Estudo de Atos 16:14 – Comentado e Explicado

Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia.
Atos 16:14

Comentário de Albert Barnes

Um vendedor de púrpura – púrpura era a cor mais valiosa, obtida geralmente a partir de mariscos. Era usado principalmente por príncipes e ricos, e o tráfego nele poderia ser muito lucrativo. Compare a nota de Isaías 1:18 ; Nota de Lucas 16:19 .

A cidade de Tiatira – Era uma cidade de Lídia, na Ásia Menor, agora chamada Akhisar. A arte do tingimento foi cultivada cedo no bairro de Thyatira, como aprendemos com Homero ( Ilíada , iv. 141), e como é confirmado pelas inscrições encontradas naquela cidade – uma circunstância que pode ser referida como confirmação da veracidade do declarações de Lucas, mesmo em suas alusões casuais. Várias dessas inscrições foram publicadas. Veja a vida e as epístolas de Paulo, i. 295

Que adorava a Deus – uma mulher religiosa, uma prosélita. Veja a nota em Atos 13:16 .

Cujo coração o Senhor abriu – Veja a nota em Lucas 24:45 .

Comentário de E.W. Bullinger

vendedor de roxo . Grego. porfuropolis. Só aqui. O famoso corante roxo foi feito a partir do murex, um marisco. Referido por Homer.

Tiatira . No Lico na Lídia. Inscrições da guilda de Dyers em Thyatira.

que adorava = um adorador. Grego. sebomai. App-137. Sem dúvida, um prosélito.

Deus App-98.

ouvido = estava ouvindo.

aberto = aberto efetivamente. Grego. dianoigo. Somente aqui, Atos 17: 3 . Marcos 7:34 , Marcos 7:35 . Lucas 2:23 ; Lucas 24:31 , Lucas 24:32 , Lucas 24:45 .

Comentário de John Calvin

14. Uma mulher chamada Lydia. Se eles tivessem ouvido falar de algumas mulheres, ainda assim isso deveria ser feito por uma fenda estreita; mas agora, enquanto se ouve apenas com atenção e com frutos, não parecia que o caminho estava parado diante de Cristo? – (184) Mas depois surgiu uma nobre igreja daquele pequeno enxerto, que Paulo estabeleceu com muitas excelentes elogios; no entanto, pode ser que Lydia tenha alguns companheiros, dos quais não há menção, porque ela superou todos eles. E Lucas não atribui isso à causa por que essa mulher se mostrou apta a ser ensinada, porque era mais espirituosa – (185) do que o resto, ou porque tinha alguma preparação de si mesma; mas ele disse que o Senhor abriu seu coração para que ela pudesse dar ouvidos e prestar atenção ao discurso de Paulo. Ultimamente, ele elogiara sua piedade; e, no entanto, ele mostra que ela não pôde compreender a doutrina do evangelho, exceto apenas pela iluminação do Espírito. Portanto, vemos que não apenas a , mas todo o entendimento e conhecimento das coisas espirituais, é o dom peculiar de Deus, e que os ministros não fazem bem ao ensinar e falar, a menos que o chamado interior de Deus seja acrescentado. –

Pela palavra coração, as Escrituras às vezes significam a mente, como quando Moisés diz: “Deus até agora não lhe deu um coração para entender”. Da mesma forma, neste lugar, Lucas não apenas significa para nós que Lídia foi trazida pela inspiração do Espírito, com carinho de coração para abraçar o evangelho, mas que sua mente estava iluminada, para que ela pudesse entendê-lo. Com isso, aprendemos que tal é o bloqueio, a cegueira dos homens, que, vendo não vêem, ouvindo não ouvem, até que Deus lhes dê novos olhos e novos ouvidos. Mas devemos observar o discurso, que o coração de Lydia foi aberto foi aberto para que ela pudesse ouvir a voz externa da professora. Pois, como somente a pregação nada mais é do que a letra morta, devemos tomar cuidado para que uma imaginação falsa ou uma demonstração de iluminação secreta nos afastem da palavra da qual a fé depende e em que ela repousa. Para muitos, até o fim, podem ampliar a graça do Espírito, fingir para si certas pessoas inspiradas, (186) para que não deixem de usar a palavra externa. Mas a Escritura não permite que seja feito o divórcio que une o ministério dos homens à inspiração secreta do Espírito. A menos que a mente de Lídia tivesse sido aberta, a pregação de Paulo deveria ter sido apenas literal; – (187) e, no entanto, o Senhor não a inspira apenas com revelações nuas, mas ele lhe dá a reverência de sua palavra, de modo que a voz do homem, que de outra forma seria dita em vão, penetrará em uma mente dotada de luz celestial. –

Portanto, deixem de lado aqueles companheiros doentes de cérebro, que, sob a cor do pretexto do Espírito, recusam a doutrina externa. Pois devemos observar a temperatura de moderação que Lucas estabelece aqui, de que não podemos ter ou obter nada ouvindo apenas a palavra, sem a graça do Espírito; e que o Espírito nos é dado, não para que ele despreze a palavra, mas para que ele possa mergulhar em nossas mentes em nossas mentes e escrever em nossos corações a fé disso. –

Agora, se a causa é exigida por que o Senhor abriu o coração de uma mulher sozinho, devemos retornar a esse princípio, que tantos acreditam como somos ordenados – (188) para a vida. Pois o temor de Deus, que precedeu o conhecimento claro e manifesto de Cristo em Lídia, também foi fruto da livre eleição. Os descritores de situações de lugares – (189) dizem que Thyratira é uma cidade de Lydia situada na margem do rio chamada Hermus, e que às vezes era chamada Pelopia; mas alguns existem que o atribuem à Frígia, outros à Mysia. –

Obstructos esse Christo ingressus “, que a entrada de Cristo foi impedida.

Acutiori ingenio “, do intelecto acutor.

“[ ?????s?asµ??? ]”, inspirações.

Literalis “, literal (não foi além da letra).

Praeordinati “, predeterminado.

Geographi “, geógrafos.

Comentário de Adam Clarke

Lydia, uma vendedora de púrpura – ela provavelmente teve seu nome na província de Lydia, na qual a cidade de Thyatira estava situada. As mulheres da Lídia foram celebradas por suas belas manufaturas roxas.

Que adorava a Deus – isto é, ela era uma prosélita da religião judaica; como provavelmente todas as mulheres que recorreram aqui.

De quem coração o Senhor se abriu – Como ela era uma sincera adoradora de Deus, estava preparada para receber as verdades celestiais ditas por Paulo e seus companheiros; e, como ela era fiel à graça que havia recebido, Deus lhe deu mais graça, e agora lhe deu uma convicção divina de que o que foi dito por Paulo era verdadeiro; e, portanto, ela prestou atenção às coisas – ela creu nelas e as recebeu como doutrinas de Deus; e nessa fé a ela se juntou toda a sua família, e nela todos foram batizados.

Comentário de Thomas Coke

Atos 16:14 . Tiatira, era uma cidade na fronteira com a Ásia e a Lídia; e essa mulher parece ter derivado seu nome desse último por conta disso. Ela era uma prosélita do portão; isto é, alguém que adorava o verdadeiro Deus, embora ela não se conforme à lei judaica em todos os seus ritos e cerimônias. Ela ouviu São Paulo com muita atenção; e, pela bondade e graça de Deus, seu coração foi afetado e sua mente convencida da verdade e excelência da religião cristã, que ela imediatamente abraçou com o coração para a justiça e foi batizada com toda a família.

Comentário de John Wesley

E uma certa mulher chamada Lydia, uma vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, que adorava a Deus, ouviu-nos: cujo coração o Senhor abriu, que ela prestava atenção às coisas que eram faladas de Paulo.

Um adorador de Deus – Provavelmente familiarizado com os escritos proféticos cujo coração o Senhor abriu – A palavra grega refere-se corretamente à abertura dos olhos: e o coração tem seus olhos, Efésios 1:18 . Estes são fechados pela natureza e abri-los é uma obra peculiar de Deus.

Referências Cruzadas

Salmos 110:3 – Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.

Cânticos 5:4 – O meu amado pôs a mão por uma abertura da tranca; meu coração começou a palpitar por causa dele.

Isaías 50:5 – O Soberano Senhor abriu os meus ouvidos, e eu não tenho sido rebelde; eu não me afastei.

Lucas 24:45 – Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 12:20 – Entre os que tinham ido adorar a Deus na festa da Páscoa, estavam alguns gregos.

Atos dos Apóstolos 8:27 – Ele se levantou e partiu. No caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial importante, encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos etíopes. Esse homem viera a Jerusalém para adorar a Deus e,

Atos dos Apóstolos 10:2 – Ele e toda a sua família eram piedosos e tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava continuamente a Deus.

Atos dos Apóstolos 11:21 – A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

Atos dos Apóstolos 16:40 – Depois de saírem da prisão, Paulo e Silas foram à casa de Lídia, onde se encontraram com os irmãos e os encorajaram. E então partiram.

Atos dos Apóstolos 18:7 – Então Paulo saiu da sinagoga e foi para a casa de Tício Justo, que era temente a Deus e que morava ao lado da sinagoga.

Romanos 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Filipenses 2:13 – pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Tiago 1:16 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar.

Apocalipse 1:11 – que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *