Estudo de Atos 23:11 – Comentado e Explicado

Na noite seguinte, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Coragem! Deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa também que o dês em Roma.
Atos 23:11

Comentário de Albert Barnes

O Senhor o apoiou Evidentemente o Senhor Jesus. Veja as notas em Atos 1:24 . Compare Atos 22:18 . A aparição do Senhor neste caso foi uma prova de que ele aprovou o curso que Paulo havia adotado antes do Sinédrio.

Tenha bom ânimo – Não seria notável se Paulo, por essas constantes perseguições, fosse desanimado. A questão de toda a questão ainda era duvidosa. Nessas circunstâncias, deve ter sido especialmente consolador para ele ouvir essas palavras de encorajamento do Senhor Jesus, e essa garantia de que o objetivo de seus desejos seria atendido e de que ele teria permissão para prestar o mesmo testemunho dele. Roma. Nada mais pode consolar e sustentar a alma em provas e perseguições, a não ser a evidência da aprovação de Deus e as promessas de sua ajuda graciosa.

Preste testemunho também em Roma – Esse tinha sido o objetivo de seu desejo sincero. Romanos 1:10 ; Romanos 15: 23-24 , e essa promessa do Senhor Jesus foi cumprida, Atos 28: 30-31 . A promessa que foi feita aqui a Paulo não era diretamente a libertação da presente perseguição, mas implicava isso e a tornava certa.

Comentário de E.W. Bullinger

seguindo . Grego. epeimi. Veja nota em Atos 7:26 .

o senhor . App-98.

Tenha bom ânimo = Tenha coragem. Grego. tharseo . Aqui; Mateus 9: 2 , Mateus 9:22 ; Mateus 14:27 . Marcos 6:50 ; Marcos 10:49 . Lucas 8:48 . João 16:33 .

Paul . Os textos omitem.

testemunhou . Grego. diamarturomai. Veja nota em Atos 2:40 .

prestar testemunho . Grego. martureo. Veja a pág. 1511 e nota sobre João 1: 7 .

também em Rorne = em Roma também.

Comentário de John Calvin

11. E na noite seguinte. Lucas declara que Paulo foi fortalecido com um oráculo, para que ele pudesse resistir corajosamente contra ataques terríveis quando as coisas estivessem tão fora de ordem. Certamente não podia ser senão que ele estava com muito medo e que estava perturbado com a lembrança do que estava por vir. Portanto, o oráculo não era supérfluo. As coisas anteriores pelas quais ele foi ensinado que Deus se importava com ele deveriam ter sido suficientes para nutrir sua esperança e impedi-lo de desmaiar; mas porque em grandes perigos Satanás muitas vezes adquire novos medos, para que assim (se não puder superar completamente as promessas de Deus nos corações dos piedosos) pelo menos obscureça o mesmo com nuvens, é necessário que a lembrança delas seja renovada, que a , sendo aperfeiçoada com novos adereços e estadas, possa permanecer mais firme. Mas a soma é que Paulo pode se comportar com ousadia, porque ele também deve ser a testemunha de Cristo em Roma. Mas isso parece ser apenas um consolo frio e vão, como se ele dissesse: Não temas, porque deves suportar um peso mais severo; pois, segundo a carne, era melhor morrer uma vez e com velocidade para acabar com seus dias do que se esconder em bandos e muito tempo para ficar na prisão. O Senhor não promete libertá-lo; não, ele não diz que tenha um final feliz; somente ele diz que aqueles problemas e aflições, com os quais ele já estava dolorosamente oprimido, continuarão por muito tempo. Mas, com isso, reunimos melhor a importância da confiança, que o Senhor nos respeita em nossas misérias, embora ele não estenda a mão para ajudar-nos. –

Portanto, aprendamos, mesmo nas aflições mais extremas, a permanecermos somente na palavra de Deus; e nunca desmaiemos enquanto ele nos vivificar com o testemunho de seu amor paternal. E porque agora os oráculos não são enviados do céu, nem o próprio Senhor aparece por visões, devemos meditar em suas inúmeras promessas, pelas quais ele testifica que estará próximo de nós continuamente. Se for conveniente que um anjo desça até nós, o Senhor não negará nem mesmo esse tipo de confirmação. Não obstante, devemos dar essa honra à palavra, pois, contentes apenas com ela, esperamos pacientemente a ajuda que ela nos promete. –

Além disso, de nada adiantou ouvir os anjos que foram enviados do céu; mas o Senhor não veda em vão, no coração dos fiéis, pelo seu Espírito, as promessas que são feitas por ele. E como ele em vão não os derrota e os repete com freqüência, (545) que nossa fé se exercite diligentemente na lembrança contínua deles. Pois, se fosse necessário que a fé de Paulo fosse muitas vezes estabelecida e armazenada com uma nova ajuda, não há nenhum de nós que não precise de muito mais ajuda. Além disso, nossas mentes devem estar armadas com paciência, para que possam atravessar os longos e problemáticos circuitos de problemas e aflições. –

Inculcat “, inculca.

Comentário de Adam Clarke

Tenha bom ânimo, Paul – Não é de admirar que, com todas essas provações e dificuldades, São Paulo tenha sido muito desanimado; e especialmente porque ele não tinha nenhuma sugestão direta de Deus sobre o que seria o fim das provações atuais: para confortá-lo e fortalecer sua fé, Deus lhe deu essa visão.

Então você também deve dar testemunho em Roma – isso foi uma inteligência agradável para Paulo, que há muito desejava ver aquela cidade, e pregar o Evangelho de Cristo ali. Ele parece ter tido uma sugestão de que deveria vê-la; mas como, ele não sabia dizer; e esta visão satisfez-o por ele ser enviado para lá pelo próprio Deus. Isso resolveria todos os temores e escrúpulos sobre a questão da presente perseguição.

Comentário de Thomas Coke

Atos 23:11 . O Senhor estava ao seu lado, etc. – Isso mostra claramente que nosso Senhor aprovou a parte que São Paulo havia agido antes do sinédrio, embora alguns o tivessem censurado sem entender ou considerar as circunstâncias. Witsius observa que deve ter sido um consolo maior um soldado de Cristo tão fiel como São Paulo, tendo sido assim aprovado e incentivado por seu general, a ser levado a mais combates do que ser imediatamente demitido: e tal um temperamento que ele expressa, Filipenses 1:20 ; Filipenses 1:26 .

Comentário de John Wesley

E a noite seguinte ao Senhor ficou ao lado dele, e disse: Tem bom ânimo, Paulo; porque como tu me testificaste em Jerusalém, assim também tens de dar testemunho em Roma.

E na noite seguinte, o Senhor Jesus – o que Paulo havia anteriormente proposto em espírito, Atos 19:21 , Deus agora no devido tempo confirma. Outra declaração com o mesmo efeito é feita por um anjo de Deus, Atos 27:23 . E, no capítulo 23, a soma deste livro gira sobre o testemunho de Paulo aos romanos. Como os defensores da supremacia de São Pedro triunfariam, poderiam descobrir metade do que lhe era atribuído! Seja corajoso, Paulo – Como ele trabalhou sob angústias e perseguições singulares, foi favorecido com garantias extraordinárias da assistência divina.

Você deve testemunhar – Promessas particulares geralmente são dadas quando todas as coisas parecem desesperadas.

Também em Roma – o perigo não é nada aos olhos de Deus: todos os obstáculos mais longe de sua obra. Uma promessa do que está longe, implica tudo o que necessariamente existe. Paulo testificará em Roma; portanto, ele virá a Roma; portanto ele escapará dos judeus, do mar, da víbora.

Referências Cruzadas

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 109:31 – pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam.

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41:14 – Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei”, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel.

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Jeremias 15:19 – Assim respondeu o Senhor: “Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. Deixe esse povo voltar-se para você, mas não se volte para eles.

Mateus 9:2 – Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”.

Mateus 14:27 – Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! “

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

João 11:8 – Estes disseram: “Mestre, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te e assim mesmo vais voltar para lá? “

João 14:18 – Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

Atos dos Apóstolos 18:9 – Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: “Não tenha medo, continue falando e não fique calado,

Atos dos Apóstolos 19:21 – Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: “Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma”.

Atos dos Apóstolos 20:22 – “Agora, compelido pelo Espírito, estou indo para Jerusalém, sem saber o que me acontecerá ali,

Atos dos Apóstolos 22:18 – vi o Senhor que me dizia: ‘Depressa! Saia de Jerusalém imediatamente, pois não aceitarão seu testemunho a meu respeito’.

Atos dos Apóstolos 27:22 – Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Atos dos Apóstolos 27:25 – Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Atos dos Apóstolos 28:30 – Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo.

Romanos 1:15 – Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma.

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

Filipenses 1:13 – Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.

2 Timóteo 4:17 – Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada, e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *