Estudo de Atos 13:48 – Comentado e Explicado

Estas palavras encheram de alegria os pagãos que glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que estavam predispostos para a vida eterna fizeram ato de .
Atos 13:48

Comentário de Albert Barnes

Quando os gentios ouviram isso – Ouviram que o evangelho deveria ser pregado a eles. A doutrina dos judeus era que a salvação estava confinada a si mesmos. Os gentios regozijaram-se por terem saído da boca dos próprios judeus, agora ouvindo uma doutrina diferente.

Eles glorificaram a palavra do Senhor – eles a honraram como uma mensagem de Deus; eles reconheceram e receberam como a Palavra de Deus. A expressão transmite a idéia de louvor por causa disso, e de reverência pela mensagem como a Palavra de Deus.

E quantos foram ordenados – ?s?? ?sa? teta?µ???? hosoi esan tetagmenoiSyriac, “Quem estava destinado” ou constituído. Vulgata: “Todos os que foram pré-ordenados (citant erant praeordinati) para a vida eterna creram.” Houve muita diferença de opinião em relação a essa expressão. Uma classe de comentaristas supôs que ela se refere à doutrina da eleição – ao povo de Deus que ordena a vida eterna, e outra classe ao fato de estarem dispostos a abraçar o evangelho – àqueles dentre aqueles que não rejeitaram e desprezavam o evangelho, mas que estavam dispostos e inclinados a abraçá-lo. A principal pergunta é: qual é o significado da palavra traduzida como “ordenada”? A palavra é usada apenas oito vezes no Novo Testamento: Mateus 28:16 , “No monte onde Jesus os havia designado”; isto é, previamente designado – antes de sua morte; Lucas 7: 8: “Porque também eu sou homem sujeito à autoridade”; nomeado ou designado como soldado, sob a autoridade de outro; Atos 15: 2: “Eles determinaram que Paulo e Barnabé, etc., deveriam ir a Jerusalém”; Atos 22:10 : “Todas as coisas que lhe forem designadas lhe serão anunciadas”; Atos 23:23 , “E quando o designaram por dia”, etc .: Romanos 13: 1 , “os poderes que são ordenados por Deus; 1 Coríntios 16:15 , eles se viciaram no ministério dos santos. ” A palavra t?ss? tasso apropriadamente significa “colocar” – isto é, colocar em uma determinada posição ou ordem. Seu significado é derivado de organizar ou dispor um corpo de soldados em ordem militar regular. Nos locais mencionados acima, a palavra é usada para denotar o seguinte:

(1) Mandar ou designar Mateus 28:16 ; Atos 22:10 ; Atos 28:23 .

(2) instituir, constituir ou nomear Romanos 13: 1 ; compare 2 Samuel 8:11 ; 1 Samuel 22: 7 .

(3) determinar, tomar conselho, resolver, Atos 15: 2 .

(4) sujeitar-se à autoridade de outro, Lucas 7: 8 .

(5) viciar em; dedicar a, 1 Coríntios 16:15 . O significado pode ser assim expresso:

(1) A palavra nunca é usada para denotar uma disposição ou inclinação interna decorrente do próprio eu. Isso não significa que eles se dispuseram a abraçar a vida eterna.

(2) possui uniformemente a noção de uma ordem, disposição ou organização externa; isto é, de alguma outra fonte que não o próprio indivíduo; como soldado, organizado ou classificado de acordo com a vontade do oficial em questão. Em relação a essas pessoas, significa, portanto, que elas estavam dispostas ou inclinadas a isso de alguma outra fonte que não elas mesmas.

(3) não se refere adequadamente a um decreto eterno, ou diretamente à doutrina da eleição – embora isso possa ser deduzido dela; mas refere-se ao fato de estarem realmente dispostos a abraçar a vida eterna. Eles foram então inclinados por uma influência de fora de si mesmos, ou tão dispostos a abraçar a vida eterna. Que isso foi feito pela influência do Espírito Santo é claro em todas as partes do Novo Testamento, Tito 3: 5-6 ; João 1:13 . Não era uma disposição ou arranjo originário deles mesmos, mas de Deus.

(4) isso implica a doutrina da eleição. Foi, de fato, essa doutrina expressa em um ato. Não foi senão Deus que os dispôs a abraçar a vida eterna. E que ele faz isso de acordo com um plano em sua mente, um plano que é imutável, como ele próprio é imutável, fica claro nas Escrituras. Compare Atos 18:10 ; Romanos 8: 28-30 ; Romanos 9: 15-16 , Romanos 9:21 , Romanos 9:23 ; Efésios 1: 4-5 , Efésios 1:11 . O significado pode ser expresso em poucas palavras – que foram então dispostas, e com sinceridade determinadas, a abraçar a vida eterna, pela operação da graça de Deus em seus corações.

Vida eterna – Salvação. Veja as notas em João 3:36 .

Comentário de E.W. Bullinger

ordenado = nomeado. Grego. tasao. Aqui, Atos 15: 2 ; Atos 22:10 ; Atos 28:23 . Mateus 28:16 . Lucas 7: 8 . Romanos 13: 1 . 1 Coríntios 16:15 .

eterno . Grego. aionios.

Comentário de John Calvin

48. E quando os gentios ouviram. A questão da alegria dos gentios era esta, quando ouviram que não haviam sido chamados à salvação de repente, como se isso não tivesse sido decretado antes por Deus, mas que agora está finalmente cumprido, o que foi predito. muitos anos antes. Sem dúvida, foi uma pequena confirmação de sua fé, porque a salvação lhes foi prometida pela vinda de Cristo, pela qual também aconteceu que eles fizeram com mais fervoroso desejo e reverência abraçar o evangelho. Para glorificar a palavra de Deus, podem ser expostas duas maneiras: confessar que era verdade que foi profetizada por Isaías, ou que eles abraçaram a doutrina que lhes foi apresentada com fé. Certamente, há uma assinatura completa, porque eles disputam ou não mais duvidam, assim que viram que Paulo havia conseguido a vitória. E certamente honramos a palavra de Deus como deveríamos, quando nos submetemos obedientemente a ela pela fé; pois não pode ser mais blasfemado do que quando os homens se recusam a acreditar. E aqui vemos como os gentios não foram impedidos, pela teimosia que viram nos judeus, de dar seu nome a Cristo. Com a mesma coragem (835), devemos desprezar e pisar os pés do orgulho dos ímpios, quando, por sua obstinação, eles estudam para parar o caminho diante de nós.

E eles acreditaram. Esta é uma exposição do membro a seguir, pelo menos no meu julgamento. Porque Lucas mostra que tipo de glória eles deram à palavra de Deus. E aqui devemos notar a restrição, [reserva], quando ele diz que eles creram, (mas) não todos em geral, mas aqueles que foram ordenados para a vida. E não precisamos duvidar, mas que Lucas chama aqueles teta?µe???? , que foram escolhidos pela livre adoção de Deus. Pois é um absurdo ridículo referir isso à afeição daqueles que criam, como se recebessem o evangelho cujas mentes estavam bem dispostas. Pois essa ordenação deve ser entendida apenas no eterno conselho de Deus. Lucas também não diz que foram ordenados para a fé, mas para a vida; porque o Senhor predestina a sua até a herança da vida eterna. E este lugar ensina que a fé depende da eleição de Deus. E, certamente, vendo que toda a raça da humanidade é cega e obstinada, essas doenças permanecem rápidas em nossa natureza até serem reparadas pela graça do Espírito, e essa reparação flui somente da fonte da eleição. Pois no caso de dois que ouvem a mesma doutrina juntos, (836) um se mostra apto a ser ensinado, o outro continua em sua obstinação. Não é, portanto, porque eles diferem por natureza, mas porque Deus ilumina o primeiro e não concede ao outro a mesma graça. De fato, somos feitos filhos de Deus pela fé; como a fé, ao nos tocar, é a porta e o primeiro começo da salvação; mas existe um maior respeito de Deus. Pois ele não começa a nos escolher depois que cremos; mas ele sela sua adoção, que estava oculta em nossos corações, pelo dom da fé, para que seja manifesto e seguro. Pois, se isso é apropriado apenas para os filhos de Deus para serem seus discípulos, segue-se que não pertence a todos os filhos de Adão em geral. Não é de admirar, portanto, se todos não receberem o evangelho; (837) porque, embora nosso Pai celestial convide todos os homens à fé pela voz externa do homem, ele não chama eficazmente pelo seu Espírito a não ser aqueles que ele decidiu salvar. Agora, se a eleição de Deus, pela qual Ele nos ordena à vida, é a causa da fé e da salvação, não resta nada para dignidade ou mérito.

Portanto, mantenhamos e marquemos o que Lucas diz, que aqueles que foram ordenados antes para a vida, que, sendo enxertados no corpo de Cristo pela fé, recebem o penhor e a promessa de sua adoção em Cristo. De onde também reunimos que força a pregação do evangelho tem por si só. Porque não encontra fé nos homens, senão porque Deus chama interiormente quem ele escolheu, e porque atrai para Cristo os que antes eram seus ( João 6:37 ). Lucas também ensina nas mesmas palavras: que não pode ser que nenhum dos eleitos pereça. For he saith not that one or a few of the elect did believe, but so many as were elect. For though God’s election (838) be unknown to us until we perceive it by faith, yet is it not doubtful or in suspense in his secret counsel; because he commendeth all those whom he counteth his to the safeguard and tuition of his Son, who will continue a faithful keeper even unto the end. Both members are necessary to be known. When election is placed above faith, there is no cause why men should challenge to themselves any thing in any part of their salvation. For if faith, wherein consisteth salvation, which is unto us a witness of the free adoption of God, which coupleth us to Christ, and maketh his life ours, whereby we possess God with his righteousness, and, finally, whereby we receive the grace of sanctification, be grounded without us in the eternal counsel of God; what good things so ever we have, we must needs acknowledge that we have received it of the grace of God, which doth prevent us of its own accord. Again, because many entangle themselves in doubtful and thorny imaginations, whilst that they seek for their salvation in the hidden counsel of God, let us learn that the election of God is therefore approved by faith, that our minds may be turned unto Christ as unto the pledge of election, and that they may seek no other certainty save that which is revealed to us in the gospel; I say, let this seal suffice us, that

“whosoever believeth in the only-begotten Son of God hath eternal life,”
(
John 3:36 .)

Comentário de Adam Clarke

Todos quantos foram ordenados para a vida eterna acreditavam – Este texto foi lamentavelmente mal compreendido. Muitos supõem que isso significa simplesmente que aqueles naquela assembléia foram pré-ordenados; ou predestinado pelo decreto de Deus, para a vida eterna, acreditado sob a influência desse decreto. Agora, devemos ter cuidado ao examinar o que uma palavra significa, antes de tentarmos fixar seu significado. O que quer que teta?µe??? possa significar, que é a palavra que traduzimos ordenada, não é nem p??teta?µe??? nem p?????sµe??? que o apóstolo usa, mas simplesmente teta?µe??? , que não inclui nenhuma idéia de pré-ordenação ou pré-destino de qualquer tipo. E se isso acontecesse, seria bastante perigoso dizer que todos aqueles que creram naquele tempo eram realmente perseverantes até o fim e foram salvos para a vida eterna. Mas, deixando todos esses assuntos precários, o que a palavra teta?µe??? significa? O verbo tatt? ou tass? significa colocar, definir, ordenar, nomear, descartar; portanto, foi considerado aqui como implicando a disposição ou prontidão de espírito de várias pessoas na congregação, como os prosélitos religiosos mencionados em Atos 13:43 , que possuíam o inverso da disposição daqueles judeus que falaram contra essas coisas, contradizendo e blasfêmia, Atos 13:45 . Embora a palavra neste lugar tenha sido traduzida de várias maneiras, ainda assim, de todos os significados já empregados, ninguém concorda mais com sua natureza e significado conhecido do que com o que a representa como pretendendo aqueles que foram predestinados à vida eterna: isso não tem sentido do termo e nunca deve ser aplicado a ele. Vamos, sem preconceitos, considerar o alcance do lugar: os judeus contradiziam e blasfemavam; os prosélitos religiosos ouviram atentamente e receberam a palavra da vida: a única parte estava totalmente indisposta, por sua própria obstinação, a receber o Evangelho; os outros, desprovidos de preconceito e apreensão, ficaram contentes em saber que, na ordem de Deus, os gentios foram incluídos na aliança de salvação por meio de Cristo Jesus; eles, portanto, nesse bom estado e ordem de espírito, acreditavam. Aqueles que buscam o significado claro da palavra o encontrarão aqui: aqueles que desejam entender, não da palavra grega, seu uso entre os melhores escritores gregos e o sentido óbvio do evangelista, mas por conta própria. credo, podem continuar a confundir a si mesmos e aos outros; acende o seu próprio fogo, compensa-se com faíscas e anda à luz do seu próprio fogo e das faíscas que acenderam; e, em conseqüência, deita-se em tristeza, dando adeus ao verdadeiro significado de uma passagem tão simples, tomada em sua conexão, que é preciso se perguntar como ela chegou a ser mal interpretada e mal aplicada. Aqueles que desejam ver mais sobre esse versículo podem consultar Hammond, Whitby, Schoettgen, Rosenmuller, Pearce, Sir Norton Knatchbull e Dodd.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:48 . Quantos foram ordenados para a vida eterna Observamos, primeiro, neste texto, que seja qual for o significado exato da palavra proferida ordenada , ela não se refere aqui aos decretos de Deus, mas à disposição das mentes dos esses gentios; como é muito evidente, desde que é usado como antítese para as pessoas mencionadas, Atos 13:46, isto é, para os judeus incrédulos; que, por sua obstinação e maldade, se condenaram como indignos da vida eterna; considerando que, pelo contrário, vários desses gentios, por sua sinceridade e probidade de espírito, se manifestaram ao se submeter tão prontamente pela graça à verdade e à evidência, e adotando uma religião tão diferente do que haviam recebido e tão contrária aos seus interesses mundanos, eles se mostraram dispostos a receber o evangelho. E isso que observamos, segundo, parece ser o verdadeiro significado do original, a palavra teta?µe??? mais comumente significa descartado ou colocado em ordem; e, portanto, é muito freqüentemente usado como termo militar, para a elaboração regular ou colocação em ordem de exército. Assim, é usado por São Lucas, cap. Atos 7: 8 . Eu sou um homem colocado sob autoridade. E assim é usado por muitos dos melhores clássicos gregos. De modo que o significado da passagem parece ser o seguinte: todos quantos estavam dispostos, ou determinados para a vida eterna, e trazidos através da prevenção da graça para uma resolução de enfrentar corajosamente toda oposição no caminho, acreditavam; e abertamente, assim como experimentalmente, abraçou a religião cristã, como meio de prepará-los para uma vida sem fim da maior pureza, bem como da maior glória e da mais perfeita felicidade. (Veja minhas anotações em João 6:44 ; João 6:71 .) Nesse sentido, o siríaco, uma das versões mais antigas do Novo Testamento, pronunciou estas palavras; – o que é de grande momento, quando a tradução foi feita antes que o sentido desse lugar fosse disputado pelas diferentes seitas e partidos dos cristãos. Nesse sentido, muitos dos expositores mais instruídos a entendem. A tradução e o glossário do Dr. Heylin são: “Todos os que estavam em boa disposição para a vida eterna acreditavam – literalmente, em uma posição, em um bom temperamento ou disposição para entrar nessa vida espiritual, que é corretamente chamada de eterna; porque a justiça é imortal. bem disposto, Lucas 9:62, portanto , teta?µe???, classificado. Aqueles que se consideram, em seu estado atual, incapazes desse conhecimento experimental de Deus e Cristo, no qual consiste a vida eterna, João 17: 3 julgam-se indignos disso, Atos 13:46 . “Para que nada deixemos, que Para elucidar e explicar esse texto, aqui juntamos as observações judiciosas do Dr. Doddridge, que confirmam o que antes havia sido avançado: “Nos clássicos gregos, acho que [ teta?µe??? ] em sua forma passiva significa homens que, tendo sido nomeados para alguma expedição militar (e colocados em seus devidos cargos, como o apresentamos, Lucas 7: 8. ) são traçados em ordem de batalha para esse fim. Para que ele expresse, ou se refira de imediato, a ação de seu comandante em ordená-los de acordo com o plano que ele formou em sua própria mente, e em sua própria apresentação em seus devidos lugares, para serem conduzidos à expedição pretendida. Considero precisamente esse o seu sentido aqui e, portanto, escolhi a palavra determinada como tendo uma ambiguidade semelhante à do original. “Observamos, em terceiro lugar, que São Lucas não diz p??teta?µe???, preordenado; pois ele não está falando do que foi feito desde a eternidade, mas do que foi feito através da pregação do evangelho. Ele está descrevendo essa ordenação, ou disposição, e somente isso, que estava no momento de ouvi-la. “Durante este sermão, os que creram, diz o apóstolo, a quem Deus então deu o dom da fé.” É como se ele tivesse dito: “Eles creram em cujos corações o Senhor havia aberto”. como ele a expressa em um lugar claramente paralelo, falando do mesmo tipo de ordenação, cap. Atos 16:14 , etc. É observável que a palavra original não é usada uma vez nas escrituras para expressar qualquer predestinação eterna. Ele é ordenado, ordenado, determinado, viciado e nomeado com mais frequência . – A soma é que todos aqueles, e somente aqueles que agora estavam ordenados ou dispostos, agora criam, não que Deus rejeitasse o resto: era sua vontade que eles também fossem salvos, mas impeliam a salvação deles: nem eram quem então acreditou, obrigado a acreditar; mas a graça foi então copiosamente oferecida a eles, e eles, sendo bem inclinados, abraçaram e melhoraram agradecidamente. Em uma palavra, a expressão implica propriamente uma operação atual da graça divina, operando fé em corações bem dispostos . Veja particularmente a nota do Dr. Hammond sobre o local; Raphel. ex Herodes. p. 353, etc. Wetstein e obras do arcebispo Sharpe, vol. 6: p. 348

Referências Cruzadas

Salmos 138:2 – Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra.

Mateus 28:16 – Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 7:8 – Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”.

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 11:52 – e não somente por aquela nação, mas também pelos filhos de Deus que estão espalhados, para reuni-los num povo.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 2:47 – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Atos dos Apóstolos 8:8 – Assim, houve grande alegria naquela cidade.

Atos dos Apóstolos 13:42 – Quando Paulo e Barnabé estavam saindo da sinagoga, o povo os convidou a falar mais a respeito dessas coisas no sábado seguinte.

Atos dos Apóstolos 15:2 – Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.

Atos dos Apóstolos 15:31 – Os irmãos a leram e se alegraram com a sua animadora mensagem.

Atos dos Apóstolos 20:13 – Quanto a nós, fomos até o navio e embarcamos para Assôs, onde iríamos receber Paulo a bordo. Assim ele tinha determinado, tendo preferido ir a pé.

Atos dos Apóstolos 22:10 – “Assim perguntei: Que devo fazer, Senhor? Disse o Senhor: ‘Levante-se, entre em Damasco, onde lhe será dito o que você deve fazer’.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 13:1 – Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Romanos 15:9 – a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

1 Coríntios 16:15 – Vocês sabem que os da casa de Estéfanas foram o primeiro fruto da Acaia e que eles têm se dedicado ao serviço dos santos. Recomendo-lhes, irmãos,

Efésios 1:19 – e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Tessalonicenses 3:1 – Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *