Estudo de Atos 24:16 – Comentado e Explicado

Por isso, procuro ter sempre sem mácula a minha consciência diante de Deus e dos homens.
Atos 24:16

Comentário de Albert Barnes

E aqui – neste, ou para este fim.

Eu me exercito ?s?? perguntei – eu me acostumei ou me emprego; Eu faço disso meu objetivo constante. Paulo frequentemente apela à sua consciência como o hábito principal de sua vida. Mesmo antes de sua conversão, ele se esforçou para agir de acordo com os ditames da consciência. Veja Atos 26: 9 ; compare Filemom 3: 5-6 .

Ter sempre uma consciência … – Fazer o que é certo, para que minha consciência nunca me reprove.

Vazio de ofensa – ?p??s??p?? aproskoponO que é inofensivo ou que não faz com que alguém tropece ou caia. Ele quer dizer que ele se esforçou para manter sua consciência tão iluminada e pura em relação ao dever, e que agiu de acordo com os ditames de tal maneira que sua conduta não fosse desagradável a Deus ou prejudicial ao homem. Ter essa consciência implica duas coisas:

(1) Que seja esclarecido ou devidamente informado sobre a verdade e o dever; e,

(2) Que o que é conhecido como correto deve ser realizado de maneira honesta e fiel. Sem essas duas coisas, nenhum homem pode ter uma consciência que será inofensiva e inofensiva.

Em direção a Deus – Em um amor honesto para cumprir os deveres do culto público e privado, e fazer constantemente o que ele exige, acreditando em tudo o que falou; fazendo tudo o que ele exige; e oferecendo a ele o serviço que ele aprova.

Para com os homens – procurando atender a todas as demandas de justiça e misericórdia; promover seu conhecimento, felicidade e salvação; vivendo para que eu possa olhar para trás em minha vida com a reflexão de que fiz tudo o que deveria e tudo o que pude fazer para promover o bem-estar de toda a família humana. Que nobre princípio de conduta era esse! Quão elevado e quão puro! Quão diferente da conduta daqueles que vivem para gratificar o apetite sensual aviltante, ou por ouro ou honra; daqueles que passam a vida de maneira a oferecer a mais grave ofensa a Deus e a causar o maior dano ao homem. O grande e nobre objetivo de Paulo era ser puro; e nenhuma difamação de seus inimigos, nenhuma provação, perseguição, perigo ou dor de morrer poderiam tirar a voz aprovadora da consciência. Igualmente em suas viagens e em suas perseguições; entre amigos e inimigos; quando pregando no sino sinal, na cidade ou no deserto; ou, ao se defender diante de governadores e reis, ele tinha esse testemunho de uma mente que se aprova. Felizes aqueles que assim moldam suas vidas. E feliz será o fim de uma vida em que esse tenha sido o grande objetivo da jornada por este mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

aqui = em (grego. en. App-104.) isso.

exercício . Grego. eskeo, para praticar como uma arte, usado da arte de curar em escritos médicos. Só aqui.

consciência . Compare Atos 23: 1 .

sem ofensa . Grego. aproskopos. O verbo proskopto significa tropeçar, e este adjetivo aqui significa “sem tropeçar” , enquanto nos outros dois ooc, 1 Coríntios 10:32 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:10 , significa “não fazer tropeçar”.

em direção a . Grego. profissionais. App-104.

homens . Grego. anthropos. App-123.

Comentário de John Calvin

16. E aqui eu estudo. Não há picada mais aguda para picar os homens para a frente, com todo desejo de levar uma vida piedosa e santa, do que a esperança da última ressurreição, como as Escrituras ensinam em muitos lugares. Portanto, quando Paulo efetivamente exorta as pessoas a qualquer lugar, ele as chama de volta para se lembrarem do mesmo ( Filipenses 3:20 ). Portanto, não é sem motivo que ele diz neste lugar, que, mantendo-se nessa , ele se esforçou para viver puramente diante de Deus e retamente entre os homens. E certamente uma consciência má é tão boa quanto mil testemunhas para acusar – (586) homens de desobediência, para que se reunam com certeza de que não acreditam fervorosa e completamente na vida eterna, após a qual nunca desejam. Ele chama isso de consciência, ap??s??p?? , ou seja, sem ofensa, onde os servos de Deus trabalham para remover todos os desejos que impedem seu curso. E ele coloca duas partes da consciência. Pois há um certo sentido ou sentimento interior que contempla – (587) somente Deus, e daí vem a fidelidade e a integridade que usamos para os homens. Por fim, quando ele diz que sempre seguiu a piedade também em adorar a Deus, como apenas negociando entre homens, ele significa para nós que aqueles que realmente esperam a última ressurreição que nunca se cansa de fazer. Pois esta palavra sempre significa perseverança de maneira direta. –

Ad coarguendos “, para condenar.

Respicit “, tem respeitado.

Comentário de Adam Clarke

E aqui me exercito – e esse princípio é uma promessa do meu bom comportamento; pois, como acredito que haverá uma ressurreição, tanto os justos quanto os injustos, e que todo homem será julgado pelos atos praticados no corpo, então me exercito dia e noite, para que eu tenha uma consciência sem ofensa em relação a Deus e para com os homens.

Em direção a Deus – Ao receber nenhuma opinião contrária à sua verdade; e não oferecendo adoração contrária à sua dignidade, pureza e excelência.

Para com os homens – não fazendo nada a eles que eu não faria, em uma mudança de circunstâncias, eles deveriam fazer comigo; e não retendo nada pelo qual eu possa confortá-los e servi-los.

Comentário de Thomas Coke

Atos 24:16 . E aqui ?? t??t?, isto é, neste trabalho eu me emprego; ou, como outros o fazem; “Enquanto isso, enquanto estou neste mundo;” ou como outros (acho que provavelmente) “por essa causa, ou por esse motivo, porque acredito em uma ressurreição; portanto, tenho um cuidado consciente da minha vida e de todas as ações dela”. Que a frase e? t??t? às vezes significa nesta conta, é mostrado por Raphelius, Annot. ex Xen. p. 185

Comentário de John Wesley

E aqui me exercito, para ter sempre uma consciência sem ofensa a Deus e aos homens.

Por essa causa – Em vista disso, também me exercito – assim como eles.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 23:1 – Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje”.

Romanos 2:15 – pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

1 Coríntios 4:4 – Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 4:2 – Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

1 Tessalonicenses 2:10 – Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que crêem.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

1 Timóteo 3:9 – Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.

2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

Tito 1:15 – Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Hebreus 13:18 – Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.

1 Pedro 2:19 – Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *