” a uma coisa, ou esforço indeciso nela. Veja as notas em Atos 1:14 . Significa que os apóstolos planejaram fazer disso seu objeto constante e principal, sem distrair-se pelos cuidados da vida e até pela atenção às necessidades temporais da igreja.

Para orar – Se isso significa oração “privada” ou “pública” não pode ser certamente determinado. A passagem, no entanto, preferiria nos supor que o “último” foi criado, pois está imediatamente relacionado à pregação. Nesse caso, a frase indica que eles se entregariam aos deveres de seu ofício, uma parte da qual era oração pública e outra pregação. Ainda assim, deve-se acreditar que os apóstolos sentiram a necessidade de oração secreta e a praticaram como preparatória para a pregação pública.

E ao ministério da palavra – Pregar o evangelho, ou comunicar a mensagem da vida eterna ao mundo. A palavra “ministério” d?a????a diakonia denota apropriadamente o emprego de um “servo” e é dada aos pregadores do evangelho porque são empregados nisto como “servos” de Deus e da igreja. Temos aqui uma visão do que os apóstolos pensavam ser a obra apropriada do ministério. Eles foram separados para este trabalho. Era o principal deles, o único emprego. A isso, suas vidas deviam ser devotadas e, tanto pelo exemplo como pelos escritos, mostraram que foi com base nesse princípio que agiram. Compare 1 Timóteo 4: 15-16 ; 2 Timóteo 4: 2 . Segue-se também que, para que seu tempo e talento fossem totalmente dedicados a esse trabalho, era razoável que eles recebessem apoio competente das igrejas, e essa alegação razoável é frequentemente solicitada. Veja as 1 Coríntios 9: 7-14 notas; Gálatas 6: 6 nota.

Comentário de E.W. Bullinger

nos entregamos continuamente. Grego. proskartereo, como em Atos 1:14 .

oração. App-134.

ministério. App-190.

Comentário de John Calvin

4. E nos entregaremos à oração. Eles mostram novamente que têm muitos negócios de outra maneira, onde podem se exercitar durante toda a vida. Pois o antigo provérbio concorda com isso de maneira muito apropriada, que às vezes era usada nos ritos solenes . Portanto, eles usam a palavra [ p??s?a?te??sa? ] que significa estar, por assim dizer, presa e amarrada a qualquer coisa. Portanto, os pastores não devem pensar que cumpriram seu dever que não precisam mais fazer quando passam algum tempo diariamente ensinando. Existe outra maneira de estudar, outra maneira de zelo, outra maneira de continuidade (349) necessária, para que eles possam (350) realmente se gabar de serem totalmente dados a essa coisa. Eles se juntam à oração, não que somente eles devam orar (porque esse é um exercício comum a todos os piedosos), mas porque eles têm causas peculiares para orar acima de todos os outros. Não há homem que não deva ter cuidado com a salvação comum da Igreja. Quanto mais, então, o pastor, que tem essa função, o ordenou pelo nome a trabalhar com cuidado [ansiosamente] por isso? Assim, Moisés realmente exortou os outros a orar, mas ele foi adiante deles como líder ( Êxodo 17:11 .) E não é sem motivo que Paulo tantas vezes menciona suas orações ( Romanos 1:10) . ) Novamente, devemos sempre lembrar que, que perderemos todo o nosso trabalho ao arar, semear e regar, a menos que o aumento venha do céu ( 1 Coríntios 3: 7 ). Portanto, não será suficiente sofrer grandes esforços. no ensino, a menos que exijamos a bênção nas mãos do Senhor, para que nosso trabalho não seja em vão e infrutífero. Nisto parece que o exercício da oração (352) não é em vão recomendado aos ministros da palavra.

Comentário de Adam Clarke

Nós nos dedicaremos continuamente à oração – ???s?a?te??s?µe? , Vamos assistir de forma constante e invariavelmente, manteremos cuidadosamente nossos corações neste trabalho. A palavra é muito enfática.

A oração. – Veja isto definido, Mateus 6: 5 ; (Nota). Mesmo os apóstolos não poderiam viver sem oração; eles não tinham graças independentes; o que eles tinham não poderia ser retido sem um aumento; e, para esse aumento, devem fazer oração e súplica, dependendo continuamente de seu Deus.

Ministério da palavra – ??a????? t?? ????? , O diácono da palavra. A contínua proclamação do evangelho de seu Senhor; e, para tornar isso eficaz para as almas dos ouvintes, eles devem continuar em oração: um ministro que não ora muito, estuda em vão.

O ofício de diácono, d?a????? , chegou ao cristão da igreja judaica. Toda sinagoga tinha pelo menos três diáconos, chamados ?????? parnasim , de ???? parnes , para alimentar, nutrir, apoiar, governar. O ???? parnas , ou diácono, era uma espécie de juiz na sinagoga; e, em cada uma delas, eram necessárias doutrina e sabedoria, para que pudessem discernir e julgar corretamente as coisas sagradas e civis. O chazan e o shamash também eram uma espécie de diáconos. O primeiro foi o vice do padre; e o último foi, em alguns casos, o deputado desse deputado, ou o subdiácono. No Novo Testamento, os apóstolos são chamados diáconos, 2 Coríntios 6: 4 ; Efésios 3: 7 ; Colossenses 1:23 ; : ver também 2 Coríntios 11:15 . O próprio Cristo, o Pastor e Bispo das almas, é chamado diácono da circuncisão, ?e?? de ???st?? ??s??? d?a????? ?e?e??s?a? pe??t?µ?? , Romanos 15: 8 . Como a palavra implica ministrar ou servir, foi aplicada de várias maneiras e apontou para todos os que estavam empregados em ajudar os corpos ou almas dos homens; apóstolos, bispos ou aqueles a quem chamamos diáconos. Alguns comentam que havia duas ordens de diáconos:

  1. ??a????? t?? t?ap???? , diáconos da Mesa, cuja missão era cuidar das esmolas reunidas na Igreja e distribuí-las entre os pobres, as viúvas etc.
  • ??a????? t?? ????? , diáconos da Palavra, cuja tarefa era pregar, e instruir o povo de várias maneiras. Parece que depois da perseguição levantada contra a Igreja apostólica, em conseqüência da qual eles se dispersaram, o diácono das mesas cessou, assim como a comunidade de bens; e Filipe, que era um desses diáconos, que primeiro servia mesas, apostou-se inteiramente na pregação da palavra: ver Atos 8: 4 , etc.
  • Na Igreja primitiva, é suficientemente evidente que os diáconos deram o pão e o vinho na Eucaristia aos crentes na Igreja, e os levaram àqueles que estavam ausentes, Just. Mar. Apol. ii. p. 162; eles também pregavam e, em alguns casos, administravam o batismo. Veja Suicer nas palavras ??a?????, ????ss? e ?apt?sµa . Mas parece que eles fizeram os dois últimos pela autoridade especial do bispo. Na antiga igreja romana e na igreja de Romish, o número de sete diáconos, imitando os designados pelos apóstolos, era mantido; e no município de Neocaesaréia foi decretado que esse número nunca deveria ser excedido, mesmo nas maiores cidades: vide Concil. Neocaesar. Cânone. xiv. outras igrejas variaram esse número; e a Igreja de Constantinopla não tinha menos de cem. Os diáconos foram ordenados pelos bispos, por imposição de mãos. Ninguém foi ordenado diácono até os 25 anos de idade, e achamos lícito que eles tivessem esposas. Veja Suicer sob a palavra ??a????? , e veja a nota em Mateus 20:26 .

    Na Igreja da Inglaterra, (o mais puro e mais próximo do modelo apostólico de doutrina e disciplina de todas as igrejas nacionais), um diácono recebe ordenação pela imposição das mãos de um bispo, em consequência da qual ele pode pregar, ajudar na sacramento da Ceia do Senhor e, em geral, desempenha qualquer ofício sagrado, exceto consagrar os elementos e pronunciar a absolvição. Ninguém nesta Igreja pode ser ordenado diácono até os 23 anos de idade, a menos que seja dispensado pelo Abp. de Canterbury. Havia diaconisas, tanto na Igreja apostólica quanto na primitiva, que tinham principalmente o cuidado das mulheres, e as visitavam e ministravam naquelas circunstâncias em que seria impróprio para um diácono comparecer. Eles também ajudaram na preparação das candidatas para o batismo.

    Atualmente, o ofício para o qual os sete diáconos foram nomeados é, na Igreja da Inglaterra, preenchido pelos guardas da igreja e supervisores dos pobres; em outras igrejas e sociedades religiosas, por anciãos, mordomos, etc., escolhidos pelo povo e nomeados pelo ministro.

    Comentário de John Wesley

    Mas nos dedicaremos continuamente à oração e ao ministério da palavra.

    Estaremos constantemente atendendo à oração e ao ministério da palavra – este é sem dúvida o assunto apropriado de um bispo cristão: falar a Deus em oração; aos homens na pregação de sua palavra, como embaixador de Cristo.

    Referências Cruzadas

    Atos dos Apóstolos 1:14 – Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

    Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

    Atos dos Apóstolos 13:2 – Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

    Atos dos Apóstolos 20:19 – Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas, sendo severamente provado pelas conspirações dos judeus.

    Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

    Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua .

    1 Coríntios 9:16 – Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!

    Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

    Efésios 3:14 – Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai,

    Filipenses 1:4 – Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria

    Filipenses 1:9 – Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,

    Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

    Colossenses 2:1 – Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

    Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

    Colossenses 4:17 – Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.

    1 Timóteo 4:13 – Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.

    2 Timóteo 4:2 – Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *