Estudo de Isaías 41:10 – Comentado e Explicado

nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.
Isaías 41:10

Comentário de Albert Barnes

Não temas – Este versículo é claro em seu significado e está cheio de consolo. Deve ser considerado dirigido principalmente aos judeus exilados durante seu longo e doloroso cativeiro na Babilônia; e a idéia é que aqueles que foram selecionados por Deus para ser seu povo especial não tinham nada a temer. Mas a promessa é aquela que pode ser considerada dirigida a todo o seu povo em circunstâncias semelhantes, e é tão verdadeiro agora como era então que aqueles a quem Deus escolheu não têm nada a temer.

Pois eu estou contigo – Esta é uma razão pela qual eles não devem ter medo. Deus era o protetor deles, e de quem eles deveriam ter medo. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Que consolo mais alto o homem pode desejar do que a certeza de que ele está com ele para protegê-lo?

Não fique desanimado – A palavra traduzida aqui ‹desanimado ‘( ????? ti?shetta is) é derivada de ???? shâ?âh “ ver, olhar ”; e então olhar como alguém em estado de alarme ou perigo. O sentido aqui é que eles devem estar calmos e sem apreensão de seus inimigos.

Pois eu sou teu Deus – sou capaz de preservar e fortalecer-te. O Deus do céu era o Deus deles; e como ele tinha todo o poder, e esse poder foi prometido para a proteção deles, eles não tinham nada a temer.

Eu te sustentarei – permitirei que você suporte todas as suas provações.

Com a mão direita da minha justiça – Com a minha mão direita fiel. A frase é um modo de expressão hebraico, significando que a mão de Deus era fiel, na qual se podia confiar, e os protegeria.

Comentário de Adam Clarke

Não fique desanimado – ???? ??? vitela tishta : “E não fique desanimado.” O ? vau é adicionado por vinte e um dos MSS do Dr. Kennicott, trinta dos De Rossi e um dos meus, e três edições. Faz o sentido mais completo.

Comentário de John Calvin

10. Não temas. A doutrina anterior, tendo como objetivo que o povo confiasse em Deus, o Profeta conclui das inúmeras bênçãos pelas quais o Senhor manifestou seu amor, que o povo não deveria ter medo. E devemos observar cuidadosamente a razão que ele atribui –

Pois eu estou contigo. Essa é uma base sólida de confiança e, se estiver fixada em nossas mentes, seremos capazes de permanecer firmes e inabaláveis ??contra tentações de todo tipo. Da mesma forma, quando pensamos que Deus está ausente, ou duvidamos que ele esteja ou não disposto a nos ajudar, somos agitados pelo medo e debatidos em meio a muitas tempestades de desconfiança. Mas se permanecermos firmes nesse fundamento, não seremos esmagados por nenhum ataque ou tempestade. E, no entanto, o Profeta não significa que os crentes sejam tão ousados ??que sejam totalmente livres e sem todo medo; mas, embora tenham angústia mental e tentem desconfiar de várias maneiras, resistem com tanta firmeza que garantem a vitória. Por natureza, somos tímidos e cheios de desconfiança, mas devemos corrigir esse vício com esta reflexão: “Deus está presente conosco e cuida de nossa salvação”.

No entanto, eu te ajudarei. ?? ?????? (aph gnazarticha) é traduzido por alguns no pretérito, “Ainda assim eu te ajudei ;” mas no futuro pretendo: “Eu te ajudarei”. Eu traduzo ?? (aph) ainda, como geralmente é traduzido em muitas outras passagens. No entanto, não é inadequado traduzi-lo de maneira uniforme e , portanto, meus leitores têm a liberdade de fazer sua escolha. Se o pretérito do verbo for preferido, isso significa “além disso” ou “também”.

Com a mão direita da minha justiça. Sob a palavra “justiça”, as Escrituras incluem não apenas a equidade, mas a fidelidade que o Senhor manifesta na preservação de seu povo; pois ele mostra sua justiça quando defende fielmente seu povo contra os artifícios e os vários ataques dos homens maus. Ele, portanto, dá a denominação de “ mão direita da justiça” àquilo pelo qual ele mostra que é fiel e justo. Por isso, devemos chamar um consolo notável; pois se Deus decidiu proteger e defender seus servos, não devemos ter nenhum terror; porque “Deus não pode negar a si mesmo” ( 2 Timóteo 2:13 ) ou deixar de lado sua justiça.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:1 – Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “

Deuteronômio 20:1 – Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês.

Deuteronômio 31:6 – Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.

Deuteronômio 33:27 – O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

1 Crônicas 12:18 – Então o Espírito veio sobre Amasai, chefe do pelotão dos trinta, e ele disse: “Somos teus, ó Davi! Estamos contigo, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo, e aos teus aliados, pois o teu Deus te ajudará”. Davi os recebeu e os nomeou chefes de seus grupos de ataque.

2 Crônicas 20:17 – Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês’ “.

2 Crônicas 32:8 – Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas”. E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá.

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 29:11 – O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Salmos 37:17 – pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos.

Salmos 37:24 – ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.

Salmos 41:12 – Por causa da minha integridade me susténs e me pões na tua presença para sempre.

Salmos 46:1 – Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 63:8 – A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.

Salmos 65:5 – Tu nos respondes com temíveis feitos de justiça, ó Deus, nosso Salvador, esperança de todos os confins da terra e dos mais distantes mares.

Salmos 89:13 – O teu braço é poderoso; a tua mão é forte, exaltada é tua mão direita.

Salmos 99:4 – Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a eqüidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo.

Salmos 144:8 – que têm lábios mentirosos e com a mão direita erguida juram falsamente.

Salmos 144:11 – Dá-me libertação; salva-me das mãos dos estrangeiros, que têm lábios mentirosos e que, com a mão direita erguida, juram falsamente.

Salmos 145:14 – O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados.

Salmos 147:12 – Exalte ao Senhor, ó Jerusalém! Louve o seu Deus, ó Sião,

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 40:29 – Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Isaías 41:13 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Isaías 43:5 – Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.

Isaías 44:2 – Assim diz o Senhor, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, ó Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi.

Isaías 51:12 – “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,

Isaías 52:7 – Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! “

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Oséias 1:9 – Então o Senhor disse: “Dê a ele o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.

Zacarias 10:12 – Eu os fortalecerei no Senhor, em meu nome marcharão”, diz o Senhor.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Lucas 1:13 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.

Lucas 1:30 – Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

Romanos 8:31 – Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

2 Comments on “Estudo de Isaías 41:10 – Comentado e Explicado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *