Estudo de Atos 13:46 – Comentado e Explicado

Então Paulo e Barnabé disseram-lhes resolutamente: Era a vós que em primeiro lugar se devia anunciar a palavra de Deus. Mas, porque a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os pagãos.
Atos 13:46

Comentário de Albert Barnes

Encerado em negrito – Tornado em negrito; falou corajosamente e abertamente. Eles não ficaram aterrorizados com seus conflitos, nem alarmados com sua oposição. As contradições e blasfêmias dos pecadores freqüentemente mostram que suas consciências estão alarmadas; que a verdade entrou em vigor; e então não é hora de encolher, mas de declarar mais destemidamente a verdade.

Era necessário – era tão projetado; tão ordenado. Eles consideravam seu dever oferecer o evangelho primeiro a seus próprios compatriotas. Veja as notas em Lucas 24:47 .

Você coloca isso de você – Você o rejeita.

E julgue a si mesmos – por sua conduta, por sua rejeição, você declara isso. A palavra “juiz” aqui não significa que eles “expressaram tal opinião” ou que “eles se consideravam” indignos da vida eterna – pois pensavam justamente o contrário; mas que por sua conduta eles se condenaram. Por essa conduta, eles de fato sentenciam a si mesmos e mostram que não merecem a vida eterna e que a oferta de salvação ainda lhes é feita. De fato, os pecadores, por sua conduta, condenam a si mesmos e mostram que não são apenas impróprios para serem salvos, mas que avançaram até agora em iniqüidade, que não há esperança em sua salvação, nem propriedade em oferecê-los, além disso, vida eterna. Veja as notas em Mateus 7: 6 .

Indigno … – Inadequado para ser salvo. Eles haviam deliberada e solenemente rejeitado o evangelho, e assim demonstrado que não eram adequados para entrar na vida eterna. Podemos comentar aqui:

(1) Quando as pessoas, mesmo que uma vez, rejeitam deliberada e solenemente as ofertas da misericórdia de Deus, isso põe em risco sua salvação. A probabilidade é que eles então ponham para sempre o cálice da salvação.

(2) o evangelho produz um efeito onde quer que seja pregado.

(3) quando os pecadores são endurecidos e desprezam o evangelho, muitas vezes pode ser dever dos ministros direcionar seus esforços para outras pessoas onde possam ter mais perspectivas de sucesso. Um homem não trabalhará por muito tempo em um solo rochoso, cercado e estéril, quando houver perto dele um vale rico e fértil que recompensará abundantemente as dores do cultivo.

Eis que nos voltamos … – Ofereceremos o evangelho a eles e nos dedicaremos a buscar a salvação deles.

Comentário de E.W. Bullinger

encerado em negrito e = falando com ousadia. Grego. parrhesiazomai. Veja nota em Atos 9:27 .

falado . Grego. laleo. App-121.

vendo = desde. Grego. epeide.

coloque de você = jogue fora. Grego. apoteomaso. Veja nota em Atos 7:27 .

juiz . Grego. krino. App-122.

indigno = não (grego. ou) digno.

eterno . Grego. aionios. App-151.

vida . Grego. zoe. App-170.

eis = eis. Figura do discurso Asterismos. App-6. Grego. idou.

Gentios . Grego. ethnos.

Comentário de John Calvin

46. Quando eles tomaram a liberdade. Lucas mostra que os servos de Cristo estavam tão longe de serem desencorajados com a teimosia dos inimigos, que começaram, portanto, a invadir contra eles de novo com mais liberdade. Pois, embora os tenham picado bruscamente, ainda assim os pouparam um pouco; mas agora, quando vêem Cristo obstinadamente rejeitado por eles, eles (832) os excomungam e os privam do reino de Deus. E por este exemplo somos ensinados que não devemos usar extrema severidade, exceto apenas contra aqueles que têm esperança bastante passada. E quanto mais ousados ??os reprovados forem oprimir a verdade, mais coragem devemos ter para nós mesmos. Pois os servos de Deus devem estar armados com invencível constância do Espírito, para que nunca dêem lugar ao diabo, nem a seus ministros; como o Senhor ordena que Jeremias se encontre com os réprobos com uma face de ferro.

Foi necessário. Ele os acusa de ingratidão, porque, embora tenham sido escolhidos por Deus dentre todas as pessoas, para que Cristo se oferecesse a eles, eles recusam um benefício tão malicioso. E no ex-membro ele estabelece o grau de honra e excelência com que Deus os exaltara; depois segue a censura, porque voluntariamente lhes lançam tão grande graça; então ele conclui que é hora de o evangelho ser traduzido para os gentios. No que ele diz, foi acertado que primeiro deveria ser pregado a eles, e que apropriadamente pertence ao tempo do reino de Cristo. Pois, segundo a lei, antes de Cristo ser dado, os judeus não eram apenas os primeiros, mas sozinhos. Por isso, Moisés os chamou de reino sacerdotal e o povo peculiar de Deus ( Êxodo 19: 5 ). Mas a adoção de Deus repousou então somente com eles sobre essa condição (os gentios foram omitidos) que eles deveriam ser preferido ainda antes dos gentios pela vinda de Cristo. Pois, embora Cristo reconciliasse o mundo com seu Pai, eles ainda eram antigos, que já estavam perto de Deus e de sua família. Portanto, essa era a ordem mais lícita, de que os apóstolos reunissem a Igreja primeiro dos judeus, depois dos gentios, como vimos no primeiro capítulo ( Atos 1:18 ) e em outros lugares, para que a comunhão dos gentios não tirou dos judeus o direito dos primogênitos, mas que eles sempre foram os chefes da Igreja de Deus. A esse respeito, Paulo diz que a justiça de Deus se manifesta no evangelho, primeiro aos judeus e depois aos gregos ( Romanos 1:16 ). A grandeza da graça que Deus concedeu para conceder a eles exagera e aumentem a grandeza de seus pecados, enquanto rejeitam o que é oferecido com tanta misericórdia a eles. Portanto, ele acrescenta que eles julgam por si mesmos, que são indignos da vida eterna. Por ver que rejeitar o evangelho é a negação da justiça de Deus, não precisamos de outro juiz para condenar os incrédulos.

E depois disso você rejeita. Paulo parece raciocinar inadequadamente. Pois, primeiro, não era necessário que os judeus fossem excluídos, que os gentios fossem admitidos na esperança da salvação; segundo, era mais conveniente que, depois que os judeus tivessem abraçado o evangelho, eles concedessem o segundo lugar aos gentios. E Paulo fala da mesma maneira como se eles não pudessem crescer juntos em um corpo, e como se o evangelho não pudesse vir aos gentios a menos que fosse rejeitado pelos judeus. E agora ele não foi ordenado para ser o apóstolo dos gentios antes de encontrar tanta teimosia nos judeus? (833) Respondo que há grande força nas palavras em que nos voltamos. Seu significado é que agora ele se afasta dos judeus, para que possa se viciar e se entregar totalmente aos gentios. Se eles tivessem permanecido em seu grau, tal mudança não teria seguido, mas ele deveria ter atraído os gentios também com um curso contínuo, depois que os judeus foram recebidos no seio; e ele deveria ter abraçado os dois juntos, sabe, desde que os judeus dêem as costas e se retirem de seu ministério, ele não pode olhar para eles e os gentios ao mesmo tempo. Portanto, despedindo-se deles, ele é obrigado a traduzir seus cuidados aos gentios. Portanto, a menos que os judeus se afastassem da Igreja, o chamado dos gentios deveria ter sido o que é profetizado pelos profetas descritos: “Naquele dia sete estrangeiros se apoderarão da capa de um homem judeu e deverão digamos, andaremos com você; porque Deus está com você. ” Mas agora os gentios são chamados de uma maneira nova e acidental; porque, quando os judeus foram rejeitados, entraram na posse vazia. Eles deveriam ter sido reunidos para os judeus; mas depois disso eles se afastaram e foram expulsos, eles vieram em seu lugar. De modo que a morte deles foi a vida dos gentios, e os ramos naturais foram cortados, as azeitonas silvestres foram enxertadas na raiz sagrada, até que Deus finalmente as restaurou também para a vida, sendo enxertadas em sua raiz anterior, que o Israel de Deus sendo reunido de todas as partes pode ser salvo.

Comentário de Adam Clarke

Encerado em negrito – ?a???s?asaµe??? ; Ter grande liberdade de expressão; uma eloquência forte, persuasiva e avassaladora. Eles tinham a verdade eterna como base deste discurso; uma infinidade de fatos incontestáveis ??para apoiá-lo; uma eloquência convincente para ilustrar e manter o que eles haviam afirmado.

Deveria ter sido falado primeiro com você – Quando nosso Senhor deu a seus apóstolos a comissão de irem ao mundo inteiro e pregarem o Evangelho a toda criatura, ele lhes disse que eles deveriam começar primeiro em Jerusalém, Marcos 16:15 ; Lucas 24:47 . Em obediência, portanto, a esse mandamento, os apóstolos (em todos os lugares onde pregavam) fizeram suas primeiras ofertas do Evangelho aos judeus.

Você coloca isso de você – disp??e?s?e a?t?? , Desdenha essa doutrina e a considera desprezível: então a palavra é usada com frequência.

E julgue-se indigno da vida eterna – Isso significou uma forte ironia? “Vocês têm pensamentos tão humilhantes de si mesmos que acham que as bênçãos do Evangelho são boas demais para serem concedidas a esses miseráveis ??inúteis que vocês são.” Ou o apóstolo quis dizer que, com suas palavras e conduta nesta ocasião, eles haviam proferido sentença sobre si mesmos e, de fato, decidiram que não eram dignos da graça do Evangelho; e Deus agora ratifica esse julgamento removendo essas bênçãos delas e enviando-as aos gentios?

Comentário de Thomas Coke

Atos 13:46 . Então, Paulo e Barnabé se tornaram ousados, etc. – Com grande liberdade de expressão, etc. As palavras: Julgem-se indignas da vida eterna , mostram claramente que as pessoas são auto-condenadas, que produzem matéria de condenação com suas próprias palavras, embora na verdade não percam sentença; pois nada estava mais longe dos pensamentos desses judeus do que se declarar indignos da vida eterna por não crerem no evangelho. Eles esperavam a vida rejeitando-a. Veja em Atos 13:48 . Quando os apóstolos dizem: Eis que nos voltamos para os gentios, o significado deles não é que eles não pretendiam mais fazer uma oferta aos judeus; pois descobrimos que eles continuaram a abordá-los primeiro, onde quer que viessem; mas declararam abertamente que, enquanto continuassem em Antioquia, não perderiam mais tempo em tentativas infrutíferas contra seus compatriotas ingratos, mas se empenhariam em fazer o que pudessem para a conversão dos gentios.

Comentário de John Wesley

Então Paulo e Barnabé se tornaram ousados ??e disseram: Era necessário que a palavra de Deus lhe fosse primeiro dita; mas, vendo-a de você e julgando-se indignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.

Então Paulo e Barnabé, falando corajosamente, disseram: – Aqueles que impedem os outros devem ser publicamente reprovados.

Era necessário – Embora não sejais dignos: ele mostra que não lhes havia pregado a partir de qualquer confiança em que cressem, mas vendo-se julgando indignos da vida eterna – Eles de fato julgaram que não eram dignos dela. No entanto, a rejeição do Evangelho era o mesmo que dizer: “Não somos dignos da vida eterna”. Ver! – Uma coisa agora presente! Uma revolução surpreendente! Nos voltamos para os gentios – não que eles parassem de pregar aos judeus em outros lugares. Mas agora eles decidiram não perder mais tempo em Antioquia com seus compatriotas ingratos, mas empregar-se totalmente para fazer o que pudessem para a conversão dos gentios ali.

Referências Cruzadas

Exodo 32:9 – Disse o Senhor a Moisés: “Tenho visto que este povo é um povo obstinado.

Deuteronômio 32:21 – Provocaram-me os ciúmes com aquilo que nem deus é e irritaram-me com seus ídolos inúteis. Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de uma nação insensata.

Provérbios 28:1 – O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão.

Isaías 49:5 – E agora o Senhor diz, aquele que me formou no ventre para ser o seu servo para trazer de volta Jacó e reunir Israel a ele mesmo, pois sou honrado aos olhos do Senhor, e o meu Deus tem sido a minha força;

Isaías 55:5 – Com certeza você convocará nações que você não conhece, e nações que não o conhecem se apressarão até você, por causa do Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, pois ele lhe concedeu esplendor. “

Mateus 10:6 – Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.

Mateus 10:13 – Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

Mateus 21:43 – “Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.

Mateus 22:6 – Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram.

Lucas 14:16 – Jesus respondeu: “Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

João 1:11 – Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

João 4:22 – Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

Atos dos Apóstolos 3:26 – Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Atos dos Apóstolos 4:13 – Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

Atos dos Apóstolos 4:29 – Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

Atos dos Apóstolos 18:6 – Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: “Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios”.

Atos dos Apóstolos 26:20 – Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Atos dos Apóstolos 28:28 – “Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios; eles a ouvirão! “

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 2:10 – mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego.

Romanos 9:4 – o povo de Israel. Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas.

Romanos 10:19 – Novamente pergunto: Será que Israel não entendeu? Moisés foi o primeiro que disse: “Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de um povo sem entendimento”.

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

Efésios 6:19 – Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,

Filipenses 1:14 – E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

Hebreus 11:34 – apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *