Estudo de 1 João 2:12 – Comentado e Explicado

Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo seu nome.
1 João 2:12

Comentário de Albert Barnes

Escrevo para vocês, filhinhos – Houve muita diferença de opinião entre os comentaristas em relação a este versículo e aos três versículos seguintes, por causa de sua aparente tautologia. Até Doddridge supõe que um erro considerável tenha surgido no texto e que uma parte desses versículos deve ser omitida para evitar a repetição. Mas não há autoridade para omitir nenhuma parte do texto, e a passagem está muito de acordo com o estilo geral do apóstolo João. O autor desta epístola estava evidentemente acostumado a expressar seus pensamentos de uma grande variedade de maneiras, tendo até a aparência de tautologia, de que a idéia exata pode estar diante de seus leitores e que seu significado pode não ser mal interpretado. Para mostrar que as verdades que ele estava proferindo nesta epístola pertenciam a todos e para garantir o interesse de todos nelas, ele se dirige a diferentes classes e diz que havia razões em relação a cada classe por que ele escreveu para eles.

Nas expressões “eu escrevo” e “eu escrevi”, ele se refere ao que é encontrado na própria Epístola, e as declarações nesses versículos são projetadas para serem “razões” pelas quais ele trouxe essas verdades à mente deles. paidia) “little children” in 1 John 2:13 , then he addresses each of these classes twice in these two verses, giving each time somewhat varied reasons why he addressed them. That, by the term “little children” here, he means children A palavra aqui traduzida por “filhinhos” ( te???a teknia) é diferente da usada em 1 João 2:13 , e traduzida por “filhinhos” ( pa?d?a paidiabut, mas pode haver pouca dúvida de que a mesma classe de pessoas é pretendida. de fato, supuseram que pelo termo “filhinhos” aqui, como em 1 João 2: 1 , o apóstolo significa dirigir-se a todos os crentes – falando com eles como um pai; mas parece mais apropriado supor que ele queira dizer nesses versículos divida o corpo de cristãos a quem ele se dirigiu em três classes – crianças, rapazes e idosos, e explique razões particulares pelas quais ele escreveu a cada um: Se o termo ( te???a teknia) “filhinhos” aqui significa o mesmo que o termo ( pa?d?a paidia) “filhinhos” em 1 João 2:13 , então ele aborda cada uma dessas classes duas vezes nesses dois versículos, dando a cada vez razões variadas pelas quais ele as abordou.Que, pelo termo “filhinhos” aqui, ele quer dizer filhos literalmente, parece-me claro,

(1) porque esse é o significado usual da palavra e deve ser entendido como sendo o significado aqui, a menos que exista algo na conexão que mostre que ela é usada no sentido metafórico;

(2) porque parece necessário entender as outras expressões “rapazes” e “pais”, em sentido literal, como denotando os mais avançados na vida;

(3) porque isso seria bastante característico para o apóstolo João. Ele havia registrado e sem dúvida se lembraria da solene injunção do Salvador a Pedro João 21:15 , para “alimentar seus cordeiros”, e o apóstolo idoso não podia deixar de sentir que o que era digno de uma injunção tão solene do Senhor era digno de sua atenção e cuidado como apóstolo; e,

(4) porque nesse caso, cada classe, pais, rapazes e filhos seriam abordados duas vezes nesses dois versículos; enquanto que se entendêssemos isso dos cristãos em geral, pais e jovens seriam abordados duas vezes e filhos apenas uma vez.

Nesse caso, pode-se observar:

(1) que provavelmente havia crianças muito jovens na igreja no tempo do apóstolo João, pois a palavra naturalmente transmitia essa idéia.

(2) a idade exata não pode ser realmente determinada, mas duas coisas são claras:

(a) uma é que eles tinham, sem dúvida, menos de 20 anos de idade, uma vez que eram mais jovens que os “jovens” – ?ea??s??? neaniskoiuma palavra geralmente aplicada àqueles que estavam no vigor da vida, por volta do período de 20 anos até 40 anos (Notas, 1 João 2:13 ), e essa palavra abrangeria todos os mais jovens do que essa classe; e,

(b) o outro é que a própria palavra transmitiria a idéia de que eles eram muito jovens, como a palavra “crianças” – tradução justa dela – faz agora conosco. Não é possível determinar, a partir do uso dessa palavra, exatamente qual era a idade da classe aqui mencionada, mas a palavra implicaria que elas estavam no início da vida. Nenhuma regra é estabelecida no Novo Testamento quanto à idade em que as crianças podem ser admitidas na comunhão. Todo o assunto é deixado ao critério sábio da igreja, e é deixado ali com segurança. Os casos devem variar tanto que nenhuma regra pode ser estabelecida; e pouco ou nenhum mal surgiu de deixar o ponto indeterminado nas Escrituras. Pode-se duvidar, no entanto, se a igreja não correu o risco de errar ao adiá-la tarde demais, do que admitir crianças muito cedo.

(3) essas crianças, se merecem a atenção de um apóstolo idoso, devem receber a atenção especial dos pastores agora. Compare as notas em João 21:15 . Atualmente, em todos os casos, existem razões para que essa parte de uma congregação receba a atenção especial de um ministro da religião. As esperanças de uma igreja estão nelas. Suas mentes são suscetíveis à impressão. O caráter da piedade na próxima era dependerá de seus pontos de vista sobre religião. Tudo o que existe de valor na igreja e no mundo logo passará para suas mãos. As casas, fazendas, fábricas; os púlpitos e as cadeiras dos professores nas faculdades; os assentos dos senadores e os bancos dos juízes; os grandes ofícios do estado, e todos os ofícios da igreja; os interesses da aprendizagem, da benevolência e da liberdade, logo estarão sob seu controle. Tudo o que é valioso neste mundo dependerá em breve de sua conduta e caráter; e quem, portanto, pode superestimar a importância de treiná-los apenas em visões de religião. Como João “escreveu” a essa classe, os pastores não deveriam “pregar” a eles?

Porque – ?t? hotiEsta partícula pode ser processada como “para” ou “porque;” e o significado pode ser que o fato de que seus pecados foram perdoados foi uma razão para escrever para eles, uma vez que seria apropriado, nessa base, exortá-los a uma vida santa; ou que ele escreveu para eles porque era um privilégio abordá-los como aqueles que foram perdoados, pois ele sentiu que, ao falar com eles, poderia abordá-los como tal. Parece-me que deve ser tomado como uma partícula causal, e que o apóstolo, nas várias especificações que ele faz, planeja atribuir razões particulares pelas quais escreveu a cada classe, ordenando-lhes os deveres de uma vida santa. Compare 1 João 2:21 .

Seus pecados estão perdoados – ou seja, essa é uma razão pela qual ele escreveu para eles e ordenou essas coisas a eles. O significado parece ser que o fato de nossos pecados passados ??serem apagados fornece uma forte razão pela qual devemos ser santos. Essa razão se baseia na bondade de Deus em fazê-lo e na obrigação sob a qual somos trazidos pelo fato de que Deus teve piedade de nós. Essa é uma consideração que as crianças sentirão tão bem quanto as outras; pois não há nada que tenderá a tornar a criança mais obediente a partir de agora, do que o fato de os pais perdoarem livremente o passado.

Pelo seu nome – Por causa do nome de Cristo; isto é, em virtude do que ele fez por nós. Em 1 João 2:13 , ele afirma outra razão pela qual escreveu para essa mesma classe – “porque eles conheceram o Pai”.

Comentário de Joseph Benson

1 João 2:12 . Escrevo para vocês, filhos pequenos ou amados – Porque essa denominação é usada ( 1 João 2: 1 ) para designar cristãos de todas as idades e personagens. Beza, e muitos outros críticos, supõem que São João aqui se dirige a todo o corpo dos discípulos de Cristo, como instrutor comum (veja 1 João 2: 1 ), a quem ele depois divide em três classes. Em apoio a essa opinião, pode-se observar, primeiro, que a palavra pela qual, na distribuição, ele expressa jovens cristãos, é pa?d?a , que significa propriamente crianças, e não te???a , que, ao que parece, deve ser traduzida aqui filhos queridos ou amados; 2d, Que a razão que São João atribui por escrito àqueles a quem ele dá a última denominação, a saber, que seus pecados lhes foram perdoados, por meio de Cristo, é aplicável a todo o corpo de crentes; e foi uma forte razão, para aqueles que João abordou, para não amar o mundo, etc.

Comentário de E.W. Bullinger

são perdoados . App-174.

para, etc. = por conta de (App-104. 1 João 2: 2 )

H é o nome.

Comentário de John Calvin

12 Filhinhos Esta ainda é uma declaração geral, pois ele não se refere apenas aos de tenra idade, mas, por filhinhos, ele quer dizer homens de todas as idades, como no primeiro versículo e também no futuro. Digo isso, porque os intérpretes aplicaram incorretamente o termo às crianças. Mas João, quando fala de crianças, as chama de pa?d?a , uma palavra expressiva da idade; mas aqui, como pai espiritual, ele chama os velhos e os jovens de: te???a Ele, de fato, atualmente abordará palavras especiais para diferentes idades; no entanto, eles estão enganados que pensam que ele começa a fazê-lo aqui. Mas, pelo contrário, para que a exortação anterior obscureça a livre remissão de pecados, ele novamente inculca a doutrina que pertence peculiarmente à , a fim de que o fundamento possa sempre ser mantido com certeza, que a salvação seja estabelecida para nós em Cristo. sozinho.

A santidade da vida deve realmente ser exortada, o temor de Deus deve ser cuidadosamente ordenado, os homens devem ser aguçados fortemente ao arrependimento; a novidade de vida, juntamente com seus frutos, deve ser elogiada; mas ainda devemos prestar atenção, para que a doutrina da fé não seja sufocada – aquela doutrina que ensina que Cristo é o único autor da salvação e de todas as bênçãos; pelo contrário, essa moderação deve ser apresentada, para que a fé possa sempre manter sua própria primazia. Essa é a regra prescrita para nós por João: tendo falado fielmente de boas obras, para que ele não pareça lhes dar mais importância do que deveria, ele cuidadosamente nos chama de volta para contemplar a graça de Cristo.

Seus pecados estão perdoados. Sem essa garantia, a religião não seria diferente de desaparecer e sombria; antes, aqueles que passam pela livre remissão de pecados e se demoram em outras coisas, edificam sem fundamento. Enquanto isso, João sugere que nada é mais adequado para estimular os homens a temer a Deus do que quando lhes for ensinado corretamente que bênção Cristo lhes trouxe, como Paulo faz, quando suplica pelas entranhas das misericórdias de Deus. ( Filipenses 2: 1. )

Parece, portanto, quão perversa é a calúnia dos papistas, que fingem que o desejo de fazer o que é certo é congelado, quando é exaltado o que por si só nos torna filhos obedientes a Deus. Para o apóstolo toma isso como o fundamento de sua exortação, que sabemos que Deus é tão benevolente para nós que não nos imputa nossos pecados.

Pelo seu nome A causa material é mencionada, para que não procuremos outros meios para nos reconciliar com Deus. Pois não seria suficiente saber que Deus nos perdoa nossos pecados, a menos que viéssemos diretamente a Cristo e ao preço que Ele pagou na cruz por nós. E isso deve ser mais observado, porque vemos que pelo ofício de Satanás e pelas ficções perversas dos homens, esse caminho é obstruído; pois homens tolos tentam pacificar a Deus por várias satisfações e conceber inúmeros tipos de expiações com o objetivo de se redimirem. Por todos os meios de merecer perdão que nos intrometemos em Deus, por tantos obstáculos somos impedidos de nos aproximarmos dele. Portanto, João, não satisfeito em afirmar simplesmente a doutrina, que Deus nos remete nossos pecados, acrescenta expressamente, que ele é propício a nós em relação a Cristo, a fim de excluir todas as outras razões. Nós também, para que desfrutemos dessa bênção, devemos passar e esquecer todos os outros nomes, e confiar apenas no nome de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Escrevo para vocês, filhinhos – ?e???a · Filhos amados (ver 1 João 2: 1 ; (nota)), aqueles que provavelmente eram os próprios conversos do apóstolo e membros da Igreja sobre os quais ele presidia. Mas pode ser aplicado a jovens convertidos em geral; aqueles que podem chamar Deus Abba, Pai, pelo Espírito Santo: portanto, ele diz deles, que seus pecados foram perdoados por causa de seu nome: ou seja, por causa de Jesus, o Salvador, que havia morrido por eles, e agora era seu Mediador à direita de Deus.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:12. Neste e nos dois versículos seguintes, São João se dirige afetuosamente a cristãos de várias eras ou posições na igreja; crianças ou jovens convertidos; rapazes ou aqueles que estavam mais estabelecidos na fé; e pais, ou aqueles que foram os mais confirmados na vida divina. Ele então os adverte contra o amor deste mundo, e reforça a cautela com três argumentos, mostrando primeiro que o amor de Deus e o amor deste mundo são inconsistentes; segundo, que este mundo falecerá em breve; terceiro, que as recompensas da piedade sincera serão eternas 1 João 2: 15-17 . Depois disso, ele aconselha os cristãos a ficarem de guarda contra os enganadores, que então apareceram em grande número, e apontam para eles as muitas vantagens que eles tinham por conhecer a verdade; e as muitas obrigações que eles têm de aderir a ela e praticar de acordo: 1 João 2: 18-28 .

Escrevo-lhes, filhinhos “Essas coisas lhes digo, e elas são de interesse universal; espero, portanto, que você as atenda e as melhore para sua própria vantagem. Escrevo para você, filhinhas, entre os descanse, para guardar o menor e o mais fraco de você contra o pecado, porque pelo nome dele, mesmo o nome do Senhor Jesus Cristo, que fez expiação por eles, seus pecados foram perdoados e eu sou muito solícito que você possa fazer todo o retorno devido por um favor tão inestimável, como um perdão comprado à custa de tal sangue sagrado “. Como eles provavelmente foram convertidos recentemente à fé cristã, São João, com a maior propriedade, nota que seus pecados foram perdoados por causa do nome de Cristo; pelo que foi insinuado que, se eles não teriam esse perdão cancelado, mas desejassem uma justificativa final no grande dia, não deveriam dar ouvidos aos enganadores, que estavam tentando corrompe-los, Veja cap. 1 João 5:13 .

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Escrevo-lhes, filhinhos, porque seus pecados foram perdoados por causa do nome dele.

Escrevi para você, filhos amados – Assim, São João indica a todos a quem ele escreve. Mas do décimo terceiro ao décimo sétimo versículo, João 2: 13-27, ele os divide particularmente em “pais”, “rapazes” e “filhinhos”. Porque seus pecados estão perdoados – Como se ele tivesse dito: Esta é a soma do que eu escrevi agora. Ele então prossegue para outras coisas, que são construídas sobre esse fundamento.

Referências Cruzadas

Salmos 25:11 – Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Salmos 106:8 – Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder.

Jeremias 14:7 – Embora os nossos pecados nos acusem, age por amor do teu nome, ó Senhor! Nossas infidelidades são muitas; temos pecado contra ti.

Lucas 5:20 – Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.

Lucas 7:47 – Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 4:6 – Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras:

Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Efésios 4:32 – Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Colossenses 1:14 – em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

1 João 1:4 – Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

1 João 2:7 – Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.

1 João 2:13 – Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.

1 João 2:21 – Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *