Estudo de Atos 13:2 – Comentado e Explicado

Enquanto celebravam o culto do Senhor, depois de terem jejuado, disse-lhes o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado.
Atos 13:2

Comentário de Albert Barnes

Enquanto ministravam ao Senhor – É provável que isso tenha ocorrido em algum dia designado para jejum e oração. A expressão “ministrado ao Senhor” significa que eles estavam envolvidos em oração ao Senhor, ou como estavam envolvidos no serviço divino. O siríaco, assim, torna a passagem.

O Espírito Santo disse – Evidentemente por revelação direta.

Separe-me – Separe para mim ou para o meu serviço. Não significa ordenar, mas simplesmente designar ou designar para este trabalho específico.

Pelo trabalho a que eu os chamei – Não o ofício apostólico, pois Saul foi chamado a isso pela revelação expressa de Jesus Cristo Gálatas 1:12 , e Barnabé não era apóstolo. O “trabalho” ao qual eles estavam agora separados era o de pregar o evangelho nas regiões ao redor de Antioquia. Não era um escritório permanente na igreja, mas era uma designação temporária para uma empresa missionária de estender o evangelho, especialmente através da Ásia Menor e nas regiões adjacentes. Assim, quando, no cumprimento dessa nomeação, viajaram por Selêucia, Chipre, Pafos, Panfília, Pisídia, etc., retornaram a Antioquia, tendo cumprido o trabalho do qual estavam separados. Ver Atos 14: 26-27 . “Para onde eu os chamei.” Isso prova que eles receberam sua comissão para essa obra diretamente de Deus, o Espírito Santo. Paulo e Barnabé haviam sido influenciados pelo Espírito a se engajar nessa obra, mas deveriam ser enviados pela concordância e designação da igreja.

Comentário de E.W. Bullinger

ministrado . Grego. leitourgeo. App-190. Aqui, Romanos 15:27 . Hebreus 10:11 . Na Septuaginta usada no serviço levítico, como em Hebreus 10:11 .

o Espírito Santo . App-101.

Separar . Compare Romanos 1: 1 . Gálatas 1: 1 , Gálatas 1:15 .

whereunto = para qual.

Comentário de John Calvin

2 E eles ministraram ao Senhor. A palavra que Lucas usa não significa apenas estar ocupada com as coisas sagradas, mas também às vezes ocupar cargos públicos. E porque os ritos sagrados dos gentios consistiam, na maioria das vezes, em ofertas queimadas e sacrifícios, é muitas vezes necessário oferecer sacrifícios; que sentido se dava bem com os papistas, para que pudessem provar que os apóstolos usaram algum sacrifício. Mas admita que sim; todavia, eles tolamente fingem defender sua massa, que os mestres de Antioquia fizeram o sacrifício. Primeiro, visto que a palavra é do número plural, segue-se que cada um deles disse massa. Mas, deixando brinquedos passar, digo que devemos considerar que tipo de sacrifício Cristo recomendou à sua Igreja. Os papistas fingem que o ofício do sacerdócio lhes é ordenado, para sacrificar a Cristo e sacrificando-o para redimir a paz com Deus. Há tão pouca menção feita aqui nas Escrituras, que o Filho de Deus desafia essa honra somente a si mesmo. Portanto, a Igreja de Cristo tem outro sacerdócio, ou seja, que todo homem possa oferecer a si mesmo e a Deus a Deus; e que os ministros públicos possam sacrificar a Deus, almas, com a espada espiritual do evangelho, como Paulo ensina ( Romanos 15:16 .) Além disso, as orações de todos os piedosos são os bezerros espirituais dos lábios ( Oséias 14). 2 ) com que Deus se compraz quando são oferecidos sobre o altar sagrado; isto é, em nome de Cristo, [como] no décimo terceiro aos hebreus , ( Hebreus 13:15 .) Portanto, quando Lucas diz que os profetas e mestres ministraram a Deus quando o Espírito lhes falou, não entendo nada além de eles estavam em ação pública. Ele acrescenta o jejum, para que possamos saber que suas mentes estavam então livres de todos os impedimentos, para que nada pudesse impedi-los de prestar atenção à profecia. Mas a questão é, (774) se eles mantinham um jejum comum, ou Lucas significa apenas que eles estavam jejuando até aquele momento. Isto é, sem dúvida, que essas circunstâncias foram expressas, que o chamado de Paulo pode ter mais crédito entre nós.

Separe para mim. Deus ordena que Paulo e Barnabé sejam enviados pelo consentimento da Igreja, para onde ele os designou; pelo qual concluímos que não há eleição legal de pastores, exceto apenas quando Deus é o chefe. Pois, embora ele tenha ordenado que a Igreja elegesse pastores e bispos, ele não concedeu aos homens tanta liberdade, mas assumiu o domínio principal como governador principal. A eleição ordinária de pastores difere da designação de Paulo e Barnabé, porque era necessário que eles fossem designados pelo oráculo celestial para serem os apóstolos dos gentios; o que não é necessário ser feito diariamente na ordenação de pastores. Mas eles concordam com isso, que, como Deus testificou que Paulo e Barnabé já haviam sido designados por seu decreto para pregar o evangelho, então ninguém pode ser chamado para o ofício de ensino, exceto apenas aqueles que Deus já escolheu para si depois de uma espécie.

Além disso, não há necessidade de o Espírito nos clamar do céu, de que ele é chamado por Deus sobre quem somos, (775) porque recebemos aqueles, por assim dizer, de mão em mão (como eles dizem, ) a quem Deus forneceu os presentes necessários, desde que sejam emoldurados e ajustados pela mão dele. Mas enquanto Lucas diz neste lugar, que Paulo foi designado pelas vozes e consentimentos (776) da Igreja; parece não concordar com as próprias palavras de Paulo, onde nega que foi chamado por homens ou por homens ( Gálatas 1: 1 ). Eu respondo que ele foi feito apóstolo muito antes (e que por nenhum vozes [sufrágios] dos homens) antes do tempo em que ele foi enviado aos gentios; e ele já havia executado o ofício de apóstolo por muitos anos, quando foi chamado para ir aos gentios por um novo oráculo. Portanto, para que ele tenha Deus como autor de seu apostolado, não é sem motivo que ele exclui os homens. E agora ele não ordena que ele seja ordenado pela Igreja, a fim de que seu chamado dependa dos homens; mas Deus publica que seu decreto, que ainda era conhecido por poucos, e que com um mandamento público, e ele ordena que seja selado com a assinatura solene da Igreja. Portanto, este é o significado das palavras: Que este é o tempo em que Paulo deve pregar o evangelho entre os gentios, e o muro ser derrubado, ele deve reunir uma Igreja dos gentios, que antes eram estrangeiros do reino de Deus. , ( Efésios 2:14 .) Porque, embora Deus o tivesse usado até então em Antioquia e em outros lugares, isso foi acrescentado como uma coisa peculiar, que Deus pretendia adotar os gentios na mesma herança de vida dos judeus. Mas e se ele foi assim criado como professor da Igreja desde o início, ele não deveria ter sido chamado naquela época por homens. Pois, vendo o Senhor pronunciar que ele o havia chamado, o que ele deixa para a Igreja, exceto apenas se eles se inscreverem obedientemente? Pois o julgamento dos homens não é aqui colocado em questão duvidosa, nem suas vozes e consentimentos têm liberdade. Mas devemos marcar o que eu já disse, que Paulo e Barnabé não são agora apenas professores designados, mas eles têm um cargo extraordinário que lhes é ordenado, para que possam começar a trazer a graça de Deus comum aos gentios. E que as palavras importam, quando se diz, separadas para a obra, porque sem dúvida ele fala de uma nova obra, e que até então não havia sido usada.

Mas como Barnabé é nomeado neste lugar para ser companheiro e companheiro de Paulo, que, até onde sabemos, nunca executou o ofício de ensino? sim, quem sempre deixava Paulo ensinar, sem dizer nada? Eu respondo que ele teve ocasiões suficientes o oferecendo para falar na ausência de Paulo, de modo que os dois tinham o suficiente para fazer. Pois nem sempre se pode estar presente em todos os lugares. Não se deve duvidar, mas que ele cumpriu fielmente o dever que Deus lhe havia ordenado e que ele não era um observador tolo. E por que deveríamos nos perguntar que Lucas não pronuncia seus sermões em palavras claras, visto que ele escassamente repete um dentre mil dos de Paulo?

O Espírito disse. Qualquer que seja Macedônio e sua seita objetem que eles possam dar as costas, (777) ainda temos um testemunho mais claro e sólido da essência divina do Espírito neste lugar, do que eles podem escapar e frustrá-lo. Não há nada mais apropriado a Deus do que com seu poder e mandamento de governar somente a Igreja; mas o Espírito desafia esse direito quando ele ordena que Paulo e Barnabé sejam separados para ele, e testifica que eles foram chamados por ele. Certamente precisamos confessar que o corpo da Igreja é coxo e sem cabeça, a menos que confessemos que é Deus quem ordena o mesmo por sua vontade, quem põe os professores sobre ele, que governa os procedimentos e a ordem dos mesmos. Depois, teremos o capítulo 20, no sermão de Paulo ( Atos 20:28 ), que todos os bispos são colocados pelo Espírito Santo, que governa a Igreja; mas nenhum homem deve ser considerado um pastor legal da Igreja, como o mesmo Paulo testemunha, exceto o que é chamado por Deus; nem Deus indica os falsos profetas por qualquer outra marca, exceto apenas por isso, que ele não os enviou; portanto, concluímos que o Espírito Santo é realmente Deus, cuja autoridade é suficiente para escolher pastores e que tem a regra principal em escolhê-los, o que também é confirmado pelas palavras de Isaías,

“E agora, eis que o Senhor me enviou e seu Espírito”
( Isaías 48:16 .)

Além disso, devemos observar com essas palavras que ele é uma pessoa verdadeiramente subsistente em Deus; pois, se admitirmos a invenção de Sabellius, que a palavra Espírito não importa ninguém, (778), mas que é um complemento simples, [epíteto], que será um discurso tolo e absurdo, que o Espírito Santo disse, (779) Isaias também tolamente deve atribuir a ele o envio de um profeta.

Comentário de Adam Clarke

Enquanto ministravam ao Senhor e jejuavam – às segundas e quintas-feiras, era comum os judeus mais piedosos comparecerem ao serviço público em suas sinagogas e jejuar: o primeiro é o que devemos entender ao ministrar ao Senhor. Nos sábados, assistiam ao culto na sinagoga, mas não jejuavam. A palavra grega ?e?t???????t?? significa desempenhar o ofício de orar, suplicar, agradecer, etc .: daí a palavra ?e?t?????a , liturgia, obra de oração etc., de ??t? , súplica, segundo alguns; ou melhor, de ?e?t?? , comum e e???? , trabalho, o trabalho comum ou público, no qual todas as pessoas estavam envolvidas.

O Espírito Santo disse: – Uma revelação da vontade divina foi feita a uma pessoa então presente; provavelmente a Simeão, ou Lúcio, ou Manaen, mencionados anteriormente.

Separe-me Barnabé e Saulo – consagre, ou separe-os, para o trabalho específico para o qual os chamei. Como isso foi feito, encontramos no próximo versículo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13: 2 . Pelo trabalho para o qual os chamei. Se houver alguma referência a um fato passado nessas palavras, provavelmente é para alguma revelação feita pessoalmente a Paulo e Barnabé, para significar que eles deveriam fazer uma viagem a vários municípios da Ásia Menor, para pregar o evangelho ali. Veja cap. Atos 11: 20-21 .

Comentário de John Wesley

Enquanto ministravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: Separe-me Barnabé e Saulo pelo trabalho para o qual eu os chamei.

Separe-me Barnabé e Saulo pelo trabalho a que os chamei – Isso não os estava ordenando. São Paulo foi ordenado muito antes, e não dos homens, nem do homem: apenas o induziu à província para a qual nosso Senhor o havia designado desde o início, e que agora era revelada aos profetas e mestres. Em conseqüência disso, jejuaram, oraram e impuseram as mãos sobre eles, um ritual que não era usado apenas na ordenação, mas na bênção e em muitas outras ocasiões.

Referências Cruzadas

Números 8:11 – Arão apresentará os levitas ao Senhor como oferta ritualmente movida da parte dos israelitas: eles serão dedicados ao trabalho do Senhor.

Deuteronômio 10:8 – Naquela ocasião o Senhor separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu nome, como se faz ainda hoje.

1 Samuel 2:11 – Então Elcana voltou para casa em Ramá; mas o menino começou a servir o Senhor sob a direção do sacerdote Eli.

1 Crônicas 16:4 – Davi nomeou alguns dos levitas para ministrarem diante da arca do Senhor, fazendo petições, dando graças, e louvando o Senhor, o Deus de Israel.

1 Crônicas 16:37 – Então Davi deixou Asafe e seus parentes diante da arca da aliança do Senhor para ali ministrarem regularmente, de acordo com as prescrições para cada dia.

Daniel 9:3 – Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.

Mateus 6:16 – “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.

Mateus 9:14 – Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe: “Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não? “

Mateus 9:38 – Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”.

Lucas 2:37 – e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.

Lucas 10:1 – Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir.

Atos dos Apóstolos 6:4 – e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”.

Atos dos Apóstolos 9:15 – Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Atos dos Apóstolos 10:19 – Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você.

Atos dos Apóstolos 10:30 – Cornélio respondeu: “Há quatro dias eu estava em minha casa orando a esta hora, às três horas da tarde. De repente, colocou-se diante de mim um homem com roupas resplandecentes

Atos dos Apóstolos 13:3 – Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.

Atos dos Apóstolos 14:26 – De Atália navegaram de volta a Antioquia, onde tinham sido recomendados à graça de Deus para a missão que agora haviam completado.

Atos dos Apóstolos 16:6 – Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia.

Atos dos Apóstolos 22:21 – “Então o Senhor me disse: ‘Vá, eu o enviarei para longe, aos gentios’ “.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 10:15 – E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

1 Coríntios 7:5 – Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.

1 Coríntios 12:11 – Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

2 Coríntios 6:5 – em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns;

2 Coríntios 11:27 – Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.

Gálatas 1:15 – Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou

Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Colossenses 4:17 – Digam a Arquipo: “Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor”.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

2 Timóteo 1:11 – Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

2 Timóteo 4:5 – Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

2 Timóteo 4:11 – Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério.

Hebreus 5:4 – Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *