Estudo de Atos 17:30 – Comentado e Explicado

Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, convida agora a todos os homens de todos os lugares a se arrependerem.
Atos 17:30

Comentário de Albert Barnes

E os tempos dessa ignorância – o longo período em que as pessoas ignoravam o verdadeiro Deus e adoravam estoques e pedras. Paulo aqui se refere aos tempos que precedem o evangelho.

Deus piscou para – ?pe??d?? huperidonOverlooked; conivido em; não saiu para punir. Em Atos 14:16 , é expresso assim: “Quem no passado fez com que todas as nações seguissem seus próprios caminhos” O sentido é que ele passou por esses tempos sem puni-los, como se não os visse. Por propósitos sábios, ele os fez andar na ignorância de que poderia haver um experimento justo para mostrar o que as pessoas fariam, e quanta necessidade havia de uma revelação para instruí-los na verdadeira margem de conhecimento de Deus. Não devemos supor que Deus considerasse a idolatria inocente, ou os crimes e vícios aos quais a idolatria levava como sem importância; mas a ignorância deles era uma circunstância atenuante, e ele fez com que as nações vivessem sem sair em julgamento direto contra elas. Compare as notas em Atos 3:17 ; Atos 14:16 .

Mas agora ordena – Pelo evangelho, Lucas 24:47 .

Todos os homens – não apenas judeus, que haviam sido favorecidos com privilégios especiais, mas todas as nações. A barreira foi derrubada e o chamado ao arrependimento foi enviado para o exterior em toda a terra.

Arrepender-se – exercitar tristeza por seus pecados e abandoná-los. Se Deus ordena que todas as pessoas se arrependam, podemos observar:

(1) Que é seu dever fazê-lo. Não há obrigação maior do que obedecer ao mandamento de Deus.

(2) isso pode ser feito. Deus não ordenaria uma impossibilidade.

(3) é obrigatório para todos. Os ricos, os instruídos, os grandes, os frívolos, são tão limitados quanto o mendigo e o escravo.

(4) deve ser feito, ou a alma perdida. Não é seguro negligenciar uma simples lei de Deus. Não será bom morrer refletindo que toda a nossa vida desprezamos os seus mandamentos.

(5) devemos enviar o evangelho aos pagãos. Deus convida as nações a se arrependerem e serem salvas. É dever dos cristãos dar a conhecer a ordem e convidá-los para as bênçãos do perdão e do céu.

Comentário de E.W. Bullinger

E etc. Literalmente Os tempos, portanto, são de ignorância.

piscou para; mas = ter esquecido. Grego. hupereidon. Só aqui.

agora Enfático. Veja nota em Atos 4:29 .

manda . Grego. parangello. Veja nota em Atos 1: 4 .

arrepender-se . App-111. Compare 2 Coríntios 5:19 .

Comentário de John Calvin

30. E os tempos dessa ignorância Porque isso geralmente é considerado bom, usado há muito tempo e aprovado pelo consentimento comum de todos os homens; poderia ter sido contestado a Paulo, por que você anula as coisas que foram recebidas e usadas continuamente desde o começo do mundo? e quem podes convencer de que o mundo inteiro foi enganado por tanto tempo? como não há um tipo de abominação tão imunda, que os papistas não pensam estar bem fortificados com esse escudo. Paulo impede – (302) esta questão; mostrando que os homens se perderam por tanto tempo, pois Deus não estendeu a mão do céu, para que ele pudesse trazê-los de volta ao caminho. Pode parecer inconveniente [uma coisa estranha] que homens dotados de razão e julgamento cometerem erros tão grosseiros e sujos em uma questão de grande peso. Mas o significado de Paulo é que os homens nunca acabam com os erros, até que Deus os ajude. E agora ele não atribui nenhuma outra causa pela qual ele não corrigiu isso mais cedo, exceto apenas seu bom prazer. –

E certamente não somos capazes de compreender a razão pela qual Deus repentinamente criou a luz de sua doutrina, quando ele permitiu que os homens andassem nas trevas quatro mil anos; pelo menos, vendo a Escritura ocultá-la, façamos mais em conta a sobriedade do que a sabedoria absurda. For they go about to bring God within bounds, which is a most unseemly thing, and contrary to nature herself, whosoever they be that will not suffer him to speak or hold his peace at his pleasure. Again, those that will not be content with his wisdom and secret counsel, must needs murmur against Paul, who teacheth manifestly that ignorance did reign in the world, so long as it pleased God to wink at it. Other some interpret it otherwise, that God did spare ignorance, as if he did wink, being unwilling to punish it; but that surmise is altogether contrary to Paul’s meaning and purpose, who meant not to lessen man’s fault, but to magnify the grace of God which did appear at a sudden, and it is proved to be false out of other places, because those who have sinned without law shall notwithstanding perish without law, ( Romans 2:12 .) –

In some, Paul’s words carry with them this meaning only, that men were set upon blindness, until God did reveal himself unto them; and that we ought not too curiously and boldly to demand and require the cause why he put away darkness no sooner; but that whatsoever pleased him ought seem to us right and equal without making any more ado. For though this be a hard speech that men were miserably deceived long time, whilst that God made as though he saw it not, yet must we be content with, and stay ourselves upon his providence. And if at any time there come upon us a vain and perverse desire to know more than is meet for us, let us straightway call to mind that which Paul teacheth in many places, that it was a mystery hid since the beginning of the world, in that the light of the gospel did appear to the Gentiles at a sudden, ( Romans 16:25 ; Ephesians 3:9 😉 and that this is a token of the manifold wisdom of God, which swalloweth up all the senses of men. Again, let us remember that it doth not lessen the fault of men, because God would not heal their errors; forasmuch as their own conscience shall always hold them convict, that they cannot escape just damnation. And Paul (not that he might lay the fault and blame upon God, but that he might cut off occasion of curious and hurtful questions) said, that the world did err whilst God did wink. And hereby we learn how reverently we ought to think of God’s providence, lest any man should be so bold, as man’s nature is proud, to demand a reason of God of his works. –

Furthermore, this admonition is no less profitable for us than for the men of that time. The enemies of the gospel, when it beginneth to spring again, count it a great absurdity that God did suffer men to go astray so long under the apostasy of the Pope, as if (though there appear no reason) it were not as lawful for him now to wink at men’s ignorance as in times past. And we must principally note to what end he saith this; to wit, that the ignorance of former times may not hinder us from obeying God without delay when he speaketh. Most men think that they have a fair color for their error, so they have their fathers to keep them company, or so they get some patronage or defense by long custom; yea, they would willingly creep out here, – (303) that they may not obey the word of God. But Paul saith, that we not fet [seek] an excuse from our fathers’ ignorance when God speaketh unto us; because, though they be not guiltless before God, yet our sluggishness is more intolerable if we be blind at noonday, and lie as deaf, or as if we were asleep, when the trumpet of the gospel doth sound. – (304)

Now he willeth all men. In these words Paul teacheth that we must give ear to God so soon as he speaketh, as it is written, “Today, if ye will hear his voice harden not your hearts,” ( Psalms 95:7 ; Hebrews 3:7 .) For the stubbornness of those men is without excuse, who foreslow [neglect] this opportunity when God doth gently call them unto him. Also, we gather out of this place to what end the gospel is preached, to wit, that God may gather us to himself from the former errors of our life. Therefore, so oft as the voice of the gospel doth sound in our ears, let us know that God doth exhort us unto repentance. We must also note that he attributeth to God the person of the speaker, though he do it by man. For otherwise the gospel hath not so full authority as the heavenly truth deserveth, save only when our faith doth look unto him who is the governor of the prophetical function, and doth depend upon his mouth. –

Anticipat ,” anticipates.

Imo libenter et cupide hoc captant effugium ,” nay, they willingly and eagerly catch at this subterfuge.

Clangente evangelii tuba ,” during the clang of the gospel trumpet.

Comentário de Adam Clarke

Os tempos dessa ignorância que Deus piscou – Aquele que tem um direito indiscutível de exigir o culto de todas as suas criaturas negligentemente misericordiosamente ignorou os atos de idolatria que desonraram o mundo e degradaram o homem; mas agora, como ele se condescendeu em dar uma revelação de si mesmo, ele ordena, como soberano, a todos os homens em todos os lugares, em todas as partes de seus domínios, que se arrependam, µeta??e?? , de mudar seus pontos de vista, projetos e práticas; porque ele designou um dia em que julgará o mundo em retidão; e, como a justiça será então feita, nenhum pecador, nenhum idólatra perseverante escapará do castigo.

A palavra ?pe??de?? , que traduzimos, para piscar, significa simplesmente olhar; e parece ser usado aqui no sentido de passar, sem notá-lo particularmente. Assim, Deus negligenciou ou passou pelos tempos da ignorância pagã: como ele não lhes dera o talento da revelação divina, ele não exigia a melhoria desse talento; mas agora, como ele lhes dera essa revelação, ele não deixaria de ignorar ou deixar passar sua ignorância ou seus frutos.

Comentário de Thomas Coke

Atos 17:30 . Os tempos dessa ignorância que Deus piscou; o original ?pe??da?, significa negligenciado; isto é, ele não parecia notá-los, enviando mensagens expressas a eles, como fazia aos judeus e agora também aos gentios; – segue-se, mas agora ordena: e o leitor perceberá facilmente que há uma dignidade nessa última expressão, tornando-se consciente de que era de fato um embaixador do rei dos céus. Essa exigência universal de arrependimento, declarada nos termos mais fortes, culpa universal, e admiravelmente confrontou o orgulho do estóico mais arrogante de todos; e, ao mesmo tempo, abatia todo o apelo ocioso da fatalidade: pois quem poderia se arrepender de fazer o que ele apreendeu não poderia deixar de ter feito.

Comentário de Scofield

Arrepender-se

O arrependimento é o trans. de um (grego – ????? (“metanoia-metanoeo”) que significa “ter outra mente”, “mudar de idéia” e é usado no N) .T. para indicar uma mudança de opinião em relação ao pecado, a Deus e a si próprio. Essa mudança de pensamento pode, especialmente no caso de cristãos que caíram no pecado, ser precedida pela tristeza 2 Coríntios 7: 8-11, mas a tristeza pelo pecado, embora possa “trabalhar” o arrependimento, não é arrependimento. O filho em Mateus 21:28 ; Mateus 21:29 ilustra o verdadeiro arrependimento.

salvadora: (Veja Scofield “ Hebreus 11:39 “) inclui e implica essa mudança de mente que se chama arrependimento.

Comentário de John Wesley

E os tempos dessa ignorância que Deus piscou; mas agora ordena a todos os homens em todos os lugares que se arrependam:

Os tempos da ignorância – O quê! ele objeta a ignorância aos atenienses conhecedores? Sim, e eles reconhecem isso por este mesmo altar.

Deus negligenciou – Como alguém parafraseia: “Os raios de seus olhos dispararam sobre ele”. Ele não parecia notá-los, enviando mensagens expressas a eles, como fazia aos judeus.

Mas agora – Hoje, esta hora, diz Paulo, põe fim à tolerância divina e traz maior misericórdia ou punição. Agora ele ordena a todos os homens em todos os lugares que se arrependam – Há uma dignidade e grandeza nessa expressão, tornando-se embaixador do rei do céu. E essa exigência universal de arrependimento declarou a culpa universal da maneira mais forte e confrontou admiravelmente o orgulho do estóico mais arrogante de todos. Ao mesmo tempo, abalou o apelo ocioso da fatalidade. Pois como alguém poderia se arrepender de fazer o que não podia deixar de ter feito?

Referências Cruzadas

Salmos 50:21 – Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.

Mateus 3:2 – Ele dizia: “Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo”.

Mateus 4:17 – Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.

Marcos 6:12 – Eles saíram e pregaram ao povo que se arrependesse.

Lucas 13:5 – Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 24:47 – e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 14:16 – No passado ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 3:23 – pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Romanos 3:25 – Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

2 Coríntios 7:10 – Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.

Efésios 4:17 – Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.

Efésios 5:6 – Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

1 Pedro 1:14 – Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

1 Pedro 4:3 – No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *