Estudo de Atos 13:17 – Comentado e Explicado

O Deus do povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou este povo no tempo em que habitava na terra do Egito, de onde os tirou com o poder de seu braço.
Atos 13:17

Comentário de Albert Barnes

O Deus deste povo – Que se manifestou como amigo e protetor especial desta nação. Isso implicava a crença de que ele havia sido particularmente o Deus deles; uma doutrina favorita dos judeus, e uma que conciliasse seu favor com Paulo.

De Israel – os judeus.

Escolheu nossos pais – Selecionou a nação para ser um povo escolhido e especial para si mesmo, Deuteronômio 7: 6-7 .

E exaltou o povo – os elevou de um estado baixo e deprimido de servidão, à liberdade e a privilégios especiais como nação.

Quando eles habitavam como estrangeiros na terra do Egito – ?? t? pa?????? en t paroikiaIsto se refere apropriadamente à sua habitação lá como estrangeiros. Eles sempre eram estranhos lá em uma terra estranha. Não era a casa deles. Eles nunca se misturaram com o povo; nunca se tornou parte constituinte do governo; nunca usou sua língua; nunca unidos com seus usos e leis. Eles eram pessoas estranhas, separadas e deprimidas lá; não menos que os africanos são estrangeiros e estrangeiros, um povo deprimido e degradado nesta terra (América), Gênesis 36: 7 ; Êxodo 6: 4 ; Êxodo 22:21 ; Êxodo 23: 9 ; Levítico 19:34 ; Deuteronômio 10:19 .

E com o braço alto – Esta expressão indica “grande poder”. O braço denota “força”, como aquele pelo qual realizamos qualquer coisa. Um braço alto, um braço levantado ou esticado, denota que “a força exercida ao máximo”. Os filhos de Israel são representados como tendo sido entregues com um “braço estendido”, Deuteronômio 26: 8 ; Êxodo 6: 6 . “Com mão forte”, Êxodo 6: 1 . Nesses lugares, é feita referência às pragas infligidas ao Egito, pelas quais os israelitas foram entregues; a sua passagem pelo Mar Vermelho; às vitórias sobre seus inimigos, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

exaltado . Grego. hupsoo. Veja nota em João 12:32 .

quando eles habitavam como estranhos = em (grego. en . App-104.) sua permanência. Grego. paroikia. Somente aqui e 1 Pedro 1:17 . Compare Atos 7: 6 .

terra . Grego. ge. App-129.

fora de . Grego. ek. App-104.

Comentário de John Calvin

17. O Deus deste povo. Esse prefácio testemunhou que Paulo não fez nada novo, o que poderia afastar o povo da lei de Moisés. Existe apenas um Deus, que é Deus de todas as nações; mas ele o chama de Deus daquele povo, a quem ele se ligara, e que era adorado entre a posteridade de Abraão, entre os quais somente a verdadeira e pura religião seria encontrada. Para o mesmo fim tende o que é acrescentado imediatamente, Ele escolheu nossos pais. Pois ele testemunha com essas palavras que ele não busca nada menos (799) do que que eles possam se afastar do Deus vivo e verdadeiro, que os separou dos resíduos do mundo. Não duvido, mas que ele manifestou mais manifestamente que não lhes pregava um Deus desconhecido ou estranho, mas o mesmo que se revelou há muito tempo a seus pais; para que ele compreenda brevemente o sólido conhecimento de Deus, fundamentado na lei, para que a deles, concebida fora da lei e dos profetas, possa permanecer firme.

Não obstante, no meio tempo, ele elogia e expõe o livre amor de Deus para com esse povo. Pois como aconteceu que apenas os filhos de Abraão eram a Igreja e a herança de Deus, exceto apenas porque agradava a Deus dissê-los de outras nações? Pois não havia dignidade em distingui-los; mas a diferença começou no amor de Deus, com o qual ele amava livremente Abraão.

Desse livre amor a Deus, Moisés muitas vezes lembra os judeus, como Deuteronômio 4: 7 , e em outros lugares; em que Deus colocou diante de nós um espelho de seu maravilhoso conselho, ao não encontrar excelência em Abraão, uma pessoa obscura e idólatra miserável, ele não obstante o prefere antes de todo o mundo. Além disso, essa eleição era comum a todo o povo, como também era a circuncisão, pela qual Deus adotou para si a semente de Abraão; mas houve também uma eleição mais oculta, pela qual separou alguns de muitos filhos de Abraão, ele declarou, que nem todos os que vieram da semente de Abraão segundo a carne são considerados no estoque espiritual.

Ele expulsou um povo. Paulo ensina que todos os benefícios que Deus concedeu depois aos judeus procederam e fluem daquele favor gratuito que ele trazia para seus pais. Pois essa foi a causa que eles foram libertados pelo maravilhoso poder de Deus e trazidos por sua mão para a posse da terra de Canaã, depois que ele expulsou tantas nações por causa deles. Pois não é pouca coisa que a terra seja privada de seus habitantes, para que ela receba estranhos. Esta é a fonte e raiz de todas as coisas boas para as quais Paulo nos chama, que Deus escolheu os pais. Esta foi a razão e a causa que levaram Deus a tanta paciência, que ele não rejeitaria aquele povo rebelde, que de outro modo deveria ter se destruído mil vezes com sua própria maldade. Portanto, onde as Escrituras mencionam que seus pecados foram perdoados, diz que Deus se lembrou de sua aliança. Ele disse que eles foram exaltados, embora fossem estranhos, para que se lembrassem de quão digna e maravilhosa era sua libertação.

Comentário de Adam Clarke

O Deus de – nossos pais – O apóstolo inicia seu discurso com a escravidão egípcia e sua libertação dela, como pontos dos mais notáveis ??e impressionantes em sua história; em que a providência e o poderoso poder de Deus, exercido com tanta frequência em seu favor, eram particularmente evidentes.

Exaltou o povo – Mesmo quando eles eram estrangeiros na terra e grandemente oprimidos, Deus os exaltou; fez deles um terror para seus inimigos e os multiplicou grandemente.

Com um braço alto – Uma tradução literal da frase hebraica, ??? ????? bezeroa ramah , com um braço levantado, para protegê-los e destruir seus inimigos. O significado da frase é uma demonstração manifesta do poder Divino.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:17 . O Deus deste povo O apóstolo pregou o mesmo Deus em quem os judeus já criam, e os teria convencido da mesma forma a acreditar em Jesus de Nazaré, o Messias prometido, o eterno Filho de Deus, Deus sobre todos, abençoado para sempre . Para convencê-los de que ele era assim, eles argumentavam tanto dos fatos quanto das profecias do Antigo Testamento. Esse era o método usual de tratar tanto os judeus quanto os devotos gentios; mas quando se dirigiram a gentios devotos sozinhos, não recitaram a história do Antigo Testamento e se levantaram dos renomados ancestrais da nação judaica; pelo contrário, a língua deles era: Em toda nação, aquele que teme a Deus e pratica a justiça é aceito por ele; mas quando os judeus eram os únicos, ou as principais pessoas endereçadas, eles se levantaram da história do passado dispensações, e particularmente de Abraão, pai da nação, que foi o primeiro que foi separado de um mundo idólatra e teve a promessa mais expressa de que em sua Semente todas as nações da terra deveriam ser abençoadas, pois eram muito eminentemente em Jesus Cristo, seu grande descendente. Abraão, por sua fé e obediência alegre, foi intitulado “O pai dos fiéis”; e piedosos homens santos foram furtados: “Os filhos de Abraão”. Seu nome era muito estimado entre os judeus e um dos mais prováveis ??de obter atenção. São Mateus, que escreveu seu evangelho mais imediatamente para o uso dos judeus convertidos, inicia a genealogia de nosso Senhor com Abraão. São Pedro apresenta seu discurso aos judeus com o nome daquele grande patriarca, cap. Atos 3:13 . O mesmo acontece com Santo Estêvão, cap. Atos 7: 2 e St.

Paulo neste lugar menciona o nome de Israel, tirando uma ocasião da história de dispensações passadas para introduzir a doutrina do evangelho; que foi em resumo, que a grande promessa feita aos pais de outrora foi cumprida e o Messias realmente chegou; pois o convênio abraâmico e o evangelho tinham uma grande afinidade, sendo a lei de Moisés apenas um estado intermediário, para preservar pelo menos uma nação da idolatria e prepará-los para a recepção do Messias. Não podemos, portanto, conjeturar, sempre que se diz que vão à sinagoga judaica, e pregar a palavra, que esse era o método comum deles, que eles usavam mais ou mais brevemente, quando viam ocasião. Em vez de exaltado, o Dr. Heylin lê sinalizado; e, em vez de, trouxe-os com uma mão alta, ele lê, trouxe-os com altas demonstrações de seu poder. O sentido do versículo pode ser expresso assim: “O Deus de Israel, o único Deus vivo e verdadeiro, escolheu nossos pais, para prestar testemunho contra a idolatria e receber as revelações de sua mente e vontade; e ele aumentou sua números, e os fez consideráveis: mesmo quando eram estrangeiros na terra do Egito, e quando eram oprimidos ali, ele milagrosamente, e por seu poderoso poder, os levantou de suas terras baixas e os tirou dali “.

Comentário de John Wesley

O Deus deste povo de Israel escolheu nossos pais e exaltou o povo quando eles habitaram como estrangeiros na terra do Egito, e com um braço alto os tirou dele.

O Deus – Por tal comemoração dos favores de Deus para seus pais, ao mesmo tempo em que suas mentes foram conciliadas com o orador, eles foram convencidos de seu dever para com Deus e convidados a acreditar em sua promessa e no cumprimento dela. Os seis versículos, Atos 13: 17-22 , contêm toda a soma do Antigo Testamento.

Deste povo – aqui Paulo se dirige principalmente àqueles a quem ele denomina, vós que temeis a Deus: ele fala primeiro de Israel; e Atos 13:26 , fala mais diretamente aos próprios israelitas.

Escolheu – E isso exaltou o povo; nenhum mérito ou bondade própria, Ezequiel 20: 5 .

Nossos pais – Abraão e sua posteridade. Isaías 1: 2 .

Referências Cruzadas

Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 1:7 – Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.

Exodo 6:1 – Então o Senhor disse a Moisés: “Agora você verá o que farei ao faraó: Por minha mão poderosa, ele os deixará ir; por minha mão poderosa, ele os expulsará do seu país”.

Exodo 14:31 – Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.

Exodo 15:1 – Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!

Exodo 18:11 – Agora sei que o Senhor é maior do que todos os outros deuses, pois ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam”.

Deuteronômio 4:20 – A vocês, o Senhor tomou e os tirou da fornalha de fundir ferro, do Egito, para serem o povo de sua herança, como hoje se pode ver.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 4:37 – E porque amou os seus antepassados e escolheu a descendência deles, ele foi em pessoa tirá-los do Egito com o seu grande poder,

Deuteronômio 7:6 – Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.

Deuteronômio 7:19 – Vocês viram com os próprios olhos as grandes provas, os sinais miraculosos e as maravilhas, a mão poderosa e o braço forte com que o Senhor, o seu Deus, os tirou de lá. O Senhor, o seu Deus, fará o mesmo com todos os povos que agora vocês temem.

Deuteronômio 9:5 – Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra deles. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o seu Deus, as expulsará de diante de você, para cumprir a palavra que o Senhor prometeu, sob juramento, aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Deuteronômio 10:22 – Os seus antepassados que desceram ao Egito eram setenta ao todo, mas agora o Senhor, o seu Deus, os tornou tão numerosos quanto as estrelas do céu.

Deuteronômio 14:2 – pois vocês são povo consagrado ao Senhor, ao seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal.

1 Samuel 4:8 – Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que feriram os egípcios com toda espécie de pragas, no deserto.

Neemias 9:7 – “Tu és o Senhor, o Deus que escolheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão.

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Salmos 77:13 – Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus?

Salmos 78:12 – Ele fez milagres diante dos seus antepassados, na terra do Egito, na região de Zoã.

Salmos 78:42 – Não se lembravam da sua mão poderosa, do dia em que os redimiu do opressor,

Salmos 105:6 – ó descendentes de Abraão, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos.

Salmos 105:23 – Então Israel foi para o Egito, Jacó viveu como estrangeiro na terra de Cam.

Salmos 105:26 – Então enviou seu servo Moisés, e Arão, a quem tinha escolhido,

Salmos 105:42 – Pois ele se lembrou da santa promessa que fizera ao seu servo Abraão.

Salmos 106:7 – No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho.

Salmos 114:1 – Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó saiu do meio de um povo de língua estrangeira,

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Salmos 135:8 – Foi ele que matou os primogênitos do Egito, tanto dos homens como dos animais.

Salmos 136:10 – Àquele que matou os primogênitos do Egito O seu amor dura para sempre!

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Isaías 44:1 – “Mas escute agora, Jacó, meu servo, Israel, a quem escolhi.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Jeremias 32:20 – Realizaste sinais e maravilhas no Egito e continuas a fazê-los até hoje, tanto em Israel como entre toda a humanidade, e alcançaste o renome que hoje tens.

Jeremias 33:24 – “Você reparou que essas pessoas estão dizendo que o Senhor rejeitou os dois reinos que tinha escolhido? Por isso desprezam o meu povo e não mais o considera como nação.

Amós 2:10 – “Eu mesmo os tirei do Egito, e os conduzi por quarenta anos no deserto para lhes dar a terra dos amorreus.

Miquéias 6:4 – Eu o tirei do Egito, e o redimi da terra da escravidão; enviei Moisés, Arão e Miriã para conduzi-lo.

Miquéias 7:15 – “Como nos dias em que você saiu do Egito, ali mostrarei as minhas maravilhas”.

Atos dos Apóstolos 7:2 – A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

Atos dos Apóstolos 7:17 – “Ao se aproximar o tempo em que Deus cumpriria sua promessa a Abraão, aumentou muito o número do nosso povo no Egito.

Atos dos Apóstolos 7:36 – Ele os tirou de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *