Estudo de Salmos 86:5 – Comentado e Explicado

Porquanto vós sois, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos vos invocam.
Salmos 86:5

Comentário de Albert Barnes

Pois tu, Senhor, és bom … – Esta é outra razão pela qual Deus deve ouvir a sua oração; e é uma razão que pode ser adequadamente sugerida em todos os momentos e por todas as classes de pessoas. Baseia-se na benevolência de Deus; na plenitude de sua misericórdia a todos que invocam seu nome. Devemos invocar em vão um Deus que não era misericordioso e pronto para perdoar; mas no caráter divino há o fundamento mais amplo para esse apelo. Na sua benevolência; em sua prontidão para perdoar; na plenitude de sua misericórdia, Deus é tudo o que um pecador penitente poderia desejar que ele fosse. Pois, se esse pecador se esforça para descrever o que ele gostaria de encontrar em Deus como motivo de atração em suas orações, ele não poderia expressar seus sentimentos em linguagem mais completa e livre do que Deus empregou sobre sua própria disposição para perdoar e Salve ?. A linguagem da Bíblia sobre esse assunto expressaria, melhor do que qualquer linguagem que ele próprio pudesse empregar, o que nessas circunstâncias ele desejaria encontrar que Deus fosse.

Comentário de E.W. Bullinger

abundante. Compare Êxodo 34: 6 .

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

Pois tu, Senhor, és bom – encontrei minhas expectativas de ajuda na tua própria bondade, através da qual estás sempre pronto para perdoar. E também achei no teu caráter bem conhecido, ao qual todos os teus seguidores prestam testemunho, a saber: “Tu és abundante em misericórdia para com todos os que te invocam”.

Comentário de John Calvin

5 Pois tu, Senhor! arte boa e propícia. (483) Temos aqui uma confirmação de toda a doutrina precedente, derivada da natureza de Deus. De nada adiantaria aos aflitos recorrer a ele e elevar seus desejos e orações ao céu, caso não estivessem convencidos de que ele é um fiel recompensador de todos os que o invocam. O ponto em que Davi agora insiste é que Deus é generoso e inclinado à compaixão, e que sua misericórdia é tão grande que torna impossível para ele rejeitar qualquer um que implore por sua ajuda. Ele chama Deus de propício ou atribui a ele o atributo de perdoar o pecado, que é uma modificação de sua bondade. Não bastava que Deus fosse bom em geral, ele também não estendeu aos pecadores sua misericórdia perdoadora, que é o significado da palavra ??? , salach. Mais adiante, embora Davi amplie a abundância da misericórdia de Deus, ele imediatamente representa essa abundância como restrita aos fiéis que o invocam, para nos ensinar que aqueles que, sem prestar atenção em Deus, se irritam obstinadamente, perecem merecidamente. suas calamidades. Ao mesmo tempo, ele usa o termo tudo, para que todo homem, sem exceção, do maior ao menor, possa ser encorajado com confiança a se comprometer com a bondade e a misericórdia de Deus.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Neemias 9:17 – Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,

Salmos 25:8 – Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores.

Salmos 36:7 – Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.

Salmos 52:1 – Por que você se vangloria do mal e de ultrajar a Deus continuamente?, ó homem poderoso.

Salmos 69:16 – Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor; por tua grande misericórdia, volta-te para mim.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

Salmos 119:68 – Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos.

Salmos 130:4 – Mas contigo está o perdão para que sejas temido.

Salmos 130:7 – Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.

Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Salmos 145:18 – O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Jeremias 33:3 – ‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.

Ezequiel 36:33 – ” ‘Assim diz o Soberano Senhor: No dia em que eu os purificar de todos os seus pecados, eu restabelecerei as suas cidades, e as ruínas serão reconstruídas.

Ezequiel 36:37 – “Assim diz o Soberano Senhor: Uma vez mais cederei à súplica da nação de Israel e farei isto por eles: Tornarei o povo deles tão numeroso como as ovelhas,

Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

Joel 2:13 – Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 11:9 – “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

Atos dos Apóstolos 2:21 – E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! ’

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 10:12 – Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam,

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *