Estudo de Atos 24:14 – Comentado e Explicado

Reconheço na tua presença que, segundo a doutrina que eles chamam de sectária, sirvo a Deus de nossos pais, crendo em todas as coisas que estão escritas na lei e nos profetas.
Atos 24:14

Comentário de Albert Barnes

Mas isso eu confesso … – A próxima especificação da acusação de Tertulo foi Atos 24: 5, que ele era “um líder da seita dos nazarenos”. Para isso, Paulo responde neste e nos dois versículos seguintes. Nesta resposta podemos observar:

(1) Que ele não se inclina a notar o desprezo implícito no uso da palavra “nazarenos”. Ele estava envolvido em um negócio mais importante do que discutir sobre o nome que eles escolheram dar aos cristãos.

(2) ele admite que pertencia a essa seita ou classe de pessoas. Que ele era cristão, ele não negou, nem estava disposto a negar.

(3) ele afirma que dessa maneira ele ainda estava adorando o Deus de seus pais. Disso, o fato de ele estar envolvido em adoração no templo era prova suficiente.

(4) ele mostra a eles que ele acreditava apenas no que estava escrito na Lei e nos profetas; que isso envolvia a principal doutrina de sua religião, a esperança da ressurreição dos mortos, Atos 24:15 ; e que era seu desejo constante e sincero manter uma consciência pura em todas as coisas, Atos 24:16 . Esses são os pontos de sua defesa para a segunda acusação, e veremos que eles cumprem totalmente e descartam a acusação.

Depois do caminho Depois da maneira ou modo de adoração.

O que eles chamam de heresia – Esta tradução não expressa para nós a força do original. Anexamos à palavra “heresia” uma idéia que não é transmitida pela palavra grega, uma vez que agora entendemos por ela erro de doutrina. Na resposta de Paulo aqui, há uma referência explícita à acusação deles, que não aparece em nossa versão. A acusação de Tertulo era que ele era o líder da seita ( t?? a???se?? te haireseos) dos nazarenos, Atos 24: 5 . A isto Paulo responde: “Depois do caminho que eles chamam de” seita “, os cabelos não são um erro de doutrina, mas depois de um caminho que eles afirmam estar produzindo divisão ou cisma), então adorei eu o Deus de meus pais.” Paulo estava com vergonha de ser chamado de seguidor daquela seita ou partido entre o povo judeu. Também não devemos ter vergonha de adorar a Deus de um modo chamado heresia ou cisma, se o fizermos em obediência à consciência e a Deus.

Então adore eu – eu continuo adorando. Não me afastei da característica do povo judeu, do reconhecimento público e apropriado do Deus dos judeus.

O Deus de meus pais – Deus de meu pai, Javé; o Deus que meus ancestrais judeus adoravam. Há algo muito tocante nisso, e adequado para encontrar o caminho para o coração de um judeu. Ele não havia introduzido nenhum novo objeto de adoração (compare Deuteronômio 13: 1-5 ); ele não se tornara seguidor de um deus falso ou estrangeiro; e esse fato foi realmente uma resposta à acusação de que ele estava montando uma nova seita na religião. A mesma coisa que Paulo afirma de si mesmo em 2 Timóteo 1: 3 ; “Agradeço a Deus, a quem sirvo de meus antepassados ??com uma consciência pura.”

Acreditando em todas as coisas … – Respeitando particularmente o Messias. Portanto, ele explica mais plenamente seu significado em seu discurso diante do rei Agripa, Atos 26:23 .

Na lei e nos profetas – ordenado na lei de Moisés, e predito pelos profetas. Que Paulo já havia desacreditado em alguma dessas coisas que eles não podiam provar; e todo o seu curso havia mostrado que ele creditava totalmente os registros sagrados. A maioria de seus argumentos na defesa do cristianismo havia sido extraída dos escritos judaicos.

Comentário de E.W. Bullinger

depois = de acordo com. Grego. kata. App-104. o caminho. Veja nota em Atos 9: 2 .

heresia . Mesma palavra que “seita” , Atos 24: 5 .

adoração . Grego. latreuo. App-137.

Deus App-98.

dos meus pais . Grego. patroos. Veja nota em Atos 22: 6 .

acreditando . Grego. pisteuo. App-150.

são = foram.

in = de acordo com. Grego. kata , como acima.

profetas . App-189.

Comentário de John Calvin

14. Mas eu confesso. Por terem posto sob acusação a impiedade de Paulo e a poluição do templo, ele se propõe agora a ambos, para que Felix entenda que seus adversários foram movidos com má vontade. – (578) Porque, embora a religião, que é pretendida, seja falsa e absurda, ainda assim o estudo dela muitas vezes encontrou graça entre os homens, que não prestaram muita atenção. Por isso, era para se temer que Felix, se ele tivesse concebido alguma suspeita sinistra de Paulo, não deveria apenas ter perdoado o zelo dos sacerdotes, mas também ter concedido seus pedidos. Por isso, Paulo também refuta esse ponto da acusação; e assim, para que ele não toque na do evangelho, porque (como dissemos) esse não era o lugar adequado para se confessar. Mas o que é isso que ele diz, que adora a Deus segundo o caminho que eles chamam de heresia? Alguns pensam que isso é adicionado como uma concessão; porque os inimigos tomam a parte do mal que deve ser atribuída ao julgamento e à eleição correta; como se Paulo tivesse dito, que aquela forma de religião que ele seguiu é, de fato, chamada heresia, mas indigna. Mas, vendo que esse nome não era famoso nem entre judeus nem gentios, é improvável que ele responda a um homem profano, tocando naquilo que eles consideravam em toda parte, mais uma recomendação do que qualquer vício. Quando os cristãos se reúnem, o Espírito de Deus ordena que os hereges sejam considerados detestáveis; e ele nos ensina a ter cuidado com as heresias, porque elas causam peste, dissensão e imprudência na Igreja. Portanto, não se deve sofrer algo entre o povo de Deus, cuja segurança consiste na unidade da fé. Mas, como os judeus se gabavam abertamente de suas seitas, essa desculpa, da qual falamos nos últimos tempos, era supérflua. Portanto, permanece que ele quer dizer que ele é um fariseu, ou que ele chama a religião judaica ou a profissão do evangelho (sem infâmia) de heresia; porque eles se distinguiram do uso e costume de todas as nações. Visto que ele fez antes de se confessar ser fariseu, não haverá inconveniência se dissermos que ele repete o mesmo agora; especialmente vendo que ele fala pouco depois da ressurreição dos mortos. Mas, como esse primeiro ponto contém apenas uma confissão referente à adoração ao Deus dos pais, acho que ele prefere falar geralmente da religião judaica ou da fé cristã que fluiu dali. Paulo era um cidadão de Roma, apesar de ter vindo dos judeus por seus ancestrais, confessa que continua na religião que aprendeu dos pais. E para esse fim o advérbio da semelhança tende; pois mostra algo conhecido, a saber, o modo de adoração ao qual os judeus eram viciados. Ele faz menção expressa ao Deus de seus pais, porque não era lícito a um homem romano receber a doutrina da lei, a menos que tivesse vindo dos judeus. Também ele toca seus adversários, que o tratam com tanta crueldade; enquanto, não obstante, ambos adoram um Deus. Eu (diz ele) adoro o mesmo Deus (de acordo com a maneira dada pelos meus antepassados) que eles mesmos adoram, e assim como o adoram. Nem isso atrapalha porque ele caiu das cerimônias da lei e se contentou com a adoração espiritual de Deus. Pois Paulo acha que basta enxugar a impiedade que seus adversários lhe lançaram falsamente. Portanto, os papistas são ridículos, que fingem que Paulo permite todos os tipos de antiguidade. Dizemos que adoramos o Deus de nossos pais com Paulo, como o costume nos foi entregue de mão em mão; como se (mesmo eles próprios sendo juízes) fosse suficiente para judeus ou turcos sustentar o mesmo escudo contra a fé de Cristo. Mas o apóstolo não pretendia nada menos do que simplesmente fundamentar a religião na autoridade dos antepassados ??e defender sua piedade com essa defesa, que poderia ter sido comum a todas as superstições dos gentios; ele pretendia apenas parar a boca de seus adversários. No entanto, ele considera isso claro, que os pais, de quem a religião judaica vieram, eram bons e sinceros adoradores de Deus; para que os judeus, que não eram degenerados, pudessem se gabar, para que o Deus de seus pais, a quem eles adoravam fosse o único Criador do céu e da terra; e que os deuses do campo – (579) de todo o mundo eram meras invenções vãs. –

Acreditando em todas as coisas. Uma breve exposição da frase a seguir. Pois, porque ele não havia simplesmente afirmado que adorava a Deus, mas acrescentou essa palavra, mais ou menos: agora ele estabelece como ele adora a Deus. Pelo que parece que grande atenção ele toma por medo, ele se envolve nessas acidentais – (580) superstições que reinaram entre os judeus. Como se hoje em dia algum de nós responder aos papistas, ele adora o Deus a quem professam, conforme somos ensinados a partir da lei e do evangelho. Com isso, aprendemos que Deus não é corretamente adorado, para que nossa obediência possa agradá-lo, a menos que seja de fé, que é o único fundamento da piedade. Pois ele (até o fim, pode provar ser o servo de Deus) não impõe sobre eles cerimônias nuas; mas ele diz categoricamente que crê. Além disso, este lugar contém uma doutrina proveitosa, de que este é o único fundamento da fé certa e verdadeira – (581) , para que um homem se submeta à Escritura e, com reverência, adote a sua doutrina. Além disso, Paulo neste lugar divide as Escrituras na lei e nos profetas, para que ele possa provar mais claramente que não discorda do consentimento universal da Igreja. –

Sola malevolentia impelli “, foram instigados por pura malevolência.

Gentios “, os gentios.

Adventiti “, adventício.

Ortodoxas “, ortodoxas.

Comentário de Adam Clarke

Que depois do caminho que eles chamam de heresia – Veja a explicação desta palavra na nota de Atos 5:17 ; (nota), e veja antes, Atos 24: 5 ; (nota), onde o que é traduzido aqui como heresia, é processado. Nesse momento, a palavra não tinha má aceitação, em referência a opiniões religiosas. Os próprios fariseus, o corpo mais respeitável entre os judeus, são chamados de seita; pois Paulo, defendendo-se diante de Agripa, diz que viveu um fariseu de acordo com a mais rigorosa a??es?? , seita ou heresia de sua religião. E Josefo, que era fariseu, fala: t?? t?? Fa??sa??? a??ese?? , da heresia ou seita dos fariseus. Vida, cap. xxxviii. Portanto, é evidente que a palavra heresia não tinha um significado ruim entre os judeus; significava simplesmente uma seita religiosa. Por que então eles o usaram como meio de degradação para São Paulo? Esta parece ter sido a causa. Eles já tinham duas seitas credenciadas na terra, os fariseus e saduceus: os interesses de cada um deles eram muito bem equilibrados, e cada um participava do governo, pois o conselho, ou Sinédrio, era composto por saduceus e fariseus: veja Atos 23: 6 . Eles temiam que os cristãos, a quem chamavam de nazarenos, formassem uma nova seita e dividissem os interesses dos dois anteriores; e o que eles temiam, que os acusavam; e, por esse motivo, os cristãos tinham tanto os fariseus quanto os saduceus como inimigos. Eles haviam acusado Jesus Cristo de conspirar contra o Estado e de se esforçar para aumentar as sédições; e eles acusaram seus seguidores do mesmo. Eles consideraram um mecanismo adequado para colocar um governo ciumento em ação.

Então adoro eu, o Deus de meus pais – não introduzo novo objeto de adoração; nenhum novo credo religioso. Eu acredito em todas as coisas como eles professam acreditar; e reconhecer a Lei e os Profetas como livros divinamente inspirados; e nunca, na menor medida, prejudicou a autoridade ou autenticidade de qualquer um.

Comentário de Thomas Coke

Atos 24:14 . Então adorei o Deus de meus pais: Este foi um apelo muito apropriado diante de um magistrado romano, pois prova que ele estava sob a proteção das leis romanas, uma vez que os judeus o eram; enquanto que, se ele tivesse introduzido a adoração de novos deuses, havia perdido essa proteção.

Comentário de John Wesley

Confesso, porém, que, segundo o caminho que eles chamam de heresia, adoro eu, o Deus de meus pais, acreditando em todas as coisas que estão escritas na lei e nos profetas.

Depois do caminho que eles chamam de heresia – Esta denominação São Paulo corrige. Não que fosse então uma palavra odiosa; mas não era honroso o suficiente. Uma festa ou seita (para que essa palavra signifique) é formada por homens. Este caminho foi prescrito por Deus. O apóstolo havia dito o que era suficiente para sua defesa; mas tendo uma ocasião justa, ele faz uma confissão ingênua de sua fé neste versículo, sua esperança no próximo, seu amor no dia 17. Atos 24: 14,15,17 Então, adoro o Deus de meus pais – este foi um apelo muito apropriado perante um magistrado romano; como provou que ele estava sob a proteção das leis romanas, uma vez que os judeus eram: enquanto ele havia introduzido a adoração a novos deuses, ele teria perdido essa proteção.

Crendo em todas as coisas que estão escritas – Concernente ao Messias.

Referências Cruzadas

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

1 Crônicas 29:18 – Ó Senhor, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo, e mantém o coração deles leal a ti.

Salmos 119:46 – Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado.

Amós 8:14 – Aqueles que juram pela vergonhaa de Samaria, e os que dizem: ‘Juro pelo nome do seu deus, ó Dã’ ou ‘Juro pelo nome do deusb de Berseba’, cairão, para nunca mais se levantar! ”

Miquéias 4:2 – Muitas nações virão, dizendo: “Venham, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, para que andemos nas suas veredas”. Pois a lei virá de Sião, a palavra do Senhor, de Jerusalém.

Mateus 7:12 – Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”.

Mateus 10:32 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 22:40 – Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.

Lucas 1:70 – ( como falara pelos seus santos profetas, na antigüidade ),

Lucas 16:16 – “A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

Lucas 16:29 – “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

Atos dos Apóstolos 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo.

Atos dos Apóstolos 3:22 – Pois disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser.

Atos dos Apóstolos 5:30 – O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 7:32 – ‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar.

Atos dos Apóstolos 9:2 – pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:15 – Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga lhes mandaram dizer: “Irmãos, se vocês têm uma mensagem de encorajamento para o povo, falem”.

Atos dos Apóstolos 19:9 – Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Atos dos Apóstolos 19:23 – Naquele tempo houve um grande tumulto por causa do Caminho.

Atos dos Apóstolos 22:14 – “Então ele disse: ‘O Deus dos nossos antepassados o escolheu para conhecer a sua vontade, ver o Justo e ouvir as palavras de sua boca.

Atos dos Apóstolos 24:5 – “Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Atos dos Apóstolos 26:27 – Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim”.

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Romanos 3:21 – Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,

1 Coríntios 11:19 – Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

Gálatas 5:20 – idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

Tito 3:10 – Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 Pedro 2:2 – Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *