Estudo de Atos 16:5 – Comentado e Explicado

Assim as igrejas eram confirmadas na , e cresciam em número dia a dia.
Atos 16:5

Comentário de Albert Barnes

Estabelecido na fé – Confirmado na crença no evangelho O efeito da medida sábia e conciliadora foi aumentar e fortalecer as igrejas.

Comentário de E.W. Bullinger

E assim, & c . = As igrejas, de fato, portanto.

igrejas . App-186.

estabelecido . Grego. estéreo. Veja nota em Atos 3: 7 ; Atos 14:22 . Uma palavra médica.

. App-150.

diariamente . Grego. kath “ (App-104.) hemeran, ou seja , dia após dia.

Comentário de John Calvin

5. As igrejas foram confirmadas. Por meio disso, concluímos que aquilo que Lucas estabeleceu, ou melhor, tocou a respeito dos decretos dos apóstolos, foi, por assim dizer, colocado no caminho, não sendo muito pertinente ao assunto. – (176) Pois ele recomenda muito outro fruto da doutrina de Paulo, quando diz que as igrejas foram confirmadas na fé. Portanto, Paulo ordenou coisas externas, para que ele fosse principalmente cuidadoso com o reino de Deus, que consiste na doutrina do evangelho, e que supera e supera em muito a ordem externa. Portanto, esses decretos foram mencionados, na medida em que eram convenientes para manter a concordância, para que pudéssemos saber que o homem santo tinha um cuidado com isso. Mas a religião e a piedade têm o primeiro lugar, cujo único fundamento é a fé; que novamente permanece na pura Palavra de Deus e não depende das leis dos homens. Agora, por esse exemplo, Lucas nos leva adiante para prosseguir continuamente, para que, no começo, a preguiça ou a negligência de lucrar nos aconteçam. Também o caminho para aumentar a fé é expresso, a saber, quando o Senhor nos desperta pela indústria de seus servos; como naquele tempo ele usou o trabalho e diligência de Paulo e seus companheiros. Quando ele acrescenta imediatamente que eles também foram aumentados em número, ele recomenda outro fruto da pregação, e ainda assim nos significa que quanto mais os que lucram na fé que são chamados pela primeira vez, mais eles trazem a Cristo; como se a fé se alastrasse para outros por ramos. – (177)

AcessórioAccessorium “.

Propagina “, por propagação.

Comentário de Adam Clarke

E assim foram estabelecidas as Igrejas – As disputas em Antioquia, relativas à circuncisão, sem dúvida se espalharam por toda parte entre outras Igrejas, e desencadearam muitas. Os decretos dos apóstolos chegaram a tempo e impediram mais travessuras: o povo, salvo da incerteza, estabeleceu-se na fé; e a Igreja tinha uma adesão diária de almas convertidas.

Referências Cruzadas

2 Crônicas 20:20 – De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória”.

Isaías 7:9 – A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão! ’ “

Atos dos Apóstolos 2:47 – louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

Atos dos Apóstolos 4:4 – Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

Atos dos Apóstolos 5:14 – Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados,

Atos dos Apóstolos 6:7 – Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

Atos dos Apóstolos 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Atos dos Apóstolos 11:21 – A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

Atos dos Apóstolos 12:24 – Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.

Atos dos Apóstolos 13:48 – Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.

Atos dos Apóstolos 15:41 – Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas.

Atos dos Apóstolos 19:18 – Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Colossenses 2:6 – Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *