Estudo de Atos 8:37 – Comentado e Explicado

{Filipe respondeu: Se crês de todo o coração, podes sê-lo. Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus.}
Atos 8:37

Comentário de Albert Barnes

E Philip disse … – Isso foi declarado por Philip como a qualificação adequada para se fazer uma profissão de religião. Os termos são:

(1) “”, isto é, uma recepção de Jesus como Salvador; ceder a mente às influências apropriadas das verdades da redenção. Veja as notas em Marcos 16:16 .

(2) não é necessário apenas o consentimento do entendimento, mas a rendição do “coração, da vontade, das afeições” à verdade do evangelho. Como essas eram as qualificações apropriadas então, elas são agora. Nada menos é necessário; e nada além disso pode constituir uma qualificação adequada para a Ceia do Senhor.

Eu acredito … – Essa profissão é mais do que uma crença professada de que Jesus era “o Messias”. O nome “Cristo” implica isso. “Eu acredito que Jesus, o Messias, é o Filho de Deus.” Ele professou sua crença de que ele era o “Filho de Deus” – mostrando que ele antes supunha que o Messias “seria” o Filho de Deus, ou que Filipe o havia instruído nesse ponto. Era natural para Filipe, ao discursar sobre a humilhação e a pobreza de Jesus, acrescentar também que ele sustentava uma posição mais elevada de ser do que um homem, e era o Filho de Deus. Que idéias precisas o eunuco anexado a essa expressão não pode ser determinado agora. Este versículo está ausente em um número muito grande de manuscritos (Mill) e foi rejeitado por muitos dos críticos mais capazes. Também é omitido nas versões siríaca e etíope. Não é fácil conceber por que foi omitido em quase toda a sra. Grega. a menos que seja falso. Se não estava na cópia original dos Atos, provavelmente foi inserido por algum transcritor anterior, e foi considerado tão importante para a conexão, para mostrar que o eunuco não foi admitido apressadamente ao batismo, que foi posteriormente retido. Contém, no entanto, uma verdade importante, ensinada em abundância nas Escrituras, em outros lugares, que a “fé” é necessária para uma profissão religiosa adequada.

Comentário de E.W. Bullinger

A maioria dos textos omite esse versículo. A versão revisada coloca isso na margem.

com = fora de. Grego. ek.

Filho. Grego. huios . App-108. Veja também App-98.

Comentário de Adam Clarke

Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus – Ele acreditava que Jesus, a quem Filipe pregou a ele, era o Cristo ou o Messias e, consequentemente, o Filho de Deus.

Esse verso inteiro é omitido pelo ABCG, vários outros da primeira autoridade, a edição de Erpen. do árabe, do siríaco, do copta, do sahidic, do etiópico e de alguns dos eslavônicos: quase todos os críticos se declaram contra ele como espúrios. Griesbach deixou de fora o texto; e o professor White em seu Crisews diz: ” Hic versus certissime delendus “, esse versículo, com toda certeza, deve ser apagado. Pode ser encontrada em E, vários outros de menor importância, e na Vulgata e no árabe. Naqueles MSS. onde existe, existe de várias formas, embora o sentido seja o mesmo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:37 . Eu acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Esta passagem prova plenamente que Filipe havia aberto ao eunuco a doutrina da Divindade de Cristo; e, de fato, se ele não o fez, ele deve ter lhe dado um relato muito imperfeito do evangelho. Veja cap. Atos 13:33 .

Referências Cruzadas

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

João 9:35 – Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: “Você crê no Filho do homem? “

João 11:27 – Ela lhe respondeu: “Sim, Senhor, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 8:12 – No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.

Atos dos Apóstolos 8:21 – Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Romanos 10:10 – Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

1 Coríntios 12:3 – Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *