Estudo de Atos 17:11 – Comentado e Explicado

Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica e receberam a palavra com ansioso desejo, indagando todos os dias, nas Escrituras, se essas coisas eram de fato assim.
Atos 17:11

Comentário de Albert Barnes

Estes eram mais nobres – e??e??ste??? eugenesteroiThis literalmente significa mais nobre de nascimento; descendentes de antepassados ??mais ilustres. Mas aqui a palavra é usada para denotar uma qualidade de mente e coração. Eles eram mais generosos, liberais e nobres em seus sentimentos; mais dispostos a investigar abertamente a verdade das doutrinas avançadas por Paulo e Silas. É sempre prova de uma disposição nobre, liberal e ingênua estar disposto a examinar a verdade de qualquer doutrina apresentada. O escritor refere-se aqui particularmente aos judeus.

Nisso – porque.

Eles receberam a palavra … – Eles ouviram com atenção e respeito ao evangelho. Eles não o rejeitaram e rejeitaram como indigno de ser examinado. Este é o primeiro particular em que eles eram mais nobres que os de Tessalônica.

E pesquisou as escrituras – Ou seja, o Antigo Testamento. Veja as notas em João 5:39 . Os apóstolos sempre afirmavam que as doutrinas que mantinham respeitando o Messias estavam de acordo com as escrituras judaicas. Os bereanos fizeram um inquérito diligente e sincero a respeito disso e estavam dispostos a averiguar a verdade.

Diariamente – Não apenas no sábado e na sinagoga, mas eles faziam um emprego diário. É evidente disso que eles tinham as Escrituras; e esta é uma prova de que as famílias judias obteriam, se possível, os oráculos de Deus.

Se essas coisas eram assim – Se as doutrinas declaradas por Paulo e Silas estavam de acordo com as Escrituras. O Antigo Testamento que eles receberam como padrão da verdade, e o que quer que fosse mostrado estar de acordo com isso, eles receberam. Neste versículo, podemos observar:

(1) Que é prova da verdadeira nobreza e liberalidade da mente estar disposto a examinar as provas da verdade da religião. O que os amigos do cristianismo têm mais motivos para lamentar e arrepender é que muitos não estão dispostos a examinar suas alegações; que eles rejeitam isso como indigno de pensamentos sérios, e os condenam sem ouvir.

(2) as Escrituras devem ser examinadas diariamente. Se desejamos chegar à verdade, eles devem ser objeto de estudo constante. Esse homem tem muito poucas razões para esperar que ele cresça em conhecimento e graça, que não examina, com franqueza e oração, uma porção da Bíblia todos os dias.

(3) a busca constante das Escrituras é a melhor maneira de evitar que a mente se engane. Quem não faz isso diariamente pode esperar “ser carregado com todo vento de doutrina” e não ter opiniões firmes.

(4) a pregação dos ministros deve ser examinada pelas Escrituras. Suas doutrinas não têm valor, a menos que estejam de acordo com a Bíblia. Todo pregador deve esperar que suas doutrinas sejam examinadas dessa maneira e sejam rejeitadas se não estiverem de acordo com a Palavra de Deus. A igreja, proporcionalmente ao seu aumento em pureza e conhecimento, sentirá isso cada vez mais; e é uma indicação de avanço na piedade quando as pessoas estão cada vez mais dispostas a examinar tudo pela Bíblia. Quão imensamente importante, então, é que os jovens sejam treinados para hábitos diligentes de pesquisar a Palavra de Deus. E quão importante é a obrigação dos pais e dos professores das escolas dominicais de inculcar apenas visões da interpretação da Bíblia e formar os hábitos da geração em ascensão, para que sejam dispostos e habilitados a examinar todas as doutrinas da Igreja. oráculos sagrados. A pureza da igreja depende da extensão do espírito dos bereanos sem mente, e esse espírito deve ser estendido em um grau bastante considerável pela instrumentalidade das escolas dominicais.

Comentário de E.W. Bullinger

nobre . Grego. eugenes = bem nascido. Ocorre aqui, Lucas 19:12 . 1 Coríntios 1:26 . Por isso, eles foram mais corteses.

palavra . Grego. logotipos. App-121.

com . Grego. meta. App-104.

prontidão de espírito . Grego. protumia. Somente aqui, 2 Coríntios 8:11 , 2 Coríntios 8:12 , 2 Coríntios 8:19 ; 2 Coríntios 9: 2 .

procurado = examinado. Grego. anakrind. App-122. Não é a mesma palavra que em João 5:39 .

diariamente . Veja Atos 16: 5 .

se = se. App-118.

aqueles = estes.

Comentário de John Calvin

11. Se destacou na nobreza. Lucas volta novamente aos homens de Tessalônica. A lembrança de Cristo poderia ter sido enterrada pela partida de Paulo, e certamente é de admirar que aquela pequena luz, que começou a brilhar, não tenha sido apagada, e que a semente da sã doutrina não murche longe, que precisava ser regada continuamente para que pudesse surgir. Mas após a partida de Paulo, parece quão eficaz e proveitosa sua pregação havia sido. Para aqueles que provaram apenas os primeiros princípios da piedade, não obstante, lucram e seguem adiante, embora ele esteja ausente, e se exercitam na leitura contínua das Escrituras. E, primeiro, Lucas diz que eles eram das famílias principais. Pois a nobreza da qual ele menciona não se refere à mente, mas à nação. Alguns pensam que os homens de Beréia são comparados aos homens de Tessalônica, porque ele diz [ e??e?este???? ], e não no grau superlativo [ e??e?estat??? ]. Mas acho que esse modo de falar é comum e comum entre os gregos, que os latinos não conseguiram digerir tão bem. – (260) Além disso, ele havia dito um pouco antes, que certas mulheres principais acreditavam em Tessalônica, e não se deve pensar que os homens de Beréia eram preferidos antes dos desta cidade. E há uma tríplice razão pela qual Lucas menciona sua excelência de nascimento. Sabemos quão dificilmente os homens desceram de seu alto grau, que assunto raro é para aqueles que são grandes no mundo empreenderem a reprovação da cruz, renunciarem ao seu orgulho e se regozijarem em humildade, como Tiago manda. 1:10 .) –

Portanto, Lucas elogia a rara eficácia e operação do Espírito de Deus, quando diz que esses nobres não eram prejudicados pela dignidade da carne, mas que abraçando o evangelho, eles se preparavam para carregar a cruz e preferiam o opróbrio. Cristo diante da glória do mundo. Segundo, Lucas pretendia tornar conhecida a glória do mundo. Em segundo lugar, Lucas pretendia tornar-nos conhecidos, que a graça de Cristo permanece aberta para todas as ordens e graus. Nesse sentido, Paulo diz que Deus salvaria todos os homens ( 1 Timóteo 2: 4 😉 para que os pobres e os básicos não fechem a porta contra os ricos (embora Cristo tenha garantido a eles o primeiro lugar). vemos que nobres e aqueles que são do tipo comum – (261) estão reunidos, que aqueles que são homens de honra e que são desprezados crescem juntos em um corpo da Igreja, que todos os homens, em geral , podem se humilhar e exaltar a graça de Deus. Terceiro, Lucas parece notar a causa pela qual havia tantos acrescentados, e o reino de Cristo foi, em tão pouco tempo, tão espalhado e ampliado em Tessalônica; ou seja, porque isso não foi de pouca ajuda, os chefes e os homens de honra mostraram o caminho a outros homens, porque o tipo comum é em grande parte movido pela autoridade. E, embora isso não tenha acontecido, fique para a e a piedade, mas não é estranho que Deus traga para si os incrédulos (que ainda vagam errados) por tortuosos e pervertidos. – (262)

Recebeu a palavra. Esta é a primeira coisa que ele recomenda nos homens de Tessalônica: que, com um desejo disposto e pronto, eles receberam o evangelho. Segundo, que eles confirmaram sua fé – (263) por inquisição diligente; para que a fé e a piedade sejam louvadas no princípio pela antecipação, – (264) e no processo elas são louvadas por sua constância e desejo fervoroso que tiveram para lucrar. E certamente esta é a primeira entrada na fé que estamos prontos para seguir e que, abandonando o entendimento e a sabedoria da carne, (265) nos submetemos a Cristo, por ele para ser ensinado e obedecê-lo. Também o próprio Paulo, ao adornar os tessalonicenses com esse título, concorda com São Lucas ( 1 Tessalonicenses 2:13 ).

Ao tocar o segundo membro, essa diligência não é uma virtude pequena, na qual Lucas diz que os fiéis foram muito dados para confirmar sua fé. Para muitos que, no início, surgem – (266) se entregam imediatamente à ociosidade, enquanto não têm interesse em lucrar, e assim perdem a pequena semente – (267) que tiveram no início. –

Mas dois inconvenientes – (268) podem ser neste local contestados; pois parece ser um ponto de arrogância, na medida em que perguntam para julgar; e parece ser algo totalmente discordante da prontidão de que falou ultimamente; segundo, como as inquisições são um sinal de dúvida, segue-se que elas eram antes dotadas de fé, que sempre tem garantia e certeza unidas e ligadas a ela. À primeira objeção, respondo, que as palavras de Lucas não devem ser entendidas como se os tessalonicenses os levassem a julgar, ou como se eles discutissem se a verdade de Deus deveria ser recebida; eles apenas examinaram a doutrina de Paulo pela regra e quadrado das Escrituras, assim como o ouro é provado no fogo; pois as Escrituras são a verdadeira pedra de toque pela qual todas as doutrinas devem ser provadas. Se alguém disser que esse tipo de provação é duvidosa, já que a Escritura é muitas vezes duvidosa, e é interpretada de diversas maneiras, eu digo, que também devemos acrescentar julgamento do Espírito, que é, sem motivo, chamado Espírito de discrição, [discernimento.] Mas os fiéis devem julgar todas as doutrinas de outra maneira, a partir das Escrituras, e de acordo com as Escrituras, tendo o Espírito como líder e guia. E por esse meio é refutada a piada sacrílega dos papistas: como nada pode ser coletado das Escrituras, a fé depende apenas da determinação da Igreja. Pois quando o Espírito de Deus elogia os homens de Tessalônica, ele nos prescreve uma regra em seu exemplo. E em vão devemos examinar as Escrituras, a menos que elas tenham luz suficiente para nos ensinar. –

Portanto, deixe isso permanecer como uma máxima mais segura, de que nenhuma doutrina é digna de ser acreditada, mas aquela que achamos estar fundamentada nas Escrituras. O papa receberá tudo o que receber sem mais delongas, seja o que for que faça de bom grado; mas ele será preferido diante de Paulo, a respeito de cuja pregação era lícito que os discípulos fizessem inquisição? E não falemos que isso não é falado em nenhum Conselho visitado, mas em uma pequena assembléia de homens, pela qual parece melhor que todo homem seja chamado para ler as Escrituras. Da mesma forma, a busca não discorda da antecipação da fé; pois assim que qualquer homem que ouve e deseja aprender, se mostra atento, ele agora está inclinado e apto a ser ensinado, embora não o faça plenamente – (269) dê seu consentimento. Por exemplo, um professor desconhecido deve professar que ele traz a verdadeira doutrina: Eu irei, estando pronto para ouvir, e minha mente será moldada para a obediência da verdade. No entanto, pesarei comigo mesmo que tipo de doutrina é que ele traz; tampouco abraçarei nada além da verdade certa e aquilo que sei ser a verdade. E esta é a melhor moderação, quando, sendo rapidamente vinculados à reverência de Deus, ouvimos de boa vontade e silenciosamente o que está diante de nós, como procedendo dele. No entanto, temos cuidado com a sutileza sedutora dos homens; nem nossas mentes se lançam de cabeça para cima com raiva cega – (270) para acreditar em tudo sem aconselhamento. Portanto, a busca mencionada por Lucas não tende para esse fim em que podemos ser lentos e pouco dispostos a acreditar, mas, ao contrário, a prontidão para julgamento é feita entre a leveza e a teimosia. –

Agora devemos responder à segunda objeção. A fé é contrária à dúvida: quem pergunta duvida; portanto, como os tessalonicenses consultam e fazem buscas tocando a doutrina de Paulo, eles ainda não têm fé. Mas a certeza da fé não impede sua confirmação. Eu chamo essa confirmação quando a verdade de Deus está cada vez mais selada em nossos corações, dos quais, apesar de tudo, não duvidávamos antes. Por exemplo, eu ouço do evangelho que sou reconciliado com Deus pela graça de Cristo, e que meus pecados são expurgados [expiados] por seu sangue santo: haverá algum testemunho proferido que me fará crer nisso. Se depois examinar e examinar as Escrituras mais detalhadamente, encontrarei outros testemunhos, muitas vezes que não só ajudarão minha fé, mas também a aumentarão e a estabelecerão, para que seja mais seguro e estabelecido. Da mesma forma, quanto à compreensão, a fé aumenta com a leitura das Escrituras. Se alguém objeta novamente, que esses homens atribuam pouca autoridade à doutrina de Paulo, que examinam as Escrituras se estas são assim, respondo que esses são os procedimentos da fé, que às vezes buscam isso nas Escrituras das quais já são persuadidos por Deus e têm o testemunho interior do Espírito. E Lucas não diz que a fé dos tessalonicenses era perfeita em todos os aspectos; mas ele apenas declara como eles foram levados a Cristo, (271) e como eles lucraram com a fé, até que a construção absoluta da piedade pudesse ser erguida entre eles. –

Quae Latinis auribus esset durior “, que soaria mais severo para os ouvidos latinos.

Nobiles et plebeios “, que nobres e plebeus.

Per obliquas vias “, por caminhos sinuosos.

Quotidie “, diariamente.

Initio a promptitudine ”, no início, por prontidão ou prontidão.

Proprio carnis sensu “, nosso próprio sentido carnal.

Ebulliunt “, brotam adiante.

Sêmen Fidei ”, semente da fé.

Absurdo “, absurdos.

Plano Statim “, claramente e de uma só vez.

Caeco levitatis impetu “, com um impulso cego e vertiginoso.

Qualiter initi fuerint Christo “, como eles foram iniciados em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica – ?sa? e??e?e?e??? , eram de uma raça, extração ou nascimento melhores do que os de Tessalônica; mas a palavra se refere mais à conduta deles, como prova de sua melhor disposição, do que ao nascimento ou a qualquer nobreza linear peculiar. Era uma máxima entre os judeus que “nenhum era de espírito nobre que não se empregava no estudo da lei”. Parece que os bereanos eram um povo mais educado e educado do que os de Tessalônica; em conseqüência, longe de perseguir:

  1. Eles ouviram a doutrina do Evangelho com atenção.
  • Eles receberam essa doutrina com prontidão mental: quando a evidência de sua verdade lhes parecia suficientemente convincente, eles tinham dignidade mental demais para recusar seu consentimento e muita ingenuidade para ocultar sua aprovação.
  • Eles pesquisaram as Escrituras, isto é, do Antigo Testamento, para verificar se essas coisas eram assim: para ver se as promessas e tipos correspondiam ao suposto cumprimento na pessoa, nas obras e nos sofrimentos de Jesus Cristo.
  • 4. Eles continuaram neste trabalho; eles pesquisavam as Escrituras diariamente, se essas coisas eram assim.

    Comentário de John Wesley

    Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, na medida em que recebiam a palavra com toda prontidão de mente e procuravam nas escrituras diariamente, se essas coisas eram assim.

    Estes eram mais ingênuos – ou generosos. Ser ensinável nas coisas de Deus é a verdadeira generosidade da alma. O recebimento da palavra com toda prontidão mental e a busca mais precisa da verdade são bem consistentes.

    Referências Cruzadas

    Jó 23:12 – Não me afastei dos mandamentos dos seus lábios; dei mais valor às palavras de sua boca, do que ao meu pão de cada dia.

    Salmos 1:2 – Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

    Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

    Salmos 119:100 – Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.

    Salmos 119:148 – Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas.

    Provérbios 1:5 – Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação

    Provérbios 2:1 – Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;

    Provérbios 8:10 – Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro,

    Provérbios 9:9 – Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.

    Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

    Isaías 34:16 – Procurem no livro do Senhor e leiam: Nenhum deles estará faltando; nenhum estará sem o seu par. Pois foi a sua boca que deu a ordem, e o seu Espírito os ajuntará.

    Jeremias 2:21 – Eu a plantei como uma videira seleta, de semente absolutamente pura. Como, então, contra mim você se tornou uma videira degenerada e selvagem?

    Mateus 13:23 – E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”.

    Lucas 16:29 – “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

    Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

    João 1:45 – Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.

    João 3:21 – Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”.

    João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

    Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

    Atos dos Apóstolos 10:33 – Assim, mandei buscar-te imediatamente, e foi bom que tenhas vindo. Agora estamos todos aqui na presença de Deus, para ouvir tudo que o Senhor te mandou dizer-nos”.

    Atos dos Apóstolos 11:1 – Os apóstolos e os irmãos de toda a Judéia ouviram falar que os gentios também haviam recebido a palavra de Deus.

    1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

    1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

    2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

    2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

    Tiago 1:21 – Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

    1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

    1 Pedro 2:2 – Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

    2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

    1 João 4:5 – Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *