Estudo de Mateus 5:16 – Comentado e Explicado

Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:16

Comentário de Albert Barnes

Deixe sua luz brilhar … – Deixe sua vida santa, sua conversa pura e suas instruções fiéis serem vistas e conhecidas em todos os lugares. Sempre, em todas as sociedades, em todos os negócios, em casa e no exterior, em prosperidade e adversidade, deixe-se ver que você é um verdadeiro cristão.

Para que eles possam ver suas boas obras – O motivo adequado para nos influenciar não é simplesmente que possamos ser vistos (compare Mateus 6: 1 ), mas deve ser que nosso Pai celestial seja glorificado. Os fariseus agiam para serem vistos pelos homens, os verdadeiros cristãos agiam para glorificar a Deus, e pouco se importam com o que as pessoas podem pensar deles, exceto por sua conduta que outros possam trazer para honrar a Deus, mas eles devem viver assim para que as pessoas possam ver de seus conduzir qual é a natureza apropriada de sua religião.

Glorifique seu Pai – Louve, ou honre a Deus, ou seja levado a adorá-lo. Vendo em sua vida a excelência da religião e o poder e a pureza do evangelho, eles podem ser conquistados para serem cristãos também, e dar louvor e glória a Deus por sua misericórdia a um mundo perdido.

Aprendemos aqui:

1. que a religião, se existir, não pode ser ocultada.

2.que onde não se manifesta na vida, não existe.

3.que “professores” de religião, que vivem como outras pessoas, evidenciam que nunca foram verdadeiramente convertidos.

4.que tentar ocultar ou ocultar nosso conhecimento ou experiência cristã é trair nossa confiança, ferir a causa da piedade e tornar nossa vida inútil. E,

5.que boas ações serão vistas e levarão as pessoas a honrar a Deus. Se não temos outra maneira de fazer o bem – se somos pobres, indoutos e desconhecidos, ainda podemos fazer o bem por nossas vidas. Nenhum cristão sincero e humilde vive em vão. A luz mais fraca à meia-noite é útil.

“Até que ponto a pequena vela lança seus raios!

Então brilha uma boa ação em um mundo travesso! ”

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5:16 . Deixe sua luz – A luz daquela doutrina que você recebe de mim, e a luz de sua santa conversa, brilhe diante dos homens – Seja tão evidente e aparente para os homens, que eles possam ver suas boas obras e glorificar etc. – Ou seja, ao ver suas boas obras, ambos louvam a Deus por enviar tal religião ao mundo, e também, abraçando sua fé, podem imitar seu exemplo sagrado ou movidos a amar e servir a Deus como você faz, e assim, para glorificá-lo. Aqui, então, nosso Senhor nos diz, em palavras claras, o que ele pretendia com a comparação mencionada anteriormente.

Comentário de E.W. Bullinger

so = assim.

isso = então aquilo.

Comentário de John Calvin

16. Deixe sua luz brilhar diante dos homens Depois de ter ensinado aos apóstolos que, em conseqüência da posição em que são colocados, tanto seus vícios quanto suas virtudes são mais conhecidos por um bom ou mau exemplo, ele agora os ordena a regular sua vida. vida, para excitar todos a glorificar a Deus. Para que vejam suas boas obras: pois, como Paulo nos diz, os crentes devem:

“Providencie coisas honestas, não apenas aos olhos de Deus,
mas também aos olhos dos homens ”( 2 Coríntios 8:21 .)

A ordem, que ele dá logo depois, de procurar ocultação e uma situação obsoleta por suas boas obras ( Mateus 6: 4 ), destina-se apenas a proibir a ostentação. No presente caso, ele tem um objetivo bem diferente em vista, recomendar a eles a glória de Deus somente. Agora, se a glória das boas obras não pode ser atribuída adequadamente a Deus, a menos que elas sejam atribuídas a ele, e a menos que ele seja reconhecido como seu único autor, é evidente que não podemos, sem oferecer um insulto aberto e grosseiro a Deus , exaltar o livre arbítrio, como se boas obras procedessem total ou parcialmente de seu poder. Novamente, devemos observar como Deus graciosamente lida conosco, quando ele chama as boas obras de nossas, cujo louvor inteiro seria justamente atribuído a si mesmo.

Comentário de Adam Clarke

Deixe sua luz brilhar – Ou, mais literalmente, Assim brilhe sua luz, ??t? ?aµ?at? t? f?? . Como o sol é iluminado no firmamento do céu, para difundir sua luz e calor livremente a todos os habitantes da terra; e, como a lâmpada não está posta debaixo do alqueire, mas colocada sobre o suporte da lâmpada, para dar luz a todos na casa; Assim, todo seguidor de Cristo, e especialmente todo pregador do Evangelho, difunde a luz do conhecimento celestial e o calor do amor divino através de todo o círculo de seus conhecidos.

Para que eles possam ver suas boas obras – Não basta ter luz – devemos andar na luz e pela luz. Toda a nossa conduta deve ser um comentário perpétuo sobre a doutrina que recebemos e uma constante exemplificação de seu poder e verdade.

E glorifique seu Pai – O seguinte ditado curioso é encontrado em Bammidbar Rabba, s. 15. “Os israelitas disseram ao santo Deus abençoado: Tu nos ordenaste acender lâmpadas para ti; e ainda assim tu és a Luz do mundo, e contigo a luz habita. O santo Deus abençoado respondeu: Eu não ordeno isso. porque preciso de luz; mas para que eu possa refletir luz sobre mim, como eu te iluminei: – para que o povo diga: Eis como os israelitas o ilustram, que os ilumina à vista de toda a terra. ” Veja mais em Schoettgen. Os cristãos verdadeiros são filhos de Deus – eles são participantes de sua natureza santa e feliz: eles devem sempre se preocupar com a honra de seu Pai, e se esforçam para recomendá-lo e sua salvação, para que outros possam prevalecer para vir à luz. e entre nele. Diz-se que Deus é glorificado quando o poder glorioso de sua graça se manifesta na salvação dos homens.

Comentário de John Wesley

Que a tua luz brilhe diante dos homens, para que possam ver as tuas boas obras e glorificar o teu Pai que está nos céus.

Para que possam ver – e glorificar – isto é, que, vendo suas boas obras, sejam movidos a amar e servir a Deus da mesma forma.

Referências Cruzadas

Provérbios 4:18 – A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia.

Isaías 58:8 – Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.

Isaías 60:1 – “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Mateus 6:1 – “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 6:16 – “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

Mateus 23:5 – “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

Mateus 23:9 – A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus.

Lucas 11:2 – Ele lhes disse: “Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Atos dos Apóstolos 9:36 – Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.

Romanos 13:11 – Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos.

1 Coríntios 14:25 – e os segredos do seu coração serão expostos. Assim, ele se prostrará, rosto em terra, e adorará a Deus, exclamando: “Deus realmente está entre vocês! “

2 Coríntios 9:13 – Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

Efésios 2:10 – Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

1 Tessalonicenses 5:6 – Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

1 Timóteo 2:10 – mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.

1 Timóteo 5:10 – e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra.

1 Timóteo 5:25 – Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

Tito 2:7 – Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

Hebreus 10:24 – E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

1 João 1:5 – Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *