Estudo de Efésios 4:9 – Comentado e Explicado

Ora, que quer dizer ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra?
Efésios 4:9

Comentário de Albert Barnes

Agora que ele ascendeu – isto é, é afirmado no Salmo que ele “ascendeu” – “Tu subiste ao alto”. Isso implica que deve ter havido uma “descida” anterior ou, conforme aplicável ao Messias, “é uma verdade que ele desceu anteriormente”. Não é de forma alguma certo que Paulo quis dizer que a “palavra” “ascendeu” demonstrou que deve ter havido uma descida anterior; mas ele provavelmente quer dizer que, no caso de Cristo, houve “de fato” uma descida para as partes inferiores da terra primeiro. A linguagem usada aqui expressará adequadamente sua descida à terra.

Nas partes mais baixas da terra – No mais baixo estado de humilhação. Este parece ser o significado justo das palavras. O céu se opõe à terra. Um está acima; o outro está embaixo. De um Cristo desceu para o outro; e ele veio não apenas à terra, mas se inclinou para a condição mais humilde da humanidade aqui; veja Filêmon 2: 6-8 ; compare notas sobre Isaías 44:23 . Alguns entenderam isso da sepultura; outros da região de espíritos que partiram; mas essas interpretações não parecem necessárias. É a “própria terra” que contrasta com os céus; e a idéia é que o Redentor desceu de sua elevada eminência no céu e se tornou um homem de humilde posição e condição; compare o Salmo 139: 15 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

(Agora … ascendeu = (Agora esse fato), Ele ascendeu.

o que é isso = o que isso implica.

mas = exceto. Grego. ei (App-118) me (App-105).

também desceu = desceu também.

partes inferiores . ie Hades. App-131.

terra . App-129.

Comentário de John Calvin

9. Agora que ele ascendeu. Aqui, novamente, os caluniadores exclamam que o raciocínio de Paulo é insignificante e infantil. “Por que ele tenta aplicar essas palavras a uma verdadeira ascensão de Cristo, que foi figurativamente falada sobre uma manifestação da glória divina? Quem não sabe que a palavra ascender é metafórica? A conclusão de que ele também desceu primeiro não tem peso.

Eu respondo: Paulo aqui não raciocina à maneira de um lógico, quanto ao que necessariamente segue, ou pode ser deduzido, das palavras do profeta. Ele sabia que o que Davi falou sobre a ascensão de Deus era metafórico. Mas também não se pode negar que a expressão tenha uma referência a algum tipo de humilhação da parte de Deus que existia anteriormente. É essa humilhação que Paulo deduz justamente da declaração de que Deus havia ascendido. E a que horas Deus desceu mais baixo do que quando Cristo se esvaziou? ( ???? ? ?a?t?? ?????se, Filipenses 2: 7. ) Se alguma vez houve um tempo em que, depois de parecer deixar de lado o brilho de seu poder, Deus ascendeu gloriosamente, foi quando Cristo ressuscitou de nossa condição mais baixa na terra, e recebido na glória celestial.

Além disso, não é necessário investigar com muito cuidado a exposição literal do Salmo, uma vez que Paulo apenas alude às palavras do profeta, da mesma maneira que, em outra ocasião, ele acomoda ao seu próprio assunto uma passagem retirada dos escritos de Moisés. “A justiça que é da fé fala assim: Não digas em teu coração, quem subirá ao céu? (isto é, derrubar Cristo de cima;) ou quem descerá às profundezas (isto é, ressuscitará Cristo dentre os mortos. ”) ( Romanos 10: 6 , Deuteronômio 30:12 .) Mas a adequação da aplicação que Paulo faz da passagem para a pessoa de Cristo não é o único fundamento sobre o qual deve ser defendida. Evidência suficiente é fornecida pelo próprio Salmo, de que essa atribuição de louvor se refere ao reino de Cristo. Sem mencionar outras razões que podem ser sugeridas, ela contém uma profecia distinta do chamado dos gentios.

Nas partes mais baixas da terra. (140) Essas palavras significam nada mais que a condição da vida atual. Torturá-los de modo a torná-los purgatórios ou infernais é extremamente tolo. O argumento retirado do grau comparativo, “as partes inferiores “, é bastante insustentável. É feita uma comparação, não entre uma parte da terra e outra, mas entre toda a terra e o céu; como se ele tivesse dito, que daquela habitação elevada Cristo desceu ao nosso profundo abismo.

Comentário de Adam Clarke

Mas que ele também desceu – O significado do apóstolo parece ser o seguinte: A pessoa que ascendeu é o Messias, e sua ascensão claramente sugere sua descida; isto é, sua encarnação, humilhação, morte e ressurreição.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 4: 9-10 . ( Agora, que ele ascendeu, etc.) – A argumentação de São Paulo nesses dois versículos é habilmente adaptada ao design principal de sua Epístola. Os gentios convertidos foram atacados pelos judeus não convertidos, que foram declarados inimigos dos pensamentos de um Messias que São Paulo, para enervar essa objeção, prova, por uma passagem dos Salmos ( Efésios 4: 8. ) que ele deve morrer e ser sepultado.Além dos judeus incrédulos, muitos daqueles que foram convertidos para o evangelho, ou pelo menos professou ser assim, atacou os gentios convertidos do outro lado, convencendo-os de que não podiam ser admitidos como povo de Deus no reino do Messias, nem receber vantagem por ele, a menos que foram circuncidados e se colocaram inteiramente sob a constituição judaica.Ele havia dito muito nos três primeiros capítulos para libertá-los dessa perplexidade; mas ainda assim, aproveita a oportunidade para lhes oferecer um novo argumento, dizendo a eles que Cristo, o mesmo Jesus que morreu e foi colocado em sua sepultura foi exaltada à destra de Deus, acima de todos os céus, no mais alto estado de dignidade e poder; que ele próprio sendo preenchido corporalmente com a plenitude de Deus, os crentes, que eram todos os seus membros, poderia receber imediatamente dele sua cabeça, uma plenitude de dons e graças, em nenhum outro termo senão como eram seus membros.

Comentário de John Wesley

(Agora que ele ascendeu, o que é isso, senão que ele também desceu primeiro às partes inferiores da terra?

Agora, essa expressão, Ele subiu, o que é isso, mas que ele desceu – Ou seja, não implica que ele desceu primeiro? Certamente sim, na suposição de que ele é Deus. Caso contrário, isso não aconteceria: já que todos os santos subirão ao céu, embora nenhum deles tenha descido dali.

Nas partes inferiores da terra – Assim é chamado o ventre, Salmo 139: 15 ; a sepultura, Salmo 63: 9 .

Referências Cruzadas

Gênesis 11:5 – O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.

Exodo 19:20 – O Senhor desceu ao topo do monte Sinai e chamou Moisés para o alto do monte. Moisés subiu

Salmos 8:5 – Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

Salmos 63:9 – Aqueles, porém, que querem matar-me serão destruídos; descerão às profundezas da terra.

Salmos 139:15 – Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Provérbios 30:4 – Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe!

Mateus 12:40 – Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra.

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 6:41 – Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”.

João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

João 6:58 – Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

João 6:62 – Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes!

João 8:14 – Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.

João 16:27 – pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus.

João 20:17 – Jesus disse: “Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês”.

Atos dos Apóstolos 2:34 – Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

Hebreus 2:7 – Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra;

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *