Estudo de João 19:30 – Comentado e Explicado

Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: Tudo está consumado. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito.
João 19:30

Comentário de E.W. Bullinger

recebeu = recebido. [em Mateus 27:84 .

Está terminado . Grego. teleo, como em João 19:28 . O psa 22 termina com. a palavra “pronto” . Das sete frases da cruz, Mateus ( João 27:46 ) e Marcos ( João 15:34 ) registram um ( Salmos 22: 1 ); Lucas três ( João 23:34 , João 23:43 , João 23:46 ); e João três (versículos: João 19:26 , João 19:27 , João 19:28 , João 26:30 ). Está claro em Lucas 23:44 que a promessa ao malfeitor estava antes da escuridão. As palavras do Salmo 22: 1 foram proferidas no início ou durante as três horas de escuridão. Provavelmente, o Senhor repetiu todo o Salmo 22, que não apenas o apresenta como sofredor, mas também prediz a glória a seguir. Talvez outras Escrituras também, como uma terrível testemunha contra os principais sacerdotes, que estavam presentes ( Marcos 15:31 . Lucas 23:35 ), e devam ter ouvido.

curvado . Isso sugere que até então ele mantinha a cabeça ereta. Ele agora dá a vida, como disse ( João 10:18 ).

desistiu . Paradidomi grego . Esta palavra ocorre quinze vezes em João; traduziu nove vezes “trair” , de Judas; cinco vezes “livram”, dos principais sacerdotes e Pilatos.

fantasma. Pneuma grego . App-101. Mateus diz que, apheke to pneuma, enviou Seu espírito ( João 27:50 ); Marcos ( João 15:37 ) e Lucas ( João 23:46 ) dizem, exepneuse, expiraram , ou seja, deram seu último suspiro. Compare Gênesis 2: 7 . Salmos 104: 29 , Salmos 104: 30 ; Salmos 146: 4 . Eclesiastes 12: 7 .

Comentário de John Calvin

30. Está terminado. Ele repete a mesma palavra que empregara ultimamente (181). Agora, essa palavra, que Cristo emprega, merece nossa atenção; pois mostra que toda a realização de nossa salvação, e todas as partes dela, estão contidas em sua morte. Já declaramos que sua ressurreição não está separada de sua morte, mas Cristo pretende apenas manter nossa fixa em si mesmo, e não permitir que ela se desvie em qualquer direção. O significado, portanto, é que tudo que contribui para a salvação dos homens deve ser encontrado em Cristo e não deve ser procurado em nenhum outro lugar; ou – o que equivale à mesma coisa – que a perfeição da salvação está contida nele.

Há também um contraste implícito; pois Cristo contrasta sua morte com os sacrifícios antigos e com todas as figuras; como se ele tivesse dito: “De tudo o que era praticado sob a lei, não havia nada em si que pudesse fazer expiação pelos pecados, apaziguar a ira de Deus e obter justificação; mas agora a verdadeira salvação é exibida e manifestada ao mundo. ” Nesta doutrina depende a abolição de todas as cerimônias da Lei; pois seria absurdo seguir as sombras, já que temos o corpo em Cristo.

Se dermos nosso consentimento a essa palavra que Cristo pronunciou, deveríamos estar satisfeitos apenas com sua morte pela salvação, e não temos liberdade de solicitar assistência em nenhum outro trimestre; pois aquele que foi enviado pelo Pai Celestial para obter por nós uma completa absolvição e realizar nossa redenção, sabia muito bem o que pertencia ao seu cargo e não falhou no que sabia que lhe era exigido. Foi principalmente com o objetivo de dar paz e tranquilidade às nossas consciências que ele pronunciou esta palavra: Está consumado. Vamos parar por aqui, portanto, se não optarmos por ser privados da salvação que Ele adquiriu para nós. (182)

Mas toda a religião do papai tende a levar os homens a inventar por si mesmos inúmeros métodos de buscar a salvação; e, portanto, inferimos que ele está cheio de transbordar sacrifícios abomináveis. Mais especialmente, esta palavra de Cristo condena a abominação da Missa. Todos os sacrifícios da Lei devem ter cessado, pois a salvação dos homens foi completada pelo único sacrifício da morte de Cristo. Que direito, então, têm os papistas, ou que desculpa plausível eles podem atribuir para dizer que estão autorizados a preparar um novo sacrifício, a reconciliar Deus aos homens? Eles respondem que não é um novo sacrifício, mas o próprio sacrifício que Cristo ofereceu. Mas isso é facilmente refutado; pois, em primeiro lugar, eles não têm comando para oferecê-lo; e, segundo, Cristo, tendo realizado uma única oblação, tudo o que era necessário fazer, declara, da cruz, que tudo está consumado. Eles são piores que os falsificadores, portanto, porque perversamente corrompem e falsificam o testamento selado pelo precioso sangue do Filho de Deus.

Ele cedeu a respiração. Todos os evangelistas se preocupam muito em mencionar a morte de Cristo, e de maneira mais apropriada; pois dela obtemos nossa confiante esperança de vida, e da mesma forma obtemos um triunfo destemido sobre a morte, porque o Filho de Deus a suportou em nosso quarto e, em sua disputa com ela, foi vitorioso. Mas devemos prestar atenção à fraseologia que João emprega, e que nos ensina, que todos os crentes que morrem com Cristo entregam pacificamente suas almas à tutela de Deus, que é fiel, e não sofrerá para perecer o que se comprometeu a cumprir. preservar. Os filhos de Deus, assim como os réprobos, morrem; mas há essa diferença entre eles, que os réprobos abandonam a alma, sem saber para onde ela vai ou o que acontece com ela; (183) enquanto os filhos de Deus o comprometem, como uma confiança preciosa, à proteção de Deus, que o guardará fielmente até o dia da ressurreição. A palavra respiração é manifestamente usada aqui para denotar a alma imortal.

Comentário de Adam Clarke

Está consumado – como se ele tivesse dito: “Eu executei os grandes desígnios do Todo-Poderoso – eu cumpri as exigências de sua justiça – eu cumpri tudo o que estava escrito nos profetas, e sofri a maior malícia de meus inimigos; e agora o caminho para o santo dos santos se manifesta através do meu sangue. ” Um final horrível, mas glorioso. Através desta morte trágica, Deus é reconciliado com o homem, e o reino dos céus é aberto a toda alma que crê.

“Grite céu e terra, esta soma de bem ao homem!”

Veja a nota em Mateus 27:50 .

Os prodígios que aconteceram na morte de nosso Senhor, e mencionados pelos outros três evangelistas, são omitidos por João, porque ele descobriu que os outros os haviam declarado suficientemente, e parece que ele não tinha nada a acrescentar.

Comentário de Thomas Coke

João 19:30 . Está terminado: Veja em Mateus 27:50 .

Comentário de John Wesley

Quando Jesus, pois, recebeu o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o fantasma.

Está consumado – Meu sofrimento: a compra da redenção do homem.

Ele entregou seu espírito – A Deus, Mateus 27:50 .

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Salmos 22:15 – Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Isaías 53:12 – Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Daniel 9:26 – Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Mateus 3:15 – Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mateus 27:50 – Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.

Marcos 15:37 – Mas Jesus, com um alto brado, expirou.

Lucas 23:46 – Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:18 – Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

João 19:28 – Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”.

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

Filipenses 2:8 – E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!

Colossenses 2:14 – e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 9:11 – Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 10:1 – A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *