Estudo de Atos 16:34 – Comentado e Explicado

Em seguida, ele os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se com toda a sua casa por haver crido em Deus.
Atos 16:34

Comentário de Albert Barnes

Ele colocou a carne diante deles – Comida. Grego: “ele colocou uma mesa”. A palavra “carne” anteriormente significava “comida” de todos os tipos.

E se alegrou – Este foi o efeito de acreditar. A religião produz alegria. Veja as notas em Atos 8: 8 . Ele estava livre de perigo e alarme; ele tinha evidências de que seus pecados foram perdoados e que agora ele era amigo de Deus. As cenas agitadas e alarmantes da noite haviam passado; os prisioneiros estavam a salvo; e a religião, com sua paz, perdão e regozijo, visitou a si e à sua família. Que mudança a ser produzida em uma noite! Que diferença entre a família quando Paulo foi posto na prisão e quando ele foi trazido e recebido como convidado de honra à mesa do renovado carcereiro! Tal mudança produziria o cristianismo em todas as famílias, e tanta alegria se difundiria por todos os lares.

Com toda a sua casa – Com toda a sua família. Se eles creram antes de serem batizados ou depois não é declarado. Mas toda a narrativa nos levaria a supor que, assim que o carcereiro acreditasse, ele e toda a sua família fossem batizados. Acrescenta-se posteriormente que eles acreditavam também. A alegria surgiu do fato de todos acreditarem no evangelho; o batismo parece ter sido realizado por causa da do chefe da família.

Comentário de E.W. Bullinger

trouxe . Grego. anago. O mesmo que “solto” , Atos 16:11 .

definir carne = colocou uma mesa. Compare Salmos 23: 5 .

regozijou-se . Veja a nota “estava feliz” , Atos 2:26 .

acreditando . App-150.

com toda a casa dele . Grego. panoiki, um advérbio. Só aqui.

Comentário de John Calvin

34. Ele se alegra por acreditar. A profissão externa de fé foi antes elogiada no carcereiro; agora o fruto interno é descrito. Quando ele alojou os apóstolos, (225) e não teve medo de punição, mas os entreteve educadamente em sua própria casa, caso contrário, a não ser que ele fosse mandado pelo magistrado, ele testemunhou que sua fé não era ociosa. E aquela alegria da qual Lucas fala neste lugar é uma coisa boa singular, que todo homem tem de sua fé. Não há grande tormento do que uma consciência má; para os incrédulos, embora a busca, por todos os meios, se leve a um certo espanto, ainda que não tenham paz com Deus, devem precisar tremer e tremer. Mas admita que eles não percebem seus tormentos atuais, sim, eles se enfurecem e brincam com os loucos através de uma licenciosidade louca e desenfreada; no entanto, eles nunca ficam quietos, nem desfrutam de alegria tranquila. – (226) Portanto, a alegria sincera e silenciosa e estável procede somente da fé, quando percebemos que Deus é misericordioso conosco. A este respeito, Zacarias disse: “Alegra-te e alegra-te, ó filha de Sião, eis que o rei vem”. Sim, esse efeito está em toda parte nas Escrituras atribuído à fé, que faz alegrar as almas. Portanto, saibamos que a fé não é uma imaginação vã ou morta, mas um sentido vivo da graça de Deus, que traz alegria perfeita em razão da certeza da salvação, da qual é necessário que os iníquos sejam nulos, que ambos voam do Deus da paz e perturbam toda a justiça.

Hospitaliter “, hospitaleira.

Nec sereno gaudio potiuntur “, nem obtêm alegria serena.

Comentário de Adam Clarke

He set meat before them – They were sufficiently exhausted, and needed refreshment; nor had the apostles any such inherent miraculous power as could prevent them from suffering through hunger, or enable them to heal their own grounds. As they were the instruments of bringing health to his soul, he became the instrument of health to their bodies. Genuine faith in Christ will always be accompanied with benevolence and humanity, and every fruit that such dispositions can produce. The jailor believed – brought them into his house – washed their stripes – and set meat before them.

Comentário de John Wesley

E quando os trouxe a sua casa, pôs a carne diante deles e se alegrou, crendo em Deus com toda a sua casa.

Ele colocou uma mesa diante deles e se alegrou – A fé torna um homem alegre, prudente, liberal.

Referências Cruzadas

Isaías 12:1 – Naquele dia você dirá: “Eu te louvarei, Senhor! Pois estavas irado contra mim, mas a tua ira desviou-se, e tu me consolaste.

Isaías 55:12 – Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Isaías 57:17 – Por causa da sua cobiça pervesa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto. Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu.

Isaías 58:7 – Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Lucas 5:29 – Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.

Lucas 15:22 – “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

Lucas 19:6 – Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.

Atos dos Apóstolos 2:46 – Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

Atos dos Apóstolos 8:39 – Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.

Atos dos Apóstolos 16:27 – O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4:17 – Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês.

1 Tessalonicenses 4:9 – Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.

Filemom 1:7 – Seu amor me tem dado grande alegria e consolação, porque você, irmão, tem reanimado o coração dos santos.

Tiago 2:14 – De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 João 3:18 – Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *