Estudo de Atos 13:32 – Comentado e Explicado

Nós vos anunciamos: a promessa feita a nossos pais,
Atos 13:32

Comentário de Albert Barnes

E nós – nós que estamos aqui presentes. Paulo e Barnabé.

Declare para você boas novas – Nós pregamos as boas novas ao evangelho. Para um judeu, nada poderia ser mais inteligência agradecida do que o Messias havia chegado; para um pecador convencido de seus pecados, nada pode ser mais animador do que ouvir falar de um Salvador.

A promessa … – A promessa aqui se refere a tudo o que foi dito no Antigo Testamento, respeitando o advento, sofrimentos, morte e ressurreição de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

declare-lhe boas novas = boas notícias. Grego. euangelizo. App-121.

Comentário de John Calvin

32. Pregamos a você boas novas. Ele agora desafia para si o ofício e a honra de um apóstolo, para que seja ouvido como um ministro legal de Deus. E ele diz que a soma da embaixada que lhe é imposta é aquela revelada e dada no tempo deles, que foi prometido em tempos passados. E em poucas palavras ele compreende muitos e grandes assuntos. Primeiro, ele os faz entender que ele não traz nada de novo ou contrário à lei e aos profetas, mas que ele revelou o cumprimento daquela doutrina que eles mesmos confessaram e foram persuadidos a serem entregues por Deus. Daí resulta que eles não podem recusar o que Ele lhes oferece, mas quebrarão a aliança feita com os pais por Deus, tanto quanto neles haverá; em segundo lugar, ele ordena a fidelidade de Deus, porque agora, com muita ação, parece que não havia nada prometido em épocas passadas de forma imprudente ou em vão; mas ele exalta principalmente a grandeza da graça dada em profundidade em Cristo. Pois devemos observar a comparação entre eles e os pais, quando ele disse, que eles obtiveram o que foi prometido aos pais. Quanto mais liberalmente a graça de Deus for derramada sobre eles, mais imunda será a sua ingratidão, se desprezarem ou detestarem essa coisa inestimável. Pois o que mais era isso, mas para lançar a seus pés um tesouro que até os alcançava, para que pudessem apossar-se deles e, consequentemente, depositá-los no colo, a esperança da qual foi reverentemente abraçada pelos pais, quando foi demonstrado eles de longe, e que eles adotaram (811) durante toda a vida.

Mas alguém pode fazer essa pergunta a respeito dos que viviam sob a lei, mesmo que eles não tenham sido feitos participantes das promessas? Eu respondo que existe uma sociedade da mesma graça entre nós que não atrapalha a longa distância. Mas esse era o significado de Paulo, que a deles permaneceu, por assim dizer, em dúvida até que Cristo apareceu, em quem todas as promessas de Deus são sim e amém; como ele ensina ( 2 Coríntios 1:19 .) Portanto, somos herdeiros do mesmo reino dos céus e participantes das mesmas boas coisas espirituais que Deus concede a seus filhos; Deus também lhes deu um gostinho do seu amor nesta vida, como o provamos agora. Mas Cristo, que é a substância de todas as coisas boas e da vida eterna, lhes foi prometido apenas, mas ele é dado a nós; e eles o desejavam, como estando longe; nós gostamos dele, estando presente.

Comentário de Adam Clarke

Declaramos a você boas-novas – Nós proclamamos o Evangelho para você, que é o cumprimento da promessa feita aos pais.

Comentário de Thomas Coke

Atos 13: 32-33 . E declaramos a você boas-novas, etc. – “E nós mesmos, tendo visto o Senhor Jesus desde a sua ressurreição, prontamente nos juntamos ao testemunho deles; e chegamos aqui para proclamar as boas-novas que já chegaram aos ouvidos das pessoas. filhos pecaminosos dos homens, a saber: que Deus, em épocas anteriores, fez uma promessa graciosa do Messias, em quem todas as nações deveriam ser abençoadas, e muitas vezes a repetiu para os patriarcas nossos piedosos antepassados, agora em sua fidelidade realmente a cumpriu conosco , seus descendentes e imitadores de sua fé; na medida em que ele deu a mais alta prova e demonstração do caráter divino e ofício de nosso Jesus, na medida em que o ressuscitou dentre os mortos; e assim mostrou que ele é a própria pessoa mencionado no segundo salmo, em que o Pai eterno é trazido ao dizer ao Messias: Tu és meu Filho, hoje te gerei: ou seja, tu és meu verdadeiro e verdadeiro Filho; eu, no dia sem sucesso da minha eternidade tem, em um homem inefável ner, te gerou; e no dia da tua ressurreição eu a manifestei eminentemente e a declarei, e te notifiquei mais como Senhor e Herdeiro de todos, como o primogênito e o primogênito dentre os mortos, a quem levantei para todas as honras da tua reino. Ver Apocalipse 1: 5 . Colossenses 1:18 . “O bispo Pearson observa bem que é com propriedade e beleza peculiar que se diz que Deus gerou Cristo no dia de sua ressurreição, pois parecia que ele havia nascido da terra novamente. Ver Romanos 1 O Sr. L’Enfant diz que o dia da unção dos reis às vezes é chamado de dia de nascimento, para o qual Heinsius produziu algumas autoridades.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:15 – Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 40:9 – Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: “Aqui está o seu Deus! “

Isaías 41:27 – Desde o princípio eu disse a Sião: “Veja, estas coisas acontecendo! ” A Jerusalém eu darei um mensageiro de boas novas.

Isaías 52:7 – Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! “

Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

Jeremias 23:5 – “Dias virão”, declara o Senhor, “em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Ageu 2:7 – Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória”, diz o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 6:12 – Diga-lhe que assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Aqui está o homem cujo nome é Renovo, e ele sairá do seu lugar e construirá o templo do Senhor.

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Zacarias 13:7 – “Levante-se, ó espada, contra o meu pastor, contra o meu companheiro! “, declara o Senhor dos Exércitos. “Fira o pastor, e as ovelhas se dispersarão, e voltarei minha mão para os pequeninos.

Malaquias 3:1 – “Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá”, diz o Senhor dos Exércitos.

Malaquias 4:2 – Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.

Lucas 1:19 – O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas.

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Lucas 1:68 – “Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Atos dos Apóstolos 26:6 – Agora, estou sendo julgado por causa da minha esperança no que Deus prometeu aos nossos antepassados.

Romanos 4:13 – Não foi mediante a lei que Abraão e a sua descendência receberam a promessa de que ele seria o herdeiro do mundo, mas mediante a justiça que vem da fé.

Romanos 10:15 – E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! “

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *