Estudo de Atos 8:39 – Comentado e Explicado

Mal saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe dos olhares do eunuco, que, cheio de alegria, continuou o seu caminho.
Atos 8:39

Comentário de Albert Barnes


Fora da água – ?? ekEsta preposição se opõe a e?? eis “into”; e como isso pode significar, então isso pode significar De; se isso significa para dentro, isso significa aqui fora de.

O Espírito do Senhor – Veja Atos 8:29 . O Espírito sugeriu que Filipe fosse ao encontro do eunuco, e o mesmo Espírito, agora que cumprira o plano de ir para lá, dirigia sua partida.

Apanhada – Essa frase costuma ser entendida como uma remoção forçada ou milagrosa de Filipe para outro lugar. Alguns até supuseram que ele foi carregado pelo ar por um anjo (veja até Doddridge). A tais interpretações tolas muitos expositores foram conduzidos. O significado é, claramente, que o Espírito, que havia orientado Filipe a se aproximar do eunuco, agora o removeu de maneira semelhante. Que este é o significado é claro:

(1) Porque é responsável por tudo o que ocorreu. Não é sensato supor a existência de um milagre, exceto onde o efeito não possa ser explicado de outra forma, e exceto onde houver uma declaração clara de que houve um milagre.

(2) a palavra “pego de surpresa” ??pase? herpasendoes não implica que houve um milagre. A palavra significa apropriadamente “apreender e levar embora qualquer coisa violentamente, sem o consentimento do proprietário”, como fazem os ladrões e saqueadores. Então significa remover qualquer coisa de maneira forçada; usar força ou poder para removê-lo, Atos 23:10 ; Mateus 13:19 ; João 10:28 ; 2 Coríntios 12: 2 , 2 Coríntios 12: 4 , etc. Em nenhum caso, nunca denota que um milagre é realizado. E tudo o que pode ser significado aqui é que o Espírito advertiu fortemente Filipe a ir para outro lugar; que ele, com tanta força ou vivacidade, sugeriu o dever em sua mente, de afastá-lo, por assim dizer, da sociedade do eunuco. Ele estava profundamente interessado no caso. Teria encontrado prazer em continuar a jornada com ele. Mas as fortes convicções de dever exigidas pelo Espírito Santo o impeliram, por assim dizer, a romper esse conhecimento novo e interessante e a ir para outro lugar. O propósito pelo qual ele foi enviado, para instruir e batizar o eunuco, foi cumprido, e agora ele era chamado para algum outro campo de trabalho. Um exemplo semelhante de interpretação foi considerado nas notas de Mateus 4: 5 .

E ele seguiu seu caminho, regozijando-se – Sua mente foi iluminada em uma passagem desconcertante das Escrituras. Ele estava satisfeito em respeitar o Messias. Ele foi batizado; e ele experimentou o que todos sentem que abraçam o Salvador e são batizados – alegria. Foi uma alegria resultante do fato de ele estar reconciliado com Deus; e uma alegria o efeito natural de ter cumprido prontamente seu dever de fazer uma profissão religiosa. Se desejamos felicidade, se evitamos nuvens e trevas, devemos cumprir nosso dever imediatamente. Se adiarmos até amanhã o que deveríamos fazer hoje, podemos esperar estar preocupados com pensamentos melancólicos. Se encontrarmos paz, será fazer prontamente exatamente o que Deus exige de nossas mãos. Esta é a última vez que ouvimos falar desse homem. Alguns supuseram que ele carregou o evangelho para a Etiópia e o pregou lá. Mas há fortes evidências para acreditar que o evangelho não foi pregado lá com sucesso até por volta do ano 330 dC, quando foi introduzido por Frumentius, enviado à Abissínia para esse fim por Atanásio, bispo de Alexandria. Nesta narrativa, podemos aprender:

(1) Que Deus freqüentemente prepara a mente para receber a verdade.

(2) que isso ocorre às vezes com os grandes e os nobres, assim como com os pobres e obscuros.

(3) que devemos estudar as Escrituras. É assim que Deus geralmente dirige a mente nas verdades da religião.

(4) que aqueles que lêem a Bíblia com sinceridade e cuidado podem esperar que Deus, de alguma maneira, os guie para a verdade. Freqüentemente será da maneira que menos esperam; mas eles não precisam ter medo de serem deixados na escuridão ou no erro.

(5) que devemos estar prontos o tempo todo para falar com os pecadores. Deus frequentemente prepara suas mentes, como fez com o eunuco, para receber a verdade.

(6) que não devemos ter medo dos grandes, ricos ou estranhos. Deus frequentemente prepara suas mentes para receber a verdade; e podemos encontrar um homem disposto a ouvir falar do Salvador onde menos esperávamos.

(7) que devemos cumprir nosso dever a esse respeito, como Philip fez, prontamente. Não devemos atrasar ou hesitar, mas devemos fazer imediatamente o que acreditamos estar de acordo com a vontade de Deus. Veja Salmo 119: 60 .

Comentário de E.W. Bullinger

Fora de. Grego. ek. App-104.

Serra. Grego. eidon. App-133.

não mais. Grego. ouk ouketi, um duplo negativo.

e = para. Reticências de suprimentos, ensinadas pelo Espírito, ele não precisava dele.

seguiu seu caminho = seguiu seu caminho.

alegria. Compare Atos 8: 8 .

Comentário de John Calvin

39. Quando eles surgiram. Até o fim, Lucas pode finalmente concluir seu discurso sobre o eunuco, ele diz que Filipe foi pego fora de vista. E isso não teve muito peso para confirmá-lo, visto que ele viu que aquele homem lhe fora enviado por Deus como um anjo, e que ele desapareceu antes que ele pudesse oferecer qualquer recompensa por todas as suas dores; de onde ele deduziu que não era uma insinuação proveitosa, visto que ele desapareceu antes de lhe dar um meio centavo. Enquanto Filipe não teve recompensa nas mãos do eunuco, que os servos de Cristo aprendam por meio disso a servi-lo livremente, ou melhor, permitam que sirvam aos homens por nada que esperem receber uma recompensa do céu. De fato, o Senhor deixa aos ministros do evangelho receberem uma recompensa em suas mãos a quem ensinam ( 1 Coríntios 9: 9 ), mas ele os proíbe de serem mercenários que trabalham por causa de lucre ( João 10: 12. ) Pois essa deve ser a marca em que eles devem atirar, para ganhar os próprios homens a Deus.

Alegria. A e o conhecimento de Deus produzem esse fruto sempre de si mesmos. Pois que matéria de alegria mais verdadeira pode ser inventada do que quando o Senhor não apenas nos abre os tesouros de sua misericórdia, mas derrama seu coração em nós (para que eu possa assim falar) e nos dá em seu Filho, para que possamos querer nada para aperfeiçoar a felicidade? Os céus começam a parecer claros e a terra começa a ficar quieta; a consciência sendo libertada dos sentimentos tristes e horríveis da ira de Deus, sendo libertada da tirania de Satanás, escapando das trevas da morte, contempla a luz da vida. Portanto, é algo solene entre os profetas nos exortar a sermos alegres e triunfantes, tantas vezes quanto eles estão prestes a falar do reino de Cristo. Mas porque aqueles homens cujas mentes estão possuídas com as vãs alegrias do mundo, não podem elevar-se a essa alegria espiritual, vamos aprender a desprezar o mundo e todas as suas vãs delícias, para que Cristo possa nos tornar realmente felizes.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito do Senhor arrebatou Filipe – Talvez isso não signifique mais do que o Espírito Santo sugeriu à mente de Filipe que ele se retirasse abruptamente do eunuco, e assim o deixasse seguir sua jornada, refletindo sobre os incidentes importantes que haviam ocorrido. ocorrido. Alguns supõem que o anjo do Senhor e o Espírito do Senhor sejam a mesma pessoa ao longo deste capítulo. Há uma leitura notável no Codex Alexandrinus, que existe assim em duas linhas:

????G?????????????????????????

O Espírito do Senhor caiu sobre o eunuco:

?????????????F?????????????????????F??????? .

Mas o anjo do Senhor arrebatou Philip.

Essa leitura é encontrada em vários outros MSS. e em algumas versões. Muitos pensam que o Espírito ou anjo de Deus carregou Filipe de alguma maneira como os Apócrifos representam o transporte de Habacuque, que foi levado pelos cabelos da cabeça e levado da Judéia para a Babilônia! Para tal interposição, não havia necessidade. Quando Filipe batizou o eunuco, o Espírito de Deus mostrou-lhe que não era a vontade de Deus que ele acompanhasse o eunuco a Meroe, mas, pelo contrário, que ele se apressasse em Ashdod; como Deus tinha nisso, e nos lugares vizinhos, trabalho suficiente para empregá-lo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:39 . O Espírito do Senhor arrebatou Filipe. O manuscrito alexandrino e várias outras cópias antigas liam: O Espírito Santo caiu sobre o eunuco; mas o anjo do Senhor arrebatou Filipe, etc. Veja Atos 8:26 . Duvido que não, esse foi o caso; e, portanto, aprendemos que, assim que eles saíram da água, o Espírito Santo desceu sobre o eunuco imediatamente do céu, e sem a imposição das mãos de Filipe. Provavelmente, a efusão foi acompanhada de uma glória visível, como línguas entrelaçadas ou chamas pontiagudas de fogo; pois esse símbolo externo parece sempre ter acompanhado o derramamento do Espírito Santo em seus dons miraculosos. Embora o eunuco recebesse alguns dons espirituais, ou poderes milagrosos, ou ambos, ainda assim, essa efusão do Espírito não era para preparar o caminho para sua recepção na igreja cristã, como Cornelius e sua companhia, que eram as primícias dos gentios; pois então deveria ter sido conferido a ele antes do batismo; considerando que o eunuco era um prosélito da justiça, e, portanto, Filipe não fez escrúpulos em batizá-lo tão logo ele professou a fé cristã, como conhecendo a regra nesse caso, Êxodo 12:49 , a saber: uma lei deve ser para ele que nascido em casa, isto é, um judeu de nascimento, bem como religião, e ao estrangeiro que peregrina entre vocês; pois assim parece claramente no versículo anterior ser o prosélito circuncidado, ou prosélito da justiça, e não da porta. Mas, como Filipe era apenas um evangelista – nenhum apóstolo em mãos -, o eunuco entrando diretamente em um país distante, e Deus, sem vontade de ir sem o atestado extraordinário que era tão comumente concedido aos cristãos daquela época primitiva, e contudo, resolveu não invadir o método comum, que era comunicar o Espírito Santo pelas mãos de nenhum outro homem além dos apóstolos: – por esses motivos, Deus parece ter derramado o Espírito Santo sobre ele por um derrame imediato; e por meio deste ilustre convertido o Espírito conferiu da maneira mais honrosa e da maneira pela qual os maiores e melhores dons costumavam ser concedidos. Logo após este sinal ter sido concedido ao eunuco, um anjo do Senhor pegou Filipe; talvez por um êxtase no ar, à vista do eunuco e de seus assistentes. Veja 1 Reis 18:12 . 2 Reis 2:16 . Ezequiel 3:14 . E, depois que ele foi retirado além do seu limite, o eunuco não o viu mais; nem ele procurou ou seguiu o evangelista: ele estava satisfeito de que era a vontade de Deus que eles fossem tão separados e, portanto, ele seguiu sua jornada para a Etiópia, regozijando-se muito com o que havia acontecido. Pois ele não estava apenas convencido da verdade do próprio cristianismo, mas possuía dons e poderes que lhe permitiam instruir e convencer os outros também; e, por conseguinte, diz-se que ele plantou o evangelho na Etiópia, onde havia uma igreja florescente, como a maioria das histórias antigas do país nos assegura: e como os apóstolos Bartolomeu, Mateus e Matias pregaram o evangelho lá, não é apenas uma prova adicional de que ele havia aberto o caminho para eles; mas como muitos apóstolos foram enviados para essas partes, é uma forte presunção em favor do sucesso de seu ministério. Veja Euseb. Hist. Eccles. lib. 2: cap. 1:

Comentário de John Wesley

E quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, para que o eunuco não o visse mais; e ele seguiu seu caminho, regozijando-se.

O Espírito do Senhor pegou Philip – levou-o com uma rapidez milagrosa, sem nenhuma ação ou trabalho próprio. Isso havia acontecido com vários profetas.

Referências Cruzadas

1 Reis 18:12 – Não sei para onde o Espírito do Senhor poderá levar-te quando eu te deixar. Se eu for dizer a Acabe e ele não te encontrar, ele me matará. E eu, que sou teu servo, tenho adorado o Senhor desde a minha juventude.

2 Reis 2:16 – “Olha, nós, teus servos, temos cinqüenta homens fortes. Deixa-os sair à procura do teu mestre. Talvez o Espírito do Senhor o tenha levado e deixado em algum monte ou em algum vale”. Respondeu Eliseu: “Não mandem ninguém”.

Salmos 119:14 – Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.

Salmos 119:111 – Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração.

Isaías 35:1 – O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa;

Isaías 55:12 – Vocês sairão em júbilo e serão conduzidos em paz; os montes e colinas irromperão em canto diante de vocês, e todas as árvores do campo baterão palmas.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Isaías 66:13 – Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados”.

Ezequiel 3:12 – Depois o Espírito elevou-me, e ouvi esta estrondosa aclamação: “Que a glória do Senhor seja louvada em sua habitação! “

Ezequiel 8:3 – Ele estendeu o que parecia um braço e pegou-me pelo cabelo. O Espírito levantou-me entre a terra e o céu e, em visões de Deus, ele me levou a Jerusalém, à entrada da porta do norte do pátio interno, onde estava colocado o ídolo que desperta o zelo de Deus.

Ezequiel 11:24 – Então o Espírito ergueu-me e levou-me aos que estavam exilados na Babilônia, na visão dada pelo Espírito de Deus. Findou-se então a visão que eu estava tendo,

Mateus 3:16 – Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.

Mateus 13:44 – “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

Marcos 1:10 – Assim que saiu da água, Jesus viu os céus se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

Atos dos Apóstolos 8:8 – Assim, houve grande alegria naquela cidade.

Atos dos Apóstolos 13:52 – Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 16:34 – Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 15:10 – E também diz: “Cantem de alegria, ó gentios, com o povo dele”.

2 Coríntios 12:2 – Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Tiago 1:9 – O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

Tiago 4:16 – Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *