Estudo de Atos 6:7 – Comentado e Explicado

Divulgou-se sempre mais a palavra de Deus. Multiplicava-se consideravelmente o número dos discípulos em Jerusalém. Também grande número de sacerdotes aderia à .
Atos 6:7

Comentário de Albert Barnes

E a palavra de Deus aumentou – Ou seja, o evangelho foi cada vez mais bem-sucedido, ou se tornou mais poderoso e extenso em sua influência. Uma instância desse sucesso é adicionada imediatamente.

E uma grande companhia de padres – Uma grande “multidão”. Isso é registrado justamente como um exemplo notável do poder do evangelho. Não se menciona quão grande era essa companhia, mas o número de sacerdotes em Jerusalém era muito grande; e sua conversão foi uma prova impressionante do poder da verdade. É provável que eles se opusessem ao evangelho com tanta hostilidade quanto qualquer outra classe de judeus. E agora é mencionado, como digno de registro especial, que o evangelho era suficientemente poderoso para humilhar até os sacerdotes orgulhosos, altivos, egoístas e invejosos ao pé da cruz. Um dos desígnios do evangelho é demonstrar o poder da verdade em subjugar todas as classes de pessoas; e, portanto, no Novo Testamento, temos o registro de que ele realmente subjugou todas as classes à obediência da fé. Alguns senhores, no entanto, aqui, em vez de “sacerdotes”, lêem judeus. Esta leitura é seguida na versão siríaca.

Foram obedientes à fé – A palavra “fé” aqui é evidentemente colocada para a “religião cristã”. A fé é um dos principais requisitos do evangelho Marcos 16:16 , e por meio de uma figura de linguagem é colocada para o próprio evangelho. Tornar-se “obediente à fé”, portanto, é obedecer aos requisitos do evangelho, particularmente o que exige que “crer”. Compare Romanos 10:16 . Com a adesão dos “sacerdotes”, também não foi tirada uma parte pequena da censura do evangelho, que ele converteu apenas entre as classes mais baixas do povo. Compare João 7:48 .

Comentário de E.W. Bullinger

empresa = multidão. Grego. ochlos.

a fé, ou seja , no nome. Compare Atos 3:16 .

Comentário de John Calvin

Lucas estabelece novamente o aumento da Igreja, para que ele possa declarar melhor o poder de Deus e sua graça no contínuo progresso da mesma. Foi uma excelente obra de Deus que a Igreja deveria repentinamente e, por assim dizer, em um momento ser levantada; mas isso é digno de admiração, pois ele promove o trabalho que ele havia começado em meio a tantos, e aumenta o número deles, a quem diminuir e, consequentemente, destruir todo o estoque, o mundo muito trabalho. Nisso ele diz que a Palavra de Deus cresceu, seu significado é que foi espalhada ainda mais no exterior. Diz-se que a Palavra de Deus cresce de duas maneiras; seja quando novos discípulos são levados a obedecer à mesma coisa, ou quando cada um de nós lucra e avança nele, Lucas fala neste lugar do tipo anterior de aumento, pois ele se expõe aos poucos, quando fala do número do evangelho. discípulos. Não obstante, ele restringe esse tão grande aumento de fé a uma cidade. Pois, embora se deva pensar que os discípulos foram espalhados por outros lugares, ainda não havia um determinado corpo, exceto apenas em Jerusalém.

E uma ótima empresa. Vendo que (falando corretamente) nossa fé obedece à doutrina do evangelho, é um discurso figurado, proferido por metonímia, quando Lucas diz. Que eles obedeceram à fé; pois a palavra é tomada por ele pela Palavra de Deus e pela própria profissão do cristianismo. E ele considera os sacerdotes pelo nome, porque eles eram em sua maioria inimigos; por qual causa foi uma obra maravilhosa de Deus que alguns se convertessem, e muito mais maravilhoso que muitos. Pois, a princípio, se enfureceram contra Cristo com esta vanglória: “Algum dos governantes creu nele? Mas esta multidão, que não conhece a lei, é amaldiçoada. ”

Comentário de Adam Clarke

A palavra de Deus aumentou – por pregadores como os apóstolos e esses diáconos, não admira que a doutrina de Deus tenha aumentado – tornou-se amplamente difundida e geralmente conhecida; em conseqüência disso, o número de discípulos deve ser grandemente multiplicado: pois Deus sempre abençoará sua própria palavra, quando ministrado por aqueles a quem ele qualificou para proclamá-la.

Uma grande companhia de sacerdotes era obediente à fé – este foi um dos maiores milagres realizados pela graça de Cristo: que as pessoas tão empenhadas na destruição de Cristo, de seus apóstolos e de sua doutrina deveriam finalmente adotar essa doutrina, é surpreendente; e que aqueles que haviam resistido às evidências dos milagres de Cristo deveriam ter cedido à doutrina de sua morte e ressurreição, é digno de nota. E com isso podemos aprender que não é por milagres que os pecadores devem ser convertidos a Deus, mas pela pregação de Cristo morrendo por suas ofensas e ressuscitando por sua justificação.

Em vez de ?e?e?? , sacerdotes, alguns MSS. E o siríaco, leia ???da??? , judeus; pois os copistas parecem impressionados aqui com duas dificuldades:

  1. Que pessoas como esses sacerdotes pudessem ser convertidas.
  • Que a palavra ????? , companhia ou multidão, poderia ser aplicada com propriedade a essa classe, que deve ter sido inconsiderável em seus números, quando comparada com o resto dos judeus.
  • Para preservar a leitura antiga, que é indubitavelmente genuína, alguns alteraram o texto por conjecturas; e, colocando uma vírgula após ????? e a ?a? antes de t?? ?e?e?? , faça o texto ser lido assim: E uma grande multidão, e alguns dos sacerdotes, eram obedientes à fé. Essa conjectura é desnecessária, pois não existe aqui uma dificuldade que exija um expediente tão desesperado, o que não é recomendado pela evidência de um único MS. ou versão.

    1. A graça de Cristo Jesus pode salvar até um sacerdote judeu assassino: sua morte é uma grande expiação por todos os crimes e pelos piores pecadores.

    2. Nos vinte e quatro cursos de sacerdotes, não havia apenas uma multidão, mas multidões: na verdade, o número de eclesiásticos em Jerusalém era enorme. Uma grande empresa fora disso pode ser convertida, e ainda assim multidões são deixadas para trás.

    Comentário de Thomas Coke

    Atos 6: 7 . E uma grande companhia de sacerdotes aprendemos com Esdras 2: 36-39 que 4289 sacerdotes retornaram do cativeiro; o número dos quais agora provavelmente aumentara muito. É certamente maravilhoso que uma grande multidão de sacerdotes abraça o evangelho, considerando que ressentimentos peculiares eles devem esperar de seus irmãos incrédulos e as grandes perdas a que devem ser expostos em conseqüência de serem expulsos de seus cargos. Mas a graça de Deus foi suficiente para animá-los e apoiá-los contra toda objeção; e é muito provável que o milagre de rasgar o véu do templo e o testemunho dos guardas da verdade da ressurreição contribuam consideravelmente para a conversão deles, em concordância com os seus presentes e poderes dos apóstolos; as provas mais convincentes de que viram antes de seus olhos em seu próprio templo.

    Comentário de John Wesley

    E a palavra de Deus aumentou; e o número de discípulos se multiplicou grandemente em Jerusalém; e uma grande companhia dos sacerdotes era obediente à fé.

    E a palavra de Deus cresceu – Os obstáculos foram removidos.

    Referências Cruzadas

    2 Crônicas 29:34 – Como os sacerdotes eram muito poucos para tirar a pele de todos os holocaustos, os seus parentes, os levitas, os ajudaram até o fim da tarefa e até que outros sacerdotes se consagrassem, pois os levitas demoraram menos para se consagrarem do que os sacerdotes.

    2 Crônicas 30:24 – Ezequias, rei de Judá, forneceu mil novilhos e sete mil ovelhas e bodes para a assembléia, e os líderes, mil novilhos e dez mil ovelhas e bodes. Muitos sacerdotes se consagraram,

    Salmos 132:9 – Vistam-se de retidão os teus sacerdotes; cantem de alegria os teus fiéis”.

    Salmos 132:16 – Vestirei de salvação os seus sacerdotes e os seus fiéis a celebrarão com grande alegria.

    Mateus 19:30 – Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros”.

    Lucas 2:34 – E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,

    João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

    Atos dos Apóstolos 12:24 – Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.

    Atos dos Apóstolos 19:20 – Dessa maneira a palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia.

    Atos dos Apóstolos 21:20 – Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: “Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram, e todos eles são zelosos da lei.

    Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

    Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

    Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

    2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

    2 Timóteo 2:9 – pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

    Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

    Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *