Estudo de Mateus 11:29 – Comentado e Explicado

Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
Mateus 11:29

Comentário de Albert Barnes

Pegue meu jugo – Esta é uma figura tirada do uso de bois e, portanto, significa trabalhar para um ou a serviço de qualquer um. O “jugo” é usado na Bíblia como emblema:

(1) de servidão ou escravidão, Levítico 26:13 ; Deuteronômio 28:38 .

(2) de aflições ou cruzes, Lamentações 3:27 .

(3) da punição do pecado, Lamentações 1:14 ,

(4) dos mandamentos de Deus.

(5) de cerimônias legais, Atos 15:10 ; Gálatas 5: 1 .

Refere-se aqui à religião do Redentor; e a idéia é que eles deveriam abraçar seu sistema de religião e obedecê-lo. Toda virtude e toda religião implicam “restrição” – a restrição de nossas más paixões e inclinações – e sujeição a leis; e o Salvador aqui significa dizer que as restrições e leis de sua religião são brandas, gentis e fáceis. Que alguém os compare com as cerimônias onerosas e caras dos judeus (veja Atos 15:10 ), ou com os ritos religiosos dos pagãos em toda parte, ou com os requisitos do sistema popista, e ele verá como é verdade que Jesus jugo é fácil. E que suas leis e requisitos sejam comparados com as leis que o pecado impõe aos seus eleitores – as leis da moda, da honra e da sensualidade – e ele sentirá que a religião é “liberdade”, João 8:36 . “Ele é um homem livre a quem a verdade liberta, e todos são escravos além disso.” É “mais fácil” ser cristão do que pecador; e de todos os jugos já impostos às pessoas, o do Redentor é o mais leve.

Pois sou manso … – Veja as notas em Mateus 5: 5 . Esse era eminentemente o caráter pessoal de Cristo. Mas este não é o seu significado aqui. Ele está dando uma razão pela qual eles deveriam abraçar sua religião. Ou seja, ele não era duro, dominador e opressivo, como os fariseus, mas manso, ameno e gentil em seu governo. Suas leis eram razoáveis ??e delicadas, e seria fácil obedecê-lo.

Comentário de Adam Clarke

Leve meu jugo sobre você – Estranho paradoxo! que um homem já cansado e sobrecarregado deve assumir um novo peso sobre ele, para ser aliviado e encontrar descanso! Mas esse conselho é semelhante ao ditado, Salmo 55:22 . Lança teu fardo sobre o Senhor, e ele te sustentará; ou seja, confie em sua alma e em suas preocupações, e ele carregará a si mesmo e a sua carga.

Sou manso e humilde de coração – Onde quer que o orgulho e a raiva morem, não há nada além de trabalho mental e agonia; mas onde a mansidão e a humildade de Cristo habitam, tudo é suave, calmo, pacífico e quieto; pois a obra da justiça é paz, e o efeito da justiça, tranquilidade e segurança para sempre. Isaías 32:17 .

Comentário de John Wesley

Leve meu jugo sobre você e aprenda de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Leve meu jugo sobre você – Acredite em mim: receba-me como seu profeta, sacerdote e rei.

Pois sou manso e humilde de coração – manso em relação a todos os homens, humilde em relação a Deus; e encontrareis descanso – Quem, portanto, não encontra descanso de alma, não é manso e humilde. A falta não está no jugo de Cristo, mas em ti, que não a tomou sobre ti. Nem é possível que alguém fique descontente, mas por falta de mansidão ou humildade.

Referências Cruzadas

Números 12:3 – Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.

Salmos 131:1 – Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim.

Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 7:24 – “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 12:19 – Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Mateus 21:5 – “Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ “.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Lucas 6:46 – “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

Lucas 8:35 – e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo.

Lucas 9:51 – Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.

Lucas 10:39 – Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

João 13:15 – Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

João 13:17 – Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem”.

João 14:21 – Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 7:37 – “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’.

1 Coríntios 9:21 – Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.

2 Coríntios 10:1 – Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Efésios 4:20 – Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo.

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

1 Tessalonicenses 4:2 – Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

Hebreus 4:3 – Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: “Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso” — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *