Estudo de Atos 8:22 – Comentado e Explicado

Arrepende-te desta tua maldade e roga a Deus, para que, sendo possível, te seja perdoado este pensamento do teu coração.
Atos 8:22

Comentário de Albert Barnes

Arrependa-se, portanto – Aqui podemos observar:

(1) Que Simão era naquele tempo um pecador não convertido.

(2) que o comando foi dado a ele “como tal”.

(3) que ele era obrigado a “fazer a coisa”; não esperar ou procurar meramente, mas realmente se arrepender.

(4) que este seria o “primeiro passo” em sua conversão. Ele nem foi instruído a “orar” primeiro, mas seu primeiro trabalho indispensável foi “se arrepender”; isto é, exercitar a devida tristeza por esse pecado e “abandonar” seu plano ou princípio de ação.

E isso mostra:

(1) que todos os pecadores devem ser exortados a “se arrepender”, como sua primeira obra. Eles não devem ser instruídos a “esperar”, “ler” e “orar”, na expectativa de que o arrependimento lhes seja “dado”. Com as ajudas que puderem obter, devem “fazer a coisa”.

(2) a oração não será aceitável ou ouvida, a menos que o pecador venha “se arrependendo”; isto é, a menos que ele se arrependa de seu pecado e “deseje” abandoná-lo. Então, e somente então, ele será ouvido. Quando ele vem “amando” seus pecados, e decidindo ainda praticá-los, Deus não o ouvirá. Quando ele vem “desejoso” de abandoná-los, entristecido por ser culpado e “sentindo” sua necessidade de ajuda, Deus ouvirá sua oração. Veja Isaías 1:15 ; Miquéias 3: 4 ; Provérbios 1:28 ; Salmo 66:18 .

E ore a Deus – Tendo um “desejo” de abandonar o pecado e ser perdoado, “então” ore a Deus para perdoar. Seria absurdo pedir perdão até que um homem sentisse sua necessidade. Isso mostra que um pecador “deve” orar e “como” ele deve fazê-lo. Deveria ser com desejo e propósito abandonar o pecado, e nesse estado de espírito Deus ouvirá a oração. Compare Daniel 4:27 .

Se talvez – Não houvesse certeza de que Deus o perdoaria; nem há evidências de que Simão orou ou de que ele foi perdoado. Essa direção de Pedro apresenta “outro” princípio importante em relação à conduta dos pecadores. Eles devem ser direcionados ao arrependimento; não porque eles têm a “promessa” de perdão, e não porque “esperam” ser perdoados, mas porque o pecado “é um grande mal”, e porque é “certo” e “apropriado” que eles se arrependam, quer eles são perdoados ou não. Isso deve ser deixado à soberana misericórdia de Deus. eles devem se arrepender do pecado, e então devem sentir, não que eles tenham alguma reivindicação de Deus, mas que dependam Dele e devem ser salvos ou perdidos à Sua vontade. Eles não devem supor que suas lágrimas comprem perdão, mas que estão no banquinho da misericórdia, e que há esperança – não certeza – que Deus perdoará. A linguagem do pecador humilhado é:

“Talvez ele admita meu pedido,

Talvez ouça minha oração;

Mas se eu perecer, orarei,

E perecer apenas lá.

“Eu posso apenas perecer se for;

Estou decidido a tentar;

Pois se eu ficar longe, eu

Saiba que morrerei para sempre.

O pensamento … – Seu “propósito” ou “desejo”. Os “pensamentos” podem ser, portanto, maus e precisam de perdão. Não é apenas o pecado aberto que precisa ser perdoado; é o propósito secreto da alma.

Comentário de E.W. Bullinger

Arrepender-se. Grego. metanoeo. App-111.

de = de. Grego. apo.

maldade. Grego. kakia. App-128.

orar. Grego. deomai. App-134.

Deus. App-98. Os textos leem “Senhor” .

E se. Grego. ei. App-118.

pensamento. Grego. epinoia. Só aqui.

maio = deve.

perdoado. Grego. aphiemi. App-174.

Comentário de John Calvin

22. Arrependa-se, portanto. Enquanto o exorta ao arrependimento e à oração, ele o põe em alguma esperança de perdão; pois ninguém jamais será tocado com qualquer desejo de arrependimento, exceto somente aquele que crer que Deus terá misericórdia dele; por outro lado, o desespero sempre levará os homens de cabeça para a ousadia. Além disso, as Escrituras ensinam que Deus não é chamado corretamente, exceto apenas pela . Portanto, vemos como Pedro levanta Simão agora para esperança de salvação, a quem ele havia derrubado antes com os cruéis relâmpagos e raios de palavras; e, no entanto, o pecado de Simão não foi um pecado pequeno. Mas, se pudesse, devemos arrancar os homens do inferno.

Portanto, até o momento em que até os homens mais ímpios, por sinais manifestos, se traírem como réprobos, ninguém deve ser tratado com tanta agilidade, mas essa remissão de pecados será posta diante dele. Sim, devemos lidar com aqueles para quem a repreensão aguda é proveitosa, por causa de sua dureza e obstinação, que os jogamos no chão com uma mão e os colocamos a pé com a outra; pois o Espírito de Deus não nos permite corrigi-los (524). Mas Pedro parece trazê-lo com algum medo e dúvida, quando diz, se porventura . E os papistas provam por este lugar e coisas assim, que devemos orar com mentes duvidosas; porque os homens podem prometer imprudentemente a si mesmos certo sucesso em suas petições. Mas podemos respondê-los prontamente; pois a palavra e? a?a significa tanto quanto se um homem dissesse: Se por algum meio você deve obter perdão de Deus. Pedro usa essa palavra, não para deixar perplexa a mente de Simão, mas para que ele o pique mais para a frente, para ser sincero em oração. Pois a própria dificuldade não serve nem um pouco para nos animar; porque quando vemos a coisa em questão, somos muito descuidados e lentos. Portanto, Pedro não aterroriza Simão, para que ele derrube ou perturbe toda a esperança de obter em seu coração, mas colocando-o na esperança certa de que se ele pedir perdão humildemente e de seu coração, ele lhe diz apenas que é difícil obter perdão. por causa da grandeza de sua ofensa, até o fim ele pode provocá-lo ao fervor; pois é necessário que sejamos iluminados pela fé quando formos a Deus, sim, que ela seja a mãe da oração.

Comentário de Adam Clarke

Arrepende-te, portanto, desta tua maldade – São Pedro não supôs que seu caso fosse totalmente sem esperança; embora seu pecado, considerado em seus motivos e objetos, fosse do tipo mais hediondo.

Se talvez o pensamento do seu coração possa ser perdoado, seu pecado ainda existia apenas em pensamento e propósito; e, portanto, é dito, se talvez o pensamento do teu coração possa ser perdoado.

Comentário de Thomas Coke

Atos 8:22 . E ore a Deus, se talvez etc. – A maneira dúbia em que São Pedro fala do perdão de Simão sugere que seu sincero arrependimento, acompanhado pela fé evangélica, possa falhar na aceitação, pois isso é contrário ao todo. teor do evangelho; mas que, após a prática de um pecado de natureza tão hedionda, havia poucas razões para esperar que ele fosse realmente levado a se arrepender.

Comentário de John Wesley

Arrepende-te, portanto, desta tua maldade, e rogai a Deus, se talvez o pensamento do teu coração possa ser perdoado.

Arrependa -se – se talvez o pensamento do seu coração possa ser perdoado – Sem dúvida, se ele tivesse se arrependido, ele teria sido perdoado. A dúvida era se ele se arrependeria.

Tu estás no fel da amargura – No mais alto grau de maldade, que é amargura, isto é, miséria para a alma; e no vínculo da iniqüidade – Ligado rapidamente a ele.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:29 – E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma.

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

2 Crônicas 33:12 – Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Joel 2:13 – Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

Amós 5:6 – Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo.

Amós 5:15 – Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José.

Jonas 1:6 – O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos”.

Jonas 3:9 – Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”.

Mateus 7:7 – “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Lucas 11:9 – “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 8:20 – Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?

Atos dos Apóstolos 9:11 – O Senhor lhe disse: “Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Apocalipse 2:21 – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

Apocalipse 3:17 – Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *