Estudo de Atos 16:1 – Comentado e Explicado

Chegou a Derbe e depois a Listra. Havia ali um discípulo, chamado Timóteo, filho de uma judia cristã, mas de pai grego,
Atos 16:1

Comentário de Albert Barnes

Então ele veio – isto é, Paul em companhia de Silas. Lucas não nos conta a história de Barnabé, mas restringe sua narrativa à jornada de Paulo.

Para Derbe e Lystra – Veja as notas em Atos 14: 6 .

E eis que um certo discípulo chamado Timóteo – foi a esse discípulo que Paulo depois se dirigiu às duas epístolas que levam seu nome. É evidente que ele era natural de um desses lugares, mas é impossível determinar se é de Derbe ou Lystra.

O filho de uma certa mulher … – O nome dela era Eunice, 2 Timóteo 1: 5 .

E acreditou – E era cristão. Também se afirma que sua mãe era uma mulher de distinta piedade cristã, 2 Timóteo 1: 5 . Não era lícito para um judeu casar com uma mulher de outra nação, ou dar sua filha em casamento a um gentio, Esdras 9:12 . Mas é provável que essa lei não tenha sido encarada com muito rigor pelos judeus que viviam no meio das nações pagãs. É evidente que Timóteo, naquela época, era muito jovem; pois quando Paulo pediu que ele permanecesse em Éfeso, para cuidar da igreja1 Timóteo 1: 3 , ele se dirigiu a ele quando jovem, 1 Timóteo 4:12 : “Ninguém despreze a tua juventude”.

Mas seu pai era grego – Evidentemente, um homem que não fora circuncidado, pois, se fosse Timóteo, também o seria.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

veio . . . to = chegou em. Grego. katantao. Ocorre nove vezes em Atos, quatro vezes nas epístolas de Paulo. Sempre acompanhado por eis, exceto Atos 20:15 .

nomeado = pelo nome.

Timóteo . Desde então, estreitamente associado a Paulo no ministério ( Romanos 16:21 ). Ele provavelmente foi um de seus convertidos em sua visita anterior ( Atos 14: 7 ). Compare meu próprio filho na ( 1 Timóteo 1: 2 , 1 Timóteo 1:18 ; 2 Timóteo 1: 2 ). Em seis das epístolas de Paulo, Timóteo se une a ele na saudação inicial. Seu nome, que significa honra de Deus, ou valorizado por Deus ( tempo e theos) , sugere a parte importante que ele deveria ter na revelação de Deus. s propósito eterno.

filho Grego. huios. App-108.

certo . Os textos são omitidos.

e acreditou = um crente. Grego. pistos. App-150. Eunice ( 2 Timóteo 1: 5 ), assim como sua mãe Lois, havia instruído Timóteo nas Escrituras Sagradas desde a infância ( 2 Timóteo 3:15 ).

Grego : ie um gentio (grego. Hellen) . Sua influência, sem dúvida, impediu que Timóteo fosse circuncidado aos oito dias de idade.

Comentário de John Calvin

1. Lucas agora começa a declarar quais foram os procedimentos de Paulo depois que Barnabé e ele estavam separados. E primeiro ele mostra que levou sua companhia em Lystra Timothy para ser seu companheiro. Mas, até o fim, podemos saber que Paulo não fez nada precipitadamente, ou sem boa consideração, Lucas diz claramente, que Timóteo era um homem como os irmãos gostavam muito, e que eles davam testemunho de sua piedade; pois assim ele fala palavra por palavra. E assim, o próprio Paulo observa a mesma escolha, que ele em outros lugares ordena que seja feita na escolha de ministros ( 1 Timóteo 3: 0 : 7). Também não se deve pensar que essas profecias vieram à tona quando Timóteo foi estabelecido. adiante e adornado pelo Espírito, como Paulo testifica em outros lugares ( Tito 1:18 .) Mas parece haver alguma discordância nisso, na medida em que Lucas diz que Timóteo foi bem relatado entre os irmãos; e Paulo deseja que ele tenha um bom relatório daqueles que estão de fora, que é escolhido para ser bispo. Eu respondo, que devemos principalmente olhar para o julgamento dos piedosos, pois eles são únicos a encontrar testemunhas, e fazem sozinhos discernir corretamente e sabiamente de acordo com o Espírito de Deus; e que não devemos atribuir mais aos ímpios do que aos cegos. Portanto, parece que a piedade e a santidade da vida devem ser julgadas de acordo com a vontade e o consentimento dos homens piedosos; que ele seja considerado digno de ser um bispo a quem eles recomendam. Não obstante, confesso que mesmo isso também é necessário em segundo lugar, que os próprios infiéis sejam obrigados a elogiá-lo; para que a Igreja de Deus não corra perigo – (172) de suas calúnias e más palavras, se cometer [permitir] ser governada por homens de má reputação. –

Obnoxia sente “, seja submetido.

Comentário de Adam Clarke

Um certo discípulo – o bispo Pearce leria a última parte deste versículo e o começo do seguinte – Um certo discípulo chamado Timotheus (o filho de uma certa judia que acreditava, mas de um pai grego), que foi bem relatado pelos irmãos, etc.

Timóteo era a mesma pessoa a quem São Paulo escreveu aquelas duas nobres epístolas que ainda existem. O nome de sua mãe era Eunice, como aprendemos em 2 Timóteo 1: 5 . Qual era o nome de seu pai, não sabemos; ele era um mero pagão ou, no máximo, apenas um prosélito do portão, que nunca se submetera à circuncisão: se ele se submetesse a esse rito, sem dúvida teria circuncidado seu filho; mas o filho sem ele é uma prova de que o pai também era. Alguns MSS. declarar que a mãe de Timóteo era agora viúva; mas isso não parece ser bem fundamentado.

Comentário de Thomas Coke

Atos 16: 1 . Um certo discípulo – chamado Timóteo vê as passagens na margem e o prefácio da primeira epístola a Timóteo.

Referências Cruzadas

Esdras 9:2 – Eles e seus filhos se casaram com mulheres daqueles povos e com eles misturaram a descendência santa. E os líderes e os oficiais estão à frente nessa atitude infiel! “

Atos dos Apóstolos 14:1 – Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios.

Atos dos Apóstolos 14:6 – Quando eles souberam disso, fugiram para as cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores,

Atos dos Apóstolos 14:21 – Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia,

Atos dos Apóstolos 17:14 – Imediatamente os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Beréia.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Atos dos Apóstolos 19:22 – Então enviou à Macedônia dois dos seus auxiliares, Timóteo e Erasto, e permaneceu mais um pouco na província da Ásia.

Atos dos Apóstolos 20:4 – sendo acompanhado por Sópatro, filho de Pirro, de Beréia; Aristarco e Secundo, de Tessalônica; Gaio, de Derbe; e Timóteo, além de Tíquico e Trófimo, da província da Ásia.

Romanos 16:21 – Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.

1 Coríntios 4:17 – Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

1 Coríntios 7:14 – Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

Filipenses 1:1 – Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos:

Filipenses 2:19 – Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.

Colossenses 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

1 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

2 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:

1 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

2 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Timóteo 1:5 – Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

2 Timóteo 3:11 – as perseguições e os sofrimentos que enfrentei, coisas que me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra. Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Hebreus 13:23 – Quero que saibam que o nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele chegar logo, irei vê-los com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *