Estudo de 1 Samuel 2:2 – Comentado e Explicado

Ninguém é santo como o Senhor. Não existe outro Deus, além de vós, nem rochedo semelhante ao nosso Deus.
1 Samuel 2:2

Comentário de Albert Barnes

Qualquer rocha … – O termo rocha, aplicado a Deus, é encontrado pela primeira vez no cântico de Moisés (ver nota de Deuteronômio 32: 4 ), onde a justaposição de rocha e salvação em 1 Samuel 2:15 , “ele considerava levemente a rocha de seu salvação ”parece indicar que Ana estava familiarizada com o cântico de Moisés.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 2: 2 . Não há santo como o Senhor – ninguém tão perfeitamente, imutável e constantemente santo. Nenhum além – Não somente ninguém é tão santo como tu, mas na verdade não há outro santo além de ti; ou seja, inteiramente, ou independentemente, mas apenas pela participação de ti. Qualquer pedra – Tu és apenas uma defesa e refúgio seguros para todos os que fogem para ti.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum santo . Este é o clamor de todos os seus santos. Ver nota no Ex. 1 Samuel 15:11 . piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 . qualquer pedra. Compare Deuteronômio 32: 4 . 2 Samuel 22:32 .

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Nenhum santo – A santidade é peculiar ao Deus de Israel; nenhum deus falso jamais pretendeu santidade; não era atributo do paganismo, nem de nenhuma religião jamais professada no mundo antes ou desde a verdadeira revelação do verdadeiro Deus.

Não ninguém além de ti – Só pode haver um Ser não-originado, infinito e eterno; esse Ser é Jeová.

tsur , which we translate rock, signifies, when applied to Jehovah, fountain, source, spring. Qualquer pedra como o nosso Deus – o rabino Maimon observou que a palavra ??? tsur , que traduzimos rocha, significa, quando aplicada a Jeová, fonte, fonte, primavera. Não há fonte de onde possa surgir ajuda e salvação contínuas, senão o nosso Deus.

Comentário de John Wesley

Não há santo como o SENHOR; porque não há além de ti; nem há rocha como o nosso Deus.

Nenhum santo – Nenhum tão perfeitamente, imutável e constantemente santo.

Nenhum além – Não apenas ninguém é tão santo como tu, mas na verdade não há outro santo além de ti; a saber, inteiramente ou independentemente, mas apenas pela participação de você.

Qualquer pedra – Tu és apenas uma defesa e refúgio seguros para todos os que fogem para ti.

Referências Cruzadas

Exodo 15:11 – Quem entre os deuses é semelhante a ti, Senhor? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas?

Deuteronômio 3:24 – “Ó Soberano Senhor, tu começaste a mostrar a teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos?

Deuteronômio 4:35 – Tudo isso foi mostrado a vocês para que soubessem que o Senhor é Deus; e que não há outro além dele.

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Deuteronômio 32:20 – “Esconderei o meu rosto deles”, disse, “e verei qual o fim que terão; pois são geração perversa, filhos infiéis.

Deuteronômio 32:31 – Pois a rocha deles não é como a nossa Rocha, com o que até mesmo os nossos inimigos concordam.

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

2 Samuel 22:32 – Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 71:3 – Peço-te que sejas a minha rocha de refúgio, para onde eu sempre possa ir; dá ordem para que me libertem, pois és a minha rocha e a minha fortaleza.

Salmos 71:19 – Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas. Quem se compara a ti, ó Deus?

Salmos 73:25 – A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.

Salmos 86:8 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.

Salmos 89:6 – Pois, quem nos céus poderá comparar-se ao Senhor? Quem dentre os seres celestiais assemelha-se ao Senhor?

Salmos 89:8 – Ó Senhor, Deus dos Exércitos, quem é semelhante a ti? És poderoso, Senhor, envolto em tua fidelidade.

Salmos 99:5 – Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo!

Salmos 99:9 – Exaltem o Senhor nosso Deus; prostrem-se, voltados para o seu santo monte, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo.

Salmos 111:9 – Ele trouxe redenção ao seu povo e firmou a sua aliança para sempre. Santo e temível é o seu nome!

Isaías 6:3 – E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.

Isaías 40:18 – A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?

Isaías 43:10 – “Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 44:8 – Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. “

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Jeremias 10:6 – Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Romanos 4:8 – Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa”.

Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

1 Pedro 1:16 – pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *