Estudo de Atos 13:27 – Comentado e Explicado

Com efeito, os habitantes de Jerusalém e os seus magistrados não conheceram Jesus, e, sentenciando-o, cumpriram os oráculos dos profetas, que cada sábado são lidos.
Atos 13:27

Comentário de Albert Barnes

Porque eles não o conheciam – A declaração neste versículo é projetada, não para censurar os judeus em Jerusalém, mas para introduzir o fato de que Jesus havia morrido e ressuscitado. Com grande sabedoria e ternura, Paulo fala dos assassinos do Salvador de maneira a não exasperar, mas, na medida do possível, mitigar seus crimes. Havia culpa suficiente no assassinato do Filho de Deus para encher a nação de alarme, mesmo depois de tudo o que se podia dizer para mitigar a ação. Ver Atos 2:23 , Atos 2: 36-37 . Quando Paulo diz: “Eles não o conheciam”, ele quis dizer que eles não o conheciam como o Messias (ver 1 Coríntios 2: 8 ); eles ignoravam o verdadeiro significado das profecias do Antigo Testamento; eles o consideravam um impostor. Veja as notas em Atos 3:17 .

Nem ainda as vozes dos profetas – O significado das previsões do Antigo Testamento respeitando o Messias. Eles esperavam um príncipe e um conquistador, mas não esperavam um Messias que fosse pobre e desprezado; aquele era um homem de dores e morria na cruz.

Que são lidos todos os sábados – Nas sinagogas. Embora as Escrituras fossem lidas tão constantemente, elas ignoravam seu verdadeiro significado. Eles foram cegados pelo orgulho, preconceito e opiniões preconcebidas. As pessoas podem, dessa maneira, ler a Bíblia boa parte de suas vidas e nunca a entender.

Eles os cumpriram … – Ao matá-lo, eles cumpriram o que foi predito.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

habitar . Grego. katoikeo. Veja nota em Atos 2: 5 .

porque, & c . = ser ignorante.

Ele . Esta palavra se refere a Atos 13:26 .

nem ainda = e.

todo sábado = durante todo ( kata ) todo sábado.

em condenar = ter julgado. Grego. krino. App-122.

Comentário de John Calvin

27. Ele sabiamente, e no devido tempo, evita uma ofensa que pode ter sido um grande obstáculo à sua , [a fé dos homens.] Porque Jerusalém era o santuário de Deus, o assento do rei, a fonte da verdade e a luz do céu. mundo inteiro; mas Cristo foi morto lá. Além disso, nada poderia parecer mais absurdo do que receber aquele que foi expulso do templo de Deus; e buscar a doutrina da salvação em qualquer lugar que não fosse de onde o próprio Deus havia testificado que deveria vir. Além disso, ao crer em Cristo, eles pareciam se afastar da Igreja; e, portanto, essa única objeção foi forte o suficiente para refutar todo o sermão de Paulo: Por que você nos impõe, sob a cor da aliança de Deus, um homem a quem a parte principal do povo santo condenou? Paulo responde a essa objeção, para que não atrapalhe o curso do evangelho; e não apenas isso, mas ele também a transforma na parte contrária; por ver que o autor da vida foi desprezado e rejeitado em Jerusalém, Paulo exorta os homens de Antioquia, pelo menos aqueles que entre eles temiam a Deus, para que o recebessem tanto mais com alegria; pois a palavra causal declara isso, como se ele tivesse dito: Visto que Jerusalém não conhecia o bem dela, é necessário que você fique mais desperto e inflamado, para que não ache a mesma falta de agradecimento e franqueza em você.

Mas ele usa outra razão para remover a ofensa, a saber, que a impiedade deles estava tão longe de diminuir um pouco da excelência divina de Cristo, que deveria servir para provar e estabelecer o mesmo, para o qual Cristo parece melhor do que porque todos que foi cumprido naquele que fora predito na lei e nos profetas? ( Lucas 24:25 .) Além disso, o que levou os inimigos de Cristo, exceto que nele brilhava a clara verdade das Escrituras? Deve ser necessário que Cristo seja rejeitado pelo chefe, pois foi predito,

“A pedra que os construtores recusaram tem
Deus fez a cabeça da esquina ”( Salmos 118: 22. )

É necessário que Cristo tenha sido condenado entre os iníquos, para que ele nos absolva diante de Deus; era conveniente que pecados lhe fossem imputados, para que ele se satisfizesse com o mesmo; que ele deveria ser oferecido na cruz, para que cessassem os sacrifícios sombrios da lei; pois até as Escrituras continham essas coisas ( Isaías 53: 4 ; Daniel 9:26 .)

Portanto, quanto mais violentamente os capitães do povo procuravam extinguir a Cristo, eles de fato provavam que ele era Cristo, e o Senhor os enganou maravilhosamente [frustrou], para que sua impiedade obstinada edificasse mais a fé dos santos. do que destruí-lo. Do mesmo tipo são quase todas as ofensas que afastam de Cristo as almas fracas e inconstantes; pois, se ponderassem minuciosamente todo o processo da obra de Deus, haveria questão de confirmação onde desmaiarem. Portanto, acontece que, na maior parte do tempo, (802) somos atormentados por ofensas e obstáculos, porque, enquanto contemplamos as coisas que pertencem a Cristo com olhos cegos, (803) imaginamos que seja preto que é branco; e vemos quão longe Paulo está da dissimulação e quão livremente (804) ele professa a verdade da questão, que Cristo foi odiado não apenas pelo tipo comum, mas também pelos chefes principais; e que ele não foi assobiado por alguns, mas oprimido pela conspiração perversa de todo o povo. Isso foi difícil e odioso no primeiro conflito; mas Paulo se opõe a um mecanismo mais forte, que Deus os usou contra a vontade deles como uma pedra de toque, por meio da qual ele poderia experimentar seu Filho. Vendo que o evangelho permanece no mesmo estado hoje, não tenhamos vergonha, com Paulo, de confessar que os orgulhosos príncipes do mundo e os que têm maior influência na Igreja são os inimigos mortais de Cristo, vendo que prefere o louvor de Cristo do que a reprovação; pois por este meio a Escritura é cumprida.

Vendo que eles não o conheciam. Embora a malícia deliberada obrigasse os governantes a oprimirem a Cristo, Paulo realmente a imputa à ignorância (805), porque, de outro modo, nunca teriam crucificado o Senhor da glória ( 1 Coríntios 2: 8 ). Pois a malícia dos ímpios é gosto de loucura furiosa, e ao vê-la não vê. Sem dúvida, não precisamos duvidar disso, que eles foram privados de uma mente sã e da luz do Espírito, que não tinham medo de lutar contra Deus para sua própria destruição. Novamente, ele os golpeia nos dentes com ignorância das Escrituras; e para que ninguém objete que ele fale de alguma maneira obscura e desconhecida; ele acrescenta também que não fala de outras profecias além daquelas que são lidas todos os dias de sábado; como se ele dissesse, que os oráculos das Escrituras são mais claros e conhecidos pelos mais ignorantes, e mesmo assim eles não os conheciam. Assim, Paulo ensina quão monstruosa era a incredulidade deles, para que ele faça os ouvintes detestarem; e por este exemplo somos ensinados que, embora o Senhor nos apareça pelas Escrituras, todos os homens não têm olhos. Depois disso, também o bloqueio da nação se tornou mais grosseiro, como Paulo diz em outros lugares, que há um véu diante deles, que eles não podem ver Moisés quando ele está presente ( 2 Coríntios 3:15 ). devemos observar que somos lembrados pelas Escrituras, para que a autoridade de grandes homens não nos engane, nem há motivo para que alguém, inventando para si mesmo um preconceito de acordo com o significado perverso de outros homens, deva pensar que é absolvido; pois Paulo exorta os homens de Antioquia a julgarem fora das Escrituras contra os governadores visored da Igreja; (806) por esta causa é dada, para que possa ser lida; e a leitura não é designada em vão pelo Senhor; mas que todos os homens piedosos possam assim lucrar e julgar o que é certo.

Isso eles cumpriram. Para que vejamos que não apenas as criaturas sem entendimento, mas mesmo o próprio diabo, e também os ímpios, estão sujeitas ao poder (807) de Deus, para que ele possa executar por elas aquilo que com si mesmo decretou. O mesmo ocorreu no terceiro e quarto capítulos ( Atos 3:23 ; Atos 4:28 ) que, quando os inimigos de Cristo se enfureciam acima de tudo por destruí-lo, ainda assim eles não podiam obter seu objetivo; mas antes eles fizeram isso com suas próprias mãos, que Deus havia determinado em seus conselhos; que coisa faz pouco para elogiar a verdade de Deus, porque ele não é apenas o suficiente para realizar as coisas que prometeu; mas também aqueles que não dão em nada seus conselhos, esforçam-se por estabelecê-los, ainda que seja contra a vontade deles. Pois como a verdade de Deus não deveria sustentar que os principais inimigos são obrigados a cumprir? Contudo, a sabedoria é necessária aqui, para que não unamos Deus e Satanás.

Pois os judeus não são, portanto, desculpáveis, porque eles cumpriram as Escrituras; porque devemos considerar sua vontade perversa, e não o evento que eles não procuraram, sim, que deve ser considerado um milagre. Se olharmos para o trabalho deles por si só, é completamente contrário a Deus; mas, como Deus faz, no sol e em outros planetas, por astúcia maravilhosa, temperar movimentos contrários e que se esforçam entre si, assim ele dirige os esforços perversos dos iníquos, por seu poder secreto, para outro fim do que eles pensavam e desejava, para que não fizessem nada além do que ele faria. Eles, de fato, ao se tocarem, agem contrariamente à sua vontade; mas cai de acordo com a vontade de Deus de maneira incompreensível. Visto que esse caminho é contrário à natureza, não é de admirar que a sabedoria da carne não o veja. Portanto, deve ser discernido com os olhos da fé, ou melhor, deve ser reverenciado; e aqueles cães que latem contra ela devem ser desprezados com sua devassidão. (808)

Comentário de Adam Clarke

Porque eles não o conheciam – Uma desculpa gentil para os sumos sacerdotes perseguidores, etc. Eles não sabiam que Jesus era o Cristo, porque não conheciam os profetas; e por que eles não conheciam os profetas, que eram lidos todos os dias de sábado ? Porque eles não desejavam conhecer sua vontade; e, portanto, eles não conheciam a doutrina de Deus: nem eles sabiam que, ao condenar a Cristo, eles cumpriam aquelas mesmas Escrituras que eram lidas todos os dias de sábado em suas sinagogas.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:27 . Para os que habitam em Jerusalém, etc. – Ele antecipa aqui uma forte objeção: “Por que eles não acreditaram em Jerusalém, e especialmente em seus governantes? ” – Eles não o conheciam, porque não entendiam aqueles profetas a quem lêem ou ouvido continuamente. Sua própria condenação , por mais inocente que seja, prova que eles não entenderam as profecias a seu respeito; embora sua ignorância fosse voluntária, sendo causada por seu orgulho.

Comentário de John Wesley

Pois os que habitam em Jerusalém e seus governantes, porque não o conheciam, nem as vozes dos profetas que são lidas todos os sábados, cumpriram-no ao condená-lo.

Para os que habitam em Jerusalém e seus governantes – Ele antecipa aqui uma forte objeção: “Por que eles não acreditam em Jerusalém, e especialmente em seus governantes?” Eles não o conhecem, porque não entenderam exatamente aqueles profetas que liam ou ouviam continuamente. Sua própria condenação, por mais inocente que seja, prova que eles não entenderam as profecias a seu respeito.

Referências Cruzadas

Gênesis 50:20 – Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Mateus 26:54 – Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma? “

Lucas 22:34 – Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”.

Lucas 24:20 – Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;

Lucas 24:24 – Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram”.

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 8:28 – Então Jesus disse: “Quando vocês levantarem o Filho do homem, saberão que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou.

João 15:21 – Tratarão assim vocês por causa do meu nome, pois não conhecem aquele que me enviou.

João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

João 19:36 – Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”,

Atos dos Apóstolos 3:17 – “Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes.

Atos dos Apóstolos 13:14 – De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram.

Atos dos Apóstolos 15:21 – Pois, desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os sábados”.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 11:8 – como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje”.

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

1 Coríntios 2:8 – Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *