Estudo de Lucas 22:32 – Comentado e Explicado

mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos.
Lucas 22:32

Comentário de Albert Barnes

Que a tua fé não falha – A palavra “fé”, aqui, parece ser usada no sentido de religião, ou apego a Cristo, e as palavras “não falham” significam “totalmente falham” ou falham completamente – ou seja, apostatam. É verdade que a “coragem” de Pedro falhou; é verdade que ele não tinha a confiança imediata em Jesus e a confiança nele que antes possuía; mas a oração de Jesus era que ele não pudesse apostatar completamente da fé. Deus ouviu Jesus “sempre” João 11:42 ; segue-se, portanto, que toda oração que ele já fez foi atendida; e segue, como ele pediu aqui uma coisa específica, que aquela coisa foi concedida; e, ao orar para que a fé de Pedro não fracasse totalmente, segue-se que não houve tempo em que Pedro não fosse realmente um homem piedoso. Até onde ele vagou, e gravemente como ele pecou, ??ele sabia muito bem que Jesus era o Messias. Ele “conhecia” o homem; e embora seus medos o vencessem e o levassem ao pecado agravado, ainda assim a oração de Cristo era predominante e ele foi levado ao verdadeiro arrependimento.

Quando tu és convertido – A palavra “convertido” significa transformado, mudado, recuperado. O significado é que, quando você se afastar deste pecado, quando se recuperar dessa ofensa hedionda, use a “sua” experiência para advertir e fortalecer aqueles que estão em perigo de pecados semelhantes. Um homem pode ser “convertido ou convertido” de qualquer pecado ou conduta maligna. Ele é “regenerado”, mas uma vez – no início de sua vida cristã; ele pode ser “convertido” tantas vezes quanto cai no pecado.

Fortaleça teus irmãos – confirme-os, avise-os, incentive-os. Eles estão em perigo contínuo, também, de pecar. Use sua experiência para avisá-los de seu perigo e confortá-los e sustentá-los em suas tentações. E com isso aprendemos:

1. Esse objetivo de permitir que os cristãos caiam no pecado é mostrar sua própria fraqueza e dependência de Deus; e,

2. Que aqueles que foram superados dessa maneira devem usar sua experiência para advertir e preservar outras pessoas do mesmo caminho.

As duas epístolas de Pedro, e toda a sua vida, mostram que “ele” estava atento a esse mandamento de Jesus; e em sua morte, ele manifestou seu profundo repúdio a esse terrível ato de culpa ao negar seu abençoado Senhor, ao pedir que fosse crucificado com a cabeça para baixo, como indigno de sofrer da mesma maneira que Cristo. Compare as notas em João 21:18 .

Comentário de E.W. Bullinger

rezou. Grego. deomai. App-134. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 22:40 , Lucas 22: 4 , Lucas 22:44 , Lucas 40:46 .

para = relativo. Grego. peri. App-104.

ti . Simon. tua fé. Não o próprio Simon.

não. Grego. mim. App-105.

quando tu , etc. – tu, quando voltaste uma vez.

fortalecer = estabelecer. Compare 1 Pedro 5:10 .

Comentário de Adam Clarke

Eu orei por ti – Da naturalidade e impetuosidade do seu próprio espírito, você será levado ao perigo mais iminente; mas supliquei por ti, para que a tua fé não fracasse totalmente – e??e?p? , de e? , out e ?e?p? , falho, em cair total ou totalmente. A fé de Pedro falhou, mas não totalmente: ele caiu, mas não caiu, apostatou ou abandonou seu Mestre e sua causa finalmente, como Judas. Todo mundo vê, pela negação de Pedro a seu Senhor, que sua fé falhou e sua grande coragem também; e ainda assim, eles leram, na tradução comum, que Cristo orou para que não falhasse: eles podem então conceber que a oração de nosso Senhor foi ouvida? A tradução que dei acima remove esse embaraço e aparente contradição. Certamente foi a vantagem de Pedro que nosso Senhor orou por ele; mas não era tanto por sua honra que ele precisasse de tal oração, além de todas as outras. Lightfoot.

Quando você se converte – Restaurado ao senso de sua loucura e pecado, e a mim e a minha causa – estabeleça esses teus irmãos. Todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram, apenas pelo medo de perder a vida; Pedro, que continuou por um tempo perto dele, negou seu Mestre com juramentos e repetiu três vezes: nosso Senhor parece íntimo de que, depois dessa queda, Pedro se tornaria mais cauteloso e prudente do que nunca; e que ele deveria se tornar incomumente forte na fé, que era o caso; e que, apesar da baixeza de sua conduta passada, ele deve ser um instrumento adequado para fortalecer os fracos de espírito e apoiar os fracos. Suas duas epístolas aos cristãos perseguidos mostram quão bem ele foi qualificado para esse importante trabalho.

Comentário de Scofield

arte convertida

voltou novamente.

Comentário de John Wesley

Mas orei por ti, para que a tua fé não falhe; e quando te converteres, fortalece teus irmãos.

Mas eu orei por ti – que estará no maior perigo de todos: que a tua fé não falhe – completamente; e quando voltares – do teu voo, fortalece teus irmãos – todos os que são fracos na fé; talvez escandalizado com a tua queda.

Referências Cruzadas

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 51:12 – Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.

Zacarias 3:2 – O anjo do Senhor disse a Satanás: “O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? “

Mateus 18:3 – e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.

Mateus 26:75 – Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente.

Marcos 14:72 – E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes”. E se pôs a chorar.

Marcos 16:7 – Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’ “.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

Lucas 22:61 – O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 17:9 – Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:15 – Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

2 Coríntios 1:4 – que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

2 Timóteo 2:18 – Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 12:12 – Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.

Hebreus 12:15 – Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

1 Pedro 1:1 – Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

2 Pedro 3:17 – Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *