Estudo de 1 Pedro 1:21 – Comentado e Explicado

Por ele tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança se fixem em Deus.
1 Pedro 1:21

Comentário de Albert Barnes


Quem por ele acredita em Deus – A fé às vezes é representada particularmente como exercida em Deus, e às vezes em Cristo. É sempre uma característica da religião verdadeira que um homem tenha fé em Deus. Compare as notas em Marcos 11:22 .

Isso o ressuscitou dentre os mortos – Veja Atos 2:24 ; Atos 3:15 , Atos 3:26 ; Atos 4:10 ; Atos 5:30 ; Atos 13:30 notas; Romanos 4:24 ; Romanos 6: 4 notas; 1 Coríntios 15:15 nota.

E deu-lhe glória – Ao exaltá-lo à sua direita no céu, Filemom 2: 9 ; 1 Timóteo 3:16 ; Efésios 1: 20-21 .

Para que sua fé e esperança estejam em Deus – isto é, levantando o Senhor Jesus e exaltando-o ao céu, ele estabeleceu o fundamento de confiança em suas promessas e na esperança da vida eterna. Compare as notas em 1 Pedro 1: 3 . Compare Colossenses 1:27 ; 1 Tessalonicenses 1: 3 ; 1 Timóteo 1: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

levantada. . . para cima . App-178.

Comentário de John Calvin

21 Que crêem A manifestação de Cristo não se refere a todos indiscriminadamente, mas pertence àqueles somente a quem ele brilha pelo Evangelho. Mas devemos notar as palavras: Quem por ele acredita em Deus: aqui é rapidamente expresso o que é fé. Pois, como Deus é incompreensível, a fé nunca poderia alcançá-lo, a não ser que tivesse uma consideração imediata por Cristo. Não, existem duas razões pelas quais a fé não poderia estar em Deus, exceto que Cristo interveio como Mediador: primeiro, a grandeza da glória divina deve ser levada em consideração e, ao mesmo tempo, a pequenez de nossa capacidade. Nossa agudeza está, sem dúvida, muito longe de ser capaz de subir tão alto a ponto de compreender Deus. Portanto, todo conhecimento de Deus sem Cristo é um vasto abismo que engole imediatamente todos os nossos pensamentos. Temos uma prova clara disso, não apenas nos turcos e nos judeus, que no lugar de Deus adoram seus próprios sonhos, mas também nos papistas. Comum é esse axioma das escolas, que Deus é o objeto da fé. Assim, de majestade oculta, sendo Cristo ignorado, eles especulam ampla e refinadamente; mas com que sucesso? Eles se envolvem em pontos surpreendentes, de modo que não há fim para suas andanças. Pois a fé, como pensam, nada mais é do que uma especulação imaginativa. Lembremo-nos, portanto, que Cristo não é em vão chamado de imagem do Deus invisível ( Colossenses 1:15 ;), mas esse nome é dado a ele por esse motivo, porque Deus não pode ser conhecido senão nele.

A segunda razão é que, à medida que a fé nos une a Deus, evitamos e tememos todo acesso a ele, exceto a presença de um mediador que pode nos livrar do medo. Pois o pecado, que reina em nós, nos torna odiosos para Deus e ele para nós. Portanto, assim que é feita menção a Deus, devemos necessariamente estar cheios de pavor; e se nos aproximarmos dele, sua justiça será como fogo, que nos consumirá totalmente.

É, portanto, evidente que não podemos acreditar em Deus, exceto por meio de Cristo, em quem Deus, de certa maneira, se torna pequeno, para que ele possa se acomodar à nossa compreensão; e é somente Cristo quem pode tranqüilizar as consciências, para que possamos ousar confiar em Deus.

Isso o ressuscitou dentre os mortos. Ele acrescenta que Cristo ressuscitou dentre os mortos, a fim de que sua fé e esperança, pelas quais eles foram sustentados, possam ter um firme fundamento. E aqui novamente é refutado o brilho que respeita a fé universal e indiscriminada em Deus; pois, se não houvesse ressurreição de Cristo, Deus continuaria no céu. Mas Pedro diz que ele não teria acreditado se Cristo não tivesse ressuscitado. É então evidente que a fé é outra coisa que contemplar a majestade nua de Deus. E com razão Pedro fala dessa maneira; pois pertence à fé penetrar no céu, para encontrar ali o Pai: como poderia fazê-lo, exceto se tivesse Cristo como líder?

“Por ele”, diz Paul, “temos confiança no acesso”.
( Efésios 3:12 .)

Diz-se também, em Hebreus 4:16 , que, confiando em nosso sumo sacerdote, podemos chegar com confiança ao trono da graça. A esperança é a âncora da alma, que entra na parte interna do santuário; mas não sem Cristo indo antes. ( Hebreus 6:19 .) A fé é a nossa vitória contra o mundo ( 1 João 5: 4 ) e o que a torna vitoriosa, exceto que Cristo, o Senhor do céu e da terra, nos tem sob sua tutela e proteção?

Como, então, nossa salvação depende da ressurreição de Cristo e seu poder supremo, fé e esperança, encontram aqui o que pode apoiá-los. Pois, exceto que, ressuscitando, triunfara sobre a morte e detinha agora a mais alta soberania, para nos proteger por seu poder, o que seria de nós, exposto a um poder tão grande como o de nossos inimigos e a ataques violentos? Vamos, portanto, aprender até que marca devemos direcionar nosso objetivo, para que possamos realmente acreditar em Deus.

Comentário de Adam Clarke

Quem por ele acredita em Deus – Isso deve se referir aos gentios, que nunca conheceram o Deus verdadeiro até ouvirem a pregação do Evangelho: os judeus o conheciam há muito tempo, mas os gentios tinham tudo a aprender quando o os primeiros pregadores do Evangelho chegaram entre eles.

Deu-lhe glória – Levantou-o para a mão direita, onde, como príncipe e salvador, dá arrependimento e remissão de pecados.

Que a sua fé – no cumprimento de todas as suas promessas e na sua esperança de glória eterna, esteja em Deus, que é imutável em seus conselhos e infinito em suas misericórdias.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1:21 . Quem por ele acredita Quem por ele – por seus meios – ou por conta dele – confia em Deus. A expressão é notável; e o significado parece ser que os cristãos, que antes de sua conversão ignoravam o verdadeiro Deus, aprenderam seu Ser e Providência, através da graça, do grande fato da ressurreição de Cristo, e do poder com que Deus o Pai o investiu em seus bens. ascensão ao céu.

Comentário de John Wesley

Quem por ele crê em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória; para que sua fé e esperança estejam em Deus.

Quem através dele acredita – Pois toda a nossa fé e esperança procedem do poder de sua ressurreição. Em Deus que ressuscitou Jesus e lhe deu glória – em sua ascensão. Sem Cristo, devemos apenas temer a Deus; enquanto através dele cremos, esperamos e amamos.

Referências Cruzadas

Salmos 42:5 – Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e

Salmos 146:3 – Não confiem em príncipes, em meros mortais, incapazes de salvar.

Jeremias 17:7 – “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

João 13:31 – Depois que Judas saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.

João 14:1 – “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 2:33 – Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem.

Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Efésios 1:12 – a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Efésios 1:15 – Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos,

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

1 Timóteo 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança,

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 6:1 – Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *